Apologia de Sócrates

Apologia de Sócrates Platão
Platão

Resenhas - Apologia de Sócrates

Diego Santos 25/01/2024

Sócrates não foi só um filósofo.
A filosofia é um campo em que há diversos tipos de escritores e pensadores. Alguns mais ranzinzas, alguns mais ternos, outros mais ácidos, há também aqueles que são de certa forma frios em sua análise. Independente de como funciona a mente desses caras, achamos sempre um ponto que os humaniza. Afinal, ser humano é isso, é personalidade, é humor, é expressão.

Sócrates vai além do humano. Ele não parece ser só um estudioso que entende bem o mundo à sua volta e a política a qual está inserido. Ele passa a energia de alguém ILUMINADO. Está além de coisas mundanas como posses, bens e demais valores "comuns" que a sociedade impõe.

Comparo sua iluminação à figuras como Jesus Cristo ou Buda, nas devidas proporções.
Nesta obra, se tratando de um julgamento acerca de suas atividades como orador e pensador, mesmo certo de estar condenado, mantém suas convicções, valores e crenças acerca do que é sua verdade. E sua verdade é linda.

Quando comecei a ler filosofia, esperava criar apego por figuras como Nietzche, Dostoièvski, Camus, dentre outros. Porém, através do formidável Platão, foi Sócrates a quem mais me afeiçoei.

Obra genial, para dizer o mínimo.

Kenner1 23/01/2024

O Mal é Fruto da Ausência de Sabedoria.
O ambiente do julgamento contra Sócrates é estarrecedor. Seus acusadores são oradores que conseguem distorcer a realidade com tamanha eloquência, que até o próprio Sócrates se desconhece perante o personagem apresentado pelos mesmos.
De todo modo, Sócrates mantém uma posição ética e até mesmo, plena, perante este julgamento. Ele reconhece não ser um orador, comprometendo-se a dizer a verdade, mesmo não possuindo um discurso ensaiado ou técnicas de persuasão, diferente de seus acusadores.

A acusação contra Sócrates vai se fundamentar em 2 acontecimentos movidos contra o mesmo, as acusações passadas, como a "comédia" de Aristófanes, e também, a acusação formal, movida por Meleto.
A motivação dos ataques contra Sócrates pelos estudos empreendidos pelo mesmo. Quando Sócrates se moveu contra as mentiras deles, eles se empenharam em causar uma corrupção na imagem do próprio Sócrates através de personagens e mentiras. Grande parte do pensamento Socrático é apresentado nestes diálogos. E também, o sua vocação divina, através do oráculo que demonstrará que, o que tornou Sócrates o mais sábio foi o fato dele não passar-se por sábio sem o sê-lo, mas admitir sua "pequenez". O sábio assim, é aquele que reconhece sua ignorância, não o que finge ser sábio. Como Sócrates diz: "Quando o deixei, pensei comigo mesmo: 'Sou mais sábio do que esse homem, porque nenhum de nós parece saber nada grande e bom; mas ele se diz saber de algo embora não saiba nada. Ao passo que eu, como não sei de nada, não digo saber. Nessa peleja particular, me senti mais sábio do que ele porque não me declaro saber o que não sei'.?

Uma punição recai não somente sob Sócrates em sua condenação, mas também sobre os atenienses que acusaram-no e condenaram-no. Uma vez que, para Sócrates, não é tão difícil ou perigoso fugir da morte, antes, o mais veloz e perigoso dos males é a maldade. Sendo assim, Sócrates, velho, foi acometido pelo mal mais lento, isto é, a morte. Já os atenienses, foram capturados pelo mal mais veloz, a maldade.

Igor522 18/01/2024

Não me matem!
Apologia de Sócrates, escrito por Platão, traz como objetivo principal a defesa de Sócrates perante aos seus acusadores, autoridades e a população da Grécia antiga.

Guigui 17/01/2024

Essencial.
Apologia de Sócrates é a base motriz do desenvolvimento da filosofia ocidental. Estabelece princípios fundamentais do reconhecimento do verdadeiro e do justo, e acima de tudo, questiona a suposta "sapiência" das autoridades, dos cultos e dos artesãos. Sócrates, em uma linha retórica argumentativa válida ao devido processo de ampla defesa, defende, como pressuposto da integridade da sua própria vida, a humildade de conhecimento, e limita-se a recorrer aos fatos em seu estrito puro.

