O Livro Secreto Grégory Samak

Resenhas - O Livro Secreto

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Isa Books 17/12/2015

Não sei bem o que pensar
Não sei muito o que dizer sobre esse livro. Achei a capa linda, mas a história em si... faltou algo. Seria por ser tão curtinho? é o que me pergunto e não sei responder. Bem tocante em alguns momentos, sensível, mas o ritmo da narrativa chega a ser muito acelerado, os fatos vão acontecendo rápido demais.
Elias é cativante e sábio, o garotinho Tom bem esperto e maduro para a idade que tem. Já os demais personagens são irrelevantes para a trama.
Creio que não há muito o que comentar, um típico livro chá das 5.

Patricia.Orlandi 01/02/2016

O livro secreto
Ao fim da vida, Elias Ein decide se mudar para uma cidade isolada na Áustria, em busca de tranquilidade para aproveitar sua aposentadoria. Um tempo depois de se instalar em sua nova casa, ele descobre uma escada escondida que dá acesso a uma vasta biblioteca com obras incríveis. E entre elas, Elias descobre algo maravilhoso: o Grande Livro da Vida, uma obra sagrada em que Deus escreveu sobre o destino de cada ser humano.
As citações extraordinárias do livro secreto possibilitam interferir no curso da história.
Patty 05/02/2016minha estante
E aí, gostou?

Patricia.Orlandi 05/02/2016minha estante
gostei Paty , mas teve um final inusitado , :)

Patty 09/02/2016minha estante
Mas inusitado bom?

Patricia.Orlandi 09/02/2016minha estante
nao gostei nao........rsrsrsrrsrs

Patty 09/02/2016minha estante
kkkkkk

livrosepixels 13/04/2016

Ter o poder de mudar o passado dá o direito de mudá-lo? Eis a questão.
Elias Ein é um simpático senhor de idade que recentemente se aposentou de sua carreira em um ramo de seguradoras. A fim de aproveitar o tempo restante de sua vida, ele se mudou de Viena para a pacata cidade de Braunau am Inn, na Áustria, onde espera viver os dias tranquilamente e longe dos movimentados centros urbanos.

Com uma boa aposentadoria, Elias compra uma grande casa na cidade, que aparentemente não era habitada havia alguns anos. Em seus primeiros dias na cidade, faz amizade com um garotinho ajudante de sua governanta e também com um solitário vendedor de antiquários. Ele e o vendedor passam dias da semana jogando uma interminável partida de Xadrez e conversando sobre suas vidas quando jovens.

“Remota de de aparência comum, a singular construção escondia uma natureza profunda: era, na realidade, um lugar repleto de lembranças e com um passado memorável. Seu interior era caloroso, mas apenas aqueles que se davam o trabalho de olhá-la verdadeiramente conseguiam perceber isso.”

Certo dia, enquanto estava sozinho em casa, Elias descobre uma escadaria secreta que o leva até uma imensa biblioteca escondida na casa. Maravilhado pelas relíquias que encontra ali, ele passa horas e mais horas naquele local. Até que em um determinado momento, um livro lhe chama atenção: com capa e detalhes diferenciados e em dourado, o livro parece emitir um brilho próprio, cintilante. Quando Elias começa a folhear e a compreende o que está escrito nele, fica estupefato: ele acredita se tratar do Livro da Vida, a obra sagrada escrita pelo próprio Deus, onde há o destino de todas as pessoas da Terra, desde os que já viveram até os que ainda vão nascer. Elias também percebe que as passagens do livro sagrado contém um poder mágico que o permite viajar pelo tempo, bastando para isso escolher a passagem desejada.

Agora, Elias tem um grande tesouro nas mãos, e também, uma grande dúvida: será que deve usar o Livro da Vida para alterar o passado e curar as dores que viveu no Holocausto? Será que Deus lhe deu outra oportunidade de escrever a história da forma correta? E se, ao mudar algo do passado, o que acontecerá com os eventos futuros?

Nessa aventura, Elias Ein terá a chance de mudar o passado completamente e salvar do Holocausto as pessoas que mais ama: sua família. Mas também compreenderá que o os eventos passados não devem ser alterados, pois consequências graves poderão ocorrer no futuro.

