Assassin

Assassin's Creed: Submundo Oliver Bowden

Resenhas - Submundo

Fernanda631 31/07/2023

Assassin's Creed: Submundo
Assassin's Creed: Submundo (Assassin's Creed #8) foi escrito por Anton Gill com pseudônimo de Oliver Bowden.
Assassin’s Creed - Submundo, o oitavo livro baseado na franquia do game homônimo.
A história nos transporta para o ano de 1862, em Londres no auge da Revolução Industrial. Um corpo é descoberto nas construções da primeira ferrovia subterrânea já criada.
Fábricas, locomotivas, invenções permeiam esse novo cenário. Assim como pobreza, opressão, injustiça e uma verdadeira guerra entre Assassinos e Templários.
O embate ideológico entre as duas Ordens foi mais uma vez vastamente explorado por Bowden, e mais uma vez surge a briga pelos Pedaços do Éden, artefatos segundo se acredita pertenceram a um civilização anterior a humana e têm poderes inimagináveis.
Contudo, o cadáver misterioso e desconhecido não é capaz de refrear a construção. O sumiço do corpo incógnito durante seu transporte ao necrotério se torna o centro dessa narrativa envolvendo os Assassinos e Templários.
Ethan Frye, Assassino deveras talentoso desconfia dos motivos de um membro da Ordem dos Templários comandar uma escavação para uma linha ferroviária subterrânea. Esclarecido quanto ao domínio dos Templários em Londres, planeja uma missão secreta com um Iniciado que apresenta características bastante distintas.
Um jovem indiano, extremamente talentoso, mas com uma fraqueza que o afeta terrivelmente.
Conhecido como O Fantasma, o jovem enfrentará perigos jamais pensados e sua jornada será extremamente árdua. Ele é agora um espião.
Anos mais tarde será conhecido como Henry Green, aquele mesmo Assassino que recebeu os gêmeos Jacob e Evie Frye em Londres, no jogo Assassin's Creed Syndicate.
Filhos de Ethan, os gêmeos são citados ainda jovens e na terceira parte do livro, que corresponde aos acontecimentos do jogo, serão os responsáveis pela luta por libertar Londres do controle opressor exercido pelos Templários.
O relacionamento entre os irmãos, tão diferentes um do outro, é um ponto alto do livro, os torna carismáticos e interessantes. A vontade de dar continuidade aos planos de seu pai, nos faz apreciar ainda mais os jovens Assassinos.
A leitura mais dinâmica de toda série, com respeito ao cenário histórico, porém mais voltado ao embate entre as Ordens e a situação geral de Londres, principalmente o contraste entre a vida das altas com as mais baixas classes sociais. Outro fator interessante, é que o livro nos traz também acontecimentos anteriores ao jogo, o que complementa e explica muitas situações nele vivenciadas.
Analisando somente por Submundo, o resultado é mais agradável.
A leitura flui num ritmo bom, mesmo com a alternância dos points of view entre os personagens principais (outro ponto a ressaltar). A estruturação do romance sabe conduzir com eficiência o leitor pelos caminhos que segue, e isso é importante, principalmente com a alternância de perspectivas. Entretanto, nem tudo são flores.
Na terceira parte, o romance exige certo aprofundamento sobre a trama de outros jogos ou livros.
Quando notei que havia points of views eu fiquei com o pé atrás, afinal, é trabalhoso, e em caso de não ser bem trabalhado, torna qualquer leitura excruciante. O que não acontece aqui, pois Bowden conduz bem os personagens — e a história através das perspectivas deles. E conhecer mais personagens do universo da série me agradou bastante.
Submundo acabou sendo uma leitura agradável, sem muitas surpresas, mas longe de ser um fiasco total. Consegue manter a atenção de novatos, mas certamente funciona melhor ainda para os fãs de Assassin’s Creed.

