Como se apaixonar

Como se apaixonar Cecelia Ahern

Resenhas - Como se apaixonar

Khrys Anjos 11/12/2015

Se apaixonar pela vida e por si mesmo - Este é o remédio para curar várias doenças
Ao presenciar o momento que o Simon atenta contra a própria vida Christine passa a questionar seu casamento. Ela enfim admite que não ama o marido e se separa.

Andando pela Ponte Há’penny vê uma cena que lhe faz agir por impulso. Um homem está querendo dar fim a sua vida pulando desta ponte. Christine simplesmente se agarra a ele e o traz de volta a razão.

Porém ele lhe impõe 2 semanas para convencê-lo que viver vale realmente à pena. Ela terá que mostrar o quanto o ser humano pode ser feliz e dar ao Adam uma razão para querer continuar vivo.

Assim Christine entra de cabeça no meio de um tornado. Ela passa a ser a sombra do Adam. Tenta de várias formas concertar todas as coisas que estão erradas na vida dele.

Adam cresceu numa mansão rodeado de todo o conforto e a comodidade que a riqueza oferece. Mas o principal ele não recebeu: Amor.

Sua mãe morreu e seu pai era uma pessoa fria. Criou os filhos pensando apenas na hierarquia da família. Eles teriam que assumir a empresa. Como a irmã mais velha ficou impedida de assumir a função de CEO acabou sobrando para o Adam esta incumbência. Só que ele não queria este emprego.

Quando sua namorada o traiu o fio que o mantinha ligado a “sanidade” se parte. Toda a tristeza, a mágoa, a dor, o sofrimento, a rejeição se torna insuportável e ele tenta dar fim a tudo isso.

O que o Adam não imaginava era que um anjo apareceria naquele momento para impedi-lo de cometer este ato desesperador.

Christine está se sentindo culpada por não ter conseguido impedir o Simon deste mesmo intento por isso não mede esforços para cumprir a promessa feita ao Adam naquela ponte.

Ela abre mão da própria vida para salvar o Adam de si mesmo. Seus dias (e suas noites também) passam a girar em volta de afazeres que possam ajudar o Adam a se apaixonar novamente pela vida.

Seguindo os conselhos encontrados nos vários livros de autoajuda que está acostumada a ler ela cria um esquema para trazer de volta aos olhos do Adam sua Luz e aos seus lábios um sorriso sincero.

A proximidade entre os dois acaba por fazer com que esta “terapia” sirva para ambos. As coisas que o Adam vai aprendendo com a Christine o fazem rever seus pensamentos e seus sentimentos.

Ele admite ser depressivo e que precisa querer se curar para ter uma chance de voltar a ter controle sobre a sua vida.

Só que esta mudança de pensamentos também acontece com a Christine. Ela acaba por perceber que finalmente encontrou o que tanto procurava: o amor verdadeiro e incondicional.

Seu ex-marido não aceitou bem a separação e resolveu transformar a vida da Christine num inferno e ela achava que merecia por tê-lo feito sofrer.

A família da Christine é excêntrica. O pai teve que criar as 3 filhas sozinho e tinha algumas manias estranhas. Mas o amor que dedicava a cada uma das filhas (mesmo sendo sarcasticamente mal, no bom sentido) era confortador.

Por ter estado em 2 cenas de crime a Christine acaba por fazer “amizade” com o detetive durão Maguire (que terminou por se tornar realmente um amigo) e descobre que as aparências podem enganar (ou não).

A Cecelia se consagrou com esta história. Sua narrativa é emocionalmente tocante. Falou de um tema sério de uma forma realisticamente desconcertante: a depressão. Tenho certeza que todas as pessoas que lerem esta história não julgaram mais os depressivos. Vão poder entender a doença e o que ela faz com o doente. O caminho que ele percorre até a tentativa (frustrada ou conquistada) de acabar com o seu sofrimento. O amanhecer é o pior momento para quem sofre com a depressão pois é a certeza de mais um dia para viver na dor.

O casal Adam e Christine é a prova de que o amor não pode ser perseguido. Ele é que encontra as pessoas.

Um momento desesperador foi capaz de fazer brotar nos corações desta dupla um sentimento único que os impeliu a reverem seus conceitos.

Como se apaixonar não é um livro de autoajuda. É um livro de auto amor. Uma fórmula simples para você descobrir como é a vida que determina os encontros que modificarão a nossa existência.

É fácil julgar a pessoa que tenta se matar. O que é difícil é se colocar no seu lugar por um minuto e sentir tudo o que ela sente.

O Adam tinha tudo o que as pessoas consideram essencias para “ser feliz”. Era milionário e lindo. Mas ninguém pensa no que é realmente importante para dar estrutura ao ser humano: amor dos pais. Crescer sem mãe já é difícil imagine ter um pai vivo, mas ausente. Um homem frio que pensava exatamente como a maioria das pessoas. Ainda bem que a Christine apareceu na sua vida.

Eles foram o remédio que cada um dos dois precisava. O amor que surgiu entre eles foi para curar duas almas e lhes mostrar o quanto vale a pena ser verdadeiramente feliz. E não existe fórmula para isso. A Christine vivia lendo livros de autoajuda, mas só aprendeu a lição na prática. Estes livros servem para auxiliar a pessoa. Mas não devem se tornar o único meio de se conseguir a “cura”.

