Peter Pan: A Origem da Lenda

Peter Pan: A Origem da Lenda J. M. Barrie

Resenhas - PETER PAN: A ORIGEM DA LENDA

Jorge Henrique 28/12/2015

A Origem do grande Ícone Infantil
A história, como já é de se imaginar pelo título, é como se fosse um prelúdio da trama de Peter Pan original que conhecemos. e consequentemente não iremos encontrar Wendy e seus irmãos em nenhum momento da história. Aqui teremos como Peter "nasceu", e cresceu até se tornar a lenda da Terra do Nunca.

"O coração de Peter era tão feliz que ele sentia que poderia cantar o dia todo, assim como os pássaros cantam de alegria"

Inicialmente, o autor nos introduz, que todas as pessoas nascem como pássaros, e aprendem a voar, mas com ao decorrer do tempo, quando são crianças, perdem esta habilidade.Os pais teriam que ir aos Jardins de Kensington, e colocar uma espécie de carta nos lagos, pedindo um filho. Esta carta chegaria ao Corvo Salomão, e ele enviaria o(s) bebê(s) para quem pediu. Mas muitas vezes Salomão gosta de "zoar" com a cara das pessoas, e enviam o contrário do que elas pedem, se querem menino, vai menina, se pedem um, vai dois, pedem crianças calmas, vai crianças agitadas, e assim por diante...

Peter foi uma dessas crianças, mas quando viu que queria voltar aos Jardins, retornou para onde nasceu, deixando sua mãe sozinha e preocupada em casa. E em meio a conflitos e indecisões, e a uma narrativa prazerosa e fantasiosa, o autor contará a história para uma criança chamada David, que é sempre citada na história, o que faz o leitor se sentir como ele, imaginar todas as cenas, como se literalmente alguém tivesse te contando uma história.

"Já os barcos chiques não têm nada para guardar. Alguém volta a essas lembranças mágicas da infância por conta dos barcos chiques que teve? Ah, isso não. É o barco de gravetos que vem carregado de memórias"

Eu gostei bastante do livro, pois cresci vendo Peter Pan, e eu adorava (e adoro mais ainda a versão maléfica de Once Upon a Time). Este ano, eu li o livro original escrito por J.M. Barrie, e também amei. Agora, saber como foi a origem deste ícone infantil, foi bem divertido e nostálgico.

Bom, eu não vou contar muito da história para vocês, pois pode ser spoiler, porque o livro é bem curtinho, espero muito que vocês leiam, principalmente se você gosta da história original de Peter Pan, tanto a animação da Disney, o filme, ou até mesmo o livro, espero que tenham gostado e até mais!

site: http://diurnosleitores.blogspot.com.br/2015/12/resenha-46-peter-pan-origem-da-lenda-j.html
Ana Carolina Feitoza 29/12/2015minha estante
Deu vontade de ler!!! ^^

Camila.VAzquez 22/09/2016minha estante
Muito original que deu o conto clássico. O PAN filme (http://hbomax.tv/movie/TTL603315/Peter-Pan) eu gostei tanto que eu vou ver, foi uma estreia que me surpreendeu e excedeu as minhas expectativas. Foi trazido de volta para a tela grande com um roteiro original e bem feito, o ritmo do filme é constante e é adequado para pequenos e grandes.

Queria Estar Lendo 14/10/2017

Resenha: Peter Pan - A Origem da Lenda
Peter Pan - A Origem da Lenda é uma história diferente do que você esperaria, caso tudo que conheça desse clássico personagem são as histórias da Disney. O livro lançado pela editora Universo dos Livros passa longe da Terra do Nunca, Tinkerbell e uma rixa com o Capitão Gancho.

Em uma Londres do início do século XX, o narrador nos conta a história de Peter Pan e sua vida nos jardins de Kensington, em Londres. Um menino que não se conformou em deixar de ser pássaro para se tornar um bebê, Peter Pan voou da janela de sua casa até os jardins quando tinha sete dias de vida, e nunca mais envelheceu.

Vivendo em meio aos pássaros e crescendo brincando durante a noite nos jardins de kensington, Peter Pan é a lenda preferida das crianças que ali brincam, que juram que podem se lembrar de suas vidas como pássaros se apertarem as mãos nas têmporas e desejam ardentemente verem os bailes das fadas.

