Amor Entre Guerras

Amor Entre Guerras Marianne Nishihata

Resenhas - Amor Entre Guerras

Edden 03/04/2024

Depois de quase 2 anos uma nota 8.5
Estava no aeroporto de Curitiba em maio de 2022 e me surpreendi ao ver uma biblioteca que não tinha atendente. A pessoa ia lá, comprava os livros e tinha que ter a honestidade de pagar ou não. Peguei um livro pra minha esposa e coloquei o valor errado na maquininha do cartão, pagando um valor a mais do que era . Obviamente não ia conseguir pegar a diferença de volta, então escolhi esse esse livro para não ficar no prejuizo e só agora fiz sua leitura.
Dou meus parabéns a escritora, é uma obra bem escrita e com riqueza de detalhes. O excesso de cartas acaba tornando a obra as vezes melosa, mas ainda assim continua boa. A relutância de Ilma em acreditar na morte de Yamada mostra que o que existia entre eles era muito forte. Valeu a pena a leitura e com certeza recomendo a todos a obra.

Ale 05/03/2024

Li esse livro esperando uma história romantica com cartas, completamente influenciada por Querido John. E eu não estava errada, até certo ponto. Há muitas cartas e um amor verdadeiro. Mas ainda assim, eu acho que é um otimo livro para se entender sobre a Segunda Guerra Mundial vista sob olhar de um brasileiro naturalizado. É intenso entender como foi a guerra, sem a versão americanizada como eu já conheço. É doloroso saber que tudo isso foi vivido e não é somente ficção. A história é incrivel e merece mais reconhecimento. E se não fosse a foto do casamento dos dois na capa, eu com toda certeza ficaria aflituosa o livro inteiro pra saber se ele sobreviveu ou não.

Vivi Moreno 03/02/2022

Um amor que superou barreiras e incertezas
Tomiyo é um jovem nascido no Brasil e de família tradicional japonesa que conhece Ilma na estação ferroviária de Mogi das Cruzes - SP, onde o pai dela foi transferido para trabalhar. Já na estação os dois trocam olhares, mas só voltam a se encontrar tempos depois, e após um único um encontro no cinema, começam a namorar.

Porém esse romance é ameaçado pela convocação de Tomiyo para a guerra. Ele, que já tinha servido ao Exército Brasileiro, foi convocado para participar da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que seria enviada para Itália e se juntaria às forças aliadas dos EUA contra Alemanha, Itália e Japão.

Esse romance conta com uma pesquisa detalhada da autora sobre a participação do Brasil durante a 2ª Guerra Mundial. A autora relata o treinamento precário, as fardas e botas usadas por soldados brasileiros e que não era compatível com o frio da Europa, além das dúvidas e incertezas de nem saber porque o país estava entrando em guerra.

Mesmo diante da convocação, Tomiyo e Ilma ficaram noivos, e uma outra batalha o casal precisava enfrentar, que era a aceitação da família de Tomiyo, que muito tradicional não aceitava a relação do rapaz com uma estrangeira.

Será que o amor deles sobrevive a essas guerras?

Eu super recomendo esse romance, além do amor ingênuo e puro de Tomiyo e Ilma, é uma história de fé no próprio sentimento que os dois nutriam e na certeza de que eles ficaram juntos. No romance existe uma troca de cartas, o que deixa mais encantador essa história.

Outro aspecto que me deixou presa ao livro foi as informações históricas sobre a FEB e todo o contexto da participação brasileira na 2ª Guerra Mundial.

William.Alves 07/06/2020

"ao se recompor, virou-se para a vida"
Gostei do livro (tirando umas cartas e tramas de Ilma), comprei por não gostar de romance e acabei mudando (um pouquinho) minha opinião. Recomendo sim.