Esta leitura é recomendada para todos que estão necessitando de uma dose de incentivo para viver.

site: http://minhamontanharussadeemocoes.blogspot.com.br/2015/11/resenha-como-se-apaixonar-cecelia-ahern.html

ricardo_22 12/12/2015

Resenha para o blog Over Shock
Como se apaixonar, Cecelia Ahern, tradução de Bárbara Menezes de Azevedo Belamoglie, 1ª edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2015, 352 páginas.

Depois de não conseguir evitar que um homem acabasse com a própria vida, Christine passa a refletir sobre o quanto é importante ser feliz. Por isso desiste de seu casamento sem amor e aplica as técnicas aprendidas em livros de autoajuda para viver melhor.

Adam, por sua vez, está enfrentando uma série de problemas e a única saída que encontra para solucioná-los é acabar com sua vida. Mas Christine aparece para transformar sua existência. Ela tem duas semanas para fazer com que Adam reveja seus conceitos de felicidade. Quem sabe assim ela consegue ajudá-lo a desistir de sua decisão o fazendo se apaixonar pela própria vida.

“Respirei fundo na tentativa de desacelerar meu coração. Os gritos dele estavam me deixando tão em pânico que eu não conseguia pensar direito. Enfim, houve silêncio. Ele estava parado ali, olhando para mim. Eu tinha que dizer alguma coisa. Alguma coisa compreensiva. Algo que não fosse disparar outra explosão de ira. Eu não aguentaria se ele se machucasse. Não ali, não comigo, nunca” (pág. 118).

Um dos primeiros livros que li em 2015 foi de autoria de Cecelia Ahern e curiosamente um dos últimos também foi da escritora irlandesa. Talvez isso tenha sido uma escolha do destino para que encerrasse o ano com uma obra capaz de coroá-lo, pois foi exatamente o que aconteceu ao ler Como se apaixonar, sem a menor dúvida um dos melhores do ano.

Por muito pouco não mudei a minha escolha de qual deveria ser a próxima leitura, mas graças a opinião da Lu Pimenta, do blog Relíquias da Lylu, acabei fazendo a escolha certa. Bastou ela fazer um ou outro comentário, antes mesmo que concluísse a sua própria leitura, para eu fazer a minha escolha, com a certeza de encontrar um tema que me atrai, mas sem imaginar que acabaria me deparando com uma obra que me emocionaria e faria rir em intensidades tão semelhantes.

Tudo isso porque acompanhar a história de Christine é o mesmo que se apaixonar pela vida e passar a acreditar no ser humano como o seu próprio remédio na busca pela cura das tristezas e, como consequência, o encontro com a felicidade. Essa personagem é do tipo que muitas vezes me conquista por representar a verdadeira essência humana, com suas qualidades e defeitos bem definidos e se misturando a todo instante. No entanto ela vai muito além pois, como leitor, foi fácil se apaixonar por ela e por tudo o que representa.

O fato é que ao assumir a missão de salvar a vida de uma pessoa que está disposta a se matar, Christine precisa encontrar opções para mostrar que viver vale muito a pena. Como isso deve acontecer em apenas duas semanas, a cada novo capítulo Ahern apresenta diversas situações, sejam elas emocionantes, engraçadas ou mesmo reflexivas, tornando a leitura muito dinâmica. E a construção de todo o enredo foi tão impecável que mesmo o que poderia prejudicá-lo acabou ficando ofuscado pela magia e encantamento por trás do mesmo.

A isso me refiro a possível demora para tudo de fato acontecer, mas diferente de Simplesmente Acontece, em que a autora demorou uma eternidade desnecessária para narrar o óbvio, em Como se apaixonar tudo é essencial para a construção do enredo e a reformulação das personalidades de Christine e Adam. Em dado momento me perguntei qual a necessidade de uma passagem que envolvia personagens secundários, mas logo compreendi que essas personagens tinham muito a oferecer ao todo. Aí está a grandeza da obra. Nada está fora do lugar.

Continua...

site: http://www.overshockblog.com.br/2015/12/resenha-359-como-se-apaixonar.html

Vânia 17/12/2015

O poder dos livros de autoajuda...
Os livros de Cecelia Ahern têm um diferencial.
Ela consegue escrever assuntos sérios - que normalmente a fariam chorar - com um toque de humor. Isso é bom.
Ela ambienta suas histórias na Irlanda, saindo daquele eixo NY-Londres tão conhecido. Isso é bom.
Seus personagens são profundos, complexos, geralmente estão passando por uma fase negra na vida e, de alguma forma, conseguem ajuda e dão a volta por cima. Isso também é bom.

Todos esses fatores têm aqui neste livro, mas, por alguma razão, a história não me envolveu no início.
O enredo é interessante, mas Christine mostrou-se - PRA MIM - uma pessoa aficcionada em livros de autoajuda, o que acabou cansando...
Ela não era terapeuta de fato, mas de tanto ler sobre os vários assuntos, ela tinha uma forte opinião sobre tudo para ajudar alguém.
Na primeira vez que um suicida cruza seu caminho, ela age certo, mas depois algo dá errado, e ele leva adiante seu intento.
Na segunda vez, na mesma semana, com medo de fracassar de novo, ela literalmente grudou na vítima. E esta deu-lhe um prazo de 2 semanas, até o aniversário dele, para fazê-lo mudar de ideia que valia a pena viver.