Acho que ninguém consegue passar a vida sem conhecer Peter Pan, o clássico personagem infantil que nunca quis crescer. Mas a história como a gente conhece teve uma origem muito diferente. Nada de virar a direita na segunda estrela e seguir em frente até o amanhecer para chegar a terra do nunca. Sem capitão Gancho, Tinkerbell, Princesa Tigrinho ou os Garotos Perdidos.

Peter Pan - A Origem da Lenda é um excerto retirado do romance The Little White Bird, de JM Barrie, que foi publicado em 1902. Essa foi a primeira aparição dele na literatura e concentra-se em aventuras vividas por ele em Londres, em vez da Terra do Nunca.

Uma história narrada pelo ponto de vista infantil, que acredita em magia e criaturas míticas, com suas mitologias infantis que buscam explicar os acontecimentos da vida e criar aventuras empolgantes que apenas crianças, com sua imaginação fértil, são capazes de viver.

O livro tem a mesma mensagem de qualquer história do Peter Pan: não deixe a criança dentro de você morrer. Não há motivos para deixarmos de acreditar em magia e fadas e pássaros que se tornam bebês a pedido de mães, só porque já temos uma idade com dois digitos.

A leitura é bem fluída e rápida, uma narrativa facilmente compreensível e ideal para o público infantil. Cada capítulo é uma aventura nova, curta e fantasiosa. Apesar de uma certa estranheza com uma das últimas histórias (achei bizarrinho, mesmo considerando a época em que foi escrita), é algo que eu recomendo para uma "sala de leitura" com as crianças e também para aquelas que começaram a ler a pouco tempo.

Assim como O Mágico de Oz, Peter Pan - A Origem da Lenda é um livro que entretêm, diverte e deixa uma mensagem importante para os jovens leitores permeada em suas páginas.

A edição da Universo dos Livros é muito fofa, com as folhas em papel pólen e as margens desenhada. Se você olha muito tempo para a capa, ela passa uma sensação de Huckleberry Finn, mas no fim é adequada a história que apresenta. O fato dele ser tão curtinho também é ótimo: uma leitura tranquila para uma tarde preguiçosa.
Luh 03/06/2020minha estante
Quando eu comecei a ler eu fiquei totalmente confusa, eu pensei: "Esse autor viajou demais!" Porém vendo esses feedbacks estou tentando aceitar melhor a visão do autor sobre a origem desse personagem, pois vai muito além do que eu estava esperando na narrativa.

Jesraylanne 19/07/2023

Peter Pan: A Origem
Uma das coisas mais interessantes em Peter Pan: A Origem é a capacidade do autor de nos transportar para um mundo mágico, onde sonho e realidade se misturam. As descrições das paisagens da Terra do Nunca são encantadoras e nos fazem desejar fazer parte desse mundo fantástico.

Além disso, o livro nos faz refletir sobre a importância de manter viva a criança que existe dentro de nós, mesmo quando nos tornamos adultos. Barrie nos mostra que é possível conservar a alegria e a imaginação mesmo diante das dificuldades da vida.

Em resumo, Peter Pan: A Origem é um livro que encanta os leitores de todas as idades, com sua narrativa envolvente e repleta de emoção. É uma obra que nos faz refletir sobre a importância das memórias da infância e nos convida a embarcar em uma jornada pela magia e pela fantasia.
Livinha 21/07/2023minha estante

Helena Eher 10/06/2016

Para quem gosta da história do Peter Pan, esse livro é delicioso, porque conta justamente sobre o surgimento desse personagem que encanta crianças há várias gerações.

A ideia de não crescer é tentadora, mas saber que inicialmente essa criança era comum, como qualquer outra, faz com que tudo se torne ainda mais mágico e ainda mais possível dentro do mundo da fantasia. E se você acha que o que ele fez não poderia ser feito por crianças normais é porque, segundo o narrador, talvez você não conheça tão bem sobre as crianças normais e tenha se esquecido de como você era nessa idade.

No livro, acompanhamos Peter sair de casa pela janela com apenas sete dias de vida, voar e ir morar nos Jardins de Kensington em Londres, frequentado por muitos pais, incluindo o narrador da história, com seus filhos. Nesse parque, a realidade e a fantasia se misturam de forma gritante e, ao mesmo tempo, sutil. Fadas e crianças ocupam o mesmo espaço, apesar de não se encontrarem com frequência.

Para quem leu Peter Pan, vai encontrar aqui o mesmo narrador, a mesma voz, o mesmo tom divertido usado para relatar os acontecimentos cheios de impressão pessoal.

