Robison Crusoé

Resenhas - Robison Crusoé

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Isabel250 26/03/2024

Robson Crusoé
Esse livro é um livro de ação e conta as histórias de robson Crusoé e suas navegantes, eu gostei do livro só q achei ele muito longo e demorei pra ler ele todo

Lalais. 25/03/2024

É ok
Esse livro possui uma histpria boa e ao mesmo tempo cansativa eu acho q ele poderia deixar o livro menos cansativo de ler mas tirando isso é um livro legal de se ler e ver as aventuras dele na maior parte do tempo na ilha, recomendp se esta procurando um livro de aventura

Tegon 25/03/2024

Um aventura q em todo livro só consegui pensar "se fosse eu já teria morrido", um livro q chama a atenção do leitor, um livro de aventura super interessante

Kassy 29/01/2024

Aventuras com piratas
Um livro fácil historia simples retratando as antigas navegações, com uma linguagem de clássico o que requer mais atenção na leitura para não se perder, senti falta das reflexões do personagem, foram quase 30 anos em uma ilha sozinho e como em boa parte do livro o próprio Robison descreve em diário pessoal poderia ter sido melhor explorado a psique do personagem, mas também entendo que esse não era o objetivo do autor e sim retratar sua vida e suas aventuras pelos mares, um ótimo livro mas não uma ótima leitura.

Leila 20/09/2023

Um clássico que eu queria ler a algum tempo.

É uma leitura pouco fluida, mas muito interessante.
Trata muito de religião, isolamento e solidão. Da tentativa de manter a sanidade em uma ilha deserta.

Super Faid 03/09/2023

O bom e velho Robinson
Poderíamos dizer que é uma versão moderna da história de Jó (rsrs). Mas a mim me parece uma história de redenção, de resignação, resiliência, aceitação. O pobre Robinson Crusoe, não dá ouvidos ao pai e sim ao desejo enraizado em casa ser humano que anseia por viver uma aventurazinha que seja. Ele vai navegar e acaba sozinho em uma ilha perdida sabe Deus onde, mas aí encontra a si mesmo e as mais estranhas aventuras, canibais, pirataria e o maior dos encontro, na verdade um retorno ao Criador. Nos seus muitos monólogos ele se queationa tudo, sobre dor, amor, sorte, azar, etc. E a beleza do livro está justamente em acompanhar tal transformação. Enfim, vale muito a pena preservado tal leitura.

sofiacomF 10/05/2023

Imagina se ele tivesse escutado o pai dele...
Uma leitura tranquila, com um ritmo um pouco estranho em alguns pontos, mas nada fora desse mundo. É a clássica aventura que acompanha a vida de Robinson Crusoé. Impressionante ver como esse livro inspirou tantas outras histórias. Crusoé de fato tem um desenvolvimento em seu personagem, porque se não, ele seria insuportável.
Finalizando: ?? Sexta-feira ??

gegeshow 22/03/2023

Nem todo calvo, mas sempre um calvo
Robison Crusoe foi um misto de sensações. A escrita é bem antiga, bem engessada, tem muitas descrições de cenários e processos e parece que não acontece muita coisa. E quando as viradas aparecem, passam muito rapidamente. Claro que existem inúmeros momentos onde a narrativa fica tensa e até meio assustadora.
Você já pôde se imaginar em ilhas desertas ao redor do mundo? Vivendo do que pode e como pode? Esse livro é um dos percursores da premissa de filmes como Náufrago e jogos de simulação que abordam sobrevivência. O que ele vive em todos aqueles anos é absolutamente surreal.
O mais estranho é que foi uma escolha pessoal. Ele quem quis. Muitas coisas foram acidentais mas o ponto de partida foi de livre e espontânea vontade. Sinceramente, eu acho e achei o livro inteiro tudo uma loucura. Deixar a minha casa? A minha vida? A minha família? A minha cultura? Pra viver de mar em mar igual uma maluca? Deus me livre.
Claro que na época e no contexto que o livro foi escrito isso parecia o suprassumo da aventura e da emoção. Acho que esse livro (como toda obra artística) é absurdamente atravessado pelo contexto. O contexto, porém não apaga as controvérsias.
E elas são muitas. Racismo, xenofobia, imperialismo cultural, intolerância religiosa. E assim por diante. Robison como pessoa é podre da cabeça aos pés e não demora muito pra que ele se estabeleça como essa espécie de "colonizador independente". Ele carrega em si todos os piores traços do processo violento de qualquer colonização, mas não está agindo em benefício de mais ninguém além dele mesmo. Por isso o independente.
Eu diria aqui "tirando isso a história....", mas acho que é um incômodo que não dá pra tirar de jeito nenhum. A cada parágrafo ele tá lá te perturbando sendo babaca e ridículo. Mas é uma leitura interessante, meio densa, que serve como ensaio sobre a mentalidade de um povo em um tempo.
Como eu li para dar de presente, marquei várias partes e fiz inúmeros comentários dos quais não me lembro mais. Foi extremamente divertido ficar xingando o personagem e me revoltando com as suas falas absurdas. A revolta é importante e é mais importante ainda que nesse contexto nós transformemos as atitudes em piada, pois Robison Crusoe é uma persona ridícula e possivelmente calva.
Já o livro, é uma experiência interessante.
beijinhos e boa leitura

Mateus 28/06/2022

Interessante mas não compensa
É interessante saber sobre as navegações e etc, mas é uma leitura muito arrastada, demorei demais pra ler, tive que pensar muito pra voltar a ler e completar, realmente não compensa.

Kleber 18/06/2022

Clássico de sobrevivência
Após quatro meses sem ler nenhum livro, finalmente terminei Robinson Crusoé, este excelente livro que narra as aventuras e desventuras do personagem-título, que naufraga em uma ilha aparentemente inabitada, e tem que se virar sozinho para sobreviver. O personagem até conta com a sorte diversas vezes, ou como ele chama, com a intervenção da Providência Divina, e de fato, muita sorte ele teve em ser o único sobrevivente do naufrágio, e de ter a sua disposição algumas coisas que foram essenciais para que sobrevivesse por tantos e tantos anos naquele lugar inóspito.

Tenho algumas ressalvas com o livro, e de como o autor de certa forma reforça alguns estereótipos e visões negativas de alguns grupos de pessoas, mas entendo que o livro é um produto de sua época, e portanto possui sim grandes disparidades do que é considerado correto hoje em dia. Ademais, o que posso dizer é que foi uma leitura muito prazerosa, amo livros assim, que relatam com detalhes a sobrevivência na Natureza, e recomendo bastante esse clássico escrito por Daniel Defoe.
Natan.Oliveira 31/08/2023minha estante
PONTO DE VISTA É SÓ A VISTA DE UM PONTO. Uma coisa é ser um livro .Outra Coisa é ser um Clássico Literário! um cego ?ode chamar um Mamute de parede e fazer críticas, mas isso não o faz mais inteligente do que o Criador da Criatura que tem mais de 5 mil anos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5