Ela mesma estava encarando uma separação desastrosa. Seu ex não estava aceitando muito bem a notícia e resolveu transformar a vida dela num inferno.
Ela e Adam, o segundo suicida, passaram as próximas semanas juntos. Ela ajudou-o a se posicionar perante à família; a reconquistar a ex-dele; a ter prazer em fazer bobagens. Mas no fundo, ela também precisava de ajuda...

No final, eu já estava até achando o livro divertido, mas se fosse medir meu entusiamo pelas primeiras pág, eu diria que teria desistido da leitura. O que é raro, porque os livros dessa autora me arrebataram até então.

O ritmo da história é lento demais.
Os personagens são interessantes, mas entediantes a princípio.
O bom é que não tem cliffhanger e a autora é adepta a um HEA.

3 estrelas

Ani 21/12/2015

É possível um raio cair duas vezes no mesmo lugar? É com essa dúvida que Christiane começa a narrar sua história. O raio em questão foi que ela presenciou duas tentativas de suicídio. A primeira foi com Simon e a segunda com Adam. Mas para conseguirmos entender bem como isso a autora vai narrando os dias anteriores de Christiane.

Ela acabara de abandonar o marido por se sentir totalmente infeliz no relacionamento. Era melhor o deixar, do que empurrar o relacionamento “com a barriga”. Nossa personagem tem sua própria empresa de recrutamento e seus melhores amigos são os livros de autoajuda. Em um desses, dizia que para encontrar a felicidade, ela deveria encontrar um lugar onde já feliz e foi assim que ela encontrou Adam. Um dos lugares marcantes para ela era a ponte Há’penny e quando ela chega ao local, encontra Adam tentando se jogar dali. Então ela faz de tudo para ajudá-lo e promete que se ele colaborar ela vai mostrar o quanto a vida dele é valiosa.

"Os livros eram minhas bíblias, meu auxílio para resolver problemas quando eu mesma estava perdida ou precisava de soluções para clientes problemáticos."

Para isso os dois fazem um trato: Chris tem duas semanas para fazer que Adam reveja seus conceitos de felicidade e se apaixonar pela própria vida.
Você pode pensar que o livro só vai tratar dessa ajuda para Adam, mas na verdade o enredo está focado em Christiane. O livro é narrado em primeira pessoa, pela personagem central, mas não pense que isso tira as descrições, ao contrario disso, Cecelia sempre faz muito bem.
Eu li em algumas resenhas que a obra lembrava um livro de autoajuda (uma coisa que eu não curto) e isso até me deixou com receio, mas não! É um romance lindo! A autora soube – como de costume – colocar problemas e personagens extremamente palpáveis no enredo, onde ou você se identifica ou consegue imaginar acontecendo.

Cheio de frases de efeito Como se Apaixonar, mantém o padrão de todas as outras obras que eu já li da autora. O início foi um pouco lento, demorei bastante para engatar a leitura, mas quando consegui não parei mais.

"Eu o amava, sabe, mas tenho uma teoria sobre o amor. Acho que, não importa quão bons sejam, alguns amores não estão destinados a durar para sempre."

A parte gráfica dessa obra está linda! Esse tom de roxo chama muito atenção e a imagem projetada tem tudo a ver com o livro, você consegue entender durante a leitura. As folhas são amareladas, fonte agradável e um espaçamento que não cansa a vista. Aliás, eu achei essa fonte diferente das que eu estou acostumada, muito mais bonita.

"Mas não se pode perseguir a felicidade. A alegria acontece de um jeito espontâneo... Não é uma fórmula genérica, passo a passo, que você segue. Mas eu não sabia disso, não sabia o que fazer. Acho que eu tinha parado de ver a beleza do mundo por um tempo..."

Em suma, Como Se Apaixonar conta uma história de amor, superação e autoconhecimento. Com uma escrita fluída e ágil (a partir de certo momento – pelo menos para mim) a autora consegue te fazer apaixonar e querer ser amigos de seus personagens. Ao contrario de toda blogosfera, eu tinha odiado Simplesmente Acontece, com toda certeza, esse livro veio como uma redenção para mim. Leitura aconselhada.

site: http://www.entrechocolatesemusicas.com/2015/12/como-se-apaixonar-cecelia-ahern.html

Meu Vício em Livros 26/11/2015

Um romance envolvente que faz você refletir sobre a vida
Aqui você vai conhecer a história de Christine Rose, que trabalha com recrutamento e tem uma obsessão com livros de autoajuda. Uma noite, ela está presente quando acontece um incidente com um resultado terrível, onde não consegue impedir que um homem cometa suicídio e isso a impulsiona a tomar uma atitude para mudar sua própria vida.

Não satisfeita com o rumo do seu casamento, resolve dar um fim ao mesmo e algumas semanas depois, ela testemunha um homem tentando se matar pulando de uma ponte, só que desta vez, ela consegue fazer com que ele a escute, mudando os acontecimentos desta tragédia.

