Clér

Clér Pablo Madeira

Resenhas - Clér

Brenda Dabila 31/08/2021

Clér
E pela segunda vez eu estou em surtos!
Eu achei esse livro por acaso no Kindle e comecei a ler por ser curtinho e parecer um romance fofo, e fui enganada.
Temos a história de Rodrigo, um menino de 18 anos que se muda da casa dos pais para morar com tia Margarete.
Nessa nova cidade ele acaba conhecendo Clér em uma festa e logo se apaixona, mas parece que seu novo amor já tem pretendente.
Até que tudo vira do avesso! E que avesso minha gente.
Eu terminei muito revoltada, é tudo tão verdadeiro que acabei parando para pensar em quanto dessa história se repete hoje.
Espero que mais pessoas leiam.

aelinana 29/06/2021

Necessário e impactante
O livro aborda um assunto impactante e tão atual que merece ter mais reconhecimento e sucesso. A forma que o autor surpreende o leitor ao apresentar um narrativa leve e finalizar o último capítulo com um triste e tão real acontecimento foi de partir o coração. Mas é um realidade tão triste e difícil que se torna algo sufocante e desesperador, que impregna em nossa mente. Muito bom!

let 28/06/2021

Esse livro trás a verdade nua e crua, é a realidade que muitos deixam passar. Então se você está procurando um final feliz, é melhor deixar esse livro para depois. A leitura foi realmente um tapa na cara, me mostrou novamente o quão cruel a nossa sociedade é.
Acompanhar o Rodrigo, foi uma experiência marcante e dolorosa. Confesso que queria um desenvolvimento melhor dos personagens, conhecer eles um pouco mais e ter outros acontecimentos importantes antes do trágico final, talvez se o livro fosse um pouco mais longo eu conseguiria me apegar mais. Tudo parece ter acontecido em uma semana, não teve muitos esclarecimentos e desenvolvimentos, achei um pouco raso. Mas apesar de tudo isso, o final me marcou e confesso ter derramado algumas lágrimas.

lsonkwan 26/06/2021

eu gostei muito do tema principal (homofobia) que este livri apresenta, e suas consequências, mas não posso deixar de lado os personagens sem-sal e as situações bobas que o autor criou aqui, e isso não é necessariamente ruim, apenas não é algo que eu gosto.
eu adorei o final, a mensagem que passa é muito forte, mas também acho que o autor poderia ter se atentado mais e aproveitado melhor o tema, já que tudo acontece muito rápido, me deu uma sensação de pressa desfeita (já que o livro acabou com 40282 pontas soltas).

Lucas Vieira 24/05/2021

Leiam. Só leiam. Merece ser lido.
Esse livro é perfeito, muitas emoções uma realidade que muitas pessoas preferem não ver.

No decorrer da história uma história bem bem comum que acontece nos dias de hoje problemas que a comunidade LGBTQ+ sofrem.

O livro inteiro eu fiquei feliz deu vontade de continuar lendo, Infelizmente o final é triste, mas infelizmente é a realidade.

Bia - Resenha de Unicórnio 05/06/2020

Intenso
Acho que o fato do livro se passar num período de tempo bem pequeno, torna os acontecimentos mais marcantes. É de fato um livro sobre violência, um livro cruel e rápido.

Victor 11/10/2016

Surpreendente!
Resenha em vídeo, acompanhe o link:

site: https://www.youtube.com/watch?v=CCg3dXPNQAE

Carolina 07/10/2016

Resenha pelo blog Arsenal de Ideias
Começando a resenha com essa pequena sinopse que já fala muito do livro, Rodrigo então decide se mudar para Imenso Lar, uma cidade fictícia em Minas Gerais. Nessa nova cidade, Rodrigo conhece um mundo totalmente diferente e pode ser enfim uma pessoa nova e sem medos.

Primeiramente, Rodrigo é uma personagem que você se apega muito fácil, nos conquista rapidamente e nos envolvemos na sua história. Ele conhece um casal e então viram amigos, o que é muito legal de se ver essa amizade sendo construída ao longo das páginas.

Por meio de sua tia, conhece também a sobrinha de uma das amigas dela, Fernanda, e passando o Natal lá acaba conhecendo Clér. A maneira como o autor descreveu esse primeiro encontro foi muito legal, porque foi aquela coisa mesmo de amor a primeira vista, que nós conseguimos realmente sentir que a atração foi avassaladora.