JP_Felix 27/07/2023

Boa leitura
Sinceramente, até a metade do livro, a história é muito boa. Não se prende à história do jogo, não se foca no que seria uma gameplay, então o espaço para explorar O Fantasma, Ethan e até Aberline é muito bem utilizado. O problema é quando começa a história do jogo, com os Gêmeos. Aí a trama fica rasa, fraca e qualquer coisa, como foi no jogo.

O triste é ver o Fantasma se limitando à ser só um figurante, nem a relação dele com Evie é explorada direito, mesmo que haja espaço para isso. Quando ele era o protagonista, caramba, a história era ótima. Ele figurante é só obrigação manter ele no enredo.

Sinceramente, até 2/3 do livro, a história parece redonda, bem feita, mas não tem um desfecho satisfatório por ter de seguir com os Gêmeos, onde o jogo começa, e a transição disso e o que se segue só acentua os pontos fracos da trama do jogo, além de mostrar basicamente um resumo, já que a maior parte da trama dos gêmeos é irrelevante para o quadro geral.

Bem escrito, com uma trama interessante na maior parte, mas... Bom, ainda é a história do Syndicate, e digamos que isso puxou o livro pra baixo, mesmo que a história extra do livro puxe bastante para cima.

Alessandro56 17/05/2023

Misturar o credo dos assassinos com a Londres vitoriana ficou incrível
Ver o desenvolvimentos dos irmãos Frye ao longo dos anos ficou incrível
A genialidade de Evie com o humor e ? irresponsabilidade? de Jacob torna a trama dos Assassinos ingleses uma das melhores da franquia

Fabio.Barbosa 26/03/2023

Depois de três livros sobre histórias diversas sem nada haver com conteúdo original, este livro acaba resgatando a ideia original e assim conseguindo finalizar da uma maneira conforme o esperado de quem gostou do primeiros títulos

Pain132 14/03/2023

Sla part 4
Terminei este livro a um mês na vdd, eu acho, mas tipo ele e um bom livro. Gostei bastante dele por tem um bom roteiro da história, mas tem seus defeitos eu acho... Ele em si é bom mais só gostei mesmo da terceira parte do livro acho que
foi a melhor parte do mesmo na vdd.
Cada um com sua opinião...

Gabriel 29/09/2022

Meh
Eu sinceramente não consigo entender o que o autor queria com esse livro. A ideia era contar a história do Fantasma (protagonista do jogo AC Chronicles India e secundário do AC Syndicate), mas por algum motivo, ele perde tempo tentando criar uma história de suspense policial com os Assassinos em segundo plano.

Não o bastante, parece que ele escreveu isso por mera obrigação, pois tem vários trechos que parecem repetidos e sem necessidade. Sinceramente, a qualidade dos livros vem caindo drasticamente conforme avanço na saga. Esse livro não chega nem perto dos primeiros quatro.

A única coisa positivo é que as raras cena de combate dos Assassinos realmente são muito boas, com descrições bacanas, mas a história em si, é completamente descartável.

Por último, uma mera observação: adoro livros com capítulos curtos. Mas um livro com 360 páginas ter 85 capítulos é algo completamente desnecessário.

Yuka 13/04/2022

Ethan Frye é um Assassino de passagem na Índia que é chamado para treinar um garoto com grande potencial de ser um Assassino.

Porém, por mais que o jovem Jayadeep tenha talento, Ethan enxergou algo além que desclassificava o jovem deixando-o para trás. Após 6 anos ele descobre que Jayadeep insistiu e falhou em sua primeira missão como Assassino, como havia previsto e agora  seria executado, quando Ethan resolveu o problema lhe dando uma missão confidencial como espião em Londres.

Jayadeep deixaria de existir para se tornar O Fantasma. E chamaria Bharat e seria quase um sem teto trabalhando nas minas.

Segundo fontes de Ethan, são Templários cavando um determinado local a procura de um tesouro antigo escondido, o famoso artefato com poderes inimagináveis.

Porém, a missão falha novamente e Jayadeep se esconde nos túneis desistindo da vida de Assassino. Mas seus pais e Ethan o convencem a continuar seu trabalho como informante.

