O diário de uma vida perdida na memória

O diário de uma vida perdida na memória Rowan Coleman




Resenhas - O diário de uma vida perdida na memória


18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Sabrina 17/01/2024

É simplesmente maravilhoso, amei cada segundo que passei lendo esse livro!
Ele me prendeu do início ao fim!
Me apaixonei por cada personagem, por cada momento.
É um livro simplesmente apaixonante e emocionante, nos mostra outro lado da vida, aprendi muito lendo ele.
Me fez refletir sobre tudo e todos a minha volta!

Nele conta uma história de Claire, que acaba de descobrir que possui Alzheimer, e está em um nível avançado.
Claire nos ensina que nem mesmo uma doença degenerativa pode nos impedir de fazermos as coisas que queremos. Ela luta até o fim para conseguir o que quer, luta, não só por ela, mas por todos que ama. Ela mostra como o amor pode superar tudo, e nos mostra seus altos e baixos.
comentários(0)comente



James Ratiere 24/05/2023

Mais um da maratona Alzheimer
Quando me propus ler livros sobre Alzheimer, realmente não sabia que ia chorar tanto na minha vida.
Descobri que a minha saga por pesquisar sobre a doença e escrever sobre isso se justifica por ser um dos meus maiores medos.
Um escritor tem medos? Sim, e normalmente escreve sobre eles.
Claire é uma mulher bem sucedida e com uma família linda, com todos os dramas de uma família é claro, mas é estruturada e se ama. Até que ela descobre o Alzheimer precoce.
Aqui, diferente da abordagem de Para sempre Alice, o livro é dividido em pontos de vista: Claire, fala sobre como ela se sente, Caitlin, a filha mais velha que assiste à memória da mãe se deteriorar e o ponto de vista de todos os familiares através do livro de memórias que eles escrevem.
A sanha que a protagonista tem de lutar contra o Alzheimer é incrível e agonizante, a tentativa em forçar o cérebro, mas percebê-lo não fazendo sua função com as sinapses.
Chorei muitas vezes, quando Claire fica ?lúcida? ela tece poesias incríveis sobre a vida, poesias estruturadas na vivência de mulheres fortes que precisaram agarrar a vida pela unha, e uma vai passando para outra.
Ruth, a mãe de Claire, larga sua vida pacata para cuidar da filha assim como fez com o marido que morreu da mesma doença, e nesse cuidado há lindos diálogos.
Esse livro foi poético, engrandecedor e me emocionou muito!
Vale a pena!
comentários(0)comente



30/06/2022

Vale a pena!
Uma história realmente diferente de tudo que já li, com personagens apaixonantes.

No começo senti dificuldade de engatar a leitura, mas precisava ver o desenrolar da história e conhecer mais.

O final foi leve e me fez fez refletir muito.
comentários(0)comente



Geovanna S. 04/04/2022

Livro fraco
Não sou tão apegada a romances com drama, mas esse particularmente não me chamou atenção. O livro ensina muitas coisas sobre o Alzheimer e nós torcemos muito por Claire, entretanto, a história não é grande coisa. Não senti carga emocional nos personagens e o "plotwist" apesar de passar uma mensagem bonita também não surpreende.

Sinto que demorei séculos para terminar essa leitura de tão entediante que era. O livro ensina bastante e é interessante ver o ponto de vista de outros personagens com excessão de Claire, mas sinceramente, achei fraco e bem chato. O final é legalzinho mas ainda sim não é nada considerável. Em contrapartida a história que se desenvolve com Caitlin (filha da protagonista) também é chata e nada envolvente.

Não é o pior livro do mundo, mas está bem longe de ser o melhor. É um livro razoável ao pé da letra, bem esquecível. Provavelmente nem vou me lembrar que li isso.
comentários(0)comente



Vanessa Daflon 28/03/2022

Sincero e emocionante
Sempre penso que o diagnóstico de Alzheimer trás muito mais uma luta para família do que apenas para o paciente que o tem. Este livro colocou em palavras meus sentimentos e angústias sobre o tema.
A pessoa com D.A. se perde entre o passado e o presente, flutuando sobre um futuro alucinado muitas vezes, enquanto à família se encontra presa num presente assustador e desejando um futuro diferente do que imaginam.
A história é comovente, emocional e direta, com personagens que representam nossas falhas reais e nossos anseios mais secretos sobre o amor, a família e a vida.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Aline Planellas 26/09/2021

Poderia ser mais...
Não sei se foi por ficar tanto tempo em minha lista de desejos. Mas, não foi tudo o que eu esperava.
Gostei da leitura. Porém, acabou ficando um pouco arrastada em determinados momentos.
comentários(0)comente



Mah Mac Dowell 03/05/2021

Perfeito
Sabe aquele livro que você não espera nada? Peguei esse livro por uma troca no skoob, e escolhi ele por falta de opção, apenas para possibilitar a troca para a outra pessoa (que infelizmente não lembro quem foi, porque queria agradecer pela troca). No fim, acho que quem saiu ganhando fui eu. Que livro incrível! Emocionante, fofo, completo e surpreendente. Baita lição de vida. E no final, uma supresa maravilhosa. Eu recomendo super. Amei ??
Larissa.Giorgetti 07/05/2021minha estante
Essa pessoa fui eu kkkk
Por nada amiga, sabia que vc ia gostar, até protelei de colocar em troca pq eu tbm amei de paixão, ele aquece o coração ??


