Star Wars: Troopers da Morte

Star Wars: Troopers da Morte Joe Schreiber

Resenhas - Star Wars: Troopers da Morte

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Rodrigo Ramos 14/08/2016

Joe Shcreiber mostra o que aconteceria se o Universo de George Lucas encontrasse o universo de George Romero!
Quando George Lucas deu início a uma das maiores sagas espaciais da cultura pop, lá nos anos 70, outro George – o Romero – já estava trabalhando no segundo filme de uma das sagas de terror mais importantes do gênero. Mais de trinta anos depois, as duas sagas se encontrariam – não oficialmente, claro – em Troopers da Morte, de Joe Schreiber, livro que leva os zumbis para o universo expandido de Star Wars, escrito em 2009 e publicado no Brasil em 2015 pela Editora Aleph, em uma edição que conta com o já reconhecido capricho da editora.

A capacidade descritiva de Schreiber cria cenas nojentas e apavorantes que parecem saídas dos melhores filmes de terror atuais, recheadas de gore, mortes violentas e inesperadas, e muita, muita gosma! O que poderia soar estranho em uma história passada no universo de Star Wars, mas funcionam muito bem graças ao domínio do autor em descrever os cenários familiares das grandes espaçonaves da saga com seus intermináveis corredores, seus fossos de ventilação e suas passarelas sem corrimão.

O livro não faz mais parte do cânone de Star Wars, revisado quando a Disney adquiriu os direitos da saga. Apesar disso, o leitor vai se surpreender ao se deparar com personagens tradicionais da saga, jogados a contragosto em meio aos terríveis eventos de Troopers da Morte, ocorridos cerca de um ano antes da Batalha de Yavin vista em Uma Nova Esperança.

Porém, ao mesmo tempo em que a descrição da infestação zumbi funciona muito bem para o leitor, ela também soa deslocada uma vez que o autor se utiliza muito de anatomia e patologia humana para descrever os avanços das infecções e seus efeitos. O leitor mais familiarizado com o universo da saga vai sentir falta do “space mumble jumble” tradicional das histórias do gênero.

A mistura, apesar de parecer bastante improvável, funciona perfeitamente, graças à imaginação afiada e escrita ágil de Schreiber, fã confesso de Star Wars e zumbis, que dão um ritmo alucinante à leitura com ganchos de tirar o fôlego ao final de cada capítulo que fará o leitor devorar o livro na velocidade com que um Trooper zumbi faminto devoraria um tenro bebê Wookie.

site: http://bocadoinferno.com.br/literatura/2016/06/star-wars-troopers-da-morte-2015/

Dexter 13/08/2016

Excelentes Zumbis
Primeiro uma informação importante: Se passa antes do "Episódio IV - Uma Nova Esperença".

Agora sobre o livro: O autor soube escrever uma história muito boa e dinâmica de forma direta, utilizando capítulos curtos e com personagens capazes de conquistar mesmo sem muito aprofundamento dos seus passados. Eu sinceramente não sabia nem esperava a participação de personagens principais de Star Wars, o que se tornou uma surpresa agradável e bastante pertinente, combinaram com a trama e não pareceu forçado. Os Wookies estão me conquistando pois foram responsáveis pelas minhas cenas favoritas do livro mesmo sem uma compreensão muito clara do seu idioma e pelo que li a respeito, nos outros livros eles se destacam mais ainda. Sobre os zumbis não tem muita novidade, mas a trama de origem e o comportamente da "doença" me agradou bastante, acredito que os fãs do gênero vão gostar muito. Esse foi um ponto que achei bastante positivo, não me pareceu necessário ser fã ou conhecer muito Star Wars para gostar da história, o universo SW serviu apenas de cenário para uma boa história de zumbis.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6