Algum tempo depois os filhos de Ethan assumem seu lugar tentando restaurar a ordem dos Assassinos em Londres eliminando os Templários da lista de seu pai. Mas Evie estava obcecada pelos artefatos entrando em conflito com seu irmão Jacob.

O início foi bem interessante, mas achei o Ethan o mais fraco dos Assassinos e sua história com o Fantasma não foi muito bem trabalhado.

Os gêmeos foram piores ainda. Embora Jacob tenha eliminado muitos Templários, achei a Evie muito mimadinha atrás dos artefatos, parecia até os Templários obcecados em busca do poder.

Achei que Ethan seria grande como Altair, ou os Kenway, mas nem ele nem seus filhos foram tão grandiosos para mim.

Na parte das investigações dos dois policias, parecia que a história ia ficar interessante, mas depois que um deles foi torturado, na parte final nem se destacaram mais.

O início li com muita esperança de ver cenas grandiosas e memoráveis, mas acabou se tornando uma leitura penosa, cansativa e sem graça. Só terminei mesmo  porque não gosto de largar pela metade.

Não consegui adentrar esse universo como nos anteriores, só consegui ver o motivo dos Assassinos terem enfraquecido em Londres, não me pareciam muito espertos hahaha

Nathan.Gomes 11/04/2022

Submundo dos Protagonistas
Mais uma história emocionante com, não só um mais, vários personagens marcantes e até personagem secundários muitos melhores que principais, pra mim o melhor e último livro da saga. Confesso que demorei um pouco pra lê-lo, foi pela rotina.

A história se passa durante a Revolução industrial, e vale ressalta antes até mesmo da descoberta da energia, nela vemos o Assassino Ethan Frye em sua luta contra a ascensão dos templários em Londres (que diga-se de passagem e muito influente), também mentor dum dos melhores assassino da índia Jaydepp mir quer por não ter convicção a fazer o serviço de assassino acaba sendo banido da índia onde com influência/ajuda de Ethan ganhar uma nova identidade, para ajuda-lo a derrotar os templário e recupera um "pedaço do Éden".

Como isso aqui é uma resenha não um resumo do livro, venho primeiro falar de dois personagens que me chamou atenção, os dois policiais Aberline e Aubrey que me fizeram da muitas risadas durante a leitura, além de me indetificar com ele kk
Outro personagem Super(Não) importante é o Templário Cavanagh ele é um fila duma cadela kk (mais é assim que é um vilão de verdade não igual os outros livros), falando em outros livros amei a referência a outros livros da saga.
Ele não é o único vilão do livro ha tbm uma vilã e vilão boss kk

O mistério cabe bem nesse livro pq se passa em londres la de famoso detetives da literatura, e sim tem muito mistério e tensão (?) no ar.

Enfim, Os gêmeos assassinos, os filhos de Ethan Frye, Jacob e Evie.
Enquanto Jacob é um exímio lutador de espada e perito em pistolas, Evie é o completo oposto desde pequena ficava intrigada com as histórias do grandes assassino passados, Assim ela toma a responsabilidade junto com henry green de recuperar os "Pedaços do Éden".

Pra finalizar esse livro tem um belo final, (eu diria bem fofo até). Efim livro epico recomendo !!!

