Batismo de Fogo

Batismo de Fogo Andrzej Sapkowski

Resenhas - Batismo de Fogo

Wender.Carlos 11/09/2021

Batismo de Fogo
Como iniciar uma resenha sobre um dos melhores livros da saga. A cada livro que leio me apaixono mais, são camadas é mais camadas inclusas que tornam este universo tão rico, além disso sou altamente suspeito ao falar sobre Este universo que sou tão fã.

Este livro começa diretamente no final do livro anterior, onde temos nosso querido Geralt se recuperando em Brokilon após sua incrível batalha. Logo de cara somos apresentados a Milva uma das grandes novas personagens em sua companhia. Aqui temos uma meia dríade que possui habilidades incríveis com seu arco (De dar inveja em qualquer um).

Após alguns acontecimentos inicia-se a difícil busca pela Ciri, mas o caminho não é fácil. Junto está viagem temos a descida de nosso bruxo até o Jaruga. Ao passarmos pelas terras vemos os horrores da guerra, acompanhamos coisas horríveis realizadas pelos próprios humanos.

Quando pensamos nos pontos fortes deste livro temos a incrível companhia no qual vão gerando no neste caminho, como sabemos as melhores equipes são formados por partes diferentes assim com diferentes pontos de vista temos então algo inesperado a junção de nosso querido Nilfgardiano, um bardo (grande Jaskier), uma incrível meia dríade e até um vampiro superior. Além disso temos a passagem de nosso incrível Zoltan famoso anão dos games e sua trupe.

Notamos que em meio à guerra podem surgir pessoas boas mas sempre prevenidas, uma das grande lições que temos são as máscaras que sempre as pessoas utilizam sejam ela pra esconder algo horrível que fizeram ou uma vergonha de seu passado. E temos uns dos melhores diálogos ao apresentarmos isso ao nosso Geralt.

Além disso temos alguns trechos onde forma-se a incrível loja das bruxas que dará o que falar. Também temos o incrível retorno de nossa Yennefer apresentando o que realmente ocorreu com ela. Sobre a Ciri notamos o quão envolvida está com os ratos mas ainda duvida de seu passado e como está perdida com medo.

E quando imaginamos o fim o temos de forma magistral o batismo de fogo do nosso personagem, e como último ato a nomeação de nosso herói oficialmente como Geralt de Rivia !
Carol 11/09/2021minha estante
Com certeza! Um dos melhores da saga? acho que foi o meu favorito de todos! ??

Myyllenaah 14/09/2021minha estante
Realmente muito bom esse livro! Amei de mais é um dos que mais gostei (e o próximo é bom tanto quanto esse). Esse foi o q eu consegui terminar até rápido ahhahahah

Carol 14/09/2021minha estante
Sim!!! Tb li esse super rápido? amei!!!

Wender.Carlos 15/09/2021minha estante
Muito bom quando eles estão nesta caravana inusitada e como ela foi formada rs autor teve grande criatividade

Carol 15/09/2021minha estante
Nossa muito!!!!! Eu nem vou comentar nada pra não estragar a sua leitura? mas com certeza esse foi um dos que mais gostei da saga toda? amei os personagens!

Wender.Carlos 16/09/2021minha estante
Está é uma ótima saga ficou marcada já pra mim haha Netflix por favor adapte isto direito kkk

Carol 16/09/2021minha estante
Nem me fale!!! Segunda temporada só em 17 de dezembro ?

Joyce730 25/02/2024

Um bruxo, uma arqueira, um cavaleiro, um vampiro, um poeta e um anão. Certamente a melhor companhia.

Em diversos momentos desse livro fui tomada por sentimentos de melancolia, indignação e felicidade. O livro é muito bem narrado, as batalhas são bem claras na mente e a maneira como cada personagem se expressa cativa o leitor.

Até então todos os livros lidos dessa saga são meus favoritos, pois mesmo depois de 5 livros, fico ansiosa por cada parágrafo que ainda não li.
Ladybug 25/02/2024minha estante
Uauuuu que resenha!!!!

Joyce730 25/02/2024minha estante
Aaahhhh S2

Amigo Imaginário 02/03/2024minha estante
A jornada da Ciri vem te cativando?

Joyce730 02/03/2024minha estante
Com certeza, Amigo. Eu conheci a saga pelos jogos e gostei bastante, mas não sabia que os livros seriam tão bons. A cada livro eu gosto mais ainda do enredo e dos personagens, Ciri é uma personagem muito boa e que passa por muita coisa.

