Uma Ponte Entre Espiões

Uma Ponte Entre Espiões James B. Donovan

Resenhas - Uma Ponte Entre Espiões

Charly.nunes 03/02/2023

Achei muito boa a historia e a dinamicidade que é abordada o mundo jurídico, porém os acontecimentos são muito lentos, achei que a troca dos agentes iria ser intercaladas de uma história a outra, e demorou muito pra tal fato acontecer quando aconteceu foi bem curto, além de toda a propaganda estadosunidance de como a EUA fosse o pais mais perfeito, mas já era de se esperrar de tel livro.... porém o Advogado foi incrível, muito inteligente não só com os estudos jurídicos como de forma a cativas o públicos, além do livro conseguir captar toda uma essência da vida real que te faz sentir qie está naquele ato

Jacqueline Marinzeck 01/02/2023

Vale a pena, mas é cansativo
As letras são grandes então as páginas correm rapidamente, não precisa se assustar com as 490 páginas. Muitos trechos acabam sendo repetitivos e há bastante jargão judicial, o que pode irritar a alguns - mas não é nada impossível de ser compreendido!

O caso é importantíssimo para a história das relações internacionais e da política internacional. A espionagem sempre foi um estilo de coleta de informações utilizado pelas nações, muito antes da Guerra Fria e do século XX. A maneira como fora julgada, entretanto, é que mudou.

O fim do livro onde há a troca dos espiões é maravilhosa. Para mim é a melhor parte, pois Donovan negocia maravilhosamente com duas nações comunistas e autoritárias, representando os EUA, mas sem direito político nenhum. Ou seja, uma negociação civil envolvendo muita política e consequências diplomáticas muito importantes!

O argumento de Donovan sobre a troca de espiões e de o julgamento ser sobre Abel e não sobre a URSS foram importantíssimos para mudanças radicais nas relações internacionais. Apesar de ter uma leitura por vezes cansativa, o livro traz com leveza um caso real e determinante para o modelo político internacional atual. Recomendo!

luiza 23/01/2023

nunca quis tanto q um livro acabasse
Não é que o livro é ruim, simplesmente ele trata de muitos termos sobre advocacia e esses negócios sendo q eu comprei pensando q fosse ser uma historinha de espiões. Pra quem gosta de casos reais e bem detalhados esse livro vai ser bem bom

Pri 30/08/2022

Ótima leitura!
A história é escrita por um advogado e relata maravilhosamente bem um caso julgado por espionagem. Vale super a pena para quem gosta de história verídica. Para mim só não foi 5 estrelas porque tem muito essa pegada judicial, para quem é desta área vai ser mais incrível ainda!

HL Castro 03/03/2022

Gostei!
Relatos da batalha judicial de um caso envolvendo espionagem durante a guerra fria. Nos lembra de uma época que não deveríamos voltar a viver mas atualmente está batendo em nossa porta, em plenos 2022.

É essencialmente um livro que expõe todo o background jurídico e o trabalho intenso que o advogado James Donovan teve para dar cabo ao destino de um espião russo preso nos EUA em plena Guerra Fria.

Marcelo 19/01/2022

Leitura excelente
Adorei esta leitura, consegui me envolver com os personagens e sendo uma história real, torna tudo mais emocionante. Eram outros tempos que soam surreais considerando o quanto o mundo mudou, mas também o quanto não mudou... um verdadeiro paradoxo. Foi uma excelente escolha de livro, já tinha visto o filme mas não fazia ideia da batalha jurídica que havia ocorrido e nem da repercussão do julgamento, condenação e apelações do advogado do espião russo. Arrisco a dizer que parte do livro que retrata o julgamento é mais Interessante que a parte final do livro que fala do processo da troca. Recomendo a leitura.
Schu 09/04/2022minha estante
Estou lendo e realmente o formato da narrativa é envolvente... recomendado!!!

Paloma 03/03/2021

Uma Ponte Entre Espiões
Uma história verídica contada por James B. Donovan.

Apresenta dois 'personagens' principais: Donovan, advogado, pai de família e ex-comandante da Marinha durante a 2° guerra mundial e Abel, espião russo, inteligente, sagaz e também pai de família.

O livro é narrado em 6 capítulos divididos entre os anos de 1957 a 1962.
No decorrer podemos acompanhar a atuação de Donovan na defesa de Abel e na negociação da troca entre Abel - Powers, sua competência ao não medir esforços para realizar sua tarefa, e também seu lado humano ao demonstrar afeto durante a tentativa de conseguir a liberdade de um inimigo de sua nação.

Livro rico em detalhes, contendo relatos das cartas trocadas entre Abel - Família e Abel - Donovan.

Ótima dica para quem curte tribunais !

? Minha opinião: fiquei presa aos detalhes e gostei de ver a evolução do caso e também conhecer a personalidade de Abel. Por ser um espião pensei - erroneamente - ser uma pessoa fria e calculista mas ele se mostrou o contrário

Pablo.Rochedo 10/09/2016

Abandonei
Muito bem escrito, história interessante mas é um livro que, na minha opinião, vai agradar somente aos verdadeiros fãs deste estilo de suspense judiciário. Pra mim foram 100 páginas cansativas e não estava disposto a ler mais 400 paginas naquele mesmo ritmo. Mas não desmerço a obra. Acredito sim que seja um bom livro, apenas não é o tipo de enredo que me atrai em uma leitura.
Indicado para auem cursa ou quer cursar carreira em direito. A constituição americana pode ser diferente da nossa, mas o autor da um nom exemplo de ética (pelo menoa até o trecho em que eu li).