Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Sarah.Reis 01/02/2017

Chato
Excessivamente descritivo, leitura chata.
Samara 17/04/2017minha estante
É o método dele, descritivo

Cecyllya0 11/01/2022

A senhora
Ah como o dinheiro e o orgulho influência as pessoas.
Se ele tivesse se casado com ela na primeira vez, quando ela era ainda pobre e ñ tivesse se deixado levar pelo dote da outra...

Minha gente QUE LEITURA, José de Alencar acertou cheio em "A senhora", melhor clássico brasileiro que já li e creio que ñ há outro melhor. Só ñ darei 5 estrelas pq ñ gostei do final. Aurélia é fantástica e forte, mas... se ajoelhar desculpando-se como agiu e para q ele aceitasse seu amor? Sério?. E ele o q fez? nem se desculpou, só se acertaram e... FIM! Poderia ser melhor.
Tatiana Bezerra 11/01/2022minha estante
Adoro esse livro. Tão "antigo" e tão atual...

Lory 12/03/2022

É...
Podia ter sido melhor, foi de fato muito bom, mas eu mudaria um pouco o final, não julgo tanto porque foi um livro escrito em 1875, então de fato alguma coisas as quais eu queria que que tivesse acontecido não poderia ter acontecido, nada mais a ser dito, todos tiveram um final feliz mas eu acho que poderia ter sido melhor
Moreira 12/03/2022minha estante
Concordo. Acabei de terminar este livro. Tbm mudaria o final.

Andréia 27/09/2013

Essência do Amor
O livro “Senhora” conta a história de Aurélia, que é uma moça órfã da alta sociedade, que viveu um romance na adolescência com Fernando Seixas.
Fernando, com a morte de seu pai desistiu dos estudos para ajudar a sua família.
Fernando e Aurélia ficaram noivos, mas logo esse noivado acabou pelo fato de que Seixas recebeu uma proposta de 30 contos de réis para se casar com Adelaide, e ele aceitou.
Passados alguns anos, Aurélia recebe a noticia de que receberia uma herança de seu avô, que antes de falecer deixou um testamento, que deixava todos os seus bens a neta.
Como a moça tinha apenas 18 anos, foi necessário um tutor, e através de seu tutor ela pede para que ele ofereça 100 contos de réis a Fernando para que ele se casasse com ela.
Enfim casados, começa uma historia de amor, ódio, vingança, humilhação, etc.
Recomendo o livro para quem gosta de um clássico romance, que mesmo com todo o ódio que existia, prevaleceu sempre a essência do amor presente neles.
Sérgio Filho 28/09/2013minha estante
Bem observado, o amor purificou tanto Aurélia, que humilhou Seixas, quanto Seixas, que sofreu as humilhações com paciência e resignação.

Layanna 24/11/2021

Demorou para o desfecho
Achei que demorou muito para o desfecho final, mas gostei do livro!
Feliz em ter lido esse clássico da nossa literatura.
Denise Ximenes 24/11/2021minha estante
Aurélia representa uma mudança importante na postura feminina! Não foi uma mudança ideal (acho que até hj não alcançamos), mas a mulher sai da postura de submissão absoluta e planeja um xeque-mate de respeito!

Sérgio Filho 01/10/2013minha estante
O que Fernando Seixas sofreu foi realmente uma tortura.