Amanda.Dorini 13/01/2022

Nesse livro as desavenças políticas e os interesses de todos nessa guerra começam a ficar mais claros, ansiosa pra ver onde isso vai dar
Kai 13/01/2022minha estante
Tô lendo o terceiro, gostando demaaais até agr

Thi Acrisio 13/01/2022minha estante
Tô no primeiro e adorando, cada conto cheio de aventura.

Kai 13/01/2022minha estante
O segundo é ainda melhor, Thiago

Amigo Imaginário 21/02/2024minha estante
Pera, mas você concorda que é tóxico e não acha ruim? Eu só achei treiste como o livro não trata a situação como deveria, a Mistle estupra e adestra a Ciri, isso é triste.

Diana 24/02/2024minha estante
Acho que me expressei mal. Claro que é horrível. Quis dizer que foi representação bem realista de um relacionamento tóxico. Não tem ngm ali pra impedir ou repreender a Mistle nem pra explicar pra Ciri pq é tóxico, então esse tipo de coisa realmente aconteceria. E pra mim ficou bem claro que a história condena isso, só infelizmente não tem nenhum personagem por perto pra ajudar a Ciri. O resto do bando dos Ratos não tá nem aí pro que aconteceu :/

Amigo Imaginário 26/02/2024minha estante
Acho que não condena pq se não colocaria algum elemento pra nós julgarmos aquela ação.

Anonima_Sorry 16/07/2022

Incrível!
Na minha humilde opinião, até agora esse foi o melhor livro, com um ritmo bem gostoso e instigante. Foi o livro da saga em que terminei mais rápido e tive diversos momentos satisfatórios.
Os diálogos são muito bons. Personagens novos foram apresentados e eu já sinto que os conheço a muito tempo.
Gerald passa por bastante desenvolvimento pessoal nesse livro e eu amei a forma como foi feita.
pinscher2.0 16/07/2022minha estante
O segundo livro foi tão parado pra mim que desisti. Até agr não continuei a história e nem lembro kkkkkkkkkkk devo tentar voltar amiga??

Anonima_Sorry 16/07/2022minha estante
Deve sim! Os primeiros livros são confusos mas o autor vai criando uma teia e tudo é bem conectado. Teve partes em que eu pensei em abandonar, mas agora sei o porquê de não ter feito. Continua que ainda tem muita coisa boa pra vc ler!

DANILÃO1505 16/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Niájera 29/04/2020

Emoção crescente
Essa série é uma crescente, a vontade é de ler todos os livros de uma vez...o coração termina na boca a cada final, porque terminamos e ficamos: Ah não! E agora? Eu preciso saber o que vai acontecer pra viver! rsssss mais um muito bom. Que venha o sexto!
Reader.. 30/04/2020minha estante
Só irei ler quando tiver todos os livros, por enquanto só tenho os quatro primeiros. : (

Niájera 04/05/2020minha estante
Sig faça isso, porque eu estou me controlando demais, você não tem noção... Minha vontade está sendo ler um atrás do outro.

Reader.. 05/05/2020minha estante
Sim, irei dar prioridade para comprar os livros que me faltam.

Victor 05/11/2021

Muito bom.
Mantendo o mesmo nível dos outros livros com uma escrita boa e leve pra ler, esse livro volta a mostrar um pouco mais de Geralt que tinha dado mais espaço a outros personagens no terceiro e quarto livros, principalmente a Ciri. E falando nela nesse livro sua presença foi bem mais tímida.

Todos os personagens muito bons, como Regis e Milva que eu curti muito , e também nos apresentando a um anão chamado Zoltan Chivay que é super carismático e que em alguns momentos se torna um alívio cômico .
Cynthia.Grezzani 05/11/2021minha estante
Ciri e Yennefer ficaram bem de escanteio nesse livro, mas acho que a participação do Regis do livro foi fenomenal. Amei a discussão filosófica que rola sobre os vampiros

Victor 05/11/2021minha estante
Sim mas ao mesmo tempo os personagens mesmo que apareceram brilharam né ? Milva, Zoltan , Regis. Muito legal mesmo

Alan Martins 09/03/2017

BATISMO DE FOGO - ANDRZEJ SAPKOWSKI
Sucesso estrondoso na Polônia, país de origem da saga, foi adaptada para o cinema polonês sob o título “Wiedźmin”, e também em uma série para TV com 13 episódios, levando o mesmo título. Os livros são muito conhecidos em boa parte da Europa, porém a criação de Sapkowski ganhou o mundo com a publicação da série de jogos “The Witcher”. O sucesso dos videogames foi tanto que os livros estão sendo publicados em diversos países, até com capas desenhadas pela produtora dos jogos.

