Homens sem mulheres

Homens sem mulheres Haruki Murakami

Resenhas - Homens Sem Mulheres

Lais544 15/01/2021

Homens sem Mulheres é um livro que reúne 7 contos onde cada um deles aborda na sua grande maioria homens que foram traídos ou abandonados por mulheres, todos acabam sofrendo uma grande desilusão amorosa.
O autor explora muito a questão da solidão e melancolia ,a leitura também é fluída mas alguns contos tem finais inconclusivos.
B.norte 24/01/2021minha estante
Esse final inconcluso é uma característica muito presente em diversos autores da literatura japonesa, assim como em filmes e novelas do Japão que costumam deixar finais em aberto. Isso ocorre por conta do próprio pensamento presente na sociedade japonesa que é: independente da situação ocorrida, a vida continua.
Enquanto para nós estamos acostumados com finais fechados, para eles o mais comum são os abertos... eu gosto disso, pois me dá a possibilidade de criar uma continuação (ou várias), de continuar pensando e refletindo sobre a obra. Acredito que seja uma maneira de que eu, enquanto leitor, posso também participar de sua construção.

Diego Lima 24/09/2021

Livros de contos (sete ao todo) do Japonês Haruki Murakami, cujo foco é nas relações amorosas entre homens e mulheres: dos desejos iniciais até as marcas deixadas.

Leitura muito fluída, sem personagens carismáticos; romances sem muita profundidade, todavia, veremos que deixaram uma mácula nos protagonistas - assim como na vida, onde pessoas passam e deixam um pouco seu conosco, seja positivo ou negativo.

Apesar de serem histórias curtas, elas carregam um mistério que nos fazem querer o mais rápido possível saber o que irá acontecer, e somos apresentados a finais abertos, nos levando a construir o final com as informações as quais nos fora fornecida. Apesar disso, é deixado muitos aprendizados e reflexões em cada conto. E o autor toca em temas, mesmo que breve, sobre suicídio, solidão, traição, abandono, sentido da vida.
Márcio M. 25/09/2021minha estante
Ótima resenha! Preciso ler esse. :)

Diego Lima 26/09/2021minha estante
Valeu, Márcio. Espero que curta a leitura. Tem algum do Murakami para indicar?

Márcio M. 26/09/2021minha estante
Diego, você já leu o meu favorito: ?Norwegian Wood?. Eu indicaria ?O Incolor...?, mas você também já leu. Então me resta indicar ?Kafka à Beira-Mar? e ?Minha Querida Sputnik?. :)

B.norte 17/10/2021minha estante
- Após o anoitecer

Diego Lima 21/10/2021minha estante
Eita. Aumentou a lista que tenho que ler desse autor. Anotado aqui. Obrigado ^^

B.norte 21/10/2021minha estante
??????? amo literatura japonesa. Quando quiser recomendações, é só pedir! ?

larissa viana 06/03/2022

"Um dia, de repente, você será um dos homens sem mulheres"
Nesta seleção de 7 contos, Murakami nos imerge em breves histórias de personagens, todos homens, que de alguma forma perderam mulheres durante suas vidas. Além de serem breves porque, afinal, são contos, nos é apresentada apenas uma parte da vida deles, talvez o momento em que estão mais vulneráveis; mergulhados em culpa, arrependimento e, principalmente, solidão. Como se todos, meio perdidos, fizessem a mesma pergunta que o Doutor Tokai (no conto "Órgão Independente") faz a si mesmo "Afinal, quem sou eu?". Então, não adianta esperar desenvolvimentos completos, com começo, meio e fim concretos. O que vale mais aqui é a experiência vivida em cada conto e a reflexão que ela traz consigo; é provável que você se identifique com algum personagem e seus sentimentos, que são extremamente humanos. Além disso, a escrita clara e direta de Murakami torna muito fácil a nossa imersão em seus ambientes e situações fictícios. Nessa obra, eles estão carregados por um ar onírico e melancólico e através do realismo mágico, algumas vezes, beiramos o sobrenatural como em "Kino" ? em certo ponto, assim como o protagonista, não somos mais capazes de discernir o que é real e o que é fruto do inconsciente dele ? e "Samsa apaixonado" ? uma releitura de "A metamorfose" do Kafka, onde um inseto acorda metamorfoseado em Gregor Samsa.
O único ponto negativo pra mim é o machismo inegável em certos pontos, afinal, é um livro escrito por um homem asiático (sabemos que o machismo no Japão, por exemplo, é fortíssimo) a respeito do ponto de vista de outros homens, então não é nada surpreendente. Mas, ainda assim, vale a pena ser lido, pois os sentimentos, as experiências e as reflexões que citei antes podem ser vividos, apesar do título, não só por homens mas também por mulheres.