Gabi Miragaia 18/07/2015

Resenha de Senhora por Gabriela Lubascher Miragaia
Li "Senhora" do José de Alencar esse ano. É um romance publicado em 1875.
Conta a história de Aurélia Camargo uma órfã pobre que se apaixona por Fernando Seixas que por sua vez também a ama. Até aqui tudo lindo. Entretanto ele decide renunciar a esse amor e ficar noivo de outra moça que é rica e receber o dote ao qual teria direito (dinheiro estragando tudo since sempre). Mas, o avô de Aurélia vem a falecer deixando-a como herdeira única e total de seus bem. Logo, ela vira a pessoa mais rica da área! Humilhada e rebaixada por Fernando Seixas por tê-la abandonado por causa de dinheiro, como vingança, ela decide oferecer um dote maior que Adelaide Amaral (moça a qual Seixas ficou noivo), mas sem revelar sua identidade. Seixas aceita a oferta, of course! Dessa forma ela COMPRA SEU MARIDO sem ele saber que ela foi a compradora. Vocês precisam ler!
A construção do perfil de Aurélia subverte a ordem das coisas em que homens e mulheres aparentam ter papéis definidos, sobretudo quando se trata da sociedade do século XIX. José de Alencar perturba a lei do casamento, da ordem e da moral social quando apresenta uma mulher que se opõe ao modelo patriarcal que a difere das outras mulheres da época. É engraçado e trágico ao mesmo tempo.
Uma pequena observação antes de você sair daqui para ler Senhora, durante a leitura eu achei o romance bem parecido com os romances da digníssima Jane Austen. Não posso explicar o porquê se não darei spoilers, mas se você quiser saber sinta-se a vontade para mandar mensagem por inbox na minha página do facebook "A Menina Que Sentia Livros" que eu respondo =)

site: https://www.facebook.com/ameninaquesentialivros
Brenda Morais 18/07/2015minha estante
Quero ler. Adorei a sinopse!

Alberson 29/09/2013

O Teatro mágico

"Minha senhora,
És de lua e beleza
És um pranto do avesso
És um anjo em verso... "

O romance Senhora é um clássico literário de José de Alencar, o autor nos deixa encantados pela história de Fernando Seixas e Aurélia Camargo. Seixas é um moço pobre que sempre quer estar no meio da aristocracia, doutores e ricos de sua época, é um homem ambicioso e de personalidade marcante. Já Aurélia Camargo, sua amada, é dona de uma beleza celestial, educada, inteligente, rica e elegante. Entre a ambição do moço e a vingança de Aurélia, somos arrebatados para uma época em que a boa aparência valia muito, o amor era desprezado e substituído por um bom “dote”.
O cenário da trama é um casamento armado por Aurélia com a ajuda do senhor Lemos, seu tutor, para conseguir a vingança desejada por todo o desprezo sofrido durante sua adolescência. Para lhes garantir o prazer de uma boa leitura, encerro aqui minha análise dessa grande obra que me cativou pela forma simples e direta utilizada pelo autor.
Sérgio Filho 29/09/2013minha estante
Gostei da epígrafe, legal.

daphnemerces 31/07/2021

Que maravilhosa a Aureliaaa.

?Sou senhora de minha independência sem outras restrições, além do meu capricho. Foi o único bem que me ficou do naufrágio de minha vida, este ao menos hei de defendê-lo contra o mundo.?

Confesso q achei a primeira e a segunda parte um pouco chata rs e com muuuuitoa detalhes. Mas depois que a trama se desenvolve, fica mt bom.

Entender a história da Aurélia foi maravilhoso, ela passou por muita coisa, tadinha :/
Mariana 31/07/2021minha estante
Me identifiquei com você, quase desisti do livro nas primeiras partes.

Luci Eclipsada 08/01/2011

O poder do dinheiro
No livro Senhora (José de Alencar, Matin Claret - 246 páginas), o conflito amoroso dos personagens surge entre o choque dos sentimentos e o interesse econômico.
Aurélia Camargo é o tipo de mulher que não se deixa levar por circunstâncias justamente por se tratar de uma pessoa senhora de sua vida, assim, mesmo amando Fernando Seixas, não consegue se esquecer de tudo o que lhe ocorreu de ruim por causa de tal amor, desse modo, acaba por humilhá-lo logo após casar-se com ele. Esta atitude da personagem demonstra uma clareza de espírito que causa admiração em qualquer um. Mas, apesar de toda a excentricidade de seu comportamento e relutância em resistir aos impulsos da paixão, a protagonista mostra algo raro em se ver numa pessoa: o amor verdadeiro e a capacidade de perdoar.
Fernando Seixas, por sua vez, pode ser considerado um personagem ambicioso e preocupado em ganhar algum reconhecimento social mesmo que para isso precise casar-se por conveniência. Todavia, mesmo Seixas tendo se casado por interesse, ele tomou essa atitude pensando em sua família que não poderia ficar desamparada por conta de gastos executados por ele de maneira impensada.
Diante disso, não se pode considerar Seixas como uma pessoa egoísta, pois apesar de toda a problemática vivida por ele, observa-se que ele possui caráter e que, assim como Aurélia, foi vítima de uma sociedade injusta, totalmente materialista e que julga as pessoas pelas aparências e não pelo que elas podem oferecer interiormente.
Dessa maneira, chega-se a conclusão de que a condição social predominante na obra de Alencar retrata um mundo burguês em que o dinheiro, mais importante que outros aspectos, é determinante quando se trata de aproximar ou afastar as pessoas.
Aline 21/11/2013minha estante
Apaixonante!!
Amor e dinheiro... uma guerra antiga.

