A Indesejada Aposentadoria

A Indesejada Aposentadoria Josué Montello

Resenhas - A Indesejada Aposentadoria

Gláucia 09/02/2017

A Indesejada Aposentadoria - Josué Montello
Meu primeiro contato com o autor foi essa novela publicada em 1972 e só o que posso desejar é parte de seus livros sejam como esse.
Guilhermino Pereira trabalha numa repartição pública, local que representa para ele seu verdadeiro lar, sua real zona de conforto materializada na forma de documentos, ofícios, relógio de ponto, hora do cafezinho, burocracia, etc. Sua leitura preferida? O Diário Oficial, devidamente lido e anotado a lápis vermelho. Sua vida em família no subúrbio é apenas um complemento de seu dia-a-dia no Departamento de Águas e Patrimônio.
Funcionário extremamente zeloso de seu trabalho, servil e obediente à todas as regras registradas no regulamento, seu maior orgulho na vida é apresentar em seu currículo funcional 35 anos de serviço, sem uma entrada tarde, sem um dia de licença, e com férias gozadas no trabalho. Mas tudo isso está prestes a mudar, seu mundinho pode ruir já que se aproxima a tão temida aposentadoria. E agora Guilhermino? Exageros à parte, existem sim, pessoas assim.
A narrativa vai tomando um rumo surpreendente, sofri a tristeza do protagonista e mesmo achando seu estilo de vida absurdo pude compreendê-lo. E que final incrível!
Agradeço à querida Marta ter me presenteado com essa pequena grande obra, sem ela não teria conhecido essa preciosidade.
Andréia Meireles 09/02/2017minha estante
Gláucia, fiquei muito curiosa em ler esse livro. Muito mais agora que você gostou. Você já leu Os Tambores de São Luís desse mesmo autor? Caso não tenha lido, leia. Esse livro também é maravilhoso!!!

Marta Skoober 09/02/2017minha estante
Feliz que gostou.

Marta Skoober 09/02/2017minha estante
Eu também sofri junto com o Guilhermino. Mas achei incrível como o autor conseguiu dar um tom de delicadeza e sensibilidade à narrativa.

Gláucia 10/02/2017minha estante
Nossa, eu amei! E eu imaginava um final totalmente diferente, me surpreendeu muito.

Marta Skoober 10/02/2017minha estante

Andréia Meireles 16/03/2017minha estante
Glaucia, li esse livro por conta da sua avaliação. Adorei!!!!

Gláucia 16/03/2017minha estante
Que bom que gostou Andreia! Se gostou desse leia também Quarteto de Outono da Barbara Pym, acho que os dois livros tem algumas coisas em comum. E também foi indicação da Marta.

Andréia Meireles 16/03/2017minha estante
Também comprei Quarteto de Outono em função de sua indicação e já será a minha próxima leitura.

-.-.-.-.-.- 03/06/2013

Guilhermino é um homem metódico e com uma rotina diária repetitiva e imutável.
Como profissão, ocupa o cargo de funcionário público, que exerce também de forma autômata e submissa.
Orgulhoso de seu trabalho, que constitui a razão de sua existência, Guilhermino chega às vésperas de sua aposentadoria. Ávido pelo reconhecimento dos seus colegas e superiores hierárquicos após tantos anos de dedicação, o mínimo que ele espera é uma bela festa em sua homenagem, com direito a discursos, aplausos e tudo o mais. O tempo vai passando e, à medida que o tão esperado dia se aproxima, a ansiedade de Gulhermino vai atingindo níveis insuportáveis, levando a inquietações interiores que abalam o equilíbrio psicológico do velho servidor.
Através de uma narrativa simples e objetiva, sem muitas reviravoltas na história, vamos tomando contato com o universo psicológico do velho Guilhermino, mais especificamente suas expectativas e sentimentos com relação à aposentadoria e a como será a vida sem a sua rotina cartorária. A isso, some-se uma dose de bom humor e situações engraçadas.

sonia 24/04/2011

pessoas de espirito estreito
um livro muito bem escrito sobre um homem (tinha de ser um homem) de vida espiritual pobre, sem imaginação, um chato total.
nenhuma mulher que conheço cai nessa de se aposentar e morrer por falta de ter o que fazer; nós, mulheres, somos cheias de projetos e sonhos, que o trabalho nos impede de realizar; a aposentadoria para as mulheres é a libertação para curtir a vida, apreciar as pessoas, realizar as viagens, ler os livros, aprender coisas, experimentar de tudo, enfim, ser feliz e realizada.
já o limitado homeme desta história, coitado, que pobreza espiritual!