As mentiras que as mulheres contam

As mentiras que as mulheres contam Luis Fernando Verissimo

Resenhas - As Mentiras que as Mulheres Contam

1 | 2 | 3 | 4

Kika 28/10/2017

Deveria ter outro título
Não entendi o porque do título ser esse, ao contrário de As Mentiras Que os Homens Contam, esse livro possui várias crônicas onde os mentirosos são os homens ou mesmo não há mentira no decorrer da história.

kleris aqui, @amocadotexto no ig 29/09/2017

É com pesar que escrevo: errou a mão dessa vez, Luis. Errou feio.
(Esta resenha teve corte de quotes e imagens do livro; visite o link para conferir)

As mentiras que as mulheres contam, paralelo ao livro anterior, é um livro de contos bem curtinhos – de duas a quatro páginas no máximo. São leituras para intervalo de afazeres ou salas de espera, quando você não tem muita expectativa, mas tá afim de ler algo. Espera-se, claro, contos envolvendo situações inusitadas em que a mentira seria a grande sacada da história, com bom humor e bom senso. Não é isso que Luis nos entrega.

Boa parte das historietas são sem foco, sem habilidade, sem sustentação. Tem conto sem pé nem cabeça, tem conto que perde o gancho, tem contos totalmente puláveis! Fora os textos maldosos machistas-mor que nem pra anedota servem, os que sugerem rir da violência doméstica (NÃO!) e textos em que as mulheres mal figuram, mal tem ponto de vista.

Alguns nomes de personagens são repetidos e fica a dúvida se se tratam dos mesmos personagens em outras situações ou outros personagens com o mesmo nome. Os temas rondam em sua maioria sobre relacionamentos amorosos, marido e mulher, traições, relações (extremamente) abusivas e até violência explícita. As conversações também são truncadas. Enfim, deixou muito mesmo a desejar.

A Estatueta foi praticamente o único que me deu o vislumbre de algo interessante.

É com pesar que escrevo: errou a mão dessa vez, Luis. Errou feio.

site: http://www.dear-book.net/2017/05/resenha-as-mentiras-que-as-mulheres.html

Suellen 20/07/2017

Nesse livro, Veríssimo mostra em pequenos contos as mentiras que as mulheres contam. Contos esses que mostram o cotidiano, como: a mãe que diz "Olha o aviãozinho" para tentar fazer com que o bebê se alimente, ou o conto que mostra uma mulher que pagou caro em um bolsa e fica brava porque encontra outra mulher que comprou uma falsificada, e outros nem tão cotidianos assim, como no caso dos homens cansados de suas mulheres, que vão para um estabelecimento onde acharão mulheres que não fumam, não falam palavrão e que para beijar, só depois de um mês.

Para quem leu As Mentiras que os Homens Contam, esse livro é mais fraco. Nem todos os contos são engraçados. Alguns estão fora do tema (aparentemente). E outros não fazem nenhum sentindo. Infelizmente esse livro não me cativou.

site: https://www.instagram.com/sula_fenix_

junioradao 16/06/2017

Bom mas curto
Como a grande parte dos livros de crônicas é bem curto mas deixa com vontade de quero mais apesar de eu ter achado que várias fugiram do tema central

Pedro.Tavares 22/02/2017

Super legal
Achei engraçadíssimo, claro que...pra quem é homem vai adorar. O escritor também escreveu ao contrário: "As mentiras que os homens contam". Recomendo.

Stella.Oliveira 20/07/2016

Veríssimo sabe mais das mentiras que os homens contam do que das mulheres... a versão masculina do livro é muito melhor!
Fran Oliveira 26/10/2016minha estante
Será que só eu achei a versão feminina um pouco machista? rs

Monica Monte 09/03/2017minha estante
Você com certeza não foi a única. Achei fraquíssimo comparado com As mentiras que os homens contam e muito machista.

Ana Lívia 02/08/2018minha estante
Eu tbm achei muito machista, me decepcionei com Veríssimo dessa vez.

Beta 03/05/2016

fiquei na dúvida
Algumas crônicas são ótimas, outras nem tanto. Mas Veríssimo tem um jeito simples e irreverente de escrever o que deixa a leitura muito agradável.

Cynthya.Oliveira 24/02/2016

De todos os livros do Veríssimo, achei esse o mais sem graça. Algumas crônicas são semelhantes as que estão no livro "as mentiras que homens contam".

Rebeca 17/02/2016

Um bom livro para sair de uma ressaca literária, engraçado e rápido. Só mesmo o Veríssimo para fazer crônicas com assuntos que em princípio não parecem engraçados… Só de lembrar de alguns, já estou rindo.

Juarezs2 10/02/2016

Bacana
Achei legal, com algumas histórias bem interessantes até o meio do livro. Depois fui achando fracas e sem o viés da comédia que marca esse tipo de obra dele. As Mentiras Que Os Homens Contam venceu de longe esse outro. Mas Veríssimo é sempre muito bom de ler.

Fabiana497 01/02/2016

Desapontada
É, já li melhores do Luis Fernando Veríssimo. Achei os desfechos meio fracos, parece que cada crônica acaba do nada. Mal vale como um passatempo...

