Homens sem mulheres

Homens sem mulheres Haruki Murakami

Resenhas - Homens Sem Mulheres

Guikah 22/04/2023

Acabei comprando esse por conta do "drive my car" e achei no geral, esse um bom livro. Alguns dos contos foram muito bons, outros bacanas, o único q eu de fato não gostei foi o do cirurgião.

DêlaMartins 22/04/2023

Contos não são "a minha praia", gosto de histórias mais longas com mais "meio", mas gosto de Murakami e resolvi mudar um pouco. "Homens sem mulheres" reúne 7 contos sobre homens que perderam uma mulher sempre com um rastro de algo incompleto. São contos que retratam a solidão e o sofrimento desses homens, das formas mais estranhas e doidas, como Murakami sempre apresenta suas histórias. Alguns se curam, outros se afundam, mas todos passam por processos difíceis e fora do que chamamos de normal.

Interessante, embora a maioria das histórias gere uma curiosidade não esclarecida sobre o enredo ou contexto. Esse é meu problema com contos - pouco desenvolvimento dos personagens ou contexto. Mesmo assim, uma leitura que prende, como Murakami sempre faz.

Luiza 14/04/2023

Confesso que só tive interesse em ler este livro por causa do filme "Drive my car". Agora, estou muito interessada no trabalho do Haruki Murakami.

O cara escreve muito!!!! Você sente vergonha, sente dor, até fome eu senti.

O conto que mais me cativou foi "Kino". É sobre um homem que, assim como os outros homens do livro, perde a mulher que ama. Mas Kino guarda o sentimento e a dor da perda dentro de si. Ele diz que aceita e que perdoa, mas depois esse sentimento volta para ele, volta muito mais forte.

"Drive my car", como eu já esperava, também é um conto especial.

Enfim, vou colocar todos os livros do Haruki Murakami na minha lista.

Paulo 10/04/2023

São sete contos... alguns deles são sensíveis e singelos, como "Drive my Car" e "Yesterday". Não foi um livro que amei. Mas, "Kino" e "Um Órgão Independente" com certeza merecem um destaque especial: em mim, eles despertaram, com potência, uma sensibilidade mais visceral e profunda.
Recomendo a leitura!! Foi o primeiro contato com o autor e pretendo ler mais dele.

bruno 02/04/2023

O sonhador murakami
Parece que todos os contos desse livro saíram logo após o murakami acordar e se lembrar do que sonhou. falando assim parece até algo raso, mas pelo contrário, todos os contos são profundos e cheios de camadas. todos lidam com a perda de uma forma sutil, mas que percebemos o quão aquilo está doendo por dentro. personagens muito bem construídos, conseguimos nos conectar e até mesmo identificar em alguns deles (não que isso seja bom). mas confesso que somente ao terminar o livro que entendi o porquê que ele leva esse título. e pqp, sei que é algo fácil de se perceber, mas eu juro que minha cabeça explodiu no momento que percebi isso.
enfim, homens sem mulheres não são histórias de homens sem mulheres, mas sim das mulheres que abandonaram (por querer ou não) esses homens que as amavam.

Wellington.Pimente 01/04/2023

As mulheres marcam a vida dos homens.
O livro de contos do autor contemporâneo Haruki Murakami, confirma como a passagem de uma mulher na vida de um homem deixam marcas profundas. O conto Drive my car, que foi adaptado ao cinema e levou o prêmio do Oscar de filme internacional, um conto que aborda o luto e sua busca de autoconhecimento. Aliás, a maioria dos contos são marcados pela força motriz das mulheres na vida dos homens, em sua solidão e nessa busca do autoconhecimento através da experiência com as mulheres.

oliveiraecv 31/03/2023

Contos
"É muito fácil ser um dos homens sem mulheres. Basta amar profundamente uma mulher e ser abandonado por ela"
É um livro bem legal, há crônicas que amei e outras que achei só ok. A escrita é muito boa, a solidão está presente, mas acredito que seja uma marca do autor. Enfim, quero ler mais livros desse autor!

rai rai puffy amiyumi show 28/03/2023

As vezes esquerdomachos merecem direitos.
De verdade cada pequeno trecho do livro em cada letra vírgula e parágrafo te passa energia de esquerdomacho, mas tem alguns momentos tão lindos, histórias bonitas, um olhar sensível em determinada medida.

É uma boa leitura.

Wercton 25/03/2023

A solidão de Murakami transborda para além dessas páginas
Existe um conforto pra mim muito grande em ler histórias sobre pessoas solitárias - não o tipo de solidão ocasionado pela ausência de pessoas na sua vida, mas uma solidão que vem de dentro e reside lá independente das pessoas que você tem -, a contemplação de que não sou o único e outras se sentem assim acalenta meu coração.

Mais do que a ausência de mulheres na vida dos homens narrados nessa coletânea de contos, aquilo que une todas essas histórias é o profundo sentimento de solidão que assola esses personagens do Murakami. Todos os contos desse livro, em maior ou menor grau, me fizeram sentir um homem sem mulher.

Gostei particularmente dos contos "Drive My Car" (que tem uma adaptação para o cinema que foi uma das melhores coisas que já assisti), "Órgão Independente", "Sherazade" e, o último conto, "Homens Sem Mulheres" que fecha o livro com chave de ouro.

