A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

Ingrid 22/03/2013

Magnífico?
A inconstância está na cabeça de Algusto não no coração. Ele cria uma outra figura e coloca sobre a verdadeira, para enganar a si próprio. Enganado pelos próprios pensamentos por causa de seu primeiro e absolutamente único amor.
É tudo o que poderei dizer desse livro, que não é magnífico. Mas será que precisava ser? Não basta ser divertido, alegre, doce e até bobo?
O livro retrata a vida de Augusto, um estudante confuso desde os 13 anos. E o foco da narração é Carolina, ou melhor, a Moreninha. Se quiser conhecer essa menina travessa, basta mergulhar no primeiro romance brasileiro,e saberá que:
"-Não diz o que sente.
-Não sente o que diz.
-Faz mais do que isso, pois diz o que não sente.”

emariaaraujo 19/10/2022

A Moreninha
Joaquim Manuel de Macedo escreveu A Moreninha em um mês durantes as férias e foi publicada em 1844, mesmo ano de sua formatura em Medicina. Onde, com o sucesso imediato, já lançava mais um livro no ano seguinte.

O livro retrata a história do jovem Augusto, que aposta com os seus amigos que não se apaixonaria por mais de 15 dias por nenhuma mulher. Mas caso perdesse, seu castigo seria escrever um romance. Em toda a sua vida até o momento em que se encontrava, o estudante de Medicina já havia se apaixonado várias vezes e por várias moças, de uma era a que mais se lembrava, uma jovem que possuía o seu camafeu e a que conhecia por "minha mulher" desde quando tinha 13 anos.

Ao passar férias na Ilha de ... com seu amigos, a irmã e primas de Filipe, Augusto se vê encurralado com belas moças. Com o passar dos tempos, d. Carolina, uma moreninha atrevida, ganha a atenção do jovem Augusto. Perdidamente apaixonado por d. Carolina, Augusto descobre que a jovem menina de apenas 15 anos é seu amor de infância, de quando tinha apenas 13 anos e a jovem 7; de quando chamava-a de "minha mulher" e prometera que casaria com ela quando chegasse a hora. A Moreninha, então, foi o título do romance que Augusto escrevera após se apaixonar por d.Carolina.

A Moreninha é um dos exemplos clássicos do Romantismo.

Na minha opinião, foi uma leitura agradável e fluida, apesar do meu choque por um estudante de Medicina do 5° período ter se apaixonado por uma jovem de 14 anos que ainda brincava de bonecas, mas é um romance de 1844, né?! Pra época deve ser normal. Eu amo ler nacional diferente da minha linguagem usual pq aprendo várias palavras novas. Tô com preguiça de fazer uma resenha melhor rsrs

Everton 27/04/2021

A Moreninha
Trata-se de um excelente exemplar do Romantismo brasileiro. A obra narra a "explicável" inconstância amorosa de Augusto, que se diz não amar ninguém de forma fixa. Por conta disso, aposta com seus amigos, dizendo que não vai sair apaixonado após um fim de semana na ilha. No entanto, não sabe que lá encontrará A moreninha.
A narrativa apresenta diversos momentos divertidos e suaves, tirando boas risadas dos leitores. Ainda que apresente uma linguagem arcaica, com poucas páginas desde o início, o leitor já se acostuma. Além disso, o fim da obra pode até surpreender os leitores mais desatentos.
Recomendo a leitura desse belo clássico da literatura nacional.

Lubs_ 22/11/2022

A esmeralda e o camafeu
O livro é muito bom em si,de fato demorei mais do que de costume para terminar por causa da mesmice, é de fato um livro muito rotineiro,sempre abordando os mesmos lugares, pessoas e de fato não tem muitas mudanças no cenário.Contudo,apesar disso,não muda que o livro é muito bom,me surpreendi demais na verdade.

