Romeu e Julieta & Hamlet

Romeu e Julieta & Hamlet William Shakespeare

Resenhas - Romeu e Julieta & Hamlet

banana20 27/03/2024

5 estrelas pra mim, ambos.
Meu primeiro livro clássico foi essa edição, me lembro até hoje em como fui pra biblioteca da minha cidade com fome de ler romeu e julieta pra provar pra minha mãe que era chato. No final eu me apaixonei e me diverti muito com essa obra encantadora. Li Hamlet na época e, confesso, achei muito chato e cansativo. Comprei essa edição por ter me apaixonado por literatura graças a ela, e por ter essa edição eu vivo relendo a primeira peça que amei, Romeu e Julieta. A cada lida de R&J eu me apaixono cada vez mais e me encanto mais e mais pela escrita, antes eu não me apaixonei pelo romance, e sim por quão divertido eu achei todo o drama da coisa, atualmente eu amo e compreendo perfeitamente.
"Eu sei; de sonhos.
Filhos de cérebros desocupados,
Concebidos por fantasias vãs,
Cuja substância não é mais que ar;
Mais frágeis do que o vento, eles seduzem
Inda hoje o seio gélido do norte --
Mas, se irritados, bufam desde lá
E voltam-se pro sul, mais orvalhado."
E hoje eu reli Hamlet, juntamente, e percebi que meu primeiro julgamento foi errôneo, equivocado. Me diverti muito lendo Hamlet e teve partes que me identifiquei terrivelmente.
"A mim quereis tocar, meus controles parece que conheceis; quereis arrancar o âmago do meu segredo; fazer-me soar da minha nota mais baixa até o alto da minha escala; e há muita música, voz excelente neste pequeno órgão, e, no entanto, não podeis fazê-lo falar. Por Deus, pensais acaso que sou mais fácil de tocar do que uma flauta? Chamai-me do instrumentoque vos aprouve; mesmo podendo dedilhar-m, não podeis tocar."
Darei 5 estrelas finalmente pra essa edição e será sempre 5 estrelas na minha vida.

Luna.Brasil 20/04/2023

Simplesmente meu favorito!!!! ler esse livro foi dificil por ser um script teatral mas foi uma experiencia fod* demais!!!

Gabi 09/09/2022

Mórbido
Comecei por "Hamlet" e, apesar de já ter ouvido falar da história do príncipe cujo pai morreu assassinado pelo próprio irmão, ler a peça foi totalmente surpreendente, superando minhas expectativas! A reflexão sobre a morte com a tragédia de Hamlet continuou na leitura de Romeu e Julieta. Por muitas vezes, achei os três personagens principais desse libro meio idiotas e inconsequentes (apesar de ser irônico chamar Hamlet, que tanto pensa antes de agir, assim), mas é incrível a forma com que a peça fluí e nos envolve, mesmo sem saber direito de que lado ficar.
O vídeo da Tatiana Feltrin sobre Hamlet me ajudou muito a entender melhor a obra e indico muito que seja assistido! O link está anexado aqui, vale muito a pena.

site: https://youtu.be/kO4-S0fGC0c

Paulo Renan 03/06/2020

Romeu & Julieta; Hamlet
William Shakespeare, que autor incrível!
Certa vez, li que ao lermos suas peças é como se ele estivesse nos lendo, quase como um profeta secular apontando todas as nossas imperfeições e pecados.
Romeu e Julieta, e Hamlet foram as primeiras peças que li do Bardo. E apesar de ouvir falar bastante sobre as qualidades das peças, nada como ler por si mesmo.
Romeu e Julieta é uma peça que fala sobre, dentre outras coisas, a irracionalidade do ódio. O ódio pode ser cultivado de uma forma que os indivíduos nem sabem ao certo porque sem odeiam.
A paixão avassaladora do casal, na minha opinião é o que menos importa nesta peça. "Prazeres violentos, tem finais violentos".
Por outro lado, o mote principal de Hamlet é a busca da vingança pessoal. A vingança pode enlouquecer, ainda que permaneçamos com o domínio de nossaa faculdades mentais. Hamlet é também uma reflexão sobre a vaidade da vida e e inevitabilidade da morte, que acaba por igualar reis e mendigos.
William Shakespeare é a mais pura arte que toca nosso ser e nos faz sentir um com a humanidade.