A publicação dos livros no Brasil não se deve ao destaque dos jogos, mas sim ao esforço do tradutor Tomasz Barcinski, que sempre lutou para que mais obras polonesas fossem publicadas no país. Foi ele quem levou a obra à editora e insistiu para sua publicação, chegando a traduzir a obra antes mesmo do aval da editora. A tradução de Tomasz é excelente, pois ele é natural da Polônia. Ele mantinha conversas com o autor e baseava-se na tradução espanhola, considerada a melhor tradução. Infelizmente o tradutor faleceu em 2014 e não conseguiu concluir a tradução de toda a saga. A missão de concluir o trabalho de Barcinski foi dada a Olga Baginska-Shinzato, sendo “Batismo de Fogo” sua primeira tarefa. Posso dizer que ela continua a tradução da saga com o mesmo esplendor.

Bem, a saga é formada por 7 livros. Os dois primeiros são compilações de contos e os outros 4 são romances. Algumas pessoas podem dar menos importância para os dois primeiros livros, por serem contos, mas eles são essenciais para a saga, pois introduzem o leitor no mundo do bruxo Geralt e possuem elementos importantíssimos para o desenrolar dos acontecimentos.

Um bruxo, no universo de Sapkowski, não se trata de um feiticeiro. Um bruxo é alguém que ganha a vida matando monstros. Treinados desde pequeno para matar, os bruxos passaram por mutações que elevam suas capacidades físicas à níveis sobre-humanos. Além de serem habilidosos com espadas, possuem a capacidade de conjurar pequenas magias chamadas de “sinais”.

O livro começa pouco tempo depois dos acontecimentos ocorridos em “Tempo do Desprezo”, livro anterior. Após se recuperar, Geralt parte para encontrar uma pessoa muito importante para ele. Essa busca não vai ser fácil, pois há uma guerra acontecendo e o bruxo encontrará vários problemas pela frente por conta disso. Por sorte ele encontrará companheiros para essa aventura, personagens já conhecidos e outros que fazem sua primeira aparição aqui.

Estamos falando de um livro de fantasia, vamos ser apresentados a anões, monstros, elfos e tudo o que o gênero tem para oferecer. Boa parte do humor ocorre por conta dos anões, que não são nada educados, falando palavrões e peidando na frente de mulheres. Além do humor, a história é recheada de ação. As cenas de batalhas são muito bem descritas, transmitindo emoção, perigo e empolgação, e mostrando as habilidades de um bruxo. A leitura flui nessas partes.

Diversos temas atuais são abordados na história. Racismo, políticas, aborto, feminismo, machismo, entre outros. Isso é bom, pois traz uma sensação de atualidade, por consequência uma maior identificação do leitor. O vocabulário utilizado também contribui para essa pegada de atualidade. Algumas palavras são novidade e até causam estranheza, mas os diálogos são escritos de maneira clara, não há presunção de se utilizar palavras rebuscadas.

Recomendo a leitura do livro e de toda a saga. A autor consegue prender e amarrar os fatos e acontecimentos muito bem, sempre fazendo as coisas serem guiadas pelo destino. Chega a ser engraçado como as situações acontecem, de maneira inimaginável, como um milagre ou ironia. Trata-se de uma leitura repleta de ação, humor e de temas sérios que remetem ao cotidiano. O autor é muito inteligente e sabe fazer uma conexão entre a fantasia e o mundo real, sempre fazendo uso de seu ótimo senso de humor. O final desse livro é muito engraçado e irônico, terminando uma história tensa de maneira leve.

Tenho certeza que a saga vai fazer muito mais sucesso aqui no Brasil. O último jogo lançado foi um grande sucesso mundial, a produtora investiu bastante e até lançou o jogo totalmente dublado e legendado, pois percebeu que a série faz sucesso aqui. A editora que publica os livros também está se empenhando bastante. “Batismo de Fogo” foi publicado com papel Pólen, diferente dos livros anteriores que utilizavam papel branco comum. As capas dos livros são muito bonitas, baseadas na edição espanhola. A partir desse ano, a editora oferece, também, uma outra opção de capas, baseada na franquia dos videogames. Isso mostra que a editora está investindo na série. Eu fico no aguardo da publicação dos dois últimos livros que completam a saga. Espero que não demore muito, mas como no Brasil o mercado editorial não é dos mais fortes, acho que vou ter que esperar um pouquinho.

