Sutilmente Nina Spim

Resenhas - Sutilmente

1 | 2 | 3 | 4

Day 30/09/2020

Bonito
Acho que esse é o primeiro conto que avalio com 5 estrelas, achei a escrita muito boa e fiquei querendo saber mais sobre as personagens.

Bruno Cardoso 12/10/2015

Narrado em primeira pessoa por Giovana, uma menina de 13 anos, Sutilmente diz respeito as pequenas coisas e detalhes que muitas vezes deixamos passar, mas que, são notados pela pequena Gio. Puro, completo e gostoso de se ler. Com um pouco mais de jogo de cintura, Nina Espim me faria ler um livro de muito mais páginas, sem notar o tempo passar.

Logo no início do conto conhecemos Laura, aluna nova na escola que desperta a atenção de Giovana. Notamos como a narrativa irá se desenvolver nos primeiros parágrafos. Rico em descrições e com pequenos diálogos, esse é a grande fórmula do texto. Mas não digo fórmula de modo pejorativo, ou querendo demonstrar certa repetição. Mas sim, que foi essa a fôrma escolhida pela autora para contar a história.

Giovana tem um poder de descrição maravilhoso. Cita em uma passagem que talvez seja assim, por ser diferente das outras pessoas. Por enxergar cores que não existam. A poesia contida nas coisas que ela nota, torna a narrativa sensível e graciosa. Giovana é uma personagem delicada e profunda e com certeza merece um espaço maior para poder mostrar a si mesma.

Continue lendo no link abaixo :)

site: http://caixasdsapato.blogspot.com.br/2015/10/resenha-sutilmente-nina-spim.html

iamcoito 25/06/2020

fofo
Apesar de muito curto, gostei de algumas pontuações que autora traz. Gostei de como a personagem saiu da zona de conforto dela pra falar com a novata e ir contra sua melhor amiga ao fazer isso. Ficarei apenas aqui imaginando se ambas tiveram a coragem de andar mais do que esse pequeno começo as proporcionou.

liabu 27/06/2023

Sutilmente
Um conto super curtinho mas muito emotivo também. Tem essa nostalgia de criança/adolescente na escola e mesmo com poucas palavras a autora demostra sentimentos tão grandes. Amei!!

Yanes 30/11/2020

Sutilmente
Um conto curtinho mas bem descritivo, é muito bom pra passar o tempo, não entendi muito a finalidade, mas gostei da história e achei a escrita muito boa.

Lua 14/12/2020

Fiquei apaixonada pelas descrições de como elas se conhecerem mas me deixou querendo mais... recomendo

natashass 29/10/2021

apesar de ser uma história curtinha eu esperava algo a mais, talvez um final... acabei nem entendendo muito bem a personalidade da laura

14/01/2021

De uma delicadeza...
"Sutilmente" é um conto bem rapidinho e bastante descritivo. Fala sobre o bullying de uma forma bem sutil, mas vemos também o início de uma amizade (ou algo a mais) de uma forma bem fofa entre Giovana, uma aluna já da escola "com uma forma de pensar admirável" e Laura, recém chegada e deslocada pelos alunos. Indico essa leitura levinha com gostinho de quero mais...

fzmariana 02/07/2023

Eu gostei muito de como a história foi escrita e de como foi o desenrolar dos acontecimentos, apesar de achar muito fofinho todo o momento, senti que faltou alguma coisa no meio daquilo. talvez seja por ser muito curtinho, mas realmente senti que faltou algo!

enfim, bonitinho!

Priih | Blog Infinitas Vidas 09/04/2017

Tema interessante!
Pela sinopse, eu achei que Sutilmente falaria mais de um romance em si, mas na realidade o conto aborda o início do interesse entre as duas garotas. Não consegui me conectar às personagens, porque os devaneios da protagonista me deixaram um pouco confusa, e algumas frases curtas deixaram a narrativa um pouco truncada. O ponto forte desse conto, sem dúvida, é a naturalidade com que a sexualidade de Giovana e Laura foi tratada. Com leveza (e até mesmo poesia), Nina construiu o interesse romântico das duas de um modo muito tranquilo – exatamente como esse tema deve ser. Fiquei muito contente com essa abordagem e espero ver mais obras assim!

site: https://infinitasvidas.wordpress.com/2017/02/26/resenha-tripla-sutilmente-imersao-e-caleidoscopio-nina-spim/

Bruna 23/04/2021

Deixa uma sensação gostosa no peito
Difícil de explicar e muito particular pra mim, esse conto passou por mim como um cobertor quentinho. Trouxe nostalgia da época da escola e um sentimento de familiaridade, sabe? A escrita da autora faz jus ao título do conto: é sutil, leve como um carinho na cabeça. A narrativa conta sobre a formação do relacionamento entre duas garotas que estudam na mesma sala de aula e se aprofunda bastante nos sentimentos da protagonista. Uma leitura deliciosa que eu recomendo demais!
jess :) 23/04/2021minha estante
sugiro ler rotas de fuga. um dos melhores livros q li em 2019 e da mesma autora.

Bruna 29/04/2021minha estante
Muito obrigada! Irei procurar

Milena - @milenayasmim_ 15/12/2023

Conto rápido
Parece muito uma introdução de um livro pra o outro, é como se fosse o livro 0.5, sabe?
enfim, faltou algumas coisas, mas é fofo.

anee 29/06/2023

Sentimento sutil
Que livro gostosinho de ler, apesar de eu ter achado chato a repetição de tentativa de frase chamativa do livro, mas é super bonitinho, acabei demorando pra ler mas é super curtinho e bom de ler

31/10
não lembro de NADA que acontece no livro.....

malu 05/08/2021

gostosinho de ler
é um livro curtinho, mas tem frases mt bonitas e passa uma mensagem boa tbm. fala sobre a entrada de uma aluna nova na escola da Giovana e como ela se sente com a presença dessa menina, e apesar do receio, ela acaba dando o primeiro passo para essa amizade. a única parte q n gostei foi da amizade da Giovana com o Gabriel e com a Natália, crianças nojentas kkk

"A invisibilidade de uma alegria prejudica quem somos, pois ficamos existindo pela metade. E eu sempre gostei de ser inteira."

"Nós nunca sabemos com precisão como refazer o caminho para dentro. Porque esse caminho pode ser extenso demais e, por uma distração, podemos nos perder. E se perder dentro de si mesma impede que tentemos emergir quem realmente somos."

1 | 2 | 3 | 4