Clássico, maravilhoso, moralizante e essencial.

Wilson 13/01/2024

Ótima introdução para Platão
Primeiro leitura de 2024. Trata-se de uma releitura. O diálogo aborda o julgamento de Sócrates diante dos Juízes atenienses, que o condenam por supostamente corromper a juventude. É um ótimo começo para Platão!

Cris.Olczyk 09/01/2024

Releitura
Bom livro, a parte mais importante para mim são os diálogos e pensamentos sobre conhecimento aparente e verdadeiro.

Lucas1429 08/01/2024

Apologia a Sócrates
Nesse livro Sócrates mostra muito de seu caráter e do seu respeito pelas instituições atenienses, e mostra como as acusações feitas contra ele foram por pura inveja por parte dos acusadores, Sócrates também conta um pouco sobre como começou a sua jornada

Júlia Montibeller 05/01/2024

Sensacional.
No clássico, Platão narra a defesa que seu mestre, Sócrates, faz de si mesmo perante as acusações que o levaram à morte.
Sócrates, tranquila e pacientemente, defende sua reta conduta, tendo sido ele um homem que dedicou sua vida a servir- de modo espiritual e intelectual- os homens atenienses.
O grande filósofo expõe aos seus juízes como tudo o que sempre pretendeu foi conduzir os homens a viver uma vida verdadeira, o que foi repudiado pelos maus homens de seu tempo.
Além de demonstrar que morre com a consciência tranquila por ter feito o bem, ele expõe sua esperança na imortalidade da alma, assim como posteriormente viriam a fazer os mártires cristãos.

NatSantosBooks 04/01/2024

Despertar o ato de se questionar
"Bem mais difícil, é fugir da maldade que corre mais veloz que a morte"

"Mas já é hora de irmos, eu para a morte e vós para viverdes, mas quem vai para a melhor sorte, isso é segredo, Exceto para deus..."

Ele não corrompia os jovens, abria a mente deles para outros patamares, pra se questionar sobre seu governo, seus líderes, suas influências, sua existência, seus deuses.
Foi histórico.

Less 21/12/2023

Apologia de Sócrates
Esse livro de Platão conta da trajetória que levou Sócrates até a morte. Foi condenado por corromper a juventude ateniense. Mas ele era um homem justo preocupado com a filosofia, virtude e as leis.

Manu5 05/12/2023

Releitura
......................................................................................................

Jaque.Barreto 04/12/2023

Gostei bastante
Leitura do clube que faço parte.
Livro curto, porém bem denso se você estiver disposto a analisar cada camada da obra.
Sócrates muito sábio e hábil com as palavras, utilizou seu próprio método para inquirir seu acusador.

Pedro 04/12/2023minha estante
Ainda tenho que ler essa obra, mas te recomendo O Mito da Caverna, de Platão. É maravilhoso!

Jaque.Barreto 05/12/2023minha estante
Li na faculdade, preciso reler!!!

Gabriela.Fujiki 03/12/2023

Apologia de Sócrates.
Eu juro que nem ao menos sei como começar a descrever ...
Sócrates é de fato uma figura muito interessante, aos 70 anos ele é um senhor muito debochado e questionador. Foi lhe imposta um fardo que era o de ser o Homem mais Sábio da Grécia... título que a ele mesmo não era de agrado algum.
Após um certo destaque, muitos questionamentos e encherão de saco de outros que ele mesmo considerava ser mais sábios, percebe que aquilo que o faria sábio seria a humildade de se admitir não saber das coisas o famoso "só sei que nada sei".
Eu li isso ao meio de milhares de risadas porque o homem é muito afrontoso e debochado perante seus acusadores e outros que ele considera achar que sabem o que é melhor para os outros.

Na minha humilde opinião é otimo que este livro esteja sendo o numero 30 do ano, e que o tenha conseguido compreender de forma de que se tivesse lido antes não teria atingido o grau que atingi, apesar de ter sido minha primeira leitura.

Tatinha.Car 01/12/2023

Li somente Apologia de Sócrates
Sócrates foi condenado por questionar o senso comum e as reflexões que ele levantou durante o julgamento são tão atuais.
Das reflexões de Sócrates, a que mais me tocou foi sobre a morte.
Os materiais do @clube.livrossobrelivros enriqueceram e complementaram a leitura.