Mah Mac Dowell 07/05/2021minha estante
Hahaha Lariii eu até achei que tivesse sido! Eu amei real. Haha super obrigada ???


Larissa.Giorgetti 07/05/2021minha estante
Se eu não me engano trocamos eles eu peguei um hotel na esquina do tempo
Eu tbm apaixonei por ele, tbm tenho que te agradecer pela troca ??


Mah Mac Dowell 07/05/2021minha estante
Ahhh a troca foi justa então haha um hotel na esquina do tempo também é incrível ? e se serve de consolo também deu uma dorzinha de leve no coração colocar ele pra troca hahaha




Thabi.Almeida 16/03/2021

Intrigante
O início do livro me deixou desconfortável, provavelmente tive mais empatia com a protagonista do que queria e sem conhece-la ainda.
comentários(0)comente



bru 14/03/2021

incrível ??
Mais um livro que me fisgou pela capa, sim, tenho uma leve tendência a me permitir ser escolhida assim.

Amei tanto essa história que fico triste por não ser um livro tão reconhecido.

A história gira em torno da vida da Claire, uma mulher de 40 anos com diagnóstico precoce de alzheimer. Esse livro ao mesmo tempo que é incrível é super estarrecedor, afinal, quando nos deparamos com despersonalização, percebemos o quanto somos instantes.

?Eu achava que tinha todo tempo do mundo, todos sempre acham. É o maior clichê?

Me apaixonei por Greg e por toda sua resiliência ao lidar a Claire nesse momento tão delicado e por ter feito o seu melhor para recuperar seu amor. Sobre a Claire, que mulher, que mãe. Mesmo estando vulnerável, em seus momentos de lucidez foi tão incrível, forte e amorosa.
É linda a forma como a autora traz a força das mulheres nessa estória. É a mãe da Claire que já passou pela mesma situação (Alzheimer) com o pai, é a Claire sendo um exemplo de força pra si mesma e a filha. É a Caitlin tentando ressignificar sua vida a partir do diagnóstico e do seu próprio delinear de vida.

?O que restará de nós é o amor que damos e recebemos?

?O mundo é um lugar melhor quando a gente se importa com os outros. O que é meio piegas, mas não ligo. Sou cafona?.

Recomendo e recomendo. Permitam-se serem melhores e aprendam a aproveitar cada instante do seu dia. A vida é um sopro e o que levamos são nossas experiências.

Obrigada, Coleman.
comentários(0)comente



resenhasdajulia 26/02/2021

Claire tem pouco mais de 40 anos, é uma mulher inteligente e divertida, que foi diagnosticada com Alzheimer precoce hereditário. Em alguns momentos ela fica lúcida e, em outros, perde totalmente a memória. Ela mora com o marido, Greg, as duas filhas e com Ruth, sua mãe, que se mudou para ajudá-la. Quando está lúcida, registra momentos importantes de sua vida em um diário.

O mais tocante da história é quando ela, em seus vários momentos de devaneio, se encontra com um homem misterioso, por quem se apaixona, mesmo sentindo-se culpada por isso, já que ela é casada. Para mim não foi surpresa quando foi revelado quem é o tal homem, mas mesmo assim me emocionei muito.

É um livro tocante, que nos faz pensar o quanto devemos valorizar o presente, pois não sabemos o que o futuro nos reserva.
Madu 02/06/2021minha estante
Parece ser bem pesado


resenhasdajulia 02/06/2021minha estante
É um assunto delicado, Madu, mas acho que a autora soube tratar de forma mais leve. É um livro emocionante




yumi 15/01/2021

No começo o livro não te prende muito, dando a impressão de ser uma leitura com acontecimentos previsíveis. Entretanto, conforme se dá o decorrer da trama, você se envolve nas aventuras de Claire, sua visão do Alzheimer e pega apego em sua família, além dos flashbacks da trajetória de sua vida.

O final foi surpreendente para mim, um clichê confortável e que eu recomendo! Vale a pena.
comentários(0)comente



Anita Regis 06/01/2021

TOCANTE! LINDO DEMAIS!
O livro conta sobre Claire que, de repente vê sua vida mudar radicalmente devido a um Alzheimer precoce. Lembra muito Para sempre, Alice , da Lisa Genova, mas com personagens muito mais cativantes. Uma família unida e amorosa, que não desiste uns dos outros, mesmo em meio ao caos de uma doença tão cruel. Ri e chorei em muitos momentos. Amei demais os personagens, meu Deus, que família linda!
comentários(0)comente



Alice 07/07/2020

Lindo
Um livro lindo, sobre amor em família, sobre superação, sobre o que realmente importa.... A escrita leve, o livro passeia em diferentes pontos de vista, o que faz com que a leitura fique fácil é fluida.
comentários(0)comente



Duda 04/10/2019

A vida que não foi perdida na memória.
"Creio que o amor é duradouro. É o amor que faz com que se lembrem de nós. É o amor que fica quando nós nos vamos. Acho que esses sentimentos são mais reais que nosso corpo e tudo que pode dar errado com ele. Isto - Ela belisca o braço - é apenas uma casca."
comentários(0)comente



18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR