O Último dos Canalhas

O Último dos Canalhas Loretta Chase

Resenhas - O Último dos Canalhas

Nanda 08/04/2016

Meu primeiro contato com romances de época ocorreu em O Príncipe dos Canalhas e eu me apaixonei de cara pelo gênero. Assim que soube do lançamento de mais um livro da Loretta, já fiquei ansiosa e com as expectativas lá no alto. Felizmente, elas foram atendidas.

Em O Último dos Canalhas somos apresentados a Vere Mallory, duque de Ainswood, um homem sem nenhum escrúpulo e completamente libertino. Sua vida foi marcada por tragédias, as quais fizeram com que ele se tornasse muito fechado e frio. E também conhecemos Lydia Grenville, uma jornalista dedicada e um tanto impulsiva, com uma bagagem de histórias tristes. Suas vidas não possuíam nada em comum e não haveria motivo nenhum para se cruzarem, mas por força do destino os dois se envolvem em uma confusão num beco. Estaria tudo bem, não fosse o fato de Lydia ter nocauteado Vere e acabado com sua reputação.

Mais uma vez a autora criou personagens que me encantaram de cara e uma trama envolvente. O início meio lento não tira o mérito da história, pois Loretta continua com sua escrita fluida e consegue intercalar várias vertentes sem perder a noção. A narrativa em terceira pessoa foi ideal para o desenvolvimento, pois permite traçar um panorama geral de toda a situação e ainda assim não se perder em um plot.

Convenhamos que Vere não é o príncipe encantado, mas Lydia também não é nenhuma donzela em apuros, coisa que ela faz questão de deixar claro durante todo o livro. E isso é um dos pontos mais positivos da história, essa desconstrução de conceitos pré-concebidos que existiam na época em que o romance se passa. O enredo ainda possui altas doses de suspense e humor que o tornam mais atrativo e mais crível.

Outro ponto muito positivo é que o romance desenvolvido entre os dois personagens não sobrepõe os outros arcos. Ele possui sua importância, porém não é o centro de tudo, abrindo espaço para a resolução de outras partes da história que também são muito importantes. O clímax do enredo chega quase no final e não é decepcionante.

Eu acho incrível a forma como a autora consegue amarrar as cenas de forma que quando cheguei ao final do livro todas as pontas soltas tivessem resposta. Isso é algo que considero complicado de se fazer em uma história única, porém ela consegue com maestria.

Eu indico esse livro mil vezes, não apenas a quem gosta do gênero. Mesmo que ele faça parte de uma série é possível ler e entender sem precisar dos outros. O Último dos Canalhas possui uma história forte, divertida e apaixonante, um prato cheio para quem gosta do gênero e ótimo para quem quer conhecer.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2016/01/resenha-dupla-o-ultimos-dos-canalhas.html

Joyce (Porre de Leitura) 20/04/2017

Resenha Porre de Leitura e Livros: O último dos Canalhas
Olá meus queridos!

Já faz um tempo que li O último dos canalhas, mas me recordo de tratar-se do tipo de livro que te fisga logo nos primeiros parágrafos, por isso finalizei a leitura muito rápido.
Vere Mallory é o Duque de Ainswood e um dos últimos canalhas da família, após assistir a morte de vários familiares, em especial Robin filho de um primo muito querido, se transforma em homem amargurado.
O Duque leva uma vida de libertinagem, não honra nem o próprio título, casamento está fora de cogitação, as noites são carregadas de bebidas e prostitutas, mas em uma noite tudo isso muda.
O duque conhece Lydia Grencille, ela é totalmente diferente das demais mulheres da sociedade, trata-se de uma jornalista que por meio de um pseudônimo escreve matérias que criticam os modos abusivos da elite londrina, uma moça inteligente e muito corajosa, por isso não fica nada contente quando Vere tenta salvá-la de uma situação que poderia sair sem ajuda e acaba humilhando o Duque.