MINHA OPINIÃO

Grégory Samak é um dos principais nomes da TV francesa e O Livro Secreto é o seu primeiro romance. É um livro curto, com menos de 200 páginas e uma história interessante de ser lida. Foi auto publicado no site da Amazon e, devido à grande repercussão que teve, foi relançado pela editora francesa Flammarion em 2014.

O livro tem uma narrativa interessante que mistura fantasia com drama e o resultado é bem agradável. Possui diversas referências à acontecimentos relacionados ao domínio nazista. Inclusive, este foi o principal fator que me atraiu no livro.

“Tateando, agarrou um velho lampião suspenso em uma viga. E, quando a chama de seus isqueiro acendeu o pavio, Elias se deu conta que de acabara de entrar no lugar mais extraordinário que já tivera oportunidade de ver em toda a vida.”

Elias Ein é um simpático senhor de idade que nos seus últimos anos de vida resolve aproveitar a sua aposentadoria com calma e serenidade em uma cidade quieta e quase isolada do interior da Áustria. De profundo conhecimento, o personagem nos convida à grandes reflexões durante a narrativa e também nos dá diversas lições de vida. Ele possui um coração generoso e de grande bondade, e muitas vezes o personagem nos mostra como podemos fazer o bem nas pequenas coisas, sem a necessidade de que todos vejam quais são estas ações. É um personagem cativante e bem desenvolvido, e rapidamente o leitor fica apegado a ele.

“Ele tentou mais uma vez calcular todas as consequências de seu plano, mas elas eram incontáveis. Se Hitler nunca houvesse existido…. o Holocausto jamais teria acontecido.”

Quando chega ao fim da história, é bem triste de certa forma, mas nos traz grandes questionamentos: quais de nossas ações podem influenciar o futuro? Se pudéssemos mudar o passado, será que deveríamos? Valeria a pena, por amor (ou vingança), arriscar todo o futuro da humanidade e o seu próprio? O livro não é apenas uma fantasia sobre viagem no tempo ou sobre um livro mágico escrito por Deus. É um convite à reflexão de nossas atitudes no mundo e, principalmente, sobre nossos sentimentos. Em o Livro Secreto, Samak nos faz pensar na vida, em nossa família e em nossos amigos.

“Poucos homens fazem o mal achando que estão fazendo o mal, pensou Elias”.

Porém, vejo que Samak poderia ter aproveitado melhor a narrativa e aprofundado mais a ideia do nazismo no enredo. Os acontecimentos que envolve Adolf Hitler e o seu partido político são corridos e pouco elaborados, servindo apenas como plano de fundo, e não como motivo da trama. Por isso, várias vezes a ideia da narrativa ficava vaga ou perdida.

Apesar de ter o cenário pouco desenvolvido, a leitura desta obra vale a pena devido as grandes reflexões que o livro nos proporciona. Também vale ressaltar que é o primeiro romance do autor, então pode ser que em seus próximos livros o desenvolvimento da narrativa melhores significativamente.

“Observava Hitler pela primeira vez, e viu nele uma paixão verdadeira. Uma perturbadora sinceridade extrema. Elias sentia que, naquele momento, Hitler não fazia a mínima ideia do que iria se tornar. Era um homem inteiramente dedicado à Alemanha, fanático, mas, compreendeu também, ao vê-lo, que Hitler acreditava estar do lado do bem.”

Para quem gosta de livros com histórias que gerem reflexão ou se interesse pelo contexto da 2ª Guerra Mundial e o Holocausto, O Livro Secreto é uma boa alternativa de adentrar esse marco histórico que até hoje é lembrado com profundo pesar.

__

Quer ver essa e outras resenhas? Acompanhe diariamente no blog Resenhando Sonhos. Dicas de livros, filmes, séries, sorteios, e muito mais!

site: www.resenhandosonhos.com

Isabela.Luccas 26/04/2016

O livro secreto
Logo no capítulo 1, temos uma cena de ação bem realista. Daquelas que faz você pensar sobre em qual ponto o livro usará aquela informação tão cruel e agonizante.

"O menino sentiu um nó na garganta. Uma onda de pavor passou pelos olhares dos espectadores tanto os que pertenciam à raça dos senhores quanto à dos sub-homens ali detidos que começavam a perceber o desespero da situação."

