O cair da noite

O cair da noite Isaac Asimov




Resenhas - O Cair da Noite


117 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 4 | 6 | 7 | 8


uu 21/06/2022

Sóis
Muito bom!! Leitura super agradável. Personagens interessantes e um mundo muito maneiro. Podia ter um segundo livro ? gostei muito!
comentários(0)comente



@leiturasdabreh 05/06/2022

E se nunca tivéssemos visto as estrelas?
Um conto rápido de ler que vai falar sobre ceticismo e de um planeta que tem 6 sóis. Nesse planeta nunca é noite, mas depois de muitos mil anos, ocorre um eclipse onde tudo vira escuridão.

O Asimov trabalha muito bem justamente essa ideia de se as estrelas não fossem vistas todos os dias, seria algo totalmente insano e místico, até mesmo profético o aparecimento delas, causando até histeria em todo o planeta.

Gostei bastante mas achei um pouquinho cansativo. Acho que acabou ficando só na ideia e conversa o tempo todo.
comentários(0)comente



Rafael 11/03/2022

Nada excepcional
Um bom conto, porém nada excepcional. Em se tratando de Asimov, tem coisa melhor na minha opinião. Mas vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



Jubs 03/02/2022

Queria mais!
Esperava mais desenvolvimento do que acontece quando finalmente cai a noite. Achei que cria um clima legal, mas que te abandona no melhor momento rs
comentários(0)comente



Larissa.Cifarelli 02/02/2022

Negacionismo e ignorância
Esse livro me lembrou bastante o filme "Não olhe para cima", livrinho curto com uma dura crítica ao negacionismo da ciência.
comentários(0)comente



Vitaaria 10/10/2021

Interessante
Minha primeira leitura de ficção científica e de Asimov e estou muito satisfeita.
Esse conto começa e termina quando deve, se atendo apenas à reflexão que pretende passar, a qual eu tenho certeza que se fixará pela minha mente por muito tempo.
comentários(0)comente



Bruno @viagempelomundodoslivros 16/06/2021

O pânico da humanidade diante de um eclipse sem fim...
Em mais um clássico do mestre da ficção científica Isaac Asimov, temos uma história de tirar o fôlego. Kalgash é um planeta que possui 6 sóis, de modo que não existe noite, sempre é dia por lá. Este fenômeno faz com que a população de Kalgash tenha um verdadeiro pavor da escuridão, de modo que até mesmo as construções são muito iluminadas por meio de grandes janelas. Ocorre que uma arqueóloga descobre ruínas de civilizações antigas e percebe que novas cidades foram construídas sobre o local onde haviam outras antigas cidades que foram devastadas por algo. As coisas ficam ainda mais tensas quando um grupo de cientistas se juntam à pesquisa e percebem que o intervalo de tempo entre as devastacões é examente o mesmo, como se algo, de tempos em tempos, simplesmente destruísse a face de Kalgash e posteriormente o povo se reconstruísse quase que do zero. Os cálculos levam os cientistas a concluírem que estão a poucos dias de um novo fenômeno como aquele e o pior dos pesadelos se mostra iminente: apenas 1 dos 6 sóis estaria no centro do céu e ao mesmo tempo uma lua passaria em frente dele, causando um eclipse total, levando o planeta a um longo período de escuridão. Mas como é possível que a escuridão possa destruir todo um planeta? Um livro que nos faz refletir sobre o medo e de como o descontrole pode nos levar a ruína. É impressionante que o livro não traz nenhum fenômeno paranormal, monstro ou algo do tipo, mas sentimos o pânico por conta da escuridão junto dos habitantes de Kalgash. A loucura traz mortes, incêndios e a destruição de toda uma civilização por mero medo do escuro. Um livro publicado originalmente em 1941 e que foi considerado em 1968 o melhor conto de ficção científica pela Science Fiction Writers of America. A obra me tornou ainda mais fã de Asimov, que consegue com suas histórias impressionantes impactar pessoas no ano de 2020, fico imaginando qual foi a experiência das pessoas que leram isto em 1941.
comentários(0)comente



Leonardo.Broinizi 15/06/2021

Um conto interessante.
Eu estava ansioso pela leitura quando vi que este havia sido eleito por uma revista de ficção científica como o melhor conto do gênero de todos os tempos, mas minhas expectativas não foram correspondidas. Mas é um livro legal.