Adam é um homem perturbado. Perdeu a namorada para outro e a quer de volta. Christine imediatamente toma para si mesma a missão de "consertar" a sua situação e tem exatamente duas semanas para isto. Este prazo é dado pelo próprio Adam que em duas semanas irá fazer aniversário e não acredita que ela vá conseguir fazê-lo mudar de ideia.

Aqui temos o típico caso de um indivíduo focando no problema do outro enquanto precisa lidar com seus próprios fantasmas. Em um mundo real talvez Christine fosse mais prejudicial do que útil para Adam, já que ela era mais danificada do que ele, mas isto é ficção e é para isso que lemos os livros não é? Para fugir da realidade. Pelo menos é assim para mim. Neste mundo cheio de maldade das pessoas, ver um gesto altruísta de alguém que quer ajudar simplesmente pelo fato de achar que vale a pena e sem querer nada em troca é realmente inspirador.

Christine é uma personagem forte e real. Ela é simpática, gentil, com falhas sim, mas com a incrível capacidade de se colocar no lugar do outro, o que faz com que a bondade dela prevaleça entre suas qualidades. Adam foi adorável e maravilhoso e passei o livro inteiro torcendo muito pelo casal.

Um romance envolvente que faz você refletir sobre a vida e te surpreende com algumas revelações no decorrer da trama. A história aborda várias questões e a forma como a autora lida com um tema sensível como a depressão e o suicídio é maravilhosa. Há alguns momentos realmente engraçados apesar do tema pesado. Ambos desenvolvem um vínculo especial e você experimenta durante a leitura um misto de alegria, tristeza, curiosidade e emoção. O enredo tem um ritmo muito bom e os personagens são cativantes.

Apesar de ter lido algumas comparações com o livro “Como eu era antes de você”, este não tem nada a ver com a obra. O estilo de escrita da Cecelia é mágico e ela tem o dom de transformar as coisas mais simples em algo especial e encantado. Christine vai ser capaz de fazer Adam mudar de ideia e mostrar a ele que a vida vale a pena ser vivida? Leia e descubra!
leia mais:http://www.meuvicioemlivros.com/2015/11/resenha-como-se-apaixonar-cecelia-ahern.html

site: http://www.meuvicioemlivros.com/2015/11/resenha-como-se-apaixonar-cecelia-ahern.html

Thais 26/12/2015

Cecelia entrando pra minha lista de autores favoritos
'Como Se Apaixonar' é o segundo livro da autora Cecelia Ahern, publicado pela Editora Novo Conceito, que eu leio. Minha primeira experiência com a escrita da autora foi com o livro 'O Presente' (resenha aqui), consequentemente eu já esperava dessa nova estória, algo com uma grande carga emocional e um pouco de mimimi.

A principio eu até me questionei se era mesmo o momento certo para ler um drama, mas acontece que eu não prestei muito atenção na classificação atrás do livro, então quando mergulhei na estória, acabei me surpreendendo por encontrar boas doses de humor nela.

Christine é uma mulher casada e há muito tempo empurra com a barriga o relacionamento com o marido. Mas depois de ver um homem tirar a própria vida, ela decide por um fim a este casamento e caminhar em pró da sua verdadeira felicidade.
Ela também é uma pessoa viciada em livros de auto ajuda, consulta sempre um deles antes de tomar qualquer decisão na vida. Algumas pessoas a julgam como alguém que gosta de bancar a psicologa toda hora, já outras pessoas são extremamente gratas pelo quanto Christine se importa em meter o bedelho onde não é chamada.

Ela conhece Adam durante uma caminhada, quando ele está prestes a se jogar do alto de uma ponte. Sem estar disposta a presenciar mais um ato suicida, Christine decide ajudar, e acaba tendo grande sucesso. O seu único problema agora é que no meio disso tudo, ela prometeu ajudar Adam, rever seus conceitos de felicidade. Mas se em duas semanas, ela não o conseguir ajudar, ele voltará para aquela mesma ponte, desta vez para dar fim ao seu sofrimento de uma vez por todas.

Até aqui podemos concordar que o drama estava correndo solto, mas uma coisa eu digo, isso é só o começo da estória, se bobear não estamos falando nem das cem primeiras páginas. E eu confesso a vocês, que a coisa ficou realmente boa, a partir do momento em que a vida desses dois se cruzaram.

Christine não fazia ideia da confusão em que estava se metendo, pois a principio ela só se importava em não deixar Adam se matar. E quando eu falo confusão, é confusão mesmo! Parece que tudo decidiu dar errado na vida de Adam de uma vez só. No entanto, a vida de Christine também não corria as mil maravilhas, e assim que ela começou por seu plano de devolver a felicidade a Adam em prática, sua primeira atitude foi comprar um novo livro de auto ajuda.

O mais gostoso nisso tudo, foi ver como Christine não ajudava apenas Adam, sem perceber, ela automaticamente estava se ajudando, revendo seu próprio conceito de felicidade também. E isso me fez pensar bastante na mania que temos de sempre achar solução para os problemas dos outros, mas nunca para os nossos.

