A Mentira do Glúten

A Mentira do Glúten Alan Levinovitz

Resenhas - A Mentira do Glúten

Larissa.Lima 09/06/2023

Discordo totalmente
Na minha opinião, o autor descreveu de maneira errônea sobre o gluten. O gluten faz mal para a plena saúde do corpo humano, além das doenças que traz com seu consumo, este e o glutamato monossodico.
Foi um desperdício de tempo e desinformação.

Cris 01/06/2021

Controverso, informativo e polêmico

Neste livro o autor desmistifica vários conceitos relacionados à alimentação, sobre alimentos considerados vilões da saúde, como o açúcar, o sódio, a gordura e especialmente o glúten, que é a dieta do momento.

O autor começa o livro falando um pouco sobre a história, e como a sociedade lidava com comida e com diversos tipos de Alimentos. Esta parte é muito interessante, ele cita vários exemplos sobre como pesquisadores, médicos e nutricionistas dificilmente chegam a um consenso sobre a melhor dieta. Também há vários exemplos de como alguns alimentos considerados vilões há alguns anos, hoje são considerados bons para a saúde (e vice-versa).

O que me incomodou no livro foi que o autor fez várias críticas, até em relação a dados de pesquisas e no final, acaba usando dados também de pesquisas para apoiar a sua "dieta". Sim, ele também propõe no final uma espécie de dieta mágica que elimina e evita vários problemas de saúde.

Eu achei bastante controverso e contraditório. E piorou meu sentimento quando vi que o autor é da área de filosofia e teologia, nada relacionado à medicina ou nutrição.

Como ponto positivo do livro, fica a reflexão sobre dietas da moda, dietas restritivas que são insustentáveis a longo prazo e também a "demonização" de alguns alimentos; atitudes que podem nos adoecer psicologicamente. Porém, acredito que o equilíbrio é o melhor caminho, a comida pode sim ser o remédio, mas também o veneno dependendo da quantidade e das condições individuais de cada pessoa.

site: http://instagram.com/li_numlivro

Ma Rossato 11/08/2020

Falácias ao vento
Fiquei empolgada e satisfeita com o conteúdo lido nas primeiras páginas, o autor trazia exatamente o conceito de verdadeira ciência, mostrando sua complexidade e lógica. Em seguida são desmascarados charlatões e suas respectivas teorias infundadas acerca do glúten, MSG, açúcar, gordura e sal. O problema é que o livro é todo dedicado a criticar cientistas, sem trazer nada de novo, tornando-se um apanhado de condenações.
É certo que é importante mostrar a verdade por detrás de temas tão populares e conscientizar os leitores que é necessário ter uma leitura crítica, independente dos títulos e diplomas do produtor do conteúdo, mas seria interessante discorrer sobre a temática(tão vasta) sem necessariamente falar dos gurus de dietas mirabolantes e suas teorias duvidosas.

Ao final temos a impressão de que a mensagem passada é:
Coma alimentos compostos por sal, gordura, glutamato sem preocupação.
Mensagem que pode gerar um desserviço à saúde, visto que algumas pessoas podem compreender que não há risco algum em consumir estes alimentos tão libertinamente.

E o mais surpreendente é que ao final o autor propõe uma dieta altamente ?eficaz? sem levar em consideração a individualidade biológica(como uma fórmula mágica).

Por fim supõe de uma maneira um tanto alarmista que um dos principais problemas em nossa alimentação são as embalagens(BPA, alumínio e isopor).

Como profissional da saúde lamentei o desfecho escrito pelo filósofo, pelo visto ele apenas filosofou mesmo.
Dinis.Batalha 02/07/2023minha estante
Abandonei a leitura quando o autor referiu que sal e açúcar não têm comprovação científica de fazer mal à saúde. Penso que deve estar meio século atrasado.

Amanda.Lobato 26/04/2020

Amei muito
Esclarecedor, tinha dificuldade em entender como as pessoas caiam em dietas da moda e foi como um tapa na cara pra mim

Andréa Bistafa 26/04/2016

Quem gosta de livro jornalístico?
A Mentira do Glúten escrito pelo filósofo Alan Levinovitz, PhD e professor na universidade James Madison, é como uma "teoria da conspiração", onde o autor sustenta sua tese por meio de muita pesquisa, e que com certeza promete muito debate entre os pesquisadores da área ao comparar dietas da moda ao fanatismo religioso.

"Esse livro é um convite à mudança. Os alimentos cotidianos não tem propriedades de dar vida ou causar morte. Supermercados não são farmácias. Sua cozinha não é abastecida com assassinos silenciosos, e os charlatães que ganham a vida com falsas promessas e ciência duvidosa precisam ser revelados como o que realmente são. Chegou a hora de abater nossos demônios alimentares, expondo as falsidades e os mentirosos que lhe dão vida"

Eu não sou uma fanática por alimentação, não sou adepta de regimes malucos ou trato a comida como religião, mas estou ciente que nos dias de hoje isso acontece muito, mesmo porque tenho uma irmã nutricionista (rs). Enfim, gosto muito de livros que possam me ensinar coisas que não sei e me contextualizem notícias, mitos e tendências. A Mentira do Glúten é um livro completo, com uma narrativa impecavelmente instigante, onde eu, leitora não habituada ao gênero e assunto, senti prazer com a leitura, sem dificuldade de manter o ritmo, finalizando em menos de 48h.