Morgana 07/09/2015

Finais....
Livro ótimo, só o final que deixou a desejar.
Mel 27/10/2016minha estante
Não é que deixou a desejar... o José de Alencar fez isso para que Arelia não fosse idolatrada pelo público feminino, além de incitar um ódio que sentimos quando o Seixas fez o que fez. Vale ressaltar que essa obra é tipicamente romântica, e há de ter um sentimentalismo exacerbado. Espero que tenha mudado sua opinião... beijinhos.

Lelouch_ph 29/08/2021minha estante
Eu não cheguei a ler mas vi muitas resenhas e resumos, e não entendo como ele conseguiu o dinheiro que devia a ela tão rápido.

Radam 20/11/2015

Meu livro favorito
É uma obra de primeiríssima classe. Nele somos capazes de reconhecer as fontes que José bebeu. Temos a descrição dos valores da sociedade burguesa (extremamente materialista e a cética) e a projeção dos ideais de Zézinho na personagem da Aurélia e no próprio Fernando. Engana-se quem pensa que é uma mera obra romântica com uma linguagem chata. A maneira que esses personagens são construídos e são desenvolvidos no decorrer da obra é algo verdadeiramente fascinante. Além do romantismo que lhe tornava o mestre desse gênero, Alencar conseguia expor uma dose de cinismo em relação a sociedade. (aqui dá pra perceber a influência de renomados escritores franceses). Bem, sobre Aurélia, ela é uma das grandes heroínas da história da nossa literatura não apenas porque era alguém que veio lá de baixo, mas porque tinha uma série de conflitos em seu interior (amava e queria vingar-se, os dois lados de um mesmo coração), mas mantinha sempre a sua classe, a sua elegância. Gestos de uma verdadeira senhora. A menina se torna mulher. Fernando que era um 'escroto', começava a possuir os 'germes da virtude' e seu lado materialista passa a envergonhá-lo. São as contradições da burguesia. Poderia aqui continuar tecendo inúmeros elogios a essa obra, mas acabo definindo em um adjetivo: fantástico. hehe

Aurélia Camargo é a minha heroína preferida. Encantadora toda vida.
Deah 21/11/2015minha estante
Meu escritor favorito #Alisson ,ameii a resenha ..

Laurette 24/12/2020

Livro maravilhoso, final ruim.
Senhora foi escrito por José de Alencar e conta a história de Aurélia Camargo, altamente independente e não quer se casar com machos bestas.
É um livro maravilhoso, com personagens únicos que ou te deixam com raiva ou te deixam com pena.
É uma história com reviravoltas intensas e deixa você pasmo com os acontecimentos. Ao ler esse livro, você vai falar constantemente isso: "RAPAZ ESSA AURÉLIA ARRASA".
O livro é ótimo até o último capítulo, então ele se torna totalmente idiota. José de Alencar estraga tudo neste último capítulo. Parece que ele esquece as características das personagens e do nada cria novas. É triste.
É um clássico da literatura brasileira, mas com este final não crie muitas expectativas.
Beatriz Neves 24/12/2020minha estante
lauretteeeeeeeeee