Pamela Samuel Richardson

Resenhas - Pamela

Nirley 08/01/2024

Pamela
Eu poderia ler mais umas 50o páginas da história de Pamela, fiquei curiosa pra saber se ela teve filho, se sim, qual o sexo do primeiro bebê ? A enteada dela foi morar com eles?
Foi uma leitura prazerosa em geral, e eu super recomendo.

Lari 12/11/2022

Dois livros diferentes
Originalmente a publicação se deu em dois volumes e eles são muito diferentes. Tentarei falar sem dar spoileres, apesar de ser um clássico, mas não garanto, por isso, cuidado.
O primeiro livro é simplesmente perfeito dentro da época em que foi escrito. Ele relata a busca de uma criada para manter sua dignidade e aquilo que ela considera mais precioso. Não dá vontade de largar o livro e ele dá uma agonia. Realmente prende.
Enquanto o segundo livro achei muito fraco, a história vira totalmente, a menina forte do primeiro livro vira uma idiota e todos os personagens tem a personalidade alterada e o ritmo se torna absurdamente lento.
Vale a leitura por ser um clássico que retrata sua época, mas o machismo realmente incomoda e muito. No entanto, é o mesmo machismo que encontramos nos dias atuais.

Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por Renara @renaradoula
Olá, Clube do Farol!
Estava sumida, né? Mas prometo voltar, rs! Hoje vamos conversar sobre um livro que eu estava LOUCA para ler! Vamos conversar sobre Pamela, do autor Samuel Richardson. A versão que li da obra foi a "maravillinda" feita pela Editora Pedrazul - parabéns! Vocês sempre são incríveis!

Se ainda não contei para vocês, conto agora... Não era muito de ler clássicos da literatura romântica, até conhecer a Bete (chefinha linda que amo!!) e a Pedrazul. Como não amar esses livros? Confira aqui a capa e contracapa!

Mas agora chega de conversa à toa e vamos ao que realmente interessa, né? Em Pamela, o leitor conhece a jovem Pamela - meio óbvio né? Rs. Tá, foco! Voltando ao enredo da obra, a jovem Pamela é uma serva de apenas 15 anos. Sua então patroa vem a falecer, e tudo que ela mais deseja é voltar a morar com seus pais.

Entretanto, Mr. B, filho da sua patroa vem a se apaixonar por ela, e claro que ele não vai deixar ela voltar a morar com seus pais. Pelo contrário, ele faz inúmeras tentativas de seduzir Pâmela. A vontade de Mr. B em seduzir Pamela é tão maluca, que ele chega a falar que vai enviar ela de volta para os pais e termina a mantendo como prisioneira em sua residência em Lincolnshire, vigiada por uma empregada horrível, a Mrs. Jewkes.

Pamela é uma jovem muito forte e determinada, porém boazinha demais. Ela é tão gente boa que não guarda nenhum tipo de sentimento ruim, por pessoa nenhuma!

No que diz a respeito de Mr. B, ele até chega a ser um pouco encantador, porém suas atitudes mudam isso. Repare bem em uma coisa, se a obra fosse escrita em tempos atuais, com toda certeza, seria um livro que sofreria com "mimimi" nas redes sociais. Não estou dizendo que ele está certo - CLARO QUE NÃO ESTÁ! Mas, ao ler uma obra de caráter clássico, devemos nos atentar que para a época (século XVIII) era normal um nobre agir assim com uma mulher que fosse muito abaixo de sua posição social.

Sobre a narrativa, gostei muito da maneira com o autor levou o enredo, confesso que gostei mais do que imaginava.

O que falar da edição? Linda! Espetacular! Uma coisa que achei super bacana (Sim! Eu falo isso), é que o os capítulos são as cartas que Pamela escreveu para sua família e seus pensamentos. Assim sendo, os capítulos variam conforme as cartas.

Foi uma experiência muito boa para mim quanto leitora, poder ler algo escrito por Samuel Richardson. Afinal o cara escreveu o livro que é considerado o "ponta pé" no lance de romances e ainda inspirou autoras com Jane Austen. Bom, vou me despedindo de vocês por aqui!