Desirre2 09/04/2022

"-Por você, Evie, com certeza."
Esse volume foi uma grande montanha russa. Começou muito bem, muito misterioso, depois ficou chato, e depois voltou a ter aquela pitada mais interessante. Então curti, no final das contas, contudo não é um dos meus favoritos se comparados ao AC Renascença e A Cruzada Secreta.
Alguns pontos negativos que tornaram a obra chatinha foram algumas incoerências dos personagens, ou a falta de uma "preparação" pros momentos, como por exemplo, a morte de uma personagem que tinha todo um discurso malévolo e tal e DO NADA, o último suspiro dela foi muito cringe: "-Não. - Sorriu e morreu." kkkkkkkkkkkkk as falas às vezes não ajudavam muito...
Por outro lado, houve uma parte que resumiu como era meu ex namorado, quando a Evie fala: "Narciso: amor por si próprio - observou ela. - Hmmm, acho que vou comprar um buquê para Jacob..." kkkkkk Te entendo, Evie.
Por fim, 2 passagens do livro que achei bonitas ou interessantes:
Uma fala da Maggie: "(...) Mas o que eu sei, com certeza, é que você tem um coração grande, e não há lugar no mundo para pessoas com um coração como o seu. Este mundo engole as pessoas com um coração como o seu. Engole e depois cospe.";
Um pensameno da Evie, que eu particularmente me identifiquei, quanto ao medo de esquecer quem é:
"(...) Mas, obviamente, o inevitável aconteceu, e ela descobriu que uma das maneiras de lidar com chacinas era distanciando-se delas, impedindo que atingissem as regiões de seu cérebro que desejavam refletir sobre o assunto. E, cada vez mais, descobria que aquilo era simples de fazer - e, portanto, às vezes sentia receio de, com aquele mecanismo de sobrevivência, perder a noção de quem ela realmente era.".
Gostei muito mais da Evie do que a Elise do livro anterior, então a leitura valeu a pena no final das contas.

Marlos 06/02/2022

Neste livro, os acontecimentos são protagonizados por Jayadeep Mir, Evie Frye e Jabob Frye.

O livro é ambientado na Inglaterra, na época da revolução industrial, em um cenário que retrata o progresso ao preço da miserabilidade dos trabalhadores.

Até a metade do livro, quando acompanhamos Jayadeep, o enredo é mais voltado para a investigação e solução de tramas, e só após a metade, quando o protagonismo muda de foco para para os irmãos Frye, é que a ação é retratada com mais atenção.

A leitura foi bem divertida, mas senti falta de um pouco mais do protagonismo e da história de Evie Frye.
Guilherme.Oliveira 06/02/2022minha estante
Esse eu não li ainda... Dos jogos, esse não me cativou muito, não consegui continuar...

Marlos 07/02/2022minha estante
Não joguei o jogo, mas confesso que, até o momento, foi o livro da série que menos me gerou entusiasmo. ?

Kahoana 21/01/2022

Lento, mas bom!
Demorei para engrenar nesse, começa bem lento, ganha um pouco mais de dimensão a partir da segunda parte e termina bem melhor do que começou! Traz várias menções aos Assassinos e histórias contadas em livros anteriores, no geral, é um bom livro!

Informe Literário 30/09/2021

Vale a pena Ler Assassin?s Creed Submundo?
8º volume da série de livros de Assassin?s Creed, Submundo entrega uma história beeem ?meia boca?. O livro não é de todo ruim, tendo sim alguns trechos interessantes e empolgantes.
Mas, no geral, achei o mais fraco dos 8 livros.
A história dos Assassinos e dos Templários, a disputa durante séculos, é mais bem explorada em outros títulos da série.
Em Submundo é contada a história de Evie e Jacob Frye além da história de Henry Green (Jayadeep Mir), com a maior parte acontecendo na capital da Terra da Rainha, Londres.
Com momentos de batalhas que deixam a desejar e uma história rica mas mal explorada esse volume consegui arrancar de mim a nota 3,5/5.
Curtiu? Quer saber mais curiosidades sobre esse e outros livros? Segue lá no insta @informe.literario .

Diana279 01/07/2021

Esperava mais, criei muita expectativa, mas não foi tão bom quanto eu esperava. A parte que eu gostei foram as referências aos personagens dos outros livros.
Hyzzi 01/09/2023minha estante
Bom.

Pauline 29/06/2021

O livro é interessante, mas ao mesmo tempo é um pouco arrastado, a história varia muito e parece que perde o foco. Não joguei o jogo, mas li os outros livros da série, gosto do contexto histórico do livro mas não me agradou tanto quanto os primeiros livros da série.