Um ponto a ser destacado são as descrições feitas de cada espaço dos Jardins de Kensington, dos personagens e das situações. Tudo é contado de forma tão detalhada que podemos caminhar pelo parque juntamente com o narrador. Entretanto, ao mesmo tempo que isso me conquistou, pode fazer com que outros tipos de leitores achem que as descrições deixam a narrativa um pouco cansativa.

Apesar de ser um livro infanto-juvenil, acho que ele é adequado para qualquer idade, aliás, assim como Peter Pan, não acredito que as crianças consigam entender todas as sutilezas do autor e até a “dureza” com que ele trata alguns temas.

Sem querer dar spoiler, não gostei muito do final. Achei que não precisava acabar daquele jeito, talvez alguns parágrafos antes já seria o suficiente, mas ainda assim adorei a leitura do livro como um todo.

Por fim, a edição do livro está linda! É um livro curtinho e cada capítulo possui uma ilustração do Big Ben no início e algumas outras folhas decoradas, além da capa que está maravilhosa!

site: http://leitoranaholanda.com.br

Kamilla 08/11/2016

O livro é bem curtinho, mas é uma leitura super prazerosa.
O título do livro já diz o que você precisa saber: é a origem da lenda. Então não esperem encontrar a mesma história que estamos acostumados nos filmes e outros livros, com a Wendy e seus irmãos. Aqui eles não aparecem... Quando peguei o livro pra ler já esperava isso, e vos digo: acabei super curtindo a história. O autor inicia a história contando um pouco sobre o Jardins de Kensington, nos apresentando sobre as fadas, as localizações dos jardins, claro tudo isso que os adultos não tem a capacidade de ver. Só posteriormente ele vem nos apresentar a história do Peter Pan e descobrimos que o nosso protagonista consegue voar, não por ter poderes, mas sim porque tem fé e acredita que é um pássaro.
“O motivo para os pássaros poderem voar e nós não é o simples fato de que eles têm plena fé. E ter fé é ter asas.”
E como Peter Pan acredita, ele voa... Voa então para o outro lado do Jardins, onde só se chega voando ou por um barco, visto que tem um rio. Ao chegar lá o Peter descobre a verdade sobre voar e perde a fé, não consegue mais voltar. Lá ele conhece o Salomão, um corvo que adora zoar com as pessoas, mas com o tempo começou a gostar do Peter. Depois de algum tempo ele consegue voltar para o Jardins (mas não irei contar como, só descobrirão lendo :p).

Peter Pan é uma criança e nunca deixou de ser um, que todo mundo sabe isso é um fato, mas como ele conseguiu ficar lá nos Jardins? sem a mãe? será que ele sente saudades? O Peter é uma criança, acho que isso responde certo? Todos nós quando crianças queremos brincar e ganhar o mundo, mas depois queremos voltar para o braço dos nossos pais.

O livro é repleto de fantasia, cheio de fadas que tem medo de serem vistas por humanos e quando são aprontam com eles, e que amam uma boa festa... às vezes alteram até a hora de fechar os portões do Jardins só pra festar mais. Pra mim esse livro foi bem nostálgico, porque convenhamos que nunca assistiu Peter Pan? (com aquele ator que agora está uma coisa linda :x). Conhecer um pouco mais sobre a origem do Peter foi ótimo, e vai ter uma parte que vai meio que partir o coração de vocês.

Comentário final: Leiam esse livro, vocês não vão se arrepender.

site: http://www.lendoeapreciando.com/2016/02/resenha-peter-pan-origem-da-lenda-j-m.html

Amanda @LittleCruella 29/12/2016

Esperava muito mais desse livro, é um bom livro mas pra quem é fã de Peter Pan, deixou muito a desejar infelizmente.

Isabelle.Yumi 02/07/2017

Incrível!
Você é fã do incrível e adoravel menino chamado Peter Pan ? Acredita em fadas ? arvores falantes e seres incrivelmente pequenos ? Acredita em um mundo onde se sabe que todo bebe nasce como um pássaro, mas depois que crescem alguns esquecem disso ?

Se a sua resposta foi sim para todas essas perguntas, não me resta mais dúvidas em lhe dizer que você esta pronto para mergulhar nas histórias de aventura do incrível Peter Pan.
Sabe aquela concepção já formada do Peter Pan ? Wendy e seus irmãos e terra do nunca ? Pois é, esqueça isso. Limpe sua mente da versão disney e leia este livro com a mente aberta e você se surpreenderá com a historia de Peter.

