Igreja Multiplicadora

Igreja Multiplicadora Fernando Brandão (org.)

Resenhas - Igreja Multiplicadora

Patresio.Camilo 17/06/2022

Uma leitura que vale a pena
O mais interessante do livro Igreja Multiplicadora, é que este não é uma receita pronta e nem tem a pretensão de ser a salvação da igreja.
O Pr Fernando Brandão sabiamente traz conceitos bíblicos já estudados, e demonstra que não é necessário fazer inúmeros projetos mirabolantes, mas que só fazer o que se deve ser feito, para o crescimento da igreja.
O livro enfatiza muito a necessidade da oração, coisa que maioria dos "coachs" modernos se esquecem.
Enfim, uma leitura muito importante para relembrarmos a missão da igreja.

Rivelino Delgado 12/12/2020

IGREJA MULTIPLICADORA
Trata a presente obra intitulada Igreja Multiplicadora: 5 princípios bíblicos para o crescimento, de autoria do Pastor Fernando Brandão, Diretor Executivo da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, da missão primordial da Igreja.

Utilizando o texto base encontrado no livro de Atos (At 1.8), o autor aborda os cinco princípios básicos extraídos das Igrejas do Novo Testamento, buscando assim fazer o maior número possível de discípulos de Cristo.

Os princípios são: Oração, Evangelização Discipuladora, Plantação de Igreja, Formação de Líderes, Compaixão e Graça.

Teófilo Otoni, Julho de 2020.

Rodrigo.Meireles 25/10/2019

"As igrejas variam em número de membros, poder financeiro, nível intelectual e outros fatores, ainda que todas elas tenham a mesma responsabilidade e mesmo privilégios em Missões.

Vinicius, Pr. 30/07/2018

Resenha
O livro é mais um da série Igreja Multiplicadora. Talvez seja este o livro introdutório para todos os que queiram não apenas conhecer, mas aplicar esta visão em suas igrejas.

São 176 páginas, que estruturam os cinco princípios norteadores e balizadores da estratégia Igreja Multiplicadora, que são: Oração, Evangelização Discipuladora, Plantação de Igrejas, Formação de Líderes e Compaixão e Graça. Seguindo esta ordem, cada tema é tratado de forma muito eficaz e compreensível por qualquer leitor.

O conteúdo é primariamente destinado a pastores e pessoas que já exercem alguma liderança na Igreja e estão querendo conhecer estes princípios. Todavia, qualquer membro de igreja poderá desfrutar das ricas bênçãos contidas nesta obra.

O livro conta também com perguntas de avaliação da aprendizagem do conteúdo, estudo de casos, a título de exemplificação e perguntas de reflexão.

Introdução

A introdução apresenta o propósito do livro, um brevíssimo resumo dos cinco princípios que governam a visão de Igreja Multiplicadora.

O capítulo primeiro, começando com o princípio principal (com perdão da redundância) o capítulo primeiro esmiúça a oração e dá uma série de exemplos e sugestões de como o crente, a igreja em essencialmente o líder pode pôr em prática a base para o sucesso da multiplicação de discípulos. São listados 9 atividades muito simples e práticas.

O segundo capítulo tratará do tema Evangelização discipuladora. Aqui aprendemos como corrigir um erro que a Igreja incorreu: separar evangelização de discipulado. É analisado todas as implicações que este erro levou e como retomar o princípio bíblico correto: evangelização discipuladora.

O autor detalha a essência, o propósito, a motivação, a fonte de poder e o alvo da evangelização. O que é discípulo e discipulado e suas três dimensões. Analisa com profundidade o que é relacionamento discipulador e sua importância no cumprimento da grande comissão.

Seguindo sua estrutura, o terceiro capítulo fala da plantação de Igreja. Sem entrar muito em conceitos teológicos, demonstra que o princípio bíblico do discipulado resulta na plantação de igrejas. Dá-nos os 6 passos para a plantação de igrejas, segundo os moldes apostólicos.

O quarto princípio, formação de líderes, longe de ser aquele conteúdo teórico (nem por isso inútil) dos cursos de lideranças que comumente temos, traz orientações simples, mas totalmente eficazes que foram praticadas por Jesus e Paulo. Instrui-nos como avaliar, identificar, incentivar, desenvolver e comprometer os líderes que já estão em nossas igrejas e/ou pequeno grupo multiplicador.

Por último, o exercício da compaixão e graça, com exemplos riquíssimos de como a igreja ou PGM pode realizar esta que é tarefa sim de toda comunidade cristã.

Finalizando com um apêndice, Visão missionária e cooperação, é uma exortação para que as igrejas continuem a investir também na ação missionária. Nunca podemos nos esquecer que a grande comissão não é somente onde estamos fisicamente, mas em Jerusalém, e Judeia, Samaria e confins da terra.

Igreja Multiplicadora, cinco princípios bíblicos para o crescimento, organizado por Fernando Brandão, diretor Executivo da Junta de Missões Nacionais – JMN, da Convenção Batista Brasileira – CBB.

site: http://mvfsantos.blogspot.com/2018/07/igreja-multiplicadora-resenha.html