A última viagem do Lusitania

A última viagem do Lusitania Erik Larson

Resenhas - A Última Viagem Do Lusitania

José Carlos 25/04/2020

Bom, mas...
As primeiras 100 páginas foram muito cansativas, e não abandonei o livro devido a boa nota que possui aqui no app! Acho que seria interessante se houvessem páginas com imagens do navio, capitão Turner, submarinos, etc, assim como há em qualquer livro histórico! Ao finalizar, considerei uma boa leitura, mas não tanto como ele está exaltado pelas resenhas aqui lidas!

Byannca.VerAssimo 14/11/2020

Conta a história do Navio, Lusitania, um dos maiores pra época, que foi drasticamente atacado sem dó pelos alemães.
Este navio foi um dos que resgataram os sobreviventes do Titanic, história Verídica, maravilhosa, detalhes impressionantes, vale muito a pena a leitura. Se tornou um dos meus favoritos.

Cris 04/04/2021

Simplesmente adorei. Não tinha lido livro ainda, que falasse sobre a guerra do ponto de vista náutico. Em que pese o submarino alemão U20 ter torpedeado de forma lamentável o navio transatlântico Lusitânia em 1915, os EUA entrou para a guerra só dois anos depois.

San... 05/02/2016

Narrado de forma primorosa, me senti naufragar junto com o Lusitânia. Motivo de grande pesar, o naufrágio desse navio foi, a meu ver, uma das grandes vergonhas da guerra. O autor foi bastante cuidadoso na bibliografia, deixando para o leitor que sentir necessidade de saber mais a respeito uma vasta fonte de pesquisa. Para mim a leitura foi suficientemente esclarecedora. Recomendo.

JL Marcal 28/05/2021

Fascinante
Erik Larson descreve com detalhes a última viagem do mais famoso navio estadunidense em funcionamento da década de 1910, o Lusitania. Um relato bem detalhado, mas muito bem feito sobre os últimos momentos antes do desastre acontecer. Recomendo muito!

Simone de Cássia 26/11/2019

Dos livros do Erik Larson que li esse é o melhor! Impressiona ver o cuidado com a pesquisa, com a veracidade dos fatos, a precisão das citações. O autor é um mestre nessa arte de juntar informações aqui e ali e transformar tudo em obra que além de trazer conhecimento, desperta sentimentos. Mas o que mais impressiona mesmo é a crueldade que provocou toda a história. Dá náuseas ver a comemoração dos alemães a cada navio afundado,é brutal ver o comandante do submarino fazer a contagem de suas "metas" em toneladas de navios que conseguiu torpedear e afundar... Triste humanidade! Livro fantástico!!
Anne - @literatura.estrangeira 03/10/2020minha estante
Leu o demônio na cidade Branca? Muito bom tbm. Meu favorito

Simone de Cássia 06/10/2020minha estante
Li sim, Anne! Foi o primeiro que li e me fez apaixonar!

JuKirchhof 20/04/2022

Um grande contador de histórias
Sensacionais as pesquisas e a forma como Larson conecta os assuntos em um enredo vertiginoso.

Nesse livro somos colocados frente a frieza e omissão máxima humana. E assim como assistir ao Titanic sabendo que "vai dar ruim ", aqui acompanhamos estáticos ao pesadelo que se aproxima.

Giuliana 18/06/2020

Um livro muito bom com uma pesquisa bem extensa, o autor tem uma escrita boa. Teria gostado mais se eu conhecesse as personalidades históricas da época que aparecem.

Carlos Padilha 23/04/2021

Muito bom, uma pesquisa monumental
Muito além de descrever a "última viagem" e o evento do torpedeamento do navio em si com uma grande riqueza de detalhes (mas sem se tornar entediante), o livro nos apresenta o cenário político desde a origem da guerra, a relutância americana em entrar no conflito e, a melhor parte, a "suspeitíssima" negligência britânica em proteger o navio.
O livro é resultado de um impressionante trabalho de pesquisa, que fica claro pela quantidade de referências. Cabe ressaltar também a quantidade de notas de rodapé; algumas acrescentam fatos importantes e curiosos ao livro. Aqueles que não gostam de "interromper" a leitura podem lê-las com calma ao final, como um suplemento.
Reconheço que o meu prazer na leitura foi amplificado pelo meu interesse em assuntos relacionados a navios e navegação. Mas acho que o livro irá agradar ao leitor leigo nesses assuntos, mas especialmente àqueles que gostam de História.
O único senão fica com a tradução equivocada de alguns termos náuticos. Sempre penso que, nesses casos, o tradutor deveria buscar a ajuda de um conhecedor da área.