LT 16/07/2017

Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu falar em Peter Pan. São tantas histórias e tantos filmes que giram em torno desse personagem, ele que é uma das maiores lendas inglesas que, eu, pessoalmente, acredito que não tenha uma só pessoa no mundo, não importa se criança ou adulto, que jamais ouviu esse nome: Peter Pan.

Se você está esperando encontrar nessa história a Wendy, Sininho, o Capitão Gancho e até mesmo os meninos perdidos, sinto que vou decepcionar você. Como o título propriamente da história diz, nesse livro vamos conhecer a origem de tudo, vamos descobrir como o famoso Peter Pan se tornou a eterna criança que não cresce nunca.

Que livro doce...

Não posso falar muitas coisas, pois o livro é extremamente curto, noventa e seis páginas apenas, então qualquer coisa que eu possa falar mesmo sem querer pode acabar se tornando um spoiler monstro. Mas, algo que posso dizer sem o menor receio é que o livro é recheado de fantasia. Ele tem uma magia, uma aura tão infantil e doce que nos faz ficar fascinado durante a leitura.

Como os demais livros que envolve essa lenda, a obra tem um narrador que nos relata toda a história desse menino que apenas com sete dias em sua vida humana não conseguiu desapegar das suas asas e da vida livre que tinha quando era um pequeno pássaro.

Sim, segundo o autor, as crianças são pequenos pássaros que se transformam nos humanos, e a personalidade que elas adquirem em sua vida são decorrentes dos pássaros que as criaram. Assim como quando uma criança parte antes da hora, ela se torna novamente um pássaro, uma bela andorinha que não consegue desapegar de sua família terrena.

Mas, voltando...

Peter é uma criança que não se acostumou a ser humano, porém, também não é mais um pássaro. Ele é um simples meio-a-meio e por conta disso, não cresce mais. Está preso a sua forma e ao seu tamanho, sem contar que se não fosse pela sua força de vontade e inteligência estaria preso também na ilha que posteriormente será conhecida como a Terra do Nunca, pois perdeu a sua fé em seu poder de voar.

Questionamentos que sempre tivemos sobre esse personagem são todos respondidos nesse pequeno e encantador livro. Peter Pan não sente falta da sua mãe? Ele nunca tentou voltar? Como ele pode viver todo esse tempo sozinho?

Confesso que conforme lia comecei a sentir pena do pequeno menino perdido, mas ao mesmo tempo me encantava a cada página pelo seu coração puro e a doce inocência que ele carrega consigo. Contudo, como disse, o livro apresenta um narrador e é esse mesmo narrador que nos dá um pequeno tapa na cara ao nos mostrar que não temos o porque ter dó desse garoto uma vez que não sentimos falta daquilo que nunca tivemos ou ao menos sabemos que existe.

Uma coisa que achei bem interessante nesse livro é que o autor não nos poupou da importância que os Jardins de Kensington tem para a história original de Peter Pan, isso é um fato tão absoluto que se você tiver a oportunidade de ir para Londres e visitar esse jardim, bom, você vai ver a bela estátua que tem de Peter Pan tocando a sua flauta nesse parque.

A leitura dessa obra é bem rápida uma vez que o livro é curtinho, possui apenas seis capítulos, e a escrita do autor é extremamente leve e fluída. Doce e completamente inocente.

Vou aproveitar para "falar" um pouco sobre a diagramação desse livro. A Universo dos Livros, sem ser puxa-saco, mas a cada dia que passa, fico cada vez mais encantada com os livros que publicam. A cada inicio de capítulo temos desenhado na parte inferior da página o Big Ben e nas páginas posteriores os desenhos de flores, em outras pequenos brilhos que se assemelham a estrelas. As páginas são amareladas e bem grossas, sem contar a fonte que é perfeita para a leitura. Não encontrei qualquer coisa para relatar quanto a revisão, isso é outra motivo que vale a pena ressaltar.

Sendo assim, quero convidar você para conhecer mais a fundo essa lenda que encanta as crianças e adultos do mundo inteiro. Venha embarcar em um dos mais famosos jardins de Londres, se encantar com as fadas e com todas as criaturas que surpreendentemente ganham vida após o toque de recolher. Peter Pan - A Origem da Lenda é aquele tipo de livro que faz o leitor se sentir acalentado, encantado e desperta a nossa criança interior fazendo você carregar um pequeno sorriso nos lábios ao finalizá-lo.