Apesar de estar apaixonado, Rodrigo continua com a sua vida porque, para ele, Clér nunca iria se interessar. Até que certos acontecimentos mudam totalmente o destino dos dois, e em uma barraca, em um acampamento durante o ano novo, um novo romance (que para Rodrigo era praticamente impossível) começa.

Eu gostei muito do desenvolvimento desse romance, porque o autor conseguiu descrever todas as dificuldades entre as duas personagens: A primeira, gay assumido, querendo mergulhar de cabeça nesse romance e a segunda, que não entende ainda que está acontecendo, querendo deixar de lado e esquecer o que aconteceu, apesar de seus sentimentos serem mais fortes.

É um livro muito legal, para todos os públicos, por demonstrar o medo e as incertezas de duas pessoas apaixonadas que não sabem o que fazer. As personagens secundárias são maravilhosas também, especialmente a Tia Margareth, que acolhe Rodrigo em sua casa e seu casal de amigos, que sempre o ajuda e está ali para o alegrar.

O final do livro simplesmente me destruiu. Eu jamais imaginaria que isso iria acontecer, então fiquei simplesmente pegando meus caquinhos no chão. E foi muito importante porque assim o autor nos mostrou a verdade nua e crua de ser um homossexual no nosso país.

Com esse livro, podemos ver como a vida dessas pessoas não é nada fácil e, com isso, nos faz refletir até pequenos gestos de preconceito que fazemos e não nos damos conta. O livro traz, sobretudo, uma ótima reflexão sobre respeito e humanidade, me deixando pensar que talvez tenha sido a obra mais arrebatadora sobre o assunto que já tive a oportunidade de ler.

site: https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/2016/10/04/resenha-31-cler-pablo-madeira/

Diego Transpadini | @merosdevaneios 31/08/2016

Resenha: Livro Clér, Pablo Madeira.
Recebi em parceria com o autor seu primeiro romance para que eu estivesse lendo e desse minha opinião.

O livro apresenta potenciais temas de discussão, mas que ao meu ver ficaram em segundo plano deixando o livro com uma trama pouco abrangente.

Quando eu lei algo relacionado à representatividade eu espero que abordagens mais reflexivas sejam apresentadas, independente de qual gênero seja aquela literatura. Acredito que deixar passar estas discussões é desperdiçar uma oportunidade única de fazer com que mais pessoas reflitam acerca dos problemas encontrados em nossa sociedade.

Embora com uma narrativa bem rápida e bem simples, eu senti muita falta de uma movimentação a mais na trama. Os fatos acontecem muito rápido e, por isso, o livro tem seu ápice e fim também muito rápido.

Infelizmente não consegui me sentir cativado pelos personagens. Talvez os que mais me chamaram a atenção foram o Hugo e a Mickaela, mas uma pena que a importância deles na vida do Rodrigo tenha sido pouco explorada.

Falei um pouco mais sobre o livro lá no canal. Caso tenha interesse, o link está aqui embaixo :D

site: https://www.youtube.com/watch?v=6fVz8Qzya84

Maravilhosas Descobertas 06/08/2016

Clér - Site Maravilhosas Descobertas
Clér é um romance escrito por Pablo Madeira, e lançado pela editora Deuses. É uma história curta, sobre Rodrigo, um jovem de 18 anos, que vivia com o pai alcoólatra e que não aceitava o fato do filho ser gay, e a mãe, que era submissa ao marido e a suas atitudes violentas. Tentando sair desse ambiente venenoso, Rodrigo vai morar com a tia em uma outra cidade, onde faz novas amizades, e conhece Clér. Uma rapaz bonito e divertido, que parece ter uma amizade colorida com uma outra garota, e que desperta sentimentos em Rodrigo.

Como eu comentei, o livro é bem curto, com pouco mais de 100 páginas, então a leitura é bem rápida. Achei a capa muito linda, e combinando perfeitamente com a história, com a ideia do livro. A história é contada toda, praticamente, por Rodrigo. Mostrando desde sua relação com os pais, até seu envolvimento com Clér. O livro procura mostrar os desafios de um jovem consciente da sua sexualidade, mas que também tem que lidar com outras pessoas, e como ele é tratado por isso. A mensagem é ótima, mas talvez por ser um livro tão curto, algumas coisas não foram tão bem exploradas.