Essa jogada de cena logo no primeiro capítulo, foi genial. Porque ela é um ponto chave para você começar a entender o que de fato ela significa depois.
Enfim, o Elias é um homem solitário e decide se isolar em Braunau, na Áustria, assim ele poderia descansar e aproveitar a aposentadoria. Conhecemos mais sobre os pequenos detalhes do cotidiano dele.

"Elias era um homem solitário. Tinha seus hábitos, pequenas manias insensatas, como a maioria das pessoas de sua idade, e a vaga impressão de não ter vivido de modo suficientemente intenso. Dedicava um cuidado minucioso à arrumação de seus pertences pessoais. Em seu guarda-roupa, as camisas ficavam perfeitamente alinhadas e impecáveis, os sapatos eram organizados por cor e
lustrados com uma atenção aos detalhes quase obsessiva.
O velho também tinha um lado misterioso. Nos momentos importantes de sua vida, ele repetia de forma inconsciente o mesmo ritual: o de mexer silenciosamente os dedos da mão direita como se tocasse um piano imaginário que só ele via.
E, mesmo mais de trinta anos após a morte de sua esposa, ele nunca havia conseguido abandonar o hábito de pôr a mesa para dois."

Com a mudança, Elias contrata a Sra. Frau Polster para limpar, arrumar e cozinhar. Junto com a empregada severa, vem Tom para fazer as compras de coisas para casa. Tom é um menino órfão, estrangeiro e que ama ler, porem, é conhecido como o ladrãozinho da cidade. Elias simpatiza muito com ele.
Braunau é um lugar no meio do nada praticamente, muito xenofóbico e muitos ainda apoiavam o nazismo.
Foi em seu primeiro dia em Braunau que Elias conhece seu vizinho, o velho Gustav Sof, que curiosamente mantinha um tabuleiro de xadrez a mostra e muitos segredos.

" É uma belíssima peça, não é?
Belíssima, sim confirmou o velho , para um verdadeiro conhecedor de xadrez. Para os confidentes do rei, para os que têm consciência de que xadrez é uma disputa que às vezes pode nos fazer perder a vida... Prudente, Elias mais uma vez esperou um instante antes de fazer a pergunta:
Qual é o preço?
Não está à venda...
Posso perguntar por quê?
Como se falasse consigo mesmo, o patriarca murmurou:
No dia em que essa partida terminar, aí, sim, poderei me desfazer do tabuleiro.
Elias virou-se de frente para o homem desconhecido. Ao avistá-lo por completo, o antiquário pareceu intrigado.
Nós já nos encontramos em algum lugar? perguntou.
Acho que não."

Sof decide então que terminaria aquela partida com Elias, estaria na casa dele e só assim poderia lhe presentear com o tabuleiro. Quando Elias volta para casa, resolve então olha-la melhor. É num quarto escondido que Elias encontra um alçapão que leva a biblioteca. De início ele não entende bem do que se trata, mas logo nota que os livros não são comuns.

"Tateando, agarrou um velho lampião suspenso em uma viga. E, quando a chama de seu isqueiro acendeu o pavio, Elias se deu conta de que acabara de entrar no lugar mais extraordinário que já tivera oportunidade de ver em toda a vida."

"Ao erguer o precioso Livro, testemunhou um fenômeno estarrecedor: naquelas folhas tão elegantemente encadernadas, as letras do texto haviam se tornado incandescentes. Elas também queimavam sem se consumir, uma magnífica chama vermelha e dourada, fazendo brilhar nas páginas as cores vivas e móveis de uma estranha labareda de letras antigas."

Convenhamos que só de imaginar, já bate uma certa curiosidade sobre o que vem depois. Elias logo descobre que os livros contam sobre a vida de pessoas que já morreram, vão morrer e ainda nem nasceram. Os livros são organizados em ordem numérica e muito bem mantidos.

"Maravilhado, ele pronunciou em voz alta as palavras em hebraico: Sepher Haim, o Grande Livro da Vida.
Então, a cabeça do velho começou a zumbir loucamente.
Inscreva-nos, ó Rei, no Livro da Vida é a oração que os judeus praticantes do mundo inteiro entoam todo ano, há cinco mil anos, no grande Dia do Perdão. Aquela frase ressoava em sua alma."