A principio Adam me pareceu o tipo de pessoa que não quer se ajudar, sabe? Aquele tipo de pessoa que só reclama da situação e não faz nada para melhorar. Mas com a persistência de Christine, eu descobri um Adam incrível no decorrer da leitura, um homem romântico - rico - e divertido, sonho de consumo de toda mulher (hahaha).

É claro que além de drama e comédia, não poderia faltar romance em um livro da Cecelia, e o equilíbrio entre essas três características, usado pela autora nessa estória, me fez enxergar que eu não precisava de uma hora certa para lê-lo. A narração da Cecelia é sempre muito fluente, os capítulos não são extensos, vão sempre direto ao ponto, e o enredo não fica dando voltas e voltas sem sair do lugar. No entanto eu faltei soltar rojão quando o lado amoroso da estória se desenvolveu. Sabe aquele romance pelo qual você passa o livro inteiro torcendo pra que aconteça? É mais ou menos assim aqui! Algo que eu achei super válido, pois foi intenso ver a paixão nascer, crescer e desenvolver no decorrer da trama.

Além de Christine a Adam, vários outros personagens secundários fazem parte do livro, e eu devo chamar a atenção para a família de Christine, que propositalmente me fazia rir sempre que apareciam.

Definitivamente esse é um livro amorzinho, gostoso de se ler! Eu passei o tempo todo me perguntando porque Chritine se importava tanto com os problemas dos outros, principalmente a ponto de se arriscar ficar diante de uma pessoa emocionalmente descontrolada, preste a tirar a própria vida. E na reta final da leitura, Cecelia nos mostra a ultima peça do quebra-cabeça, e as atitudes de Christine passaram a fazer bem mais sentido pra mim.

Eu recomendo essa leitura, sem restrição, pois é mais uma lição para a vida de qualquer ser humano, assim como todo livro da Cecelia.
Com certeza eu já quero ler os outros livros da autora que ainda não tive a oportunidade de ler, minha próxima opção é 'Simplesmente Acontece', do qual eu sou viciada e apaixonada pelo filme.

Confira a resenha no meu blog - http://migre.me/swHBw

site: www.amigadaleitora.com

Juliana 26/12/2015

Apaixonei, haha ♥
Cecelia foi um caso interessante que me aconteceu. O primeiro livro que li dela, uns dois anos atrás, foi P.S Eu te Amo, adorado por 99% dos leitores (eu fui aquele 1%, kk). Jurei nunca mais ler um livro dela. Eis que devido à parceria com a Novo Conceito, me deparei com a missão de ler A Lista, livro da dita cuja. E então eu já gostei mais, bem mais, na verdade, que a leitura anterior. Enfim, mês passado recebi Como Se Apaixonar, também da autora, e que baita ironia... me apaixonei mesmo, pelo livro e por sua criadora.

Christine é uma mulher meio perdida na vida, mesmo assim acaba por aceitar o pedido de ajuda/desafio de Adam, que ameaça se jogar de uma ponte. Infeliz, ele perdeu a mãe muito cedo, o pai estava em estado terminal e sua namorada teve um caso com o melhor amigo dele. Ela precisa mostrar àquele homem que vale a pena estar vivo. Mas não fará isso apenas pelo jovem desconhecido, mas também por si mesma, para amenizar a dor causada pelo suicídio de Simon, o qual não conseguiu impedir.

Assim, em meio a muitos livros de autoajuda fracassados lidos por ela, explosões emocionais dele e descobertas do passado de ambos, temos o prazer de acompanhar a missão nada fácil de Chris e percebemos que enquanto ela tenta organizar a vida de Adam, acaba por se descobrir e finalmente amadurecer, livrando-se de receitas prontas de como encontrar a felicidade. As personalidades dos dois foram desenvolvidas de forma muito real e cuidadosa. Toda fraqueza dela harmonizou com a insegurança e instabilidade emocional dele, e os dois souberam nos presentear com momentos de aventura, risos e também lágrimas. Intensos, assim os caracterizo.

"Mas não se pode perseguir a felicidade. A alegria acontece de um jeito espontâneo... Não é uma fórmula genérica, passo a passo, que você segue."

Em "Como Se Apaixonar" somos apresentados também a diversos personagens secundários. Como já ressaltei em outras resenhas, eles precisam ter suas histórias desenvolvidas também e felizmente é o que acontece neste livro. Com eles a leitura se tornou muito mais completa.

Sobre a história... inicialmente achei meio tolo uma pessoas receber a responsabilidade de resolver os problemas de um desconhecido que ameaça acabar com a própria vida, além disso o ritmo de leitura estava bem devagar. Mas logo após 30 páginas, com o primeiro encontro dos personagens principais, a leitura fluiu leve e agradavelmente, enfim me permitindo afirmar: "agora o livro começou!". No todo, achei a trama bem inteligente e incomum, me deixando curiosa e acordada uma madrugada inteira para terminar a leitura.

"Era quase como se a minha infelicidade não fosse o suficiente. Se ele não me traiu, não me bateu e não foi cruel comigo, ninguém parecia conseguir entender que eu não amá-lo e estar infeliz eram motivos suficientes."