Minha nota (de 0 a 5): 5

Alan Martins

Visite meu blog.

site: https://anatomiadapalavra.wordpress.com/2015/12/27/minhas-leituras-3-batismo-de-fogo-andrzej-sapkowski/
Jenner Azevedo 15/09/2018minha estante
Sou fã dos jogos e dos livros e essa é a melhor resenha que já li sobre a saga

Alan Martins 16/09/2018minha estante
Obrigado. Eu também postei uma resenha do último livro da saga, caso se interessar. :)

DANILÃO1505 31/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Alida.Ventura 01/08/2022minha estante
O meu preferido sem dúvidas. Amo os diálogos e a diversão quando Geralt está com seus amigos.

Kaio.Rodrigues 28/03/2021

Nesse livro já podemos sentir um melhor ritmo na narrativa. Diferentemente dos romances anteriores, esse já não possui tantos diálogos sobre política e logística dos exércitos.

Assim, o foco do enredo é no próprio Geralt e na sua busca por Ciri, dando continuidade aos acontecimentos em “Tempo de Desprezo”. Yennefer não aparece tanto, mas continua sendo fundamental para o desenrolar da trama. Além disso, novos personagens também nos são apresentados, assim também como novas criaturas fantásticas.

Por fim, esse foi o melhor romance até agora, contudo é bastante perceptível que o desenvolvimento dos livros avança em um ritmo crescente, então a tendência é que a série fique cada vez melhor.
Vanessa.Amanda 26/01/2022minha estante
Meu deus, sim. Ele tá totalmente mais evoluído.

Kinha 31/01/2022minha estante
Boa noite! Sou nova aqui no Skoob e esse livro como outros são pagos pra poder lê?

Dika 24/04/2022

Enrolação
Acho q não estou me adaptando a escrita, pq praticamente desisti desse livro, do começo ao fim do livro aguardando acontecer algo e nada, sempre o msm lenga lenga.
Espero q os outros sejam melhores, caso contrário acho difícil conseguir terminar essa série.
Geovana 24/04/2022minha estante
Acredite se quiser, a tendência é a história ficar mais enrolada ainda ?

Dika 26/04/2022minha estante
vish kkkkkk, acho q vai pra lista de abandono então kkkkkk

nanaaleituras 21/01/2022

Meu favorito até agora!!
Esse foi com certeza o meu preferido, conseguiu superar até O Sangue dos Elfos, pra mim. Por mais q a Yennefer (meu cristal lapidado) não apareça tanto nesse, foi ainda assim, prefeito. E quando ela apareceu fiquei muito feliz.

Não teve o final que eu esperava, mas isso não fez com q eu gostasse menos, e só me faz ter mais vontade de ler os próximos e ver se as coisas vão realmente se ajeitar.

ADOREI oq fizeram com o Cahir nesse livro e sério, gostei muito dele, nem acredito q agora eu gosto desse cara. Os novos personagens entregaram tudo! A Milva tem um lugar muito especial no meu coração.

Eu achei o final meio inesperadokkkkkk engraçado até. Inclusive, dei umas boas risadas com esse livro.

Também acho muito interessante como as questões políticas foram apresentadas ao longo da saga até agora, as vezes é complicado de entender, mas mesmo sem entender tudo é muito legal acompanhar tudo isso e ao longo dos acontecimentos você consegue se achar.

Muito feliz de ter lido o 5° livro dessa saga maravilhosa, porém triste que está acabando.
Leveson 21/01/2022minha estante
Estou lendo o segundo livro da série, mas até o momento gostei mais do primeiro.

Rafael Kerr 21/01/2022minha estante

Ingrid 21/03/2021

Muito bom! A história fica melhor a cada livro. Foram introduzidos mais personagens, mais conflito e a trama fica cada vez mais complicada. Apesar de, aparentemente, ter sido o livro com o menor espaço de tempo, foi esclarecedor em alguns pontos e complicou mais em outro, mas realmente estou gostando muito mesmo!
Fortemente recomendo que você que ainda vai ler, comece a fazer marcações desde o segundo livro sobre a história de alguns personagens e quem eles são, pq fica complicado lembrar de tudo.
Fernanda.Lopes 26/03/2021minha estante
Sim, essa dica de fazer marcações é ótima! Eu dei uma leve perdida em alguns trechos desse porque já tinha esquecido de alguns personagens que aparecem antes.