Rodrigo é um personagem bem real, gosto disso. De como o leitor pode se identificar com ele e seu dia a dia. A ligação a primeira vista, que ele sente pelo Clér e como ele se percebe apaixonado, foi contada bem, apesar de rápida. Quanto ao Clér, ele é visto como uma jovem divertido, simpático, mas eu queria ter tido a oportunidade de ter mais empatia pelos dois juntos. Alguns momentos, principalmente deles poderiam ter sido mais detalhados. Então mesmo sendo contados pelo protagonista, ficou tudo superficial demais.

O livro procura passar uma mensagem, e acho que ele cumpre isso. O final impactante, mesmo com o leitor não tendo criado um laço intimo com o casal, é forte, e coloca pra pensar. É sempre interessante ler algo que no final não se trata apenas de uma história de ficção, mas de uma critica a sociedade. Queria muito que o livro fosse maior, e tivesse explorado mais o casal, porque sou do tipo romântica, e adoro coisas que me derretam. E talvez isso trouxesse ainda mais valor ao final. Mas vale a pena conferir o livro, e trazer sua opinião aqui nos comentários.

site: http://www.maraviilhosasdescobertas.com.br/2016/07/cler-de-pablo-madeira.html

Bruno1041 03/07/2016

3.7.16 [Resenha] Clér
A obra começa com Rodrigo tomando a triste decisão, e porque não covarde, de sair da casa dos pais e morar na casa de uma tia em outra cidade.
O pai dele deixa claro o posicionamento de não aceitar ter um filho gay e sempre que possível ignora a existência do Rodrigo. Quando recebeu a notícia da decisão do guri de se mudar foi o primeiro a apoiar sua saída. Mas o problema de tudo é que o cara quando bebe desconta na mulher. Rodrigo não quis abandonar a mãe a mercê desse homem imundo, mas não viu outra alternativa já que sua mãe é submissa e sofre todas as agressões calada.
Imenso Lar é onde a tia do Rodrigo, Margarete, mora. A cidade é pequena, assim como sua população. Isso me deixou bastante apreensivo, pois não iria escolher mudar para uma cidade pequena onde as fofocas correm a solta como se fosse telejornal.
Rodrigo não têm amigos, mas isso muda quando chega a Imenso Lar.
Possuindo uma mentalidade sonhadora, quer um dia se apaixonar mas não esperava topar tão cedo com o amor naquela pequena cidade.
Ele conhece Clérison, o Clér.
Se a vida dele já estava de cabeça pra baixo pelo motivo da mudança e a procura de emprego, imaginem agora tendo que disfarçar o sentimento de gostar de um guri que é hétero... Ou nem tanto assim.
A escrita do Pablo é simples e leve. Não é difícil se apegar a alguns personagens e odiar outros. Senti certa rapidez no desenrolar dos acontecimentos. Isso me deixou frustrado pois concluía a leitura de um capítulo e quando checava a lombada percebia a aproximação do fim já que o livro é pequeno possuindo apenas 158 páginas.
Rodrigo é um personagem bastante sonhador e recluso. Ter se assumido gay foi um ato libertador para si, mas ao mesmo tempo negativo já que me parece que a todo momento ele espera sofrer preconceito de qualquer pessoa.
A ingenuidade de Rodrigo incomoda em alguns momentos, mas a sabedoria que ele compartilha em certas ocasiões dá um toque especial ao enredo.
Logo quando vi Clér pela primeira vez foi impossível não o shippar com o Rodrigo. haushsau
Clér é lindo. Eu mesmo fiquei embascado com sua descrição física. Ele é misterioso e me fez ficar surpreso com certas atitudes que não esperava. Isso é algo extremamente real e comum, qualquer pessoa irá se decepcionar com alguém um dia.
Uma cena que senti escassez de detalhes, o que acabou passando como algo passageiro, foi a perda da virgindade do Rodrigo. Desculpem pelo tremendo spoiler, mas tinha que compartilhar a minha decepção nesse ponto.
Tia Margarete é uma personalidade fofa demais que nunca vai esquecer do marido falecido. Me senti como sobrinho dela, iria amar ouvir suas vivências românticas no final de tarde.

site: http://www.refugioliterario.com.br/2016/07/resenha-cler.html