A narrativa de Cecelia enfim me cativou plenamente, apesar de leitores fiéis da autora terem achado tudo em um nível inferior para o dela. Eu discordo, pois foi com esse livro que ela finalmente "caiu nas minhas graças".

A diagramação é linda, a capa e tudo mais é muito bem feito. Entretanto, na metade do livro um ou dois capítulos se repetiram, consequentemente algumas páginas da história não foram incluídas no livro. Não me atrapalhou a leitura, mas é válido avisar à editora sobre isso. Além do fato de que meu exemplar é da primeira impressão, onde os erros ocorrem com mais facilidade. Ah, a editora enviou também uma delicada vela em formato de rosa ♥

"Era para eu ensiná-lo e ouvi-lo, mas foi você quem acabou me mostrando o caminho."
Enfim, se você procura um livro intenso, que vai além da temática do amor, que fala de vida, autoconstrução, descobertas e vida de forma leve, então sim, este livro é para você. É para te fazer passar madrugadas lendo, dias falando sobre ele e noites refletindo sobre tudo. Mais que recomendado!

site: http://www.blogentretanto.com/2015/12/resenha-como-se-apaixonar-cecelia-ahern.html

Gio 30/12/2015

Como se Apaixonar
Eu vivo me perguntando o que aconteceu com aqueles romances que começavam com o casal se trombando no corredor, no trem, no primeiro dia de colégio. Parece que em todo o livro agora, alguém está prestes a cometer suicídio. Mas, se assim como eu, você não se importa com NADA disso e adorou livros como Por Lugares Incríveis, vai adorar ainda mais Como Se Apaixonar, o novo romance da Cecelia Ahern (sim, a mesma autora in-crí-vel de P.S. Eu te amo). O que mais estou gostando nesses livros com essa temática, é que apesar do caráter aparentemente sombrio e mórbido, eles falam muito mais sobre vida. Nessa história, Christine é uma jovem recém divorciada do marido ansiando por sua liberdade e por uma vida intensa e apaixonante. Ela mal sabia como o ex inconformado passaria a atormentá-la todos os dias, começando pontualmente as 8 da manhã. Como se não pudesse piorar, um homem tenta se matar com uma pistola bem na sua frente e menos de 24h depois, ela conhece Adam, prestes a pular de uma ponte (a única forma encontrada por ele para resolver os problemas)

Calma pessoal! Vai parar de ficar deprê agora! Christine faz um acordo com Adam: Ela tem duas semanas para fazê-lo rever seus conceitos de felicidade e mostrar como a vida pode valer a pena, ou ele retorna a ponte para pular. A partir dai a história realmente começa e vamos descobrindo as personagens e a mensagem passada pela autora. Não sei o que gosto mais nesse livro, se são os trechos emocionantes, os tristes ou os engraçados. Provavelmente é uma mistura de todos eles. Cecelia nos mostra que a vida é assim: uma coleção de momentos felizes e tristes, esperançosos e amedrontados, os quais valem a pena ser vividos e sentidos profundamente e sempre.

Torcendo muito aqui para virar uma adaptação cinematográfica 🎬 como os outros, porque será fantástico! Recomendo muito a leitura e espero que quem leia, goste e se apaixone tanto quanto eu.

site: https://www.instagram.com/p/-7LBDbyt-U/?taken-by=monlivre

Lane @juntodoslivros 30/12/2015

Como se envolver na minha alheia... E encontrar o amor
Esse é o terceiro livro da Cecelia que leio. Um deles tem resenha aqui no blog.
Amei. Achei melhor que P.S: Eu Te Amo. Talvez por ter me apaixonado pelo filme primeiro.

Christine está passando por uma fase difícil: está em processo de divórcio com Barry. O que não é pouca coisa. Barry está em estado de loucura pelo fim do casamento. E de forma bem disforme, ele tenta chamar a atenção de Christine com ligações inconvenientes para os amigos dela.

É no meio dessa situação que Adam acaba aparecendo na vida de Christine. Adam está em um estágio de autodestruição quando ela o encontra. Ele não vê saída a não ser cometer suicídio. Depois de ver um homem atirar na própria cabeça há apenas algumas semanas, ela não aguentaria ver outra pessoa tentar destruir a própria vida de novo. Christine assume a responsabilidade de fazê-lo mudar de ideia sobre cometer suicídio. Caso ela não consiga fazê-lo perceber que a vida dele tem algum sentido, em até duas semanas, no dia de seu aniversário, ele cometerá suicídio. É aí que ela acaba se metendo em algumas situações complicadas com Adam.

Christine tem um vício em livros de autoajuda. Ela tem vários deles em seu escritório. Para cada situação, é provável que ela tenha um livro para ajudar: Como deixar seu marido (sem machucá-lo); Como escrever um romance de sucesso; Dez maneiras de conservar energia, etc. Achei esse fato muito interessante. Ao longo do livro ela vai percebendo que nem toda ajuda vem dos livros.

Os personagens secundários são ótimos. O livro não fica apenas no foco da história de Adam e Christine. Ela nos conta sobre sua família e sua melhor amiga Amelia. As irmãs e o pai de Christine são muito divertidos. Ela é a ovelha negra da família, mas não de forma ruim. Eles se aceitam da maneira que são. Achei isso fofo.