Ingrid 26/03/2021minha estante
Eu comecei só no terceiro livro, mas agora tudo se ajeitou kkkkk

Rafael 04/02/2022

Novos personagens deixam a história ainda melhor!
Mal começamos a jornada nesse livro (que já começa tensa) e somos apresentados a Milva, uma caçadora com personalidade forte e que cresce rapidamente na estória, conquistando seu espaço e o nosso carinho num capítulo só dela.

Se for para falar de aventura, o Jaskier segue metendo todo mundo em poucas e boas, como de costume. Geralt ainda segue sem saber tudo que aconteceu depois do Tempo de Desprezo e é levado em uma jornada com base em uma informação que recebe de Ciri.

Mas o que eu mais ouvi foi o barulho do tabu sendo quebrado pelo vampiro barbeiro-cirurgião Emiel Regis! Quero conhecer mais dele, quero tudo!

Momentos emblemáticos e de transição para todos os personagens fazem com que o Batismo de Fogo seja, ao meu ver, um livro de transição e que nos prepara para algo ainda maior que está por vir.

Bora para o próximo!
Wania Cris 04/02/2022minha estante
Resenha perfeita como quem a fez. Eu dei tanta risada da figurinha que até esqueci de comentar sobre Regis. Fabuloso ele, né não? É tanta exposição de vexame que esse livro faz que não tem como não dizer que é perfeito.

Lucas 24/03/2022

Um episódio filler focado no desenvolvimento de personagens
"E eu por acaso vou lhe conceder este predicado: Geralt de Rívia. Ha, ha."

Apesar desse livro parecer um episódio filler em que os personagens não conquistam nenhum dos seus objetivos e não chegam a lugar nenhum, ficando só perambulando por aí, considero esse o melhor livro da série... até agora: Andrzej apresenta a sua melhor escrita e sabe desenvolver os personagens como nunca.

Mesmo a história não indo a lugar nenhum, alguns dos personagens, ao contrário, crescem como nunca. A trupe de Geralt e o desenvolvimento de cada personagem novo é muito bem desenvolvida. O personagem principal se mostra como um ser humano como qualquer outro: cheio de falhas, cabeça dura, orgulhoso mas, ao mesmo tempo, honroso e que aprende com os próprios erros. Enquanto isso, quando Ciri aparece, é só para situar aonde está e servir como um mcguffin para todos os personagens principais. E Yennefer então que só aparece para desaparecer de novo? Entretanto, sua participação tem certa importância para observarmos o surgimento da Loja das Bruxas, um grupo que promete ser de extrema importância nos acontecimentos que devem levar a reta final da saga.

A política da saga, como sempre, é muito confusa. Por um lado, tem livro que o autor joga tanta história e apresenta tantos personagens políticos de uma vez só que fica mais confuso e pesado que As Crônicas de Gelo e Fogo, por outro lado, quando ele escreve um livro como esse - em que os políticos já estão estabelecidos e sua história é menos explorada - você entende que tem que aceitar e seguir em frente, já que a política desse mundo nesse ponto é só um plano de fundo para a história maior de Geralt e Ciri. É claro que as consequências das tramas políticas se mostram bem claras nesse livro: por todo lado que os personagens andam existem consequências da guerra.

Importante ressaltar que o livro de Andrzej Sapkowski, um polonês, envelheceu muito bem em pleno 2022: como os personagens criticam a guerra e as ações de conquista do ser humano, além das ações "diplomáticas" que Nilfgaard apresenta perante outros líderes de estado. As ações, atitudes e objetivos de Nilfgaard e o que eles estão causando com as pessoas por todo o continente podem ser muito bem comparadas com as atitudes da Rússia contra a Ucrânia em pleno 2022: quando diplomatas de Nilfgaard vão prestar contas diante de líderes de outros estados - os quais eles nunca conseguiriam e nem tem interesse de conquistar - negam qualquer envolvimento em invasões de pontos estratégicos que poderiam colocá-los em conflito com poderes maiores; e ainda tentam usar da diplomacia e burocracia para justificar seus atos como legais, ao mesmo tempo em que eles invadem, destroem e conquistam reinos menores que acabam sendo anexados ao seu grande Império.

Destaque para Milva e Regis, os melhores personagens criados por Andrzej até o momento. Regis é o exemplo do tipo de personagem que o autor gosta de explorar nesse universo: aquele tido como monstro por todos mas que, no final das contas, conta uma história que o torna mais humano do que todos aqueles que o julgavam.
Joyce 24/03/2022minha estante
Excelente reflexao sobre a obra ??????????