Curto, de rápida leitura e com a ideia de fundo bem interessante, só não gostei mais porque o enredo não foi bem explorado, na minha visão. Mas não foi tempo perdido, eu recomendo pra quem gosta do gênero e o encontra barato (o que não foi bem o meu caso rs).
comentários(0)comente



John 05/06/2021

Merece a fama
Um conto sensacional.
É daqueles que depois que você termina a última página, você fecha o livro e fica pensando sobre o nosso mundo e as conjecturas que o livro aborda.

Adorei.

Mas precisa ler levando em conta a data em que foi escrito, existem muitas coisas desatualizadas e com alguns conceitos que já não se encaixam na nossa sociedade.

Sem dar spoilers, deixo aqui, para todos que já leram, a indagação sobre o que pensam sobre algumas realidades da nossa sociedade em relação ao desconhecido. Será que aconteceriam coisas no mesmo sentido do que acontece na história do livro?
comentários(0)comente



Dayane.Persil 31/05/2021

Esse é justamente o tipo de livro que me faz amar os livros do Isaac Asimov.

Por mais que você saiba sobre o que fala ele sempre consegue te surpreender com sua escrita e as reflexões que aborda em cada livro.

Toda a parte de ficção cientifica é muito legal, mas nada supera os discursões de religião vs ciência, a influencia e responsabilidade da mídia, comportamento humano e por ai vai... esse é definitivamente um livrão!
comentários(0)comente



Marcio 30/03/2021

Sem luz
Nesse conto original Isaac apresenta um mundo que nunca passou pela escuridão, e pela primeira vez todo um planeta vivenciará esse evento místico e inusitado e nesse conto o autor apresenta os problemas que isso trará para toda sociedade e os seus efeitos psicológicos.
comentários(0)comente



Flávia 26/02/2021

Bem legal
É um livro bem curtinho do Asimov, que fala sobre o que aconteceria se surgisse um momento de escuridão total em um planeta que não passa por isso por um longo tempo. Achei interessante, com uma leitura fluida e fácil.
comentários(0)comente



AleixoItalo 31/01/2021

Isaac Asimov não é meu escritor de ficção científica favorito, seu estilo narrativo por vezes datado, contrasta por exemplo com o realismo tecnológico de Arthur C. Clarke, que nos brinda com as melhores explorações espaciais que a literatura já experimentou. Asimov porém criou várias das obras mais famosas do Scifi, que acabaram por moldar e influenciar o gênero.

'O Cair da Noite' é considerado por muitos uma de suas obras mais importantes e impactantes. Se trata de um conto curtinho, que narra a história de um planeta com seis sóis, que irá presenciar um eclipse "pela primeira vez". Por trás disso, todo medo do escuro, do fim do mundo e de uma amedrontadora profecia sobre supostas estrelas que espreitam na escuridão, vem à tona.

Um exercício recorrente que a ficção científica faz, tendo Asimov e Clark como pioneiros, é imaginar como seriam outros planetas situados em diferentes lugares do universo, usando como princípio nossa filosofia científica, a história e nossa evolução biológica.

Em poucas páginas, Asimov discorre sobre as teorias daquela civilização em explicar os Sóis, e tentar entender o que seriam as hipotéticas "estrelas". Debates cientifico-filosóficos, refutações de teorias e a batalha entre a razão e os dogmas religiosos são ingredientes que compõe essa obra prima.

Experimentos realizados para simular céus escuros (que eles nunca viram) e as estrelas, e debates sobre o "centrismo" do universo, são alguns dos ingredientes que mostra os passos que uma civilização deveria passar nas primeiras tentativas para compreender a natureza (como fizemos, criando as mais variadas linhas de pensamento e paradigmas científicos).

Em poucas páginas, Asimov filosofa sobre nossa própria condição de sociedade. Em como nossas crenças são centradas no pouco que conhecemos do universo e como tudo poderia ser completamente diferente se nos localizássemos em um outro ponto qualquer do cosmos!
comentários(0)comente



117 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 4 | 6 | 7 | 8