Lethycia Dias 04/01/2020

Vale a pena conhecer duas obras tão famosas
Sobre Romeu e Julieta:
Não é a primeira vez que eu leio "Romeu e Julieta". Eu já havia lido a peça há muitos anos, em um livro emprestado, e comprei este exemplar da editora Nova Fronteira por contar também com "Hamlet", que eu ainda não conhecia. A releitura, portanto, foi uma espécie de "bônus" nesse fim de ano.
É desnecessário resumir a história, sendo uma das histórias de amor mais conhecidas no mundo e também uma das peças mais famosas de Shakespeare, com inúmeras adaptações e servindo de inspiração para várias outras obras ao longo do tempo. O que eu não sabia era que a história de amor entre dois jovens de famílias inimigas era ainda mais antiga do que Shakespeare, que a teria apenas reinterpretado maior a identificação do público com os protagonistas e tornando o fim ainda mais dramático.
Conhecer um texto não é de forma alguma um impedimento para aproveitar sua leitura, e mesmo sabendo de todo o desenrolar da história, eu ainda consegui me encantar com um ou outro detalhe e me divertir percebendo os trechos famosos tantas vezes citados externamente.
Tive apenas alguns problemas com o ritmo, já que não sou acostumada a ler teatro, e que a estrutura dos versos muitas vezes quebra as falas dos personagens de forma bem diferente de como costumamos falar. Também acho que algumas passagens são um pouco desnecessárias, como algumas falas dos criados e as brincadeiras entre Romeu, Mercurio e Benvólio.
Mesmo assim, vale a pena a leitura para quem tem curiosidade em conhecer o texto da peça, mesmo que por meio de uma tradução.
Sobre Hamlet:
Até chegar à metade deste livro, que é quando a peça se inicia, eu não sabia nada sobre a obra além do tema geral da vingança de um príncipe pelo assassinato de seu pai, e assim, uma boa parte dos acontecimentos foram uma surpresa para mim.
Para quem não conhece, Hamlet é um príncipe da Dinamarca, que recebe do fantasma de seu pai (o antigo rei) a missão de matar o próprio tio, vingando assim o assassinato do pai. O jovem enfrenta vários questionamentos sobre a necessidade de fazer cumprir esse pedido do pai morto. Fazem parte da trama a loucura (verdadeira ou dissimulada) e os planos de outras traições e mortes.
Pouco acostumada à leitura do texto teatral, estranhei bastante a quebra das frases em um ritmo diferente daquele em que falamos, e isso muitas vezes comprometeu um pouco a minha compreensão do que eu lia. Acabei não entendendo várias passagens, além de ter achado outras bem desnecessárias, como o diálogo dos coveiros já no último ato.
Achei o final bastante sem graça. Sei que a peça é uma tragédia, mas eu esperava que depois de tanta expectativa, a vingança de Hamlet fosse mais grandiosa ou surpreendente. Acabei não gostando tanto como imaginava e me decepcionando um pouco com a leitura, apesar de ainda achar que é muito válido buscarmos conhecer obras tão clássicas e conhecidas na literatura.
A edição da Nova Fronteira tem 3 diferentes textos introdutórios a Hamlet, que fazem uma boa apresentação da peça e fornecem informações valiosas para o leitor.

priscila.wenzel 23/07/2016

Romeu e Julieta & Hamlet

Nesse livros podemos encontrar dois dos mais famosos romances de William Shakespeare: Romeu e Julieta e Hamlet.
Em Romeu e Julieta temos a história de amor de dois jovens filhos de duas famílias inimigas e em Hamlet onde ele finge que está louco para poder se vingar de seu tio que assassinou seu pai, apenas para assumir a coroa.