“Você é do time que pensa. – ele disse – Nós somos do time que faz. As meninas são como eu, nós fazemos. Você é como sua mãe, você pensa. Então vá, pense.” Página 80

Não pude deixar de ficar imensamente brava com Christine. Ela é tipo de pessoa que adora consertar a vida das pessoas. Ela passou tanto tempo tentando resolver os problemas de Adam, que se esquece dos próprios problemas que devem ser resolvidos. Ops, não é isso. Ela simplesmente os ignora. Temos vários momentos em que algumas situações que Barry criou acabam por fazê-la passar por grandes constrangimentos e ela simplesmente não faz nada. Além das situações em que ela tenta ajudar Adam e acaba de alguma maneira se machucando também.

“O que havia dado tão errado na minha vida que eu tinha recorrido a ficar do lado de fora de um restaurante e observar uma mulher bonita viver uma vida que eu estava invejando...” Página 199

Christine é tão boazinha. Dá vontade de dar um tapa nela e fazê-la acordar para a vida. Mas quem disse que eu conseguiria fazer isso? E depois que descobri um segredo dela, aí mesmo que não tenho coragem. Ela é o tipo de pessoa que gostaríamos que existisse mais nesse mundo. Mais pessoas como Christine, por favor.

“Eu me sentia presa a ele, como uma mãe se sentia em relação ao filho, incapaz de deixá-lo mesmo se eu quisesse naquela hora.” Página 135

Quote favorito:
“Momentos são preciosos; às vezes eles se demoram e, em outras ocasiões, são passageiros, mas, ainda assim, muito pode ser feito durante eles; você pode mudar de ideia, pode salvar uma vida e pode até se apaixonar.”

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2015/12/como-se-apaixonar-cecelia-ahern_30.html

liaâ¤ï¸âð¥ 16/02/2024

Gostei muito, muito mesmo.
Confesso que as primeiras 50 páginas são bem chatas e que às vezes passei muita raiva com a Christine, mas eu geral, o enredo é ótimo, muito criativo, personagens com personalidade e bons plot twists.
Gostei muito do desenvolvimento do casal, algo que é muito importante pra mim nos livros.
Cecelia, você arrasou, coloquei na lista de favoritos ??

La Oliphant 17/11/2015

Não se iludam, o enredo não é pesado, nem assustador. Pelo contrário, uma das coisas que eu descobrir gostar muito na Cecelia é o fato dela saber desenvolver um enredo da forma mais leve possível, com uma narrativa muito bem fluida e com personagens palpáveis ao leitor. Foi uma leitura que mexeu muito com o coração, mas que ao mesmo tempo me deixou bastante confortável comigo mesma. Acho que se você ainda não leu nada dessa autora, esse livro com certeza é uma ótima primeira leitura.

site: http://laoliphant.com.br/resenhas/como-se-apaixonar-por-cecelia-ahern

Mila F. @delivroemlivro_ 06/01/2016

Envolvente...
Novamente Cecelia Ahern dá um show de narrativa e enredo, em Como se Apaixonar temos dois personagens problemáticos: Christine que tenta ajudar a todos que conhecem, mas que, sobretudo busca sua felicidades, portanto larga o marido e acaba provocando dor e criticas das mais diversas formas. Temos também Adam, um homem que se vê no fundo do poço e acaba por tentar suicídio, sendo ‘salvo’ por Christine, que lhe promete fazê-lo encontrar um sentido para viver.
Só posso pensar em Como se Apaixonar como um livro que nos coloca diante das escolhas que fazemos em nossa vida. Escolhas que têm consequências, mas que na medida em que lidamos com as escolhas e as consequências, estamos automaticamente vivendo nossas vidas e aprendendo cada vez mais sobre o que é viver, como é viver e quem somos realmente.
Realmente não tenho palavras para dizer o quanto me envolvi com a história de Christine e Adam, de alguma forma é tão real que é impossível não nos defrontarmos – em determinados momentos – com nossa realidade. A forma como a história vai se desenvolvendo (passo-a-passo) e como os personagens vão evoluindo, vão tendo recaídas, vão enfrentando seus medos e assumindo novos desafios é um espelho do que é a vida. É chocante, é envolvente é impossível não se apaixonar por esse livro.
Em linhas gerais, se o leitor já conhece a escrita de Cecelia Ahern, com certeza vai gostar desse livro e mesmo quem ainda não se envolveu com nenhuma das histórias da autora, esse parece-me um bom livro para começar...

site: www.delivroemlivro.com.br

Elis 10/01/2016

Nestas páginas conhecemos Christine, uma personagem que ilumina as pessoas ao redor, por mais que acredite não ser capaz. Ela fica em choque quando tenta salvar a vida de um homem suicida e ele acaba por atentar contra a própria vida. Acaba em coma no hospital e esse é o gatilho para ela decidir se separar do marido, pois ela não deseja viver uma vida de comodismo. E pouco tempo depois o raio caí no mesmo lugar, e ela dessa vez consegue salvar a vida de Adam, que faz um acordo de duas semanas para que ela possa mostrar que vale a pena viver.