"Se houvesse alguma justiça no mundo, pensou Lydia, o sujeito teria se transformado no sapo que ele era, no instante em que sua boca maligna tocara a dela".

Como era de se esperar Vere fica borbulhando de ódio e jura vingar-se, contudo não contava que no processo acabaria apaixonando-se por aquela mulher.
Em linhas gerais foi uma leitura deliciosa, Vere com seu mau humor me arrancou diversas gargalhadas, porém o que mais amei foi Lydia, uma mulher a frente do seu tempo, inteligente, astuta, possui traumas relacionados a família, mas prefere usá-los para ajudar moças que estão sofrendo de abusos sexuais.
Leitura fácil, rápida e deliciosa, tornou-se um dos meus romances de época prediletos.
Espero que tenham gostado.

Beijos

site: https://www.porredeleituraelivros.com/single-post/2017/04/20/O-%C3%9Altimo-dos-Canalhas---Loretta-Chase

Românticas 08/05/2017

Resenha do Blog Mulheres Românticas
Lady Greenville é uma "jornalista" à frente do seu tempo. Com grande influência teatral, desde a primeira vez em que se encontrou com Vere Mallory, o duque de Ainswood sentiu a grande atração que os unia. A paixão foi tão intensa que, por todos os meios possíveis, o duque tentou fazê-la se casar com ele.

Para ler o restante da resenha, visite o Blog Mulheres Românticas.

site: http://www.mulheresromanticas.com.br/2017/02/loretta-chase-o-ultimo-dos-canalhas.html

Melissa 15/09/2017

Primeiro livro que li da Loretta, fiquei em dúvida em dar 3 ou 4 estrelas, só não dei 4 porque algumas coisas me incomodaram.

Adorei o casal Vere e Lydia e justamente por ter gostado, queria ver mais sobre eles e menos sobre a linhagem da família dela, foi esse o fator que me decepcionou um pouco, acho que a parte que focou nos Ballisters, nos antepassados, quem era a mãe, quem era o pai, etc acabou perdendo o fio da meada. As tramas rocambolescas são interessantes, o trabalho da Lydia, as matérias do jornal, as partes de ação, as perseguições da cafetina são interessantes e nos prendem, bem como as rusgas entre o casal (um mais teimoso que o outro), por isso que digo que queria ver mais sobre isso e sobre eles (o romance) do que quem é parente da Lydia, acho cansativo esse negócio de títulos, realezas, sem contar que o tal do Belzebu já tem um livro e não precisava aparecer tanto nesse, queria saber mais do Vere.

As partes de ação tomaram grande parte do livro, senti um pouco a falta de mais partes românticas (embora o casal seja atípico, eles tem bastante química, gostaria de mais cenas entre eles e não entre tantos personagens), a autora foi bem criativa e nos entregou uma trama bem movimentada. A mocinha é diferente, tem profissão, é independente e o mocinho é um libertino divertido.

Leisiane Peloi 13/10/2017

Uma Trama Adorável
❝No mundo real, adulto, era mais fácil encontrar unicórnios
do que príncipes encantados.❞

O Último dos Canalhas é o segundo volume da série Canalhas escrito por Loretta Chase e publicado pela Editora Arqueiro. Esse livro foi uma das minhas leituras de maio, mas eu havia esquecido completamente de fazer a resenha e depois de um tempo, achei até que já tinha feito e publicado, loucura total a minha. Porém, mesmo com toda essa minha confusão, estou aqui para dizer que amo as obras da Loretta, e com essa não foi diferente, fui totalmente conquistada pela história.

