Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Ana Carolina 23/01/2021

Amo
Sou apaixonada por este livro. Fiquei angustiada e torcendo para que o casal se acertassem o tempo todo. O embate entre eles com a mistura de raiva e paixão nos envolve profundamente. Aqueles que têm preconceito pelos clássicos da literatura brasileira sugiro que abra o coração porque não tem como não se encantar com a história. Vale a pena ler.

site: @livrosqueamaremosparasempre
tguedes2 23/01/2021minha estante
Abandonei este livro duas vezes! Queria muito terminar, pois odeio abandonar um livro.

Beca 23/01/2021minha estante
Concordo, o embate entre os personagens é realmente muito envolvente.

Daianebcs 17/06/2023

Amei
Qdo li esse livro, adolescente revoltava que eu era, detestei. Hoje sei que foi pura ignorância e desdém com as imposições da escola. Agora adulta me descubro uma apaixonada por leituras clássica e melhor ainda se for romances de época.
Senhora tem absolutamente todos os pormenores que amo, descrições cheias de analogia, vocabulário rebuscado, sofrimento, paixão...se torna assim, um favorito da vida.
Laís 17/06/2023minha estante
Não tô surpresa que tenha gostado.

Daianebcs 17/06/2023minha estante
O romantismo definitivamente é o meu período literário

Horan 22/06/2022minha estante
o título resume bem

Márcia 24/01/2023minha estante
Sem comentários?. Kkkkkkkkkk

AlineLucia 09/02/2024

Releitura
A primeira vez que li Senhora eu estava no colegial e torci do início ao fim para o casal ficar junto. Pois bem, aí está a graça de reler um livro tantos anos depois: os pontos de vista mudam!
Dessa vez eu queria que a Aurélia se livrasse desse embuste do Fernando, um almofadinha perdulário defensor das aparências! Ele nunca foi um homem à altura de Aurélia.
Acho que a melhor forma dela se vingar do Fernando seria ter sido muito feliz na companhia de um homem de caráter que lhe desse valor, como era o Eduardo Abreu.
Ainda que Aurélia fosse esperta e independente, o desenrolar da situação em que ela mesma se colocou a transformou numa mulher passiva e tola. Dessa vez a história não me agradou.
Ok, eu sei que devemos sempre nos lembrar a época em que o livro foi escrito: por fazer parte do Romantismo, era de se esperar que tivesse um final feliz. Mas bem que José de Alencar podia ter complicado um pouco mais a vida do Fernando.
Camila Felicio 12/02/2024minha estante
medo de reler kkkkkkkkkk eu amava no colegial e é um favorito da vida

AlineLucia 12/02/2024minha estante
Pois é, os anos passam e nossa visão de mundo muda, né? Fernando despencou no meu conceito hehehehe

bella 25/07/2021

não exatamente uma resenha
o livro é legal, esperava mais. O desencontro amoroso da aurélia e Seixas gera um plot interessante mas em um certo ponto se torna entediante e cansativo de acompanhar.
Por outro lado, eu gostei muito da personagem da aurélia, uma mulher que passou por tanto sofrimento e que não se deixa abalar tão facilmente, super inteligente e decidida.
Kel 25/07/2021minha estante
Eu adorei o livro e Aurélia!!!

bella 25/07/2021minha estante
Eu com certeza consigo entender porque a aurélia atraia tanta atenção e admiração das pessoas da alta sociedade

Marina 22/02/2020minha estante
Mas é uma obra de características realistas. Concordo com tudo o que você disse, mas o livro nada mais é do que o retrato de uma época no Brasil :/

Laiz 23/02/2020minha estante
tô ciente

Carol 12/01/2022

?_?
Não gostei, leitura um pouco pesada, história parece que não desenrola.
Esperava outra coisa........
Michelly.Carrijo 12/01/2022minha estante
Ai, eu amo esse ??