Senti que a história passou muito rápido diante dos meus olhos, a forma como é narrado e a ordem dos fatos. As aventuras do Tom, as descobertas de Elias e toda a confusão gerada por causa desses livros que contam a vida de todas as pessoas. Elias viaja através dos livros, intervém em acontecimentos, muda o futuro de algumas pessoas e coloca um plano em prática: Matar Hitler e mudar a história. Quando as viagens são feitas, lá duram minutos e aqui praticamente dias. O envolvimento do nazismo foi o que mais me chamou a atenção (quem me conhece sabe que eu sou fascinada pela Segunda Guerra Mundial). Mas meu coração parou quando Elias decide que sua missão é evitar que o nazismo tenha existido, para que ele pudesse salvar todas as vidas perdidas (incluindo sua família). Me entreguei completamente na busca de Elias para evitar o holocausto.

"Elias conseguiu perceber nos olhos da mãe toda sua vergonha por ter um filho como aquele. Pôde adivinhar também a que ponto ela temia que o menino pertencesse para sempre à categoria das eternas vítimas...
Vamos, Dolfi, venha trocar de roupa! ordenou a mãe, vermelha de raiva, arrastando-o energicamente para casa.
Então, o pobre garoto começou a chorar ainda mais e o sofrimento o deixou
com uma expressão feia.
Ah! Essas crianças! Fazem um tremendo alarido por nada! exclamou outra senhora, solidária. Bom, adeus, Sra. Hitler!
Elias, aturdido, sentiu um forte desespero dentro do peito. Fixou o olhar na mãe e no filho que se afastavam pelo pequeno caminho."

Você chega num momento onde muitas pessoas já estão envolvidas na missão, mas o futuro é muito incerto. Os acontecimentos são muito apressados e você fica ansiosa e ao mesmo tempo frustrada pela falta dos detalhes da narração e acontecimentos seguidos.
Só posso dizer que: Eu li sobre um homem que mudou a minha forma de ver, mas me fez perceber que nem sempre tudo sai como o planejado.
Que final! É o tipo de final que te deixa doida. Simples assim.
O livro é dividido em três partes: Rex, Tremendae e Majestatis, que seria uma referência a Mozart e sua obra Réquiem em Ré Menor. Réquiem é um tipo de canção destinada aos mortos, muito triste e em forma de oração. É uma forma de mostrar toda a tristeza que a guerra causou. "Rex tremendae majestatis" significa rei de tremenda majestade referente a Jesus Cristo.

"Poucos homens fazem o mal achando que estão fazendo o mal"

site: http://nuvemdenovembro.blogspot.com.br/2016/04/resenha-6-o-livro-secreto.html#more

Max 21/05/2016

Para se perder na história!
O livro secreto é cheio de um "mistério", podemos assim dizer, pois logo de cara me deparei com uma cena incrível, a qual fiquei imaginando em que momento da história ela estaria presente. É um livro reflexivo, com aqueles toques de mistério que dão um valor a mais ao livro! Talvez releia sem pensar duas vezes porque a história é muito envolvente; sem falar do final que é de cair o queixo! Muito bom!

Kel 24/05/2016

O Livro Secreto
m O Livro Secreto, o protagonista Elias Ein resolve passar seus últimos anos de vida em Braunau na Áustria, que lhe parece ser um lugar pacífico e sem muitas emoções. Ele logo faz amizade com o dono do antiquário da cidade, Sof, que se torna seu parceiro semanal de partidas de xadrez . Frau Polster, a arrumadeira de sua casa, e seu ajudante Tom são as únicas pessoas com quem Elias se relaciona diariamente.
Elias descobre um cômodo escondido em sua nova casa; uma escada que o leva para uma biblioteca de corredores intermináveis. Os livros pareciam...