A família Mallory é conhecida por produzir canalhas, mas com o passar dos anos, eles começaram a se tornar civilizados, alguns até mesmo se tornaram virtuosos, exceto o Vere Aylwin Mallory, o duque de Ainswood. Ele é o último canalha da família. Aos trinta de dois anos, Vere já arruinara muitas mulheres com seus olhos verdes, cabelo castanho e 1,80m de altura. O que ninguém sabe, é que o duque já passou por muitas situações dolorosas, que o fez se tornar um homem duro e libertino. Vere não contava que o destino colocaria em sua frente Lydia Grenville, uma jornalista que sempre está acompanhada ao seu fiel cão mastim. A mulher dedica a sua vida para denunciar as injustiças cometidas contra outras mulheres. E em uma de suas perseguições, Lydia encontra Vere, mas não foi tão agradável, já que o duque atrapalhou o trabalho da jornalista. Em meio a ofensas e farpas trocadas, Ainswood beija Lydia, logo ela que jamais aceitaria tal libertinagem, então sem esperar, a mulher nocauteia Vere, o que faz o grande duque cair no chão na frente de muitas pessoas, e assim se tornando motivo de chacota em toda Londres. Vere apenas promete vingança.

❝Aquela criatura insolente achava que tinha vencido – e todo mundo devia pensar isso também. Em poucas horas, toda Londres ouviria dizer que uma mulher havia derrubado Ainswood, o último dos canalhas da família, de bunda no chão.❞

O Último dos Canalhas é uma leitura divertida e rápida. O romance construído entre Vere e Lydia é incomum nos romances de época que eu leio, diferente de outras leituras, o casal mais se atritava do que conversavam socialmente, sem perceber Vere estava obcecado a perseguir Lydia, eles trocavam tantos insultos que as cenas ficavam divertidas, me vi rindo muitas vezes. Ambos os personagens tem um passado triste, o que definiam quem eles eram no presente, gostei muito da construção do drama, não foi forçado.

Loretta Chase já tinha me conquistado com O Príncipe dos Canalhas e eu fiquei muito ansiosa para ler esta obra da autora, não fiquei decepcionada, e muita coisa me agradou durante a leitura. Mas eu tenho apenas uma pequena ressalva, as repetições de palavras e palavrões presente na história me incomodou, por isso tirei uma estrela da minha nota.

Em suma, O Último dos Canalhas é um livro que indico, ele tem elementos básicos que conquista o leitor, apesar sair um pouco fora do contexto do romance de época, já que a nossa protagonista não é uma mocinha recatada aguardando um casamento bem sucedido. É por esse motivo que a história é tão boa. Meu conselho é que leiam a série na ordem, pois apesar dos livros serem independentes, tem um momento que as tramas se entrelaçam.

Melhor Quote:
❝As mulheres estão sempre pensando, e se você não quiser ser manipulado o tempo todo, recomendo que exercite seu cérebro obtuso e lento para compreender o da sua esposa.❞

Primeira frase:
❝Os estudiosos de genealogia concordavam que a família Mallory, do duque de Ainswood, viera da Normandia e se estabelecera na Inglaterra do século XII ao mesmo tempo que várias outras de mesmo nome.❞

Última Frase:
❝Mas todas eram encrenqueiras, absolutamente todas.❞

site: https://amanhecerliterario.wordpress.com/2017/10/13/resenha-o-ultimo-dos-canalhas-loretta-chase/

Ana Paula FZ1 27/10/2017

Eu gostei desse livro.. e só... rrss... Tá, não tão só assim, ri pra caramba, porque Vere é o canalha mais engraçado de Londres, e Lydia a mais marrenta das mulheres. E como tem uma profissão definida ( ela é uma boa e influente jornalista), ela sabe o que é ser independente e não depender de homem nenhum na vida. Portanto acha que não precisa deles ( ou de um certo Mallory ) na sua vida atribulada com a profissão. Mas os embates deles é o que fazem com que esse livro seja mega divertido.

E só não vou dizer que AMEI porque juro, o livro ficou muito enrolado em determinados momentos. Se tivesse sido mais desenrolada a historia, teria sido perfeito. Quando os dois estavam juntos tudo era demais de bom, a resistência de um para com o outro, a relutância em assumir a atração que foi inevitável desde o começo. E quando ele a chama de Minha mulher Dragão é hilario demais.