Carol 12/01/2022minha estante
Não consegui me apegar a história, não consegui entender mesmo o que estava acontecendo, eu amo literatura brasileira então sei que o estilo não é o problema, talvez eu tente novamente.

Nick.Mathias 26/08/2016

Brasileiro !!
O livro traz um romance que nunca vi em nenhum outro, um amor falso, mas muito verdadeiro !!!
Júlia Kleis 10/10/2016minha estante
Amor falso, mas muito verdadeiro?

Aline.Bastos 09/12/2020

Este foi o livro que fez me apaixonar de vez pela literatura. Primeiro livro "de adulto" que li, aos nove anos, lembro que fiquei fascinada por esse universo, e pela capacidade que os livros têm de nos transportar a outras épocas e lugares. Ainda hoje é um dos meus preferidos!
Wacs 09/12/2020minha estante
Eu adoro esse livro! Foi o melhor que li no ensino médio

annaclara.. 23/05/2021

À frente do seu tempo
Senhora foi o primeiro livro de época que gostei de ler, não vou mentir a leitura pode ser massante, mas a história por trás disso é incrível, ver uma mulher empoderada em tempos antigos não tem preço.
Ulhiana.Silva 23/05/2021minha estante
Aaai simmm!! ??
Esse livro é incrível

Lelouch_ph 29/08/2021minha estante
Eu não cheguei a ler mas vi muitas resenhas e resumos, e não entendo como ele conseguiu o dinheiro que devia a ela tão rápido.

Sarah.Reis 01/02/2017

Chato
Excessivamente descritivo, leitura chata.
Samara 17/04/2017minha estante
É o método dele, descritivo

Laurette 24/12/2020

Livro maravilhoso, final ruim.
Senhora foi escrito por José de Alencar e conta a história de Aurélia Camargo, altamente independente e não quer se casar com machos bestas.
É um livro maravilhoso, com personagens únicos que ou te deixam com raiva ou te deixam com pena.
É uma história com reviravoltas intensas e deixa você pasmo com os acontecimentos. Ao ler esse livro, você vai falar constantemente isso: "RAPAZ ESSA AURÉLIA ARRASA".
O livro é ótimo até o último capítulo, então ele se torna totalmente idiota. José de Alencar estraga tudo neste último capítulo. Parece que ele esquece as características das personagens e do nada cria novas. É triste.
É um clássico da literatura brasileira, mas com este final não crie muitas expectativas.
Beatriz Neves 24/12/2020minha estante
lauretteeeeeeeeee

Radam 20/11/2015

Meu livro favorito
É uma obra de primeiríssima classe. Nele somos capazes de reconhecer as fontes que José bebeu. Temos a descrição dos valores da sociedade burguesa (extremamente materialista e a cética) e a projeção dos ideais de Zézinho na personagem da Aurélia e no próprio Fernando. Engana-se quem pensa que é uma mera obra romântica com uma linguagem chata. A maneira que esses personagens são construídos e são desenvolvidos no decorrer da obra é algo verdadeiramente fascinante. Além do romantismo que lhe tornava o mestre desse gênero, Alencar conseguia expor uma dose de cinismo em relação a sociedade. (aqui dá pra perceber a influência de renomados escritores franceses). Bem, sobre Aurélia, ela é uma das grandes heroínas da história da nossa literatura não apenas porque era alguém que veio lá de baixo, mas porque tinha uma série de conflitos em seu interior (amava e queria vingar-se, os dois lados de um mesmo coração), mas mantinha sempre a sua classe, a sua elegância. Gestos de uma verdadeira senhora. A menina se torna mulher. Fernando que era um 'escroto', começava a possuir os 'germes da virtude' e seu lado materialista passa a envergonhá-lo. São as contradições da burguesia. Poderia aqui continuar tecendo inúmeros elogios a essa obra, mas acabo definindo em um adjetivo: fantástico. hehe

Aurélia Camargo é a minha heroína preferida. Encantadora toda vida.
Deah 21/11/2015minha estante
Meu escritor favorito #Alisson ,ameii a resenha ..