A última viagem do Lusitania

A última viagem do Lusitania Erik Larson

Resenhas - A Última Viagem Do Lusitania

Guilherme.Ferraz 05/03/2024

O navio que mudou o rumo da Guerra
A última viagem do Lusitânia demonstra como uma série de acontecimentos, e escolhas, podem mudar o rumo do mundo.

Erik Larson novamente faz uma pesquisa minuciosa sobre cada detalhe do afundamento do navio e das suas consequências em um cenário de guerra total.

Um ótimo livro pra se entender mais sobre o conflito mundial da primeira guerra e as escolhas políticas de cada país.

Rafael 01/11/2023

Uma boa viagem
Gostei bastante do livro, traz um panorama bastante vivo da última viagem do Lusitania e de momentos decisivos e importantes da 1ª GM.

O início da obra, entretanto, foi um pouco arrastado, demorando para "esquentar", com muito detalhamento, numa tentativa de trazer realidade.

No fim, vale bastante a leitura.

Tatiana.Schemes 24/09/2023

A última viagem do Lusitania
Para os amantes dos livros baseados em fatos reais, navios e guerra, este livro é interessante.
No início demorei um pouco a me interessar pela leitura, mas depois consegui engrenar na leitura.

Rafael 03/04/2023

Um dos maiores desastres navais em água, carvão e jornalismo
Larson constrói as correntezas da última viagem de um dos maiores transatlânticos que já existiu da mesma forma que constrói a história aqui nos apresentada. Com uma profundidade tensa e pessimista, nos deixando cada vez mais ancorados a sua escrita cautelosa, didática e histórica.
100 anos após o bombardeio que afundou um dos maiores transatlânticos da história, Erik Larson publica a Última Viagem do Lusitania, tanto para resgatar as histórias de seus tripulantes (dos sobreviventes e dos não sobreviventes), mas também para dar enfoque no peso que está ação marítima teve no desenrolar da primeira guerra mundial.
Deve ter ficado claro já que, o que temos aqui é um livro de não-ficção, que constrói através de relatos e diários de sobreviventes tudo sobre a última viagem do Lusitania, recontando histórias reais de personagens reais com uma crueza e elegância narrativa arrebatadora.
Larson dança entre as diferentes perspectivas de suas múltiplas personagens, de uma forma consistente, não deixando que fiquemos muito tempo sem saber de uma personagem que lemos a um certo ponto atrás, mas falha em fazer com que nos importemos com suas tramas secundárias, fazendo com que o reaparecimento de certas personagens tragam dúvidas sobre se já conhecemos tal pessoa antes ou não, simplesmente por não termos tido tempo o suficiente em sua perspectiva, uma vez que diversas personagens diferentes são apresentadas no núcleo do navio.
Já o grande ponto forte é a ambientação. Sentimos o peso da viagem, sentimos o peso e a tensão da guerra. Somos impactados pelo medo e a esperança de suas personagens da mesma forma que somos impactados quando o torpedo destrói o casco.
A escrita é brilhante, imersiva e está nos quatro principais lados da história ao mesmo tempo, em um jogo de perspectivas e pontos de vista que faz com que a história seja fluída, interessante e viciante, mesmo que não entendamos nada sobre navios ou mesmo sobre a guerra.
A guerra não é o destaque aqui, mas sim o pano de fundo, dando espaço assim para o desenrolar de estratagemas políticos e romances dispendiosos, englobados por uma ótica histórica, que não só nos ajuda a entender mais a fundo tanto a seriedade e profundidade do conflito armado, como também constrói e destrói o senso de humanidade da época de forma didática, para aqueles que nunca tinham ouvido falar do Lusitania, e de forma brutal para aqueles que conheciam.
Mais sobre A Última Viagem do Lusitania em @rafaelpf00

Christian.Pereira 19/02/2023

Muito bem escrito
Não é um livro para quem quer emoção a cada página. O Larson delimita muito bem o contexto do que estava acontecendo no mundo e de vários fatores que levaram ao torpedeamento do RMS Lusitania. Achei muito impressionante a capacidade do autor em fazer uso de tudo quanto é arquivo, relatos de sobreviventes e criar uma prosa tão bem detalhada que mais parece ficção. Posso dizer que em algumas partes eu fiquei chocado por descobrir coisas absurdas que aconteceram e com a sociopatia humana e a insensibilidade com o outro, como pode uma pessoa ser capaz de torcer e deixar uma tragédia acontecer para benefício da guerra? É algo assustador.