Vere não consegue ficar um minuto longe dela. A espreita pelos becos escuros, segue-a por todo canto que ela perambula, e ela como boa perspicaz e esperta mulher que é, sempre, ou quase sempre o vê. Ele fica enlouquecido quando a vê no meio dos homens, jornalistas da época, agindo igual à eles. Quando ela diz que entregará sua pureza para alguem mais interessante que ele, ai o homem pira de vez kkkkk.

Ja falei aqui varias vezes que eu curto muito livros que tenham essa pitada engraçada, então esse foi uma delicia de leitura, e pra mim só não foi melhor, primeiro porque eu amei mais Lorde Belzebu do que Vere Mallory, e segundo que achei o livro meio enrolado como ja mencionei. Não fosse por isso seria nota mil.

Mas a leitura é uma delicia, um sopro depois de ler a porrada que é a Irmandade, então eu mais que recomendo, claro !!!

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com
Renata 28/10/2017minha estante
Eu geralmente não leio livros nessa "linha", mas confesso que super fiquei com vontade de ler depois dessa resenha haha :)

Ana Paula FZ1 28/10/2017minha estante
Renata esse é meu segundo livro nesse gênero, e eu curti muito, justamente pela pitadinha de comedia que tem... To investindo nesse gênero de romance de época e to curtindo bastante ;)

Kelly Reis 04/01/2018

Surpreendente
Leitura que flui de forma adorável e surpreendente. A protagonista é à frente do seu tempo, independente, inteligente, esperta e forte. Nem de longe descrita como uma mocinha indefesa, apesar de ser um romance histórico onde a maioria das mulheres são sempre descritas como inocentes e submissas, mas sim uma mulher de personalidade, que busca soluções para os problemas sociais da época e que luta para vencer em uma sociedade totalmente machista. Mas com um toque de diversão que faz com que você não queira parar de ler. Também não poderia deixar de mencionar o protagonista, mesmo sendo um Duque é um homem que soube respeitar o papel da mulher, apoiar e incentivar, sem preconceitos.
Adorei o desenrolar da história e todos os esclarecimentos finais.
Também preciso ressaltar que os coadjuvantes são hilários e merecem reconhecimento. Foram bem desenvolvidos e tornou o desfecho perfeito.

Dy 17/01/2018

O Último dos Canalhas | Por Minha Fuga da Relidade
Lydia é uma excelente jornalista, seus maiores interesses são levar a verdade a todos e ajudar quem precisa. Um relacionamento amoroso está fora da questão. Isso até conhecer Vere, o último canalha Mallory.
Após resgatar Tamsin, uma garota desconhecida, das garras da cafetina Coralie, Lydia acaba esbarrando em Mallory, que acha que ela precisa ser salva daquela confusão. Mas ela não precisa. Como jornalista, ela já esteve em diversos lugares, incluindo o submundo de Londres. Disposta a não ser salva, Lydia nocauteia Vere, que acaba sendo alvo de piadas e burburinhos por ter apanhado de uma dama.
Eles vivem se encontrando, e em quase sempre, da mesma maneira que em seu primeiro encontro. A vida de Lydia muda completamente com a chegada de Vere. Não que não ocorra o mesmo com a dele... Ambos estão decididos a não ceder ao outro, tornando tudo numa divertida disputa para ver irá desistir primeiro

"Realmente é muito injusto a mulher ser castigada e o homem ser admirado por sua virilidade"

