O espelho dos nomes

O espelho dos nomes Marcos Bagno

Resenhas - O espelho dos nomes

Estevão Henik 03/07/2023

Toda vez leio pelo mesmo motivo
Exatamente assim, passa um tempo e eu olho pra esse livro e penso: como foi que ele saiu do espelho mesmo? Acho que vou ter que ler de novo.

Leitura juvenil não me interessa hoje em dia, mas esse foi um livro didático de quando eu estava na 7ª série. Além da nostalgia a leitura é divertida e muito boa.

Enzo !! 27/01/2023

"caixa de espelhos"
gostei da releitura, acho ate q li muito rápido, a historia é legalzinha, e o final me deixou maluco, era tudo mentira.... eu so reli esse livro pq eu vi q tinha pouas paginas e fazia tempo que eu li ele

obs: minha irma leu ele quando ela tinha minha idade hj em dia KKKKKKKKKKKKKK

skuser02844 10/02/2022

"- Saudade... será o nome de alguma coisa?"
"Escrever é outro modo de falar. Ler é outro modo de ouvir. Assim, as mãos falam. Assim, as bocas escrevem. Dizer é ser. Escrever é ver. Ver é viver
Fazer= FAlar + diZER"

Sem palavras para essa obra de arte, apenas leiam.

Duda 03/07/2021

Um dos livros que me fez me apaixonar pela leitura quando criança, muito divertido, bem escrito e marcante. Acompanhar a aventura de auto conhecimento do personagem, entender o universo que ele está percorrendo é tudo de bom.

Mari 13/04/2021

Confuso
A única palavra que me vem à cabeça para definir esse livro é "confuso" . Só entendi o contexto do livro no finalzinho. Parecia que i livro tava de cabeça pra baixo e fiquei super decepcionada com o final. Achei parecido com o final da série "The society" kkkkkkkk

Fabiana.Perez 22/09/2015

Visite meu blog para ver resenha

www.linguaeliteratura.com.br

site: www.lingueliteratura.com.br

ioro 13/07/2013

Através do espelho
O livro “O espelho dos nomes” me deixou encantado, ou seja encantado por le-lo, enfeitiçado pela sua trama e preso num canto por ter de escrever essa resenha. Esse é um exemplo do jogo de palavras e dos trocadilhos que o autor (Marcos Bagno) faz ao longo do desenrolar da trama. O livro começa de um modo um tanto quanto estranho, sem apresentar direito quem é, onde está, ou porque está o personagem principal, cujo nome de início é Gabriel (de início porque seu nome tem uma particularidade que vou mostrar mais a frente). O menino está preso numa sala escura, sem que o leitor saiba exatamente porque ou como ele chegou lá, quando chega a outra sala extremamente iluminada onde resolve uma charada e consegue um livro que, surpresa! Ele fala! (como aliás a maioria das coisas qua não deveriam falar deste livro) O livro é extremamente importante para a história e tem um ótimo senso de humor que me fez rir bastante durante a leitura.
O ponto principal do livro na minha opnião é o jogo de palavras e trocadilhos como neste trecho: “Como você ousa... como você se atreve... como você tem a petulância, o topete, a desfaçatez de dizer que estou inventando? Eu não invento nada, está ouvindo? Não invento, nem inchuva, nem intempestade! Peça dez culpas!
Des...culpe... – gagueja Rafael
O que é que você pensa que está fazendo?!! – urra o livro
Pedindo desculpas...
Então peça!!! - grita Tomenota
Desculpe...
Mas não fois isso que eu te disse para pedir!!! troveja o livro, […]
O que é que você quer afinal que eu diga?
Diga: “peço dez culpas”... – ensina Tomenota”
Como podemos ver neste trecho o autor brinca com a palavra invento, dizendo invento, inchuva e intempestade e com a palavra desculpas que na verdade era dez culpas. Esse tipo de trocadilho com a sonoridade da palavra aparece tambem em:
“Ali se faz.
Alice? Que Alice?”
os trocadilhos do livro são de tres tipos: os de sonoridade (ali se faz), os de escrita (inchuva) e os de significado (gatilho = um gato pequeno?). Durante o livro o autor vai fazendo pequenos comentário e conversando com o leitor, suas falas estão sempre entre parênteses em itálico:
“Responde o livrinhoto, que é mesmo muito descarado e desbocado (talvez porque não tenha cara nem boca).” Ou então “Responde Gabriel (que é muito menos bobo que você... que você está pensando quero dizer).”. O livro também tem ótimas piadas como: “ abre o livrusculo com a ponta do dedo. Mas a primeira página está em branco. Como, aliás, a segunda. Por sinal, a terceira também. Não que na quarta tenha algo escrito, nem muito menos na quinta. A sexta por sua vez é de uma brancura exemplar, superada talvez somente pela alvura muito alva da sétima.”
No meio de todo esse clima de risos o menino recebe uma missão que só lendo para saber e enquanto isso se passa o autor vai ensinando muitas lições para refletir ao leitor até que abruptamente a história sofre uma reviravolta e... PAM! O final é simplesmente ímprevisivel. O fim me entristeceu pois senti que a história, a aventura ficou como que incompleta por um motivo que se eu contar estraga a história, mas posso dizer que você entende toda a maluquice do livro no final. Como eu fiquei de dizer o porque do título ser o espelho dos nomes, o motivo é que a cada capítulo o nome do menino muda a cada capítulo, sempre terminando em el (Rafael, Ezequiel, Ismael, Gabriel, Ariel etc), tudo isso porque o menino não gosta do seu verdadeiro nome que também termina em el mas só lendo o último capítulo para descobri-lo, no penúltimo capítulo aparecem todos os nomes do menino de uma vez (menos Isabel que foi o nome que ele ganhou quando virou menina na sala dos espelhos, como, mais uma vez só lendo). No geral recomendo o livro para quem gostar de trocadilhos e piadas e aventura e enigmas (além da falação do livrinhoto, Tomenota,)
Leticia.Cabral 02/08/2017minha estante
Quem era a Grasnática no livro?

Lindsai 13/10/2012

Muito bom este livro do Marcos Bagno. Ele faz cada jogo de palavras... E ainda me fe refletir sobre o ensino "chato" da gramática. Recomendo!

Tuthu 29/05/2009

Estou lendo, e estou achando legal!!!!!!!!
Almir.Braz 03/08/2020minha estante
boa tare como faço para ler pedrinho da o grito