site: http://www.neonkiss.com.br/o-livro-secreto-gregory-samak-intrinseca/

Dani.Stfn 02/06/2016

Gosto muito de livros que se passam na época da Segunda Guerra Mundial, por mais que sejam histórias cheias de tristeza e crueldade, elas nos mobilizam e tentar despertar o que há de mais humano em nós. Com uma premissa inusitada, O Livro Secreto parecia ter uma ótima história, mas quando vi sua largura – apenas 176 páginas –, fiquei com medo de que o enredo não seria bem desenvolvido.
A história é sobre Elias Ein, um judeu sobrevivente do holocausto, o qual se muda para uma cidadezinha da Áustria para viver com tranquilidade. Em sua nova casa, ele acaba descobrindo um alçapão que dá para uma biblioteca com livros contando a vida de todos os seres humanos vivos e mortos. Elias não só consegue saber o destino de cada pessoa até a morte, como também tem a possibilidade de voltar ao passado e mudar o curso da história.
Como eu temia 176 páginas é pouquíssimo para desenvolver os personagens e o enredo. Tudo passava muito rápido e muitos personagens não tinham sequer motivo para existir, já que não tinham muita relação com a trama principal. Elias quer voltar no passado e salvar sua família da morte nos campos de concentração matando Hitler. Sua vivência no passado, que podia ser enriquecida com uma narração sobre a época do holocausto, se torna fraca e vazia. A impressão que fica é que Grégory Samak escreveu despretensiosamente, já que nenhum personagem sequer tem evolução.
O final, ao meu ver, tentou seguir uma linha Efeito Borboleta, mas que deixou um gostinho amargo na boca. A mensagem fica entendida, mas não foi passada de forma efetiva.

site: http://www.canalindicex.com/2016/06/o-livro-secreto-quase-um-efeito.html

Jesse.Santos 08/06/2016

Velocidade
Gostei bastante do plot desse livro, e talvez por isso esperei bem mais do que recebi. Mas ainda assim achei a história legal, o texto é leve, de fácil leitura e é gostoso e rápido lê-lo. O que aponto como negativo é que a narrativa avança rápido demais. Acredito que a trama podia ser melhor explorada, detalhada. O autor podia se perder mais em algumas explicações, ambientações, em detalhes sobre os personagens e nas relações entre eles. Acabei o livro sem adquirir apego aos personagens e sem entender alguns níveis de relação entre eles porque, pra mim, falta tempo, tudo é rápido demais. O suspense e a ação também perdem por essa velocidade. Outro ponto é o perigo de envolver fatos verídicos da História da Humanidade, como a Segunda Guerra, com o sobrenatural, principalmente quando o último envolve viagem no tempo e mudança da história, e que não deu certo, principalmente no final. Alguns personagens também os achei desnecessários.

Lôh 16/01/2018

Sensacional
Livro maravilhoso, que mistura fantasia e fatos reais. Uma história cheia de mistério. O que mais me chamou a atenção, me encantou e surpreendeu, foi o personagem principal, um senhor de 62 anos, que de longe supera qualquer personagem jovem que tenha conhecido nas páginas dos livros que li neste começo de ano. Neste seu primeiro livro Gregory Samak conseguiu me conquistar, e revelar uma escrita sensacional.

Elias Ein, é um senhor de 62 anos, judeu que perdeu familiares no holocausto. Depois de anos trabalhando numa agencia de seguros, só quer desfrutar sua aposentadoria em paz. Decide se mudar para Braunau am Inn, um pequeno município no norte da Áustria. A esposa já morreu e não tiveram filhos.
A casa escolhida por ele tem um ar que carrega muitas histórias em suas paredes e cômodos, o que o agrada muito. Mas o que tem de mais especial é uma sala escondida que Elias encontrar com várias estantes que vão do chão ao teto repletas de livros. Mas não são quaisquer livros, são o Livro da vida, onde Deus registrou as histórias de todas as pessoas do mundo, desde o nascimento até a morte. Mas o Livro não somente revela o destino das pessoas a Elias, quando ele toca as letras sagradas deste livro é levado para a época e cenário que é narrado ali, podendo quem sabe reescrever a história e tirar toda a dor que o nazismo fez a ele e ao mundo.
Elias, acredita então que Deus tem algo reservado para ele, como uma missão e proposito. Por que mais o criador deixaria que ele, um simples velho sem grandes feitos, colocasse as mãos naquele livro tão importante? O que Elias fara então com tal poder? Quais serão suas escolhas? O Destino existe? Elias pode realmente alterar o passado?

