O Sonho De Prequeté

O Sonho De Prequeté Orígenes Lessa

Resenhas - O Sonho De Prequeté

Ana 13/02/2018

Um menino guloso e esperto
Orígenes Lessa foi um dos maiores escritores que o Brasil já teve, não só se destacando ao escrever livros para crianças, vide a obra João Simões Continua.
Este seu ''O sonho de Prequeté'' é uma singela historinha de um menino muito esperto, que talvez seja ''um dos três mais espertos do mundo''.
Esse menino, o Prequeté do título, é certa vez visitado por uma fada que realiza seus desejos de menino guloso: pé de moleque, cachorro-quente, pipoca, doce de coco, pudim de laranja, goiabada em calda e outras coisas de salivar. Ele só não pensou em como ia comer tudo isso sozinho, e aí acaba aprendendo uma grande lição sobre a importância de se compartilhar as coisas com os amigos e de aproveitar todas as oportunidades que a vida nos oferece.

Yumi 09/02/2013

Um livro com gosto de infância...
Ler “O sonho de Prequeté” é uma experiência que nos transmite boas lembranças do tempo em que éramos crianças.

Prequeté, um garotinho travesso e esperto, se vê em uma grande aventura quando é visitado por uma fada em um de seus sonhos. Levado por seu espírito guloso, ele acaba exagerando nos desejos que a ele foram concedidos, e é ai que acaba aprendendo uma grande lição sobre a importância de compartilhar e de aproveitar o máximo de todas as oportunidades.

É fácil se identificar com os questionamentos que Prequeté faz durante o livro. O mundo dos adultos é muito complicado para uma criança, que tende a ver tudo de um jeito mais fácil.

O que me incomodou foi o perfil consumista de Prequeté. Preocupa-me o fato de que as crianças possam ser tão ambiciosas. Se isso era assim anos antes, no século XXI, bombardeadas de propagandas nos intervalos de seus desenhos favoritos, a situação é ainda pior. Entretanto, como ele se propôs a dividir seus ganhos com seus amiguinhos (mesmo que obrigado pelas circunstâncias), com alguns desconhecidos e até seus inimigos, irei perdoá-lo.

Ele tem defeitos, comete uma série de pecados capitais (risos), mas é uma gracinha. Como o próprio livro diz, um menino como outro qualquer.

Além disso, o que ele mais lamentou não ter pedido no sonho tem um caráter mais sentimental. Mas não posso contar. Só lendo para descobrir qual é o sonho de Prequeté.

Independentemente do fato que gerou minha contrariedade, recomendo o livro. É um dos meus favoritos. Engraçado, leve, criativo e até romântico!

29/04/2010

Um livro que marcou minha infância e um dos poucos que ficaram comigo até hoje. Uma história infantil muito boa!