Cleitao 04/12/2022

Mais um livro muito bom do Erik Larson
Depois de ler No Jardim das Feras de Erik Larson. Gostei muito e comprei A última viagem do Lusitânia. Li e Gostei muito também. Para quem quer saber o que aconteceu com o Lusitânia na sua última viagem . Leia esse livro. Vocês vão entender o horror da guerra. O que a guerra pode causar a pessoas que nem estavam em guerra. Estavam apenas fazendo uma viagem no luxuoso transtlantico. Vejam que a guerra cega muitas pessoas envolvidas no conflitos. As fazem serem cruéis e más. Ao lerem vocês veram a burrice da guerra. Livro muito bom. Leiam.

Natália 23/11/2022

Lusitania
Eu sou suspeita pra falar, pois adoro livros sobre acontecimentos históricos. Confesso que precisa de um pouco de paciência, não é aquele livro super fluido, mas vale a leitura.

Karolina 31/08/2022

Gostei
Ele é um livro bem completo, mostra de todos os lados o momento que ocorreu o naufrágio, partes da guerra e como cada governo estava lidando. O que mais me interessou foi o fato de também trazer o lado do ?causador? do acidente com detalhes. O único defeito é que o começo e lento e demora um pouco para engatar.

Bell 22/06/2022

O relato de um dos maiores desastres marítimos de todos os tempos, um tema que gosto muito!
O autor entregou um excelente trabalho, ele se aprofundou no caso e trouxe para o público vários detalhes do naufrágio e do contexto em que ele ocorreu. Tudo com uma linguagem acessível.

As primeiras páginas são um pouco cansativas, mas assim que a viagem começa o livro ganha vida e torna impossível abandonar a leitura.

Os relatos do naufrágio são arrebatadores, quanto sofrimento! que tristeza! Quase 1200 vidas perdidas, além de obras de arte e livros raros que estavam na carga do navio. E o mais triste, e revoltante, é que tudo poderia ter sido evitado.

Acho extremamente importante que tragédias como esta sejam lembradas, para que possamos evitar que se repitam!

Uma excelente leitura!

A quem interessar, no YouTube tem um filme/documentário sobre o Lusitania, o nome é Lusitania: Murder on the Atlantic, está legendado em português.

JuKirchhof 20/04/2022

Um grande contador de histórias
Sensacionais as pesquisas e a forma como Larson conecta os assuntos em um enredo vertiginoso.

Nesse livro somos colocados frente a frieza e omissão máxima humana. E assim como assistir ao Titanic sabendo que "vai dar ruim ", aqui acompanhamos estáticos ao pesadelo que se aproxima.

Patricia 15/02/2022

Interessante e envolvente
Um livro interessante e envolvente.
As primeiras páginas podem ser um pouco desgastantes, mas depois vem um mergulho na história... Passei dias relendo as páginas do dia que o navio foi torpedeado, imaginando a dor das pessoas ?
Busquei encontrei um filme antigo sobre o Lusitânia... Foi bom ver o filme logo após ter lido o livro.
Eu recomendo!

Gigi 26/07/2021

Levei 7 dias lendo os últimos 7 dias do Lusitânia
Intrigante, encantador, comovente?
RMS Lusitânia, historicamente, é considerado o start para a entrada do EUA na 1ª Guerra Mundial. Eu relevaria está informação, uma vez que ao longo do livro, não faz nem sentido.
A história deste navio, de alguns passageiros, de próprio submarino alemão são empolgantes. São acontecimentos que estão ?na poeirenta linha do tempo dos acontecimentos mundiais? há mais de 100 anos, mas carregados de muita emoção e sentido pesar.
Um livro para enriquecer minha biblioteca, certamente.

Gomor 23/06/2021

Em que pese o fato do autor ser bastante prolífico em apresentar o fatos, a história do Lusitânia é muito interessante. Vale a leitura.

JL Marcal 28/05/2021

Fascinante
Erik Larson descreve com detalhes a última viagem do mais famoso navio estadunidense em funcionamento da década de 1910, o Lusitania. Um relato bem detalhado, mas muito bem feito sobre os últimos momentos antes do desastre acontecer. Recomendo muito!