Christine baseia a sua vida em livros de auto ajuda, o que não é ruim, pois ela tira lições boas deles, por mais que comece a acreditar que eles não possam a ajudá-la atualmente. Uma cena que achei engraçada é quando ela pensa em despedir a secretária e acaba derrubando o título "Seis dicas para demitir um funcionário (ilustrado)." (pg. 15), nos pés da mesma e ela saí sem olhar para trás. Fiquei imaginando, já pensou nós leitores viciados começando a deixar livros em cima de mesas ou para algumas pessoas, onde o título mostre o que queremos ou precisamos?

A leitura flui rapidamente, quando vi já estava envolvida na trama e pensando que a Chris e Adam seriam perfeitos juntos, só basta que consigam ver o que o leitor enxerga. Os dramas são muitos e nos pegamos pensando o que a Cecelia Ahern, vai fazer com a gente no próximo capítulo. Eu ri, fiquei apreensiva e chorei. Ela trás a tona esse tema do suicídio, que é cada dia mais presente na vida de muitas famílias. Assim como a perda de pessoas amadas e as consequências em nossas vidas. Amélia a melhor amiga também tem seu brilho no enredo, assim como a família da Christine que é hilária.

Mas retornando ao tema central quantas vezes a gente mesmo, não se sente perdido ou sem esperança e pensa besteiras ou até tem medo do futuro. Mas como a Christine, temos que ser positivos e ver o lado bom da vida, pois por mais difícil que seja, sempre haverá alguém que te ama e esta presente para te escutar e dividir o fardo. As famílias de hoje, são as mesmas que antigamente, só que com mais pressão e problemas. A comunicação e demonstrações de amor são o que fazem a diferença, não se esqueçam disso. E quando alguém se sentir desiludido, mostre a essa pessoa que ela é capaz e tudo é possível.

"- Onde estaríamos sem amanhãs? O que teríamos em vez disso seriam hojes. E, se esse fosse o caso, com você, eu esperaria que hoje fosse o dia mais longo. Eu encheria o hoje de você, fazendo tudo o que sempre amei. Eu riria, falaria, ouviria e aprenderia, eu amaria, amaria, amaria. Faria todos os dias serem hoje e passaria todos com você, e nunca me preocuparia com o amanhã, quando não estaria cm você. E, quando aquele temido amanhã chegar para nós, por favor, saiba que eu não quis deixá-lo, ou ser deixada para trás, que cada momento que passei com você foram os melhores momentos da minha vida." (pg. 161)

Se o livro não tivesse alcançado as expectativas, somente o trecho acima já teria valido a pena, porque essas palavras não tem preço, fiquei totalmente presa nelas.

Cecelia Ahern me conquistou mais uma vez e com toda certeza recomendo essa leitura, tanto quanto Simplesmente Acontece.

site: http://amagiareal.blogspot.com.br/2016/01/como-se-apaixonar-cecelia-ahern.html

Marcos 20/01/2016

Christine é uma jovem que está passando por uma crise em seu casamento. Ela é psicóloga e trata pacientes suicidas. Após não conseguir evitar que um deles chegasse a esse extremo, ela percebe que a vida é muito curta para ser vivida sem amor. Por isso resolve pedir o divórcio e seguir em frente. Porém, em uma noite quando cruza uma ponte de sua cidade, ela vê um homem tentando se jogar de cima das ferragens.

Adam está num péssimo momento de sua vida. A mulher de sua vida lhe deu um fora e lhe traiu com um amigo, ele não está trabalhando e seu aniversário se aproxima. Acabar com a própria vida é a forma que ele vê de conseguir terminar com todos os seus males. Para isso, resolve se jogar do topo da ponte mais movimentada da cidade. O que ele não esperava era que uma jovem mulher que estava passando por ali naquele momento fosse conseguir fazer com que ele mudasse de ideia. Porém, uma condição foi colocada; caso ela não conseguisse reverter essa ideia de sua mente até a data de seu aniversário, duas semanas adiante, ele não teria dúvidas da próxima vez.

Como se Apaixonar é o sétimo livro da Ahern que leio. Adoro a escrita dessa autora e suas histórias sempre pautadas no romance e no cotidiano dos protagonistas. Com esse, não foi diferente.

A suavidade encontrada pela autora em retratar um tema tão forte e polêmico foi o que mais me comoveu. Cecelia consegue dar o tom certo que a história precisa, sem fazer com que ela soe piegas ou sensacionalista demais. A narrativa segue um rumo bom, com cenas verossímeis e bem dosadas junto as de romance.

A construção dos personagens também foi um ponto muito bem feito na narrativa. Adam tem um passado forte e seu psicológico, que pedia por uma excelente construção na escrita, também é muito abalado. Ao colocá-lo em perspectiva, Ahern faz com que entendamos o personagem antes de julgá-lo. Christine, por sua vez, também tem sua mentalidade muito bem construída, uma vez que ela, além de soar como contraponto e fonte de esperança para Adam, também tem seus próprios problemas e reflexões e isso deve ser também levado em conta para o entendimento da história.

Recomendo a todos que gostem de romance leves, mesmo tratando de temas fortes, e grandes histórias de superação.

site: http://www.capaetitulo.com.br/2015/12/resenha-como-se-apaixonar-de-cecelia.html