Os diálogos e digressões dos personagens são muito bem desenvolvidos; são personagens não convencionais, que vão na contramão da maioria, que se entregam aos prazeres e são sinceros - pelo menos consigo mesmos - a respeito do que sentem, sem se autoflagelarem com algum falso moralismo. É o tipo de leitura que me agrada imensamente.

Meu primeiro livro do Murakami e o sentimento que fica é que eu e ele ainda vamos trilhar uma longa jornada.
Ricardo 25/03/2023minha estante
Personagens sinceros consigo mesmo são uma das coisas mais belas e poderosas que uma história pode ter ??

Ricardo 25/03/2023minha estante
Vou tentar reler o último conto de novo em algum momento pra ver se vejo ele com outros olhos kkkkj

Glenda14 11/03/2023

Homens sem mulheres
- Drive my car - 5 estrelas - esse conto me tocou pela solidão do personagem, pelo luto e pelas concepções que ele tem sobre as coisas;
- Yesterday - 5 estrelas - me identifiquei com o Kitaru em não ser muito normal, em não saber direito o que quer. Me identifiquei com Tanimura pela forma como ele age, as coisas que ele disse. Eu queria ser mais como Erika, acho ela muito sábia e inteligente;
- órgão independente - 2 estrelas - não gostei desse, gostei um pouco do persongagem principal, mas sem dúvida esse foi um conto bem machista.
- Sherazade - 3 estrelas - eu gostei da Sherazade e apesar desse conto ser meio estranho também gostei dele. Sherazade é uma personagem intrigante de personalidade forte.
- Kino - 5 estrelas - conto favoritado! Achei de uma sensibilidade incrível, amei o tipo de relação dos personagens, como cada coisa foi se desenvolvendo. Pra mim foi um conto muito angustiante, senti o que Kino sentia
- Samsa apaixonado - 3 estrelas - eu acho que eu gostei, sei lá, foi um conto bem confuso;
- Homens sem mulheres - 3 estrelas - que negócio melancólico e esse cara é realmente apaixonado por mulheres. Eu me sinto um pouco como "homens sem mulheres". Depois que uma mulher sai da sua vida ela leva uma parte de você.

Adorei a escrita do autor, as referências à música, sua paixão por mulheres, seus personagens excêntricos (me identifiquei com a maioria deles), mas eu ainda tem algumas ressalvas ao próprio autor, alguns descrições de mulheres ou o comportamento delas ou até como ele se sente em relação a elas me paraceram machistas, às vezes me senti desconfortável.

Todo conto é muito envolvente, apesar de não ter gostado tanto de alguns todos prederam minha atenção e no final ficava buscando por mais.

Minha opinião final é: é um bom livro.

Geovanna 08/03/2023

O homem e a melancolia
Livro muito incrível!! O espaço melancólico que esse autor cria é simplesmente estonteante, você se perde nos contos, se vê devorando cada palavra.
Todos os contos tem como tema principal a solidão que mulheres deixaram em homens e é muito interessante ver sobre esse tema com um toque tão suave... porque apesar das histórias serem tristes o autor consegue destrinchar com uma escrita linda, cativante...

Rachel 07/03/2023

Meu primeiro Murakami
Comecei por este livro de contos a minha saga dos livros de Murakami e não me arrependo! Simplesmente maravilhoso! Histórias bem diferentes, intrigantes que fazem vc pensar sobre elas por alguns dias?algumas parecem aqueles sonhos loucos que temos vontade de contar aos amigos, que parecem não fazer muito sentido, acaba de repente, mas fica aquela mensagem subliminar martelando no fundo da nossa consciência. Leitura fácil, sem muito rebuscamento e que prende o leitor. Acredito que estou lendo este livro na fase certa da minha vida, na qual já tenho maturidade pra entender certas circunstâncias da vida e conseguir um melhor aproveitamento das histórias. Super recomendo!

José Vitor 28/02/2023

You showed me colors, you know i can't see with anyone else
Fui atrás desse livro depois de ver o angustiante filme "drive my car", baseado não somente em um dos contos do livro mas possivelmente de todos os outros reunidos nessa obra.

homens sem mulheres discursa e reflete sobre o amor dentre suas inúmeras formas, sobre a perda, a solidão e a amizade inerte as relações humanas. um livro extremamente reflexivo e sarcástico em sua maneira, como no conto "Samsa Apaixonado", que me fez abrir um sorriso ao perceber o caminho que o autor estava percorrendo ao inverter o clássico "Metamorfose" de Kafka ( que sei agora ser um autor de bastante interesse do Murakami ) fazendo a criatura do livro original acordar no corpo de Gregor Samsa, descobrindo o viver e conviver humano.

o conto que fecha e dá nome ao livro "homens sem mulheres" com certeza foi meu favorito, uma história sobre a morte, o luto e a perda de um homem que colocou toda sua frustração e amor numa única mulher, mulher essa que ele passa a ver em todos seus relacionamentos subsequentes, não talvez por culpa mas com certeza por amor.

os outros contos não conseguiram me entreter tanto assim, mas foi interessante ver as pequenas referências usadas para o filme, interessante também que todos os nomes das mulheres são inventados pelos narradores, apenas aquelas que eles não foram apaixonados possuem seus nomes "reais" expostos, mostrando a diferença de tratamento e carinho e a forma como o amor flue e difere da paixão nos diferentes tipos de relações.
Brunan 09/04/2023minha estante
O título da taylor ??