No País das Sombras longas

No País das Sombras longas Hans Ruesch

Resenhas - No País das Sombras longas

Rosa Alencar 10/03/2024

Para redirecionar nosso olhar
Como o cotidiano desafiador daqueles que habitam regiões inóspitas, e frias, suas crenças, seus costumes, e sua convivência harmoniosa com os outros entes com os quais dividem o ambiente, pode nos ensinar!!
Como a chegada do "homem branco", suas crenças, suas atitudes, seus valores, tão discutíveis, pode desestabilizar a vida daquela gente!!
Ao nos brindar com este poderoso relato da vida dos inuits, o autor nos convida a refletir o quão diversos nós somos. E o quão seria proveitoso se nos respeitássemos em todas as nossas dimensões: individuais, coletivas, culturais, sociais, ambientais, enfim!

Ma_ah 06/09/2023

Cativante
Este livro é uma cativante exploração da vida e cultura dos esquimós. O livro nos leva a uma jornada pela vida de Ernenek e sua família no Ártico, oferecendo uma visão detalhada de suas tradições e desafios. Além disso, o autor nos faz refletir sobre questões humanas universais, tornando a leitura não apenas informativa, mas também reflexiva e emocionalmente impactante.

Bela 12/01/2022

Fantástico!!! Uma cultura riquíssima, como qualquer outra! Esse é o primeiro recado que o livro me deixa, porque nós, "homens brancos" temos mania de criar ranking para tudo e menosprezar aquilo que não foi feito por nós. Admiro os esquimós com a sua paciência e apreciação do tempo presente (especialmente porque a noção de tempo deles é diferente da nossa, totalmente cronometrada). Muitas outros hábitos ao longo do livro me fizeram refletir sobre os meus/nossos próprios hábitos. E, claro, fiquei assustada com as formas com que eles lidavam com alimento, valor às mulheres, etc. Mas isso não diminui a cultura esquimó. Nós somos felizes ao que acostumamos a conviver/aceitar...

Elis 15/01/2021

Li qndo era adolescente. Me lembro de pelo choque de cultura. Ao mesmo tempo que era tudo muito novo foi encantador.

Rafa 10/01/2016

Os Esquimós
Uma história fascinante, que aborda a vida cotidiana dos esquimós, suas crenças, culturas e tradições. O autor relaciona ficção com fatos reais em uma história que tem que faz uma tênue ligação da vida pacata, simples e feliz dos esquimós com a tecnologia das armas e estilo de vida cruel dos homens brancos.
É um pouco parecido com o livro "Tuareg", que me encanta muito, diga-se de passagem. A segunda parte do livro contém uma leitura mais religiosa, baseada na crença, o cristianismo do homem branco entra em ação com todas as suas regras e princípios, causando um choque com a cultura dos esquimós.

p.175 "A religião dos homens brancos foi concebida para conter a perversidade de pessoas muito perversas - de um povo que vive extremamente apavorado diante da possibilidade de morrer. O amor dos brancos para com seu Deus foi construído na base do terror que eles têm da morte.

Hágata 07/03/2015

Um livro de lembranças
Lembro que na época de escola eu tinha uma professora que para incentivar a leitura dos alunos, lia um trecho de um certo livro em suas aulas. Eu sempre ficava ansiosa pra chegar a aula dela, só pra ouvir a história dos esquimós e de seus costumes singulares e interessantes! Hoje, me lembrei que o nome do livro era "No País das Sombras Longas" e resolvi procurá-lo. Talvez não sinta a mesma coisa ao lê-lo agora, mas acredito que vou me encantar novamente com esse povo e seus costumes!

José Eduardo 04/02/2013

A leitura é extramente interessante pois o autor relata a singular cultura de um povo.
Habituados a encarar com naturalidade nosso hábitos e costumes nos deparamos com comportamentos totalmente diferentes, como a alegria que o sujeito tem em ceder sua esposas para um visitante, a divisão das tarefas e a forma de se encarar a morte.
Elis 15/01/2021minha estante
Eu li esse livro qndo era adolescente. Foi um livro que me marcou, talvez pelo chique cultural. Haha. Quero ler de novo.

Gabriel 23/03/2012

É uma leitura cansativa, porém, fascinante. São histórias incríveis e fortes que fazem jus aos personagens, para mim é um livro único, acho que dificilmente vou ler alguma coisa parecida e se por um lado encontrei uma leitura um tanto quanto "pesada", pelo outro se tornou tão interessante os costumes, hábitos e curiosidades sobre a vida dos esquimós que fez valer a pena chegar até o fim.

MÁRSON ALQUATI 24/04/2010

Encantador!
Diferente e maravilhoso. O livro conta a história de uma família de esquimós, desvendando aspectos de sua cultura, tabus e dificuldades para sobreviverem no inóspito ambiente gelado. Interessantíssimo!

Lucia Sousa 30/11/2010minha estante
Eu realmente nunca pensei que escreveriam um livro sobre eles!Vou adicioná-lo à minha estante.

Eliel Zulato 04/03/2009

Como sobreviver na Antartida, alimentação e se manter aquecido, estes são alguns dos pontos deste livro.

Graça 25/01/2009

Como esquecer Ernenek? Seus hábitos, sua cultura. A vida no Polo Norte. Uma vida tão diferente da nossa. Leitura envolvente. Recomendo.