Shaiane.Fichtenhagen 26/12/2016

O Livro Secreto
"Gostaria de mudar tantas coisas... não deixaria a criança inexperiente que era jogar contra o diabo, aprenderia a me esquivar de seus golpes" - Herr Sof
O holocausto foi uma época de muito sofrimento, um tempo em que o ódio se fez presente na vida de muitas pessoas, as vezes me pergunto o que faz um homem como Hitler ser capaz de tal atrocidade.
Grégory ira nos levar até a vidinha pacata de um recém aposentado que na busca de paz e tranquilidade compra uma casa em um lugar pouco provável, mas com que fez se sentir em casa. O nome desse aposentado é Elias ele acaba se tornando o único membro de sua família após a morte de sua querida irmã.
Elias não tem amigos apenas conhecidos entre eles uma empregada rancorosa um menino órfão e um sobrevivente solitário do holocausto. O pobre velho não quer muito de sua vida apenas passar o pouco que lhe resta na tranquilidade de sua casa sem ter quem o incomode.
Isso até chegar o dia em que ele encontra dentro de um quartinho infantil uma passagem que o leva até uma biblioteca subterrânea, a imagem que ele tem dessa descoberta é a de um lugar magnifico quase mágico, com prateleiras cheias de livros estranhos, só que nessa biblioteca não guarda qualquer livros ela guarda o Grande Livro da Vida, escrito pelo maior autor da história nosso amado e glorificado Deus.
Essa descoberta feita por Elias o deixa estupefato, imagina ter em mãos o livro da vida onde você é capaz de descobrir o destino de cada um, desde do que já se foram e dos que ainda vão. No livro ele vê a vida de cada pessoa que ele já conheceu e que conhece e mais ele sabe como elas morreram e quando vão morrer.
Elias também descobre que o livro pode lhe transportar para o passado, e com essa ideia de poder mudar o passado para mudar assim o futuro ele toma a seguinte decisão, se Deus lhe mostrou o caminho até chegar a biblioteca escondida talvez Ele queira que faça algo ainda maior, quem sabe essa não seja a oportunidade de refazer a história e fazer com que uma das maiores tragédias da história não acontece.
Munido dessa fé incontrolável esse velho que até então não chamava tanto a atenção toma uma decisão que mudara a vida de muita gente, ele voltara no tempo e matará Adolf Hitler, oportunidades não vão faltar Elias irá encontrar Hitler em várias fases de sua vida desde quando era pequeno e indefeso até quando estiver no poder ministrando o ódio.
Será que Elias irá conseguir matar Hitler, o que vai ser da vida do órfão Tommy e do antiquário sobrevivente do holocausto chamado Herr, o que será que O Grande Livro da Vida fala deles o que será que Deus planeja de suas vidas.
O livro é bem interessante vem com uma temática que até então não tinha visto em livros que não fossem gospel. Isso nos faz pensar, será que Deus realmente quer que voltemos ao passado para mudar o futuro, ou quer que nos empenhamos para mudar o futuro através do nosso presente, quem sabe o livro é apenas uma forma de sabermos o dia e a hora de cada um para assim valorizamos a pessoa até que chegue a hora dela partir e não que seja para nos focarmos em adiar esse acontecimento que um dia vai chegar.
Indico bastante esse livro ele é pequeno não tem muitas páginas da para ler em um dia tranquilo.
Bem era isso, espero que gostem..
Bjss
Deus abençoe!!!

site: bloglaranjaazul.blogspot.com.br

Michelle.Danielle 20/04/2017

Ideia boa, desenrolar muiro ruim e desfecho que faz sentido.
Nao rolou. Comprei super animada com a ideia do livro, a ideia e muuuito legal. O livro e curtinho, rapidao se le.
Mas as coisas foram simplismente colocadas na historia, sem muitas explicações. Na verdade nao e so isso, o desenrolar nao me agradou nada. Mas o final faz todo sentido, embora eu nao tenha gostado.
Mari M. 22/07/2017minha estante
Eu não entendi o finaaaal ,help!!!!

Mari M. 22/07/2017

Uma pena....
Ideia bacana,personagens que tinham tudo pra ser inesqueciveis...mas simplismente não rolou.Talvez por ser tão compacta,a historia não conseguiu contar a que veio!!

Joyce.Rodrigues 25/09/2017

Cativante
Um livro simples e de fácil leitura, uma estória que poderia ter gerado bem mais página empolgantes. Li em um intervalo de um calhamaço, o que serviu bem, mas gostaria de mais conteúdo e acho que dava sim para ter.

Joyce.Rodrigues 25/09/2017

Cativante