Mayara945 31/07/2020

Homens sem mulheres
Primeiro contato que tive com esse autor. A leitura fluiu bem. Os contos giram em torno de homens e suas relações com as mulheres e com eles mesmos. Gostei muito do conto Sherazade, dei muitas risadas enquanto aguardava na fila pra fazer exame de coronavírus rsrs
É um livro com várias referências a músicas e filmes clássicos, livros e cultura pop ocidental.
Afegc 05/08/2020minha estante
Pela sua resenha, fiquei curioso em ler esse livro.

Mayara945 05/08/2020minha estante
Que bom! É um livro bem rápido de ser lido

Christofaro 27/03/2021minha estante
Sherazade também foi o que mais gostei. Os finais inconclusivos nos deixam com uma vontade que buscar mais do autor.

Larissa3225 02/02/2022

Esse livro me deixou num impasse.
Quando comparado com outro livro de contos do autor, O Elefante Desaparece, esse é muito mais regular. Todos os contos são muito próximos em termos de qualidade. Porém, apesar de ter gostado de todos, nenhum deles mexeu comigo da mesma forma que os contos contidos no outro livro.
O livro é bom, os contos são bons, mas faltou um algo a mais pra ser maravilhoso.

dani 28/12/2022

Homens sem mulheres, homens sem homens
"É muito fácil ser um dos homens sem mulheres. Basta amar profundamente uma mulher e ser abandonado por ela."

Murakami me fez perceber mais uma vez que ainda não me encontrei enquanto leitora de contos. Se um conto promete um desfecho bombástico, fico decepcionada quando isso não acontece. Ou se gosto muito de um, acho que foi curto demais e acabo querendo mais desenvolvimento dos personagens.

Mas vamos aos protagonistas abandonados de Murakami. Mesmo com a proposta de um mesmo tema para todos os contos, achei os personagens parecidos demais. Fiquei com a impressão que eram clones ou talvez a mesma pessoa em realidades paralelas. Eles não são apenas homens sem mulheres. Eles sofrem tanto quanto ou até mais com a ausência e o afastamento de outros homens, seja em relações de amizade ou de outra natureza que não fica clara. Também todos têm uma dificuldade terrível de lidar com suas próprias emoções. No final, temos homens sem mulheres, homens sem homens, homens sem eles mesmos.

De forma geral, achei os contos pouco memoráveis. Destacaria "Yesterday" por ser engraçado, "Samsa apaixonado" pela referência a Kafka e "Kino" por ter um estilo parecido com o romance que li do autor (só li um até agora). Não entendi muito bem aonde o autor queria chegar com "Sherazade" e "Orgão independente", "Drive my car" também não me impressionou. O último conto, "Homens sem mulheres", encerra bem a coletânea com uma pitada de humor e delicadeza.

Ainda prefiro o Murakami romancista, sem descartar a possibilidade de ler mais contos do autor no futuro. Mas por enquanto vou priorizar conhecer mais os seus romances.
B.norte 30/12/2022minha estante
Eu gosto muito desse livro e o que você falou é uma verdade, são homens sem mulheres, sem outros homens, sem eles mesmos. Acredito que é isso que me faz gostar tanto dele. Boas futuras leituras de Murakami ?

dani 07/01/2023minha estante
Obrigada! Vou seguir com os romances. Gostei como ele desenvolve os personagens em uma narrativa mais longa.

camaziabento 26/06/2021

Envolvente
O livro é composto por sete contos que contam histórias de relacionamentos entre homens e mulheres, sempre sob a perspectiva masculina. Há um traço oriental nítido no comportamento das personagens. A narrativa é envolvente e proporciona momentos de emoção. Recomendo, principal pra quem está retomando o hábito de ler e não tem paciência para histórias muito longas. Particularmente, não gostei apenas de um dos sete contos, o segundo, chamado "yesterday" e, mesmo não gostando, não posso dizer que é ruim.

pvidal 26/05/2022

suddenly one day you become men without women
tem sido incrível ler os livros do murakami e principalmente ter a certeza de que ele vem se tornando um dos meus autores favoritos conforme conheço mais as obras dele. homens sem mulheres foi um livro muito gostoso de ler, gosto de ler contos (embora não leia muitos) e foi super prazeroso ler drive my car, kino e órgão independente.

Brenda 06/03/2020

Murakami foi um tropeço. Enquanto lia tão apaixonada e impressionada a Linha M, da Patti Smith, descobri por intuição que Murakami seria para mim. Isto, seria. E foi, e é. Uma literatura tão contrastante dos vícios ocidentais, histórias tão honestas, e simples, tão cuidadosas e aflitivas. Murakami carrega uma verdade de narração que emociona, mas não uma emoção fajuta, conquistada pelo melodrama universal que pelo costume acaba em formigamento do corpo; não, é uma emoção que possui o peso da verdade. Murakami diz e se desdobra sobre honestidades, sobre extravagâncias e amenidades humanas, próprias do corpo, próprias dos homens. Os personagens de Murakami não se desesperam somente pelas ansiedades do coração ou da psique, os anseios dos homens sem mulheres são desesperadas agonias que brotam das plantas dos pés.

joaoggur 12/10/2023

Homens sem mulheres, eu sem Murakami; sou eu assim sem você.
?? Mas será que nós conseguimos compreender alguém por completo? Mesmo que amemos esse alguém profundamente??