[Quotes]
Se você perguntar para sua mãe se ela sabia da existência de Peter Pan quando garota, a resposta será a seguinte: "Claro que sim, filho". E se perguntar se ele montava uma cabra naquela época, ela responderá: " Que pergunta tola. É claro que sim". Agora se você perguntar para a sua avó se ela conhecia Peter Pan quando garota, ela também responderá: "Claro que sim".

- Acho que devo voltar para minha mãe - ele disse, timidamente.
- Adeus - Salomão respondeu com uma expressão estranha em seu olhar.
Mas Peter hesitou.
- Por que você não vai? - o ancião perguntou, educadamente.
- Será... - Peter começou, com a voz rouca. - Será que ainda posso voar?

Ele achava que passava os melhores momentos nos Jardins, e achar que você viveu os melhores momentos é quase tão bom quanto realmente tê-los vivido.

- Se eu escolher voltar para minha mãe - ele. por fim, perguntou -, você poderia me conceder tal desejo?

Que filho incrível ele poderia ter sido para ela! Ah, Peter! Nós que cometemos grandes erros sabemos muito bem como deveríamos agir se tivéssemos uma segunda chance. Mas Salomão estava certo, não existe segunda chance, não para a maioria de nós.

Resenhista: Mayara Milesi.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Nataly.Almeida 01/08/2017

Deliciosa fantasia!
Delicioso livro! Eu não fazia idéia que podia amar ainda mais a história de Peter Pan, que a aura non-sensical do seu universo (típica das histórias infantis inglesas) estivesse além da Terra do Nunca, mas na própria Londres, em cada centímetro da história. Comparando com uma mídia moderna, senti uma semelhança leve, no que tange à fantasia do absurdo, entre essa obra e o podcast Welcome to Night Vale.

Vitor Gabriel 10/10/2017

A origem da lenda
Esse conto de fadas narra magistralmente o surgimento de Pan. Lindo de ler, mágico de conhecer.

Matt 29/10/2018

Não vale a pena
Compre qualquer outra coisa, livro bem chato

Nat 11/12/2019

Na Londres do início do século XX, Peter Pan é um menino que voou da janela de sua casa até os jardins de Kensington aos sete dias de vida e nunca mais envelheceu. Vivendo no meio dos pássaros e brincando nas árvores durante a noite, Peter criou a teoria de que as pessoas nascem como pássaros e que perdem a capacidade de voar com o tempo e se tornam bebês humanos. Nos jardins, ele convive com Salomão, um corvo que recebe as cartas das mães que querem ter filhos e os envia de acordo com as exigências descritas. Em sua cabeça, Peter foi uma das crianças enviadas pelo corvo, mas ele quis voltar para os jardins e deixou sua mãe. Ao voltar para ela, ele percebe que não tem mais lugar em sua antiga casa e então passa a viver definitivamente nos jardins.

Peter Pan sempre foi uma dos meus contos de fadas favoritos, então quando achei esse livro que falava exatamente de como o menino que não cresce surgiu, não perdi tempo. A leitura é rápida, pois a narrativa é fluida, com um tom infantil, o que pode ser um dos fatores (ironicamente) que podem tornar certos aspectos da história meio confusos, então precisa-se ler com atenção. Uma ressalva: não se ira encontrar os personagens clássicos como o Capitão Gancho ou Wendy. Essa história é o início do mito do menino que nunca cresce. Totalmente recomendada.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2019/12/peter-pan-jm-barrie-dll-2019.html

Julião 19/04/2020

O que falar de um conto de fadas?
Não da para contextualizar o quão mágico é ler um conto. Você precisa abandonar suas construções e teses sobre o mundo e aceitar um novo universo. Muito, muito, muito maravilhoso.

Essa história de 1902 do Berrie é fantástica e eu recomendo a leitura.

?... porque ter fé é ter asas?

Laura.Rafaela 25/07/2020

Apesar de diferente do esperado, gostei muito! Ter fé é ter asas.

trizieize 06/08/2020

Agradável.
De início, o livro é um tanto confuso. Muitas informações sobre o lugares e personagens que eu não entendi muito bem. Porém, se torna uma leitura rápida e agradável.