Nelita 29/12/2015

Mulheres, sempre elas...
Divertido e irreverente: foi assim que esse livro me cativou a contrariar minha promessa de ler os que estavam "em fila" na minha casa antes de comprar novos livros. Veríssimo, como sempre, surpreende dentro do habitual daqueles que o lêem: já sabemos que será divertido, já se sabe a forma clara e simples como ele escreve e te faz pensar "não é que ele tem razão"? Em alguns momentos, considerei que certos contos não correspondiam a "mentiras femininas" e outros foram reconhecidos tão prontamente que não me restou outra opção a não ser rir. E fizeram pensar: puxa... Há mentira nisso e como ele conseguiu detectar? De qualquer forma, valeu a espera de 15 anos para ler a versão feminina de um dos livros de maior sucesso dele, "As Mentiras que os homens contam". E já fica a deixa: leiam ambos, não irão se arrepender.

Hildeberto 19/12/2015

Luís Fernando Veríssimo é um autor que dispensa apresentações. Com um olhar perspicaz, irônico e cheio de humor, suas crônicas são conhecidas por todo o Brasil. Inclusive, ele participou da criação do programa "Comédia da Vida Privada", exibido na rede Globo entre 1995 e 1997.

Pessoalmente, tenho uma relação especial com o autor. O primeiro livro que eu realmente me apaixonei foi "Festa de Criança", de sua autoria. Foi a partir desse livro que despertei para o desejo de ler. E nos anos iniciais, todas minhas leituras foram destinadas a encontrar um livro parecido com ele.

Dessa forma, a humor inteligente e contagiante de "As Mentiras que as Mulheres Contam" não me surpreendeu. A começar pela própria forma de escrita de Veríssimo deixa a leitura graciosa e divertida. Só a forma como o autor descreve algumas situações já me fazia sorri.

Não sei se o título diz reflete bem o teor das crônicas, visto que ela tratam mais de situações do cotidiano (ou nem tão do cotidiano assim) do que propriamente mentiras femininas. De todo modo, o livro não perde em qualidade por esse pequeno detalhe. E embora nem todas as crônicas tenham parecido-me realmente engraçadas, todas possuem um grande grau de crítica. Pode-se não perceber isso em um primeiro momento devido a leveza da narração. De todo modo, uma reflexão mais apurada pode relevar análise interessantes da atual sociedade brasileira.

"As Mentiras que as Mulheres Contam" é ideal para aquelas pessoas que procuram um livro divertido, de bem com a vida e de fácil leitura. Pode-se devorar o livro em um dia, ou aproveitar as crônicas como um degustador, demorando-se em cada uma para absorver e refletir sobre todo o seu significado.

Henrique Fendrich 02/12/2015

As mentiras que o Verissimo conta
Se há um gênero que se ocupa do embaraço é a crônica. Aquelas pequenas situações constrangedoras do dia-a-dia e que nos colocam em apuros diante do julgamento alheio. Distanciadas pelo tempo ou pelo simples fato de não terem acontecido conosco, essas situações são importante matéria-prima para o cronista que pretende divertir os seus leitores. E se há um cronista em nossos dias que se tornou mestre nesse tipo de relato é o Luis Fernando Verissimo. É por conseguir nos revelar como somos realmente, sem as máscaras que a tanto custo tentamos manter, que se explica grande parte do seu sucesso literário. Não admira que ele tenha feito outro livro com o tema da mentira – que é, afinal, o caminho mais rápido pelo qual nos livramos de circunstâncias embaraçosas.

Ah, e nós mentimos, como nós mentimos. Ainda que agora o recorte do cronista privilegie mentiras contadas por mulheres, não há nelas motivações muito diferentes daquelas que compuseram a sua coletânea masculina. Em “As mentiras que as mulheres contam” (Objetiva) mente-se para impressionar, mente-se para manter um relacionamento, mente-se para se vingar, mente-se até para não passar por mentiroso. E a coisa começa muito cedo, desde a mentira inaugural, aquela do “olha o aviãozinho”, que a mãe diz para o filho ainda bebê.

Mas não se espere do livro de Verissimo aquelas mentiras óbvias que são atribuídas à mulher, como diminuir a sua própria idade: em suas crônicas, há mulheres que mentem para aumentar a idade, e tem lá suas razões para isso. O absurdo, nessas crônicas de Verissimo, é um caminho possível se as mentiras forem levadas às últimas consequências. E por vezes elas são mesmo. Muitas vezes perde-se o controle de uma mentira e o resultado não é dos mais agradáveis. Aliás, mais do que ao falar das mentiras dos homens, neste livro são muitos os finais trágicos, e pode-se até falar em certo humor tétrico do autor.

Também é interessante observar o que o livro tem a dizer a respeito das novas formas em que se dá o relacionamento entre homem e mulher. Nesse quesito chamam a atenção crônicas bastante criativas, como aquela em que o cronista relata um encontro entre as antigas heroínas dos contos de fadas, ou aquela em que dois homens, cansados de suas esposas, procuram uma casa suspeita onde as mulheres não fumam, não falam palavrão, ruborizam e só deixam beijar depois de um mês.

De resto, o livro permite muitas risadas, e nem se poderia esperar outra coisa diante de tal profusão de mal-entendidos a que o cronista se dedica. Quando se ocupou do sexo masculino, Verissimo chegou a dizer que “só o vexame é autêntico no homem”. Por esse novo livro, talvez possa se falar efetivamente em igualdade dos sexos.

site: http://rubem.wordpress.com

1 | 2 | 3 | 4