Dos poucos romances de época que já li, esse é um dos meus preferidos. Lydia é forte e decidida, e mesmo que seja uma "solteirona" de 28 anos, não está nem aí para um casamento que daria uma vida cômoda e fácil. Ela prefere trabalhar pesado e ter seu próprio sustento. Já Vere, é um canalha fanfarrão que recentemente herdou o título de Sétimo Duque de Ainswood, e não dá a mínima importância para isso. É cômico e encantador vê-los disputando para ver quem cederá primeiro, como se isso fosse a coisa mais absurda..
Esses dois tem uma química perfeita e foi delicioso devorar este livro, lido em menos de um dia. Para quem já leu "O Príncipe dos Canalhas" e sente saudade de nosso querido Lorde Belzebu e sua determinada Jess, ficará feliz em saber que ambos aparecem nesta história.
Sou apaixonada pela escrita da Loretta, espero que os próximos livros desta saga venham logo para cá.
Se a história já é um amor, a edição não fica atrás. Por mais que eu não vá muito com a cara do moço da capa, o resto nela, com o maravilhoso tom de azul e arabescos florais são lindos. As folhas amareladas somadas ao bom espaçamento deixam a leitura ainda mais rápida e prazerosa.

site: http://minha-fuga-da-realidade13.blogspot.com/2018/01/resenhando-o-ultimo-dos-canalhas.html

Uinayara 21/02/2018

O último dos canalhas
O devasso Vere Mallory, duque de Ainswood, está pronto para sua próxima conquista e já escolheu o alvo: a jornalista Lydia Grenville. Só que desta vez, além de seduzir uma bela mulher, ele deseja também se vingar dela.
Ao se envolver numa discussão numa taverna, Vere foi nocauteado por Lydia e se tornou alvo de chacota de toda a sociedade. Agora ele quer dar o troco manchando a reputação da moça. Mas Lydia não está interessada em romance, principalmente com um homem pervertido feito Mallory. Em seus artigos, ela ataca nobres insensatos como ele, a quem considera a principal causa dos problemas sociais.
Nesse duelo de vontades, Vere e Lydia se esforçam para provocar a derrota mais humilhante ao mesmo tempo que lutam contra a atração que o adversário lhe desperta. E, nessa divertida batalha de sedução e malícia, resta saber quem será o primeiro a ceder à tentação.

Adoro romances de época em que a “mocinha” não tem nada de fraca e submissa e sim uma personalidade forte e marcante e, principalmente sabe o que quer e não precisa de um casamento para afirmar sua vida. E é exatamente assim que Lydia Grenville é... depois de ter sofrido a morte da mãe e da irmã e o abandono de um pai que bebia e a desmerecia, ela consegue viver com seus tios e ter uma vida melhor e se torna uma jornalista famosa, publicando matérias sensacionalistas e a história “A Rosa de Tebas” sob o codinome de S. E. St. Bellair, entretendo toda Londres. É justamente por ir atrás de suas histórias, realizar diversas causas sociais e resgatar varias jovens de uma cafetina oportunista, que conhece o Duque de Ainswood, famoso libertino, desinteressado da vida e de suas posses, pois as conquistou depois de diversos mortes em sua família. Com esse encontro se inicia uma guerra de humilhações, pois o Duque não deixara barato a humilhação que a Srta. Grenville lhe causou, e quer vingança. Mas, como sempre, eles não resistem um ao outro e o que sentem quando estam juntos fala mais alto.
Este é o segundo volume da série Os Canalhas, o primeiro volume é “O príncipe dos canalhas” (que, aliás, recomendo!). Dá pra ler um, sem ler o outro, algumas coisas ficam desconexas mas a histórias em si não perde o nexo, mas ver todo o sentido é muito melhor. Pois daí, você entende toda a construção que a autora fez ao redor das famílias envolvidas e nota como os traços são característicos. São personagens fascinantes, marcantes, mandões e teimosos 😂 A leitura é muito agradável e flui facilmente, a escrita da Loretta é muito singela e sem rodeios. Vou sentir falta da Lydia chamando Vere de maldito hahahaha!!

site: https://www.instagram.com/literary_wave/

Diana Pear 14/03/2018

I love much
Esse é um dos poucos livros de época que eu gostei, devido a personagem ser independente e possuir um espírito forte, isso fez com que a história ficasse cada vez mais emocionante, principalmente por se tratar de um romance de "gato e rato".

thata 02/05/2018

Incrível
Tirei uma estrela apenas porque achei parecido com O"príncipe dos canalhas" mas mesmo assim a autora conseguiu me prender a ele por 5 horas e enquanto eu não terminei não consegui largar.
Já a procura de outros títulos dela.