Espero que gostem... Beijos, Renara

site: http://www.clubedofarol.com/2018/04/resenha-pamela.html

Iasmin Morais 16/06/2022

Breves impressões
Que livro! O autor nos leva para perto de Pamela e os seus sentimentos e bravuras são tão fortes que parece que estamos vivendo ao seu lado! Que exemplo de mulher! Virtuosa, verdadeira, humilde e forte! Pamela é um exemplo, uma heroína! Sua história é tocante, cheia de reviravoltas e arrebatadora! Vale muito a pena fazer a leitura desse romance! Se tornou um favorito para mim!

lissie 18/02/2022

Opinião conflituosa
Eu li até a metade desse livro e tive uma experiência desagradável. Eu comprei ele numa livraria que tinha na minha cidade e me apaixonei pela estética e a sinopse, mas a leitura em si foi péssima. Eu sei que era um romance de época e é esperado personagens masculinos tóxicos, mas eu detestei ficar sofrendo e sentindo o desespero da personagem principal. E o mais engraçado é que eu não encontrei resenhas suficiente sobre esse livro, seja boa resenha ou péssima resenha.

Brunakelle 31/01/2021

Pamela é um livro escrito de forma epistolar, rico em detalhes e exageros, muitas reflexões e reviravoltas. E como um livro do século XVIII é preciso levar é consideração o contexto histórico ao analisar as situações e posicionamentos dos personagens, entretanto no final ainda fica aquele sentimento de que o mal foi recompensado. No geral, foi uma leitura que gerou um misto de sentimentos, em sua maioria irritação, mas válida pelo valor histórico.

Ps: o livro pode apresentar um cenário bem atual, infelizmente.

Leeh 30/12/2020

Pamela
Ainda não entendi como este livro se tornou um clássico, um livro com tantas páginas poderia ser resumido e mesmo assim não seria bom.

Geovanats 13/10/2020

Um clássico!
Como avaliar ou resenhar um clássico? E principalmente um clássico publicado em 1740. Eu gosto de livros de época, que retratam como era a sociedade em outros tempos, o que era costume, o que era aceitável e o que não era. Esse é um livro moralista, sem dúvidas, como era a sociedade na época, mas ao contrário do esperado eu me diverti bastante na leitura.
Ah, esse livro foi incluido no Index, ou seja, a Igreja Católica não permitia a leitura dele!!!!

A primeira metade da história parecia aquele desenho "os apuros de penélope" e foi engraçado ver os desmaios, chiliques da mocinha (as armas que as mulheres tinham na época) e a segunda metade, um guia de bom comportamento para manter um homem feliz (hmmmm, será que ainda não temos esse tipo de livro na estante de auto ajuda?). A sociedade era assim, e assim o livro é. Pode parecer chocante, mas esse livro foi um sucesso. Li algumas resenhas abaixo, de leitoras criticando o comportamento da mocinha, sua ingenuidade e compassividade, e acho totalmente inadequado esse tipo de avaliação, seria como criticar a mocinha por usar saias longas em vez de mini saia. A sociedade era assim, mulheres não tinham direitos e deviam obedecer seus pais e depois seus maridos, que eram escolhidos para ela e não por ela. Isso sem falar nas pessoas cruéis, ou a situação das pessoas de classes inferiores que tinham de se submeter aos senhores. Esqueçam os romances de Julia Quinn, eu já li alguns dela e me diverti, mas são entretenimento, fantasia, não realidade.
E meninas, não se enganem, ter liberdade de escolhas, não significa se adequar a um padrão A ou B considerado aceitável por um grupo de pessoas, boas ou más, e sim, ser feliz com suas escolhas, e quem sabe Pamela era feliz com suas escolhas?
Adriana 27/07/2022minha estante
Resenha perfeita ????????

_bbrcam 10/08/2020

Diferente e datado...
Um livro que demonstra bem os pensamentos de comportamento e sociabilidade do século em que foi escrito. A leitura é bem envolvente, apesar de algumas vezes nos irritarmos com Pamela, vemos seu coração gentil, vontade de agradar e respeito aos pais. A narrativa é construída por meio das cartas escritas pela protagonista aos seus pais e contam, de forma bem descritiva, os avanços de Mr. B em relação à ela. Apesar de temos apenas um ponto de vista, o autor consegue misturar o vilão e o mocinho em uma só pessoa. É um livro interessante para se ler e compreender a sociedade da época.

Angel 18/06/2020

Me cansou
A primícia do livro é muito boa , o livro em si é muito bom , só que o autor demorar muito para a conclusão e muitas vezes fica enrolando com coisas que já acontecerem , talvez se o livro fosse menor o autor teria desenvolvido uma história mais cativante .
Obs: minha opinião .