Dorme, menino, dorme

Resenhas - Dorme, menino, dorme

1 | 2 | 3 | 4

JP 26/12/2015

Algumas impressões
Deveria existir uma lei universal que desse a toda criança o direito de ouvir histórias antes de dormir. Pode ser de aventura ou de comédia. Com muitas ou com poucas páginas. Contada pela mãe ou pelo avô. Não importa o conteúdo, e sim o ato, a aproximação, o afeto familiar de aconchego, que garante uma confortável noite de sono. Talvez foi pensando nisso que Laura Herrera escreveu Dorme, menino, dorme.

Traduzido por Cecilia Guida exclusivamente para a Editora Livros da Matriz, o livro narra a história de um jovem garoto agitado que tem receio do que pode acontecer caso ele seja abraçado pelo sono. Sua família se une em prol do bem-estar do menino, mas sempre há um detalhe capaz de causar transtorno. Felizmente, tudo é resolvido quando alguém muito especial entra no quarto e elimina, de uma só vez, todos os obstáculos até então apresentados.

A narrativa se passa em um curto período de tempo – exatamente o período que precede o sono do menino – e de espaço – o quarto do garoto, além das imagens mentais que lhe movem o pensamento. Ainda que com poucas páginas, a presença de vários personagens, como a irmã, o pai, a avó, a tia, o avô e a mãe – e também dos não humanos: as velas, o violino, os passarinhos, a manta e o leite – são fundamentais (e simbológicas) para o desenvolvimento da trama e para a amarração do conflito diegético seguida do envolvimento com o leitor.

Carinhosamente ilustrado por July Macuada, a noite apresentada não é a escuridão total, o breu que esconde bichos-papões e lobos-maus, mas a de um azul que desperta a criatividade e os sonhos da infância. Do turquesa ao anil, os tons se mesclam ressaltando a delicadeza com a qual as pinturas foram realizadas. A presença do coelhinho de pelúcia – elemento introduzido por livre arbítrio da artista visual – fortalece o toque onírico da obra, tal quais as nuances pastel em minúcias que não podem passar despercebidas.

Vale lembrar que, como um livro de excelência, as palavras não se chocam com a imagem; ambas dialogam harmonicamente, parecem ter sido encaixadas no lugar certo, como um quebra-cabeça artístico cujas peças encontraram seu par e anunciaram união estável. Esse triunfo tem participação de Elis Nunes, a diagramadora que soube escolher até a fonte adequada para formatar a ficha catalográfica.

É imprescindível registrar o elogio à edição de Aluizio Leite, bem como à consultoria e coordenação editorial de Dolores Prades. Apenas com o conhecimento literário dessa dupla de profissionais foi possível trazer à nossa nação esse primor da literatura chilena. (Para vias de conhecimento, a versão original foi publicada em 2013 pela Ediciones Ekaré Sur, sob o título Duerme, niño, duerme.)

A preparação e a revisão ficaram a encargo do Estúdio Seringueira, que poderiam até ter recomendado uma trilha sonora para acompanhar a obra, embora ela por si só já trabalhe a sonoridade linguística. Mesmo assim, ao me deleitar com esse livro, indicado não somente àqueles com pouca idade biológica, mas a todo leitor que alimenta o encanto pueril dentro de si, ouço a voz da Tiê: “Quando chega a noite, eu não consigo dormir: meu coração acelera, e eu sozinha aqui”.

Tinha coisa mais bela para que eu pudesse me sentir com menos medo da madrugada sombria?

site: https://estilismidia.wordpress.com/2015/11/02/impressoes-sobre-dorme-menino-dorme-laura-herrera-2015/#more-123

Raeli 04/12/2015

"Leia para uma criança"
Li esse livro junto ao meu priminho de 6 anos de idade. Devoramos ele em 5 minutos e relemos por mais 1 hora.
Seria um eufemismo falar que fiquei alegre em ver aquela criança tão cândida lendo junto comigo, ligando cada letra, formando sílabas, pronunciando ainda inseguro, mas com ânsia de continuar a ler.
Dorme, menino, dorme é uma história simples e intrigante, que evidência alguns medos pueris de forma a levar a criança a perceber que seus familiares sempre farão de tudo para a proteger .
Uma iniciativa tão linda merece ser elogiada. Os idealizados e a instituição promotora dessa campanha ganharam não só o meu respeito, mas a minha admiração.

Laylla 01/12/2015

Enteresante
Muito Legal,A Historia Cheias De Sonhos,Rimas e Poetico,Mas...Não Se Compara Ao Livro Estrelas Tortas

site: Dorme,Menino
Laylla 01/12/2015minha estante
E Sem Contar Que As Inlustrações São perfeitas

Ana Lícia 05/11/2015

Hora de dormir
Livro encantador. Eu solicitei o livro para meu filho de 3 anos. E enquanto eu lia e mostrava as imagens ele ficou super concentrado. Adorei a leitura.

Uma história simples e cheia de rima... que fala de um menino que tem medo do escuro, mas com o carinho e devida atenção, conseguirá se acalmar e dormir.

Uma ótima história para contar antes de dormir.

#leiaparaumacriança
Bela 14/09/2016minha estante
Os desenhos são tão lindos ?
Amei esse livro

Carina 01/11/2015

Historia
A história do livro é a historia que a mãe do menino conta ao filho antes de dormir.
O menino tem medo da noite escura e a mãe dá os elementos de confiança para que o menino
possa relaxar e dormir, tais como o pai tocando violino, a irmã com velas iluminando o ambiente, a avó com os passarinhos cantando... É interessante, sem duvida e traz forte a questão do medo da criança de dormir e algo fugir ao controle, ou ao normal.

Adriana Scarpin 18/10/2015

Particularmente me identifiquei com o pessimismo de José e as ilustrações são belíssimas.

1 | 2 | 3 | 4