Camila | Book Obsession 29/05/2018

O segundo livro da série Canalhas conta a história de Vere Mallory, duque de Ainswood. Sétimo duque e o último canalha da família Mallory é conhecido como um grande libertino e está sempre protagonizando os maiores escândalos que são publicados na sociedade londrina.

Mas nem sempre Vere fora assim. Sua queda começou após a morte de seu primo Charlie, que o nomeou guardião de seus filhos. Porém, o filho caçula, Robin, fora acometido com difteria e veio a falecer ainda muito jovem. Devastado por tantas perdas, Vere decide se jogar cada vez mais na devassidão, regado a muito álcool, jogos e nenhum compromisso.

Presença constante nesses ambientes promíscuos, seu mordomo que até então tentava a todo custo mantê-lo impecável para que arrumasse um bom partido, caí por terra dia após dia com as atitudes de seu patrão.

Vere não quer saber de casamento e muito menos de ter herdeiros. Seu passado já tinha sido o suficiente na cota de sofrimento. Iludindo-se assim com seu ritmo e estilo de vida.

"- O senhor completará 34 anos em quatro meses. No ritmo em que anda ultimamente, suas chances de chegar a esse aniversário são quase nulas."

No outro lado da história somos apresentados a Lydia, uma jornalista renomada. Determinada, perdeu sua mãe e irmã ainda criança e como nunca almejou casamento, deixando para trás qualquer intenção de casar por algum dote. Sua maior façanha está em escrever boas críticas no jornal, deixando o alto escalão da sociedade incomodado a cada matéria.

Mas apesar de ser tão destemida e independente. Todo o sofrimento na infância não endureceu seu coração e sempre que vê uma situação que acha injusta, principalmente com uma criança, ela sai em disparada e defende com unhas e dentes.

"Vere mal havia encostado na boca de Grenville. Dessa vez, tinha se preparado para o cerco longo e lento de um beijo capaz de derrubar qualquer resistência. E depara com o maior choque da sua vida.

Ela não sabia beijar."

Por esse seu jeito defensor, seu caminho cruza com o de Vere e em meio a uma discussão, o duque consegue tirar Lydia do sério, mas como essa dama não é do tipo que se rende aos encantos de um libertino sedutor, resolve partir para o ataque, derrubando-o com um soco. Nem preciso dizer que morri de rir nessa parte. Ponto para a mocinha.

Virando motivo de chacota na cidade, sempre que se encontram o embate vai ficando mais intenso e ao mesmo tempo, ambos tentam disfarçar a atração que vai se instalando e consumindo os dois. Indo contra tudo o que acredita, Vere passa a colocar defeitos numa tentativa de frear seus sentimentos, mas a cada encontro fica cada vez mais difícil segurar a vontade de tê-la pra si. Será que Lydia enfim se entregaria a um amor?

"Ela era um monstro lindo e ele a desejava - tinha até medo de pensar o quanto a amava."

Se eu já era apaixonada por O príncipe dos canalhas, só posso dizer que O último dos canalhas é ainda melhor. A escrita é viciante e tanto Vere como Lydia me conquistaram logo em suas primeiras aparições.

Loretta Chase, criou um enredo repleto de detalhes da época e além de trazer um pouco dos personagens do primeiro livro, ainda acompanhamos o irmão de Jessica, Bertie em meio a um romance.

Ao longo da trama ficamos sabendo o que aconteceu com os filhos de Charlie e algumas facetas de Vere vão sendo reveladas, ora nos emocionando, ora nos fazendo suspirar com suas atitudes e redenção. Lydia se destaca não só por sua força e generosidade. Sua entrada na vida de Vere é como um bálsamo e a formação desse casal não poderia ter sido melhor.

Na escolha da capa da Arqueiro é impossível não pensar em Vere Mallory. A diagramação e fonte segue os padrões deixando a leitura bem confortável.