O melhor de ler clássicos (na minha opinião) é comprender o contexto histórico em que o escritor vivia para entender até de fato como surgiu o livro.E esse foi escrito no período do romantismo,e assemelhar a esse período é de fato muito interessante.

O livro possui seus momentos cômicos,inclusive ri muito com algumas cenas específicas e o romance em si, é muito bonito. O romance possui um plot muito legal no finalzinho e fecha com chave de ouro a história.

Enfim,concluindo a resenha,quem estiver interessado...leia! Vale a pena muito ler essa obra,se vocês forem como eu que possuiem dificuldade em continuar leituras monótonas,se esforcem para ler porquê de fato,a história se desenvolve e é um romance bonito.

"Eu tenho quinze anos
E sou morena e linda!
Mas amo e não me amam!
E tenho amor ainda
E por tão triste amar
Aqui venho chorar"

Obs?¹: lembrando que é minha opinião,o livro em si tem alguns pontos que possa agradar a todos assim como desagradar.

Com amor,Lu?

Flavia21252 25/12/2021

Gostei do livro, confesso que li por causa da escola. A linguagem da época dificulta um pouco, mas nada que atrapalhe.
No final gostei bastante da obra, principalmente porque ela foi uma das pioneiras do romantismo aqui no Brasil.

lifeofbeu 02/01/2022

Gostei tanto do livro quanto do filme. O filme tem basicamente todos os diálogos dentro do livro.
O livro em si pode parecer um pouco difícil de ser lido no início, porém depois vai ficando mais fácil o seu entendimento. Um livro curto que pode ser lido em uma semana ou dias pra quem tem costume, eu já demorei um mês, pois lia poucas páginas por dia.
Recomendo demais pra quem está começando a ler e quer ler clássicos brasileiros.

Tramos194 30/12/2021

Eu ia dar duas estrelas mais eu gostei do plot twist, a história em si não me chamou muito atenção, além de ser muito lenta.

_saraport 09/02/2022

li apenas por ser uma leitura obrigatória de vestibular. apesar dos pesares, é um livro bacana para quem curte clássicos.

Vivi 15/02/2022

A história é um pouco confusa no começo, mas depois pega o ritmo. O romance é muito fofo e os personagens são carismáticos.

Lale 14/05/2022

A Moreninha
Não prometeu nada e entregou tudo ; foi tipo strangers to friends to lovers . Adorei, estava morrendo de medo de não ter um final feliz

Giovanna.Clemente 27/10/2020

Romance inocente. Quando li A moreninha, dentro do meu coração crescia um sentimento de esperança que me fazia acreditar em finais felizes e amor perfeito!

Taah 13/11/2015

O que dizer sobre A moreninha...
Meu primeiro contato em si com a obra foi por meio de um livro didático, lemos um trecho para uma atividade em sala e desde aquele dia fiquei muito curiosa para ler o livro todo. Cerca de quatro anos depois pude lê-lo. É uma história genial em sua simplicidade, ela nos remete a outros tempos onde as moças serem cortejadas significava; troca de olhares. sorrisos, flores e bilhetes, dúvidas, esperanças e imaginação. Esta obra me lembra que os brasileiros também são ótimos escritores.

Cauasg 14/04/2022

Clichê mas bom
Quando comecei a ler, imaginei que seria chato e genérico, porém ele tem seu charme. O livro consegue ser muito engraçado em diversas partes, quando os personagens se metem em situações ruins. Os diálogos são muito interessantes e a leitura não é muito complicada.
Deixa a desejar um pouco pois é muito previsível, chegando na metade do livro já é possível deduzir tudo que acontecerá no final.
É uma história de amor clichê, mas não é por isso que deve ser considerado ruim.
mari maceno 15/04/2022minha estante
vc gostando de clichê velho que bonitinho, agora tem q ler amor e gelato

Cauasg 15/04/2022minha estante
Vou ler, aproveitar que tô na vibe "amor" ;) kkkkkk