O cair da noite Isaac Asimov

Resenhas - O Cair da Noite

Luce.Clara 28/01/2024

Amei
Ainda ontem estava refletindo o quanto me decepciona quando estou lendo um livro de fantasia ou ficção que não consegue concretizar a ideia de um universo novo e desconhecido. Hoje, quando li esse conto, percebi que é sim possível ter histórias assim.

Foi a minha primeira experiência com o autor porque eu achava que esse gênero de ficção científica não era pra mim. Me enganei, amei muito e vou procurar urgentemente mais trabalhos dele.

Kleiton 26/01/2024

Provocativo
Um conto que vai te provocar a refletir sobre a imensidão do universo e a pequenez dos medos humanos

aclaranunes 16/01/2024

Esse foi o meu primeiro livro do autor e ameeei. Acabei virando fã dos livros de ficção por causa dele

RaabeF 04/01/2024

É Asimov
É Asimov! Não é preciso falar muito mais, só que ele é genial em suas escritas, e não é diferente nesta!

Marcos.Leste 04/01/2024

Leitura rápida
A história se passa no planeta Lagash, onde a noite nunca acontece, pois sempre há pelo menos um sol no céu. Os habitantes de Lagash vivem em uma civilização avançada, mas ignoram a existência das estrelas, pois elas são ofuscadas pela luz dos sóis. Apenas uma seita religiosa, chamada de Cultistas, acredita que o mundo será destruído pela escuridão, quando todos os sóis se puserem ao mesmo tempo.

Bcvc 03/01/2024

O cair da noite
Foi uma ideia muito interessante do autor mostrar que pra uma sociedade que não conhece a noite, um eclipse é o apocalipse.

Alessandra.Adams 29/12/2023

Infelizmente não consegui gostar. Por ser uma história bem curta, não consegui me conectar com os personagens e com a história em geral.

Leila171 27/12/2023

Boa leitura de ficção científica.
Esse texto parece ter onfluenciado muitos textos que vieram depois.
Experiência interessante.

Steffani5 18/12/2023

É bom, uma histeria coletiva
Demorei um pouco para entender o contexto da história (não li sinopse, não sabia nada da história).
Entendi, faz sentido toda a reação histérica diante de um evento incomum à esse mundo.

Mas o que não me fez dar 5 estrelas é que achei um pouco arrastado, apesar de ser um conto.

Talvez releia.

Campos 15/12/2023

Amei
Que livro gostoso de ler, me conquistou e se tornou um dos meus favoritos desse ano de 2023. História muito bem construída, personagens brilhantes e cheio de reviravoltas.

Victor225 12/12/2023

Um início espetacular dos vários contos do Azimov
Um conto muito incrível, amei como foram incorporados vários temas nele? Ele tem um pouco de sci-fi, religiosidade, debate questões mais humanas e também tem um pouco de terror nele. Faz vc ficar por muito tempo pensando nos detalhes que acabou de ler.

A história é um ?what if?, onde somos questionados com: E se a humanidade presenciasse a noite apenas por um breve tempo entre milhares de anos?

Então é aí que somos introduzidos ao planeta Lagash, onde ele é banhado por 6 sois e nunca chega a anoitecer? Até que certo dia talvez isso aconteça.

As implicações nesta sociedade em relação as suas tecnologias, sua filosofia, religião, sentimentos em relação a esse fenômeno é algo incrivelmente imaginativo e intrigante de ler.

Vale muito a pena por ser bom, por ser histórico em relação a obra do Azimov e é uma leitura bem curta pra ser lida e apreciada em uma boa tarde.

Rauecker 06/12/2023

O cair da noite
A humanidade tem alguns medos primordiais como o de cair e o medo do escuro, que basicamente já nascem conosco. Neste conto Asimov explora o medo do escuro.

O enredo é simples, um planeta que possui seis sóis e uma civilização que não conhece a noite em hipótese alguma (aqui já somos intrigados a pensar como seria uma sociedade que não conhece a noite, teriam energia elétrica ? Como evoluiriam?), os estudiosos chegaram a conclusão que de 2500 anos acontece um eclipse geral e a noite cai no planeta, como as pessoas desconhecem o fenômeno ficam loucas e a civilização se encerra ali.

A obra gira em torno dessa ideia e Isaac consegue complementar com muitos assuntos polêmicos como por exemplo a mídia e a religião, e acima de tudo como as pessoas agem em situações que desconhecem e que estão desesperadas. As reflexões que o conto trás são excelentes.

Recomendo muitíssimo essa leitura, é um conteúdo simplesmente genial e tudo isso em menos de 100 páginas.

Citação preferida:

?Não consegue imaginar isso. Seu cérebro não foi feito para essa concepção, assim como não foi feito para a concepção de infinito e eternidade.?

Larissa.Herbsthofe 04/12/2023

Essa história é um pouco de loucura mas faz um certo sentido.
Acho que se o sol deixasse de existir talvez a sanidade também deixaria...

¨Cain¨ 21/11/2023

Medo do escuro
Pra começar, digo que eu queria MUITO ter gostado mais dessa história. Não me entenda mal, o tema é super interessante. Imagina se não conhecêssemos a escuridão? É compreensível todo o medo dos personagens.
O livro não é ruim, mas eu me sinto roubado. Sério, Editora Aleph? 45 reais nisso? Eu gostaria que meu primeiro contato com o autor fosse melhor.

Não vou babar ovo aqui só por conta do conto ter um prêmio, ou o autor ser um ótimo autor pra muitos.

A escrita é boa e a história é interessante. Se alguém for ler, leiam o da Editora Arte e Letra.