Thalita Branco 11/10/2017

Resenha ~ A Última Viagem do Lusitania - Erik Larson
As primeiras páginas de A Última Viagem do Lusitania fizeram minha expectativa despencar. O ritmo prometia ser arrastado. Mero engano. Não demorou para a história de um dos maiores transatlânticos do mundo me encantar.

Quando se fala de naufrágio todos se lembram do Titanic, o navio inafundável que… afundou. Como o título sugere, o livro narra como o Lusitania afundou ao ser torpedeado por um submarino na Primeira Guerra Mundial. Conhecido por suas quatros chaminés e por ser luxuoso e rápido, o Lusitania partiu de Nova York para Liverpool carregado de personalidades. E é aí que o livro brilha.

O autor, através de cartas, diários e documentos, recria alguns dos passageiros do Lusitania. Apesar de ser uma não ficção, o livro ganha ares de ficção com a descrição de algumas personalidades. E por mais que se saiba que o navio irá afundar, fiquei o livro todo tensa imaginando qual daqueles viajantes sobreviveria ou não e toda a politicagem envolvida na história que mais de uma vez me revoltou.

Sobre o ritmo do livro. Sim, em alguns momentos ele é arrastado, principalmente quando envolve a política das potências envolvidas na guerra. São momentos que logo passam e quando a narração volta a se tornar fluida o livro encanta, sobretudo quando conta sobre os passageiros e sobre o funcionamento do transatlântico e do submarino U20. É fácil visualizar tudo o que acontece e mais de uma vez me vi imaginando o livro como um filme. Aliás, daria uma ótima adaptação.

A Última Viagem do Lusitania talvez exija um pouquinho de paciência do leitor no inicio da história e não agrade a todos, mas é só se deixar levar para se sentir interessado e desfrutar da leitura.

site: www.entrelinhasfantasticas.com.br

Paula.Martuchelli 08/07/2018

Escrita envolvente
No começo tive medo, pois sabia que era uma história pesada e por conter muitos relatos e testemunhos fiquei com medo que fosse maçante. Mas a escrita do autor é muito gostosa, ele entrelaça os fatos e acontecimentos de uma maneira que, mesmo que saibamos o que está por vir, ficamos ansiosos para continuar a leitura e descobrir o que está por vir. É fascinante também acompanhar a trajetória de passageiros e me peguei ansiosa e torcendo para que se salvassem no naufrágio. Já quero ler outros livros desse autor!

Marcos.Alexandre 14/05/2020

A Última Viagem do Lusitania.
Esse livro me prendeu absurdamente. Comecei a ler pensando que seria apenas mais uma leitura, porém, me surpreendi com a quantidade de informações que o livro trás sobre o desenrolar da segunda guerra mundial. Foi um belo trabalho de pesquisa do autor e irei procurar outros titulos dele para adicionar na minha estante!
Anne - @literatura.estrangeira 26/09/2020minha estante
O diabo na cidade Branca é riquíssimo em detalhes arquitetônicos. Maravilhoso.

Miranda82 11/07/2020

Detalhado
Ponto forte: linguagem (o autor consegue utilizar uma linguagem simples e acessível para qualquer público. Grande feito, na minha opinião, para uma obra que conta um relato histórico visto que não utiliza um tom acadêmico e nem é superficial demais);
Ponto fraco: detalhamento (algumas passagens são muito detalhadas e tornam a leitura maçante);
Imperdível: capítulo intitulado "Os desaparecidos" (retrata a busca pelos passageiros desaparecidos de uma maneira objetiva, porém, bastante muito comovente).

Patricia 15/02/2022

Interessante e envolvente
Um livro interessante e envolvente.
As primeiras páginas podem ser um pouco desgastantes, mas depois vem um mergulho na história... Passei dias relendo as páginas do dia que o navio foi torpedeado, imaginando a dor das pessoas ?
Busquei encontrei um filme antigo sobre o Lusitânia... Foi bom ver o filme logo após ter lido o livro.
Eu recomendo!