A reunião de contos ?Homens sem mulheres? é o meu primeiro contato com o premiado escritor Haruki Murakami.

Os contos tem uma linguagem muito simples, mas cheia de significado. A escrita de Murakami prova que simplicidade linguística não é sinônimo de superficialidade narrativa. As histórias, em suma, perpassam a solidão das relações humanas, mostrando as crises internas que todos nós vivemos (ou um dia vamos viver), e que por pressão social tentamos torná-las implícitas.

Senti que cada conto canaliza um dilema humano, descreve (de forma muito poética!) alguma questão do psiquê. Sobre a solidão, temos ?Drive my Car? [um ator, viúvo e já chegando a meia idade, contrata uma motorista para levá-lo até os teatros em que trabalha. A mulher, que demonstra ser taciturna, vai cada vez mais perguntando sobre a vida do ator, e recordações do passado voltam à tona.], que ganhara uma adaptação para o cinema (vencedora do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro) e fora um dos meus contos favoritos. ?Sherezade? trata sobre a obsessão, e ?Yesterday? como o tempo pode amargurar nossas antigas amizades.

Cada conto, com sua linguagem característica, tem um ar que mescla o pessimismo com o kafkiano, beirando o niilismo. Todos, por mais ?para cima? que sejam, passam uma aurea entristecida, desesperançosa. Independente de algumas questões (como um certo machismo), gostei bastante.
dani 12/10/2023minha estante
Que interessante sua experiência com esse livro, João. Depois de conhecer o Murakami romancista, não consegui me contentar com as narrativas curtas (também acrescento que não sou a maior fã de contos). Espero que tenha a oportunidade de conhecer mais o universo de Murakami no futuro. Acho que vai gostar!

joaoggur 13/10/2023minha estante
@Dani,
Espero ansiosamente para entrar de cabeça nos livros dele. Quando lê-los, os resenharei aqui. Um grande abraço.

Allan 05/02/2022

A beleza que existe nas conexões humanas.
Primeira vez que leio um Murakami e tenho que dizer que estou muito impressionado!
A narrativa é composta por 7 contos sobre is titulares "Homens sem Mulheres".

É muito interessante como ele explora a melancolia aliada ao dia a dia desses homens. A história me fez refletir sobre como o ser humano apesar de as vezes se julgar completo está sempre buscando por mais conexões das mais diversas naturezas.

Muito feliz por ter lido esse livro e curioso para explorar mais da bibliografia do autor.

Sabrina758 31/05/2022

Com 7 contos que permeiam a vida de homens sem mulheres, Murakami vai explorar desilusões amorosas, abandono, traições e até mesmo a morte nessas narrativas, e os atravessamentos que surtirão em cada personagem decorrentes aos eventos, por vezes, dotados do realismo bastante característico da escrita do autor.
Em cada conto podemos observar diversas camadas e complexidades, tanto nos personagens quanto na história em si, fazendo com que experienciemos diversas emoções. Protagonistas com vazios existenciais, desconexão da realidade, corações partidos, muita angústia e sofrimento, mas também atribuindo (ou tentando) significado a essa dor.
Mulheres, em sua maioria, moralmente questionáveis e excêntricas, flutuando em mistério e personalidades intrigantes. Eu acho que entendi porquê cada homem passou pelo que passou após terem amado-as.
Tem sido uma experiência bastante ambivalente pra mim, a minha relação com a escrita de Haruki. Nem tudo me agrada, mas é sempre uma leitura válida, que me faz refletir e sentir muitas coisas. Naturalmente, gostei muito mais de alguns contos do que outros. E, de forma geral, recomendo o livro pra quem gosta de leituras que parecem um sonho febril, tamanha é a sensação alucinante.

Yasmin 19/01/2023

Homens sem mulheres, saudade e transformação.
Homens sem mulheres retrata a vida de vários homens e como foram impactados pela falta de uma mulher que entrou e saiu de suas vidas. Fala sobre a solidão, a vontade de mudar, a vida tediosa que se leva quando se perde alguém que está há tanto tempo com você, compartilhando mágoas e alegrias.

Pequod.3 30/09/2022

É difícil fazer resenha de livro de contos, pois, cada história possui sua singularidade e está inserido em um contexto diferente uns dos outros.

Para mim os dois contos que se destacaram mais foram, Drive my car e Yesterday, ambos sendo bastante interessantes, possuindo uma intensidade que deixam o leitor envolvido do início ao fim, eles tem o que dizer.

Os outros contos se dividem entre ok e ruins, não lembro os nomes, mas, o quarto e quinto conto são extremamente chatos, acaba com uma insônia fácil. Os outros três, ficam no mais ou menos, tem seus momentos, seja no desenvolvimento ou na conclusão.