Submundo

Submundo Oliver Bowden

Resenhas - Submundo

Daya 28/08/2016

Logo que comecei a ler fiquei com um pé atrás sobre o que achar do livro, claro ele já começa diferente dos outros livros da série e até arrisco a dizer que ele toma um rumo um pouco diferente também. Foi aos poucos que me veio aquela ansiedade e felicidade para continuar a ler a história, porque obviamente começou a me agradar. E que história maravilhosa viu, gosto tanto das series de livros que até agora nenhum tirou minhas expectativas de que seria bom.

Mateus.Godoy 26/04/2016

A volta do Credo
Não é o melhor livro da série, pois achei alguns personagens e algumas situações um pouco superficiais, tais como o o ponto de vista de Jacob. Mas com certeza é um dos meus favoritos da série, pois depois de Renegado e Unity usarem muito do ponto de vista dos Templários e pouco dos Assassinos, e praticamente o livro todo do Bandeira Negra não usar o ponto de vista do Credo dos Assassinos, este livro resgasta um pouco o sentimento dos livros da saga do Ezio e Altair.
Muito boa a leitura, vale muito a pena. Nada como histórias na Londres Vitoriana.

bssbrubs 06/03/2016

Assassin's Creed mas não é Assassin's Creed
Primeiramente deixarei claro que esse será o último livro da série que li, os motivos serão explicitados abaixo.

Falar de Assassin’s Creed sem lembrar de Ezio, Altair e Edward é complicado, foram de longe os personagens mais carismáticos, isso porque em Unity os dois personagens principais são ótimos, mas pouco explorados. O foco aqui é o Submundo, mas existem diversas conexões desse livro com o Renegado e Bandeira Negra, por se passar em Londres, e é claro, vem na mente o Edward Kenway, assim como Haytham.
Outro ponto é que não indico esse livro para quem não leu os outros da série.

Superficial
Se em Unity tivemos uma boa descrição dos problemas sociais, aqui em Submundo já existe falta disso, é deixado da lado, e tratado de maneira superficial, mostra uma pequena descrição dos cortiços, e da situação das pessoas. Também temos a descrição das condições de higiene e dos moradores de rua, como o próprio personagem principal, um indiano chamado Jayadeep ou O Fantasma como é popularmente conhecido.

Narrativa diferente
Bem, a maioria das pessoas deduz que os três primeiros livros de Assassin's Creed são meras cópias dos jogos, mas isso foi mudando, tendo seu ápice no Bandeira Negra, com uma narração um pouco diferente. Porém em Submundo isso torna-se um problema, a narrativa é massante e nada objetiva, com muitas descrições desnecessárias, e citações de diversos nomes inúteis para história. A impressão que fica é que o autor Oliver Bowden se cansou e apenas pensou "Cara, só escreve, da um jeito de fazer volume ai", nada perto do que foi o Unity ou Bandeira Negra.

Personagens
Nunca pensei que em algum livro de Assassin’s Creed acharia o personagem principal chato, mas esse conseguiu. O livro é dividido em três partes, onde nas duas primeiras, o personagem principal é O Fantasma, um Assassino que não assassina. Isso mesmo, ele não tem a principal habilidade do Credo, assassinar. Aqui entra um bom ponto do livro, mas massante, é mostrada como funcionam as punições no Credo, e os problemas que os filhos de Assassinos enfrentam. Durante a terceira parte do livro, o quesito personagens melhora, com a aparição de Evie e Jacob, os filhos de Ethan Frye, o mentor de O Fantasma. Evie e Jacob são gêmeos com a verdadeira essência dos Assassinos, os dois juntos lembram as aventuras de Ezio em Revelações.

Conclusão
Esse é de longe o livro mais cansativo de Assassin’s Creed, não indico para iniciantes na série, nem mesmo indico a você que parou no final da saga Ezio e está pensando em voltar. E enfim, pessoalmente acho que está na hora dos livros pararem por um tempo ou começar a desenvolver história sem ser baseado dos jogos, mas no universo da série. Veja como World of Warcraft, os livros tem autores diferentes, isso permite que não fique enjoativa a narrativa da história.

site: http://pomardelimao.blogspot.com.br/2016/03/resenha-3-assassins-creed-submundo.html?m=1

YaraLopes 13/12/2015

Livro incrível
Esse livro pode não ter a minha história favorita, mas sem dúvidas eu achei o melhor livro da série.. de longe! Narração e dinâmica de leitura são incríveis nesse livro... achei muito mais leve de ler (não que tenha menos violência nem nada... mas a leitura flui muito mais rápido).
Ameeeei a alternância de personagens (a história tem pontos de vista do Henry Green, Ethan Frye, Evie Frye - acho q tem do Jacob em algum momento -, George Westhouse, Fred Abberline, Crawford Starrick e outros!) e deu incrivelmente certo nesse livro.
Como a sinopse diz, o livro é sobre o Henry Green antes daquele q a gente conhece no jogo.. é sobre o passado dele. Mas na verdade é mais sobre uma situação tendo ele como o principal. Tem sim muitas coisas do passado do Sr. Green, mas é mais sobre uma missão para derrubar um grupo específico de templários e sobre como a Irmandade dos Assassinos é fraca em Londres.... e como eu já disse, a narração alterna entre vários personagens.
O livro é dividio em três partes... As duas primeiras são sobre o passado do Henry Green e sobre essa missão que eu já citei... a parte três é um resumo do jogo Syndicate (a partir daquelas missões do Jacob e da Evie no início do jogo, deles indo pra Londres até o final)...
Então não é só sobre o Henry esse livro (mesmo ele sendo mais ou menos o principal)... o jogo é sim narrado do livro (eu achava q não seria)..
Como eu disse.. eu achei o melhor livro da série (mesmo não tendo a melhor história).