Com uma narrativa fluida e fascinante, a trama repleta de passagens hilárias, com muitas confusões, mas muitas emoções e um romantismo de aquecer os corações, faz da leitura ser mais que recomendada, é um dos meus queridinhos da estante.

site: http://www.bookobsessionblog.com/2018/05/resenha-o-ultimo-dos-canalhas-loretta.html

Naty 19/07/2018

O último dos canalhas
Um romance lindo e super divertido, uma personagem feminina a frente do seu tempo, que só segue as próprias regras e faz de tudo para proteger aquelas que precisam de ajuda, e que mesmo tendo sofrido tanto quando mais nova, nao deixou se abalar e continuou a seguir o seu sonho.
Um Duque que tem a pior fama possível e é o mais devasso de todos, mas que lá no fundo é uma ótima pessoa, mas esconde todos esses sentimentos devido às várias tragédias as quais abalaram sua vida.
Um romance que vai te envolver aos pouco mas no final vai te conquistar por completo, e em meio a essa história ainda temos algum suspense e aventura e revelações as quais vão dar um novo rumo a história.
Este é um livro pra começar com aquele aperto no coração, morrer do rir com todas as situações entre os personagens e terminar se apixonando com toda a história.

Laura Soares 28/07/2018

Mais canalhas...
No último livro da Duologia Canalhas, de Loretta Chase, somos apresentados à história de Vere Mallory, duque de Ainswood, e Lydia Grenville.

Ainswood é um canalha da pior espécie, que acredita que as mulheres não servem para nada, a não ser para usá-las e descartá-las. Lydia é uma jornalista bem sucedida, à frente de seu tempo. Independente e linda, ela preza sua liberdade mais do que tudo na vida, e não está interessada em relacionamentos amorosos.

"No mundo real, adulto, era mais fácil encontrar unicórnios do que príncipes encantados."

Quando ambos se encontram pela primeira vez, Lydia acaba vencendo Ainswood em uma discussão e lhe dando um soco, o que faz com que ele se torne piada na sociedade londrina. Assim inicia-se um duelo de gato e rato, onde um quer provar ao outro que é superior e que sua vontade prevalecerá. Vere passa a tentar seduzir Lydia e ela, a resistir a ele.

"Tinha se enganado: ela não era exatamente o que fazia o mundo acreditar. Não era imune a ele. A fortaleza não era inexpugnável. Vere havia percebido uma rachadura. E, fazendo jus a sua natureza - insuportável, presunçosa, sem consciência, etc. etc. - , seu dever era penetrar ali se quisesse desmantelar as defesas, tijolo por tijolo."

Este é o quarto livro que leio da autora, e, infelizmente, o que menos gostei. A ideia da trama é legal, e Lydia, por ser jornalista, é uma protagonista forte e perspicaz, que não hesita em entrevistar a “escória” de Londres e se preocupa com questões sociais e políticas. Ainswood é inteligente também e consegue rebater Lydia rápido. Ambos são orgulhosos e passam por várias aventuras, mas estão sempre discutindo. Apesar de a história não ser ruim, não foi tão boa quanto imaginei.

Talvez o problema seja comigo, mas o fato é que enredo não focou tanto no casal como eu gostaria. Houve diálogos, sim, mas em sua maior parte discussões. Esperei mais conversas e momentos dos dois, que não vieram. A autora, provavelmente por ser o fim da duologia, tentou finalizar a história de vários personagens ao mesmo tempo, o que obliterou os protagonistas!

Nada contra o final para o Bertie, mas de resto após a metade do livro pareceu que a essência da trama tinha se perdido. O enfoque no passado de Lydia também foi enorme e enfadonho, porque o que eu queria mesmo era o desenrolar do CASAL, e desse modo, cheguei ao final sem realmente ter sentindo a conexão deles.

O primeiro livro, com a história de Dain e Jessica, apesar de não ser meu preferido também, com certeza foi melhor.