O autor introduz no início os vilões da alimentação atualmente mais comentados, que são: Glúten, MSG e o Sódio. Com uma pesquisa amplamente rica, o autor resgatou controversas desde as suas raízes, debatendo mentiras e verdades comprovadas cientificamente, atentando ao tipo de pesquisa que pode comprovar com eficácia os riscos das substâncias no organismo humano.

Através de fatos documentados, relembra grandes surtos de pânico por substâncias como o MSG na comida chinesa em meados de 1968, da qual nunca foram de fato confirmados os malefícios para os não alérgicos ao mesmo.

Quando digo que o livro soa como uma teoria da conspiração é por trazer e comprovar a grande influência psicológica que as dietas e autores de livros naturalistas, veganos, glútenfree exercem sobre as pessoas. A grande parte da população que adere a esse tipo de dieta não tem nenhum tipo de alergia (o autor também comenta sobre os casos que realmente são necessários o corte de tais substâncias).

Você já testou dietas malucas que deram resultado? Lendo esse livro você entenderá o porquê o resultado de fato ocorre, mas também as coisas negativas que elas podem trazer para seu organismo. Você confia cegamente em tudo que é "comprovado cientificamente"? Aqui você também compreenderá que nem tudo que passa por uma pesquisa, de fato gera dados satisfatórios, dados esses que podem ser articulados para o interesse de cada um.

Mas não para por aí, o autor ainda trás os demais vilões: gordura, açúcar e o sal. O que cada uma dessas substâncias pode causar no seu organismo? Existem muitas mentiras ao redor delas, e entenda o porquê a maioria das coisas que você ouviu a vida toda não passam de mitos que originam lá da china antiga (pasmem).

"Modismo dietético tinha a ver com mitos, não fatos"

A autor não mede esforços para desmentir grandes livros destinados ao publico "saúde" como o Barriga de Trigo e A Dieta da Mente, com uma bibliografia de 19 páginas ele derruba por terra muita tese sem fundamento e finaliza o livro com chave de ouro, ao nos mostrar uma "dieta correta" e aproveitadora, colocando em pauta ainda as substâncias das embalagens, inclusive comentando sobre o BPA (Bisfenol), GENIAL!

Você conhece alguém que vive em dietas? Esse livro deveria ser leitura obrigatória, você passará a ver os alimentos de outra forma, acredite! Saia da zona e conforto e do modismo, esse livro precisa ser lido!

Será que o mal está mesmo no glúten, sódio, gordura, açúcar, ou está na proporção e neura que você ingere esses alimentos? Hora de refletir.

"Você é o que você come?"

site: http://www.fundofalso.com/2016/04/resenha-mentira-do-gluten-alan.html

Lina DC 17/04/2016

O livro é dividido em introdução, seis capítulos e no final, a dieta Unpacked. O livro é baseado em inúmeras pesquisas, de diversos autores e áreas de estudo: saúde, filosofia e antropologia.

O autor faz um caminho histórico e discute alguns mitos, como a relação do consumo da carne à obesidade.
"A mentira do glúten" é uma obra controversa. Alguns profissionais da saúde, como o neurologista e nutrólogo Elias Oliveira Lima, faz algumas observações em relação à obra:
A ciência já superou a máxima: você é o que você come. Que ciência? Fisicamente, não há outro meio de construção do corpo a não ser com o alimento. A relação de causa e efeito da boa e da má alimentação nunca esteve tão patenteada como na atualidade, exatamente por estudos científicos." Fonte
"Ele mesmo cita, abordando o sentimento de culpa, um estudo que revelou que, entre japoneses, franceses e americanos, estes são os mais conscientes no que diz respeito à nutrição, os que se sentem mais culpados pelas escolhas alimentares e os que mais sofrem com obesidade e são os menos saudáveis. Atribuir esses resultados ao sentimento de culpa é distorcer grotescamente o óbvio." Fonte
"A afirmação de Levinovitz de que não podemos transformar os alimentos em remédios abalroa um dos maiores pilares da alimentação de todos os tempos. Foi Hipócrates, o pai da medicina, quem disse na Grécia, cinco séculos antes de Cristo: Seja o teu alimento o teu remédio. De lá para cá, educadores e profissionais de saúde, bem como importante parcela dos cientistas têm procurado aprimorar as condições de aproveitamento das melhores qualidades dos alimentos, buscando preencher esse axioma ao máximo, em benefício das novas gerações. Isso é tão verdadeiro e importante que hoje já se formulam os nutracêuticos, remédios criados a partir das vantagens nutricionais dos alimentos." Fonte
Apesar de trazer alguns contextos e comparações interessantes, deve ser realizado uma leitura crítica e cautelosa. Pela biografia do autor, ele é um professor de religião e filosofia e talvez falte uma direção voltada ao âmbito da saúde.

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Fernanda 25/02/2016

A mentira do glúten
RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/02/resenha-mentira-do-gluten-alan.html
Samy Yamamoto 25/02/2016minha estante
é bom??