Balzac e a Costureirinha Chinesa

Resenhas - Balzac e a Costureirinha Chinesa

1 | 2 | 3 | 4

EduardoCDias 09/10/2022

Cultura proibida
Durante o regime de Mao na China, no fim dos anos 60, as universidades foram fechadas e os jovens enviados para as aldeias para serem ?reeducados? pelos camponeses e revolucionários. Dois amigos, enviados para a mesma aldeia encontram um tesouro proibido: livros de Balzac, Dumas, Baudelaire,? que transformam suas vidas.

VRamos 25/07/2022

Delicado e simples
A história em si não é extraordinária, mas para alguém que não conhece nada sobre a Revolução Cultural que ocorreu na China, esse livro oferece uma ótima perspectiva. Sendo uma autoficção (ficção baseada em autobiografia) é extremamente interessante o que os personagens passam ao saírem de um conforto considerável para a dureza do campo em um regime autoritário. O ritmo é consistente e leve, não muito rápido nem arrastado, sendo a leitura muito agradável.
O que mais me tocou foi o simples desejo dos personagens de querer ler e o que a leitura traz para nossas vidas. O fascínio com lugares distantes e histórias que não são nossas e nos impulsionam a ser alguém diferente, a desejar mais e/ou melhor para nós.

Anny Campos 09/05/2022

O poder da leitura na vida de uma pessoa
Esse livro inicia de forma lenta e até parada, mas no decorrer você se vê preso nas páginas, principalmente se for um fã de leitura, e quando vê está no final e que final surpreende e maravilhoso!
Recomendo!

MizukaYoshino 03/02/2022

Para começar, preciso confessar que nada sabia sobre a reeducação na China, muito menos da existência desse acontecimento. Só por isso já comecei a leitura achando tudo muito interessante.
A leitura flui magicamente e consegue te fazer compreender os acontecimentos e sua seriedade sem ser pesado, o que pra mim acabou sendo um super bônus!
A Costureirinha não demora para ser apresentada, mas a verdade é que até o acontecimento chegar, eu estava sendo consumida para descobrir em que momento Balzac se encaixaria na história.

Nat 02/02/2022

^^ Pilha de Leitura ^^
O livro tem como pano de fundo o centro de reeducação – lugar onde os jovens filhos de pessoas contrárias à Revolução Cultural são enviados, durante o regime de Mao. O autor do livro, inclusive, foi um desses jovens. O narrador da história e um amigo passam por alguns maus bocados no centro, porém o tema central é a relação deles com livros (produto proibido) e a filho do alfaiate da região, a Costureirinha do título. A narrativa é gostosa e o final é interessante, apesar de deixar algumas pontas soltas.
O livro é de 2000 e, alguns anos depois, o próprio autor fez o filme – ele mora na França, onde é também diretor de cinema. O filme está disponível no Youtube.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Joao.Lucio 16/12/2021

Para pensar
Linguagem cativante, enredo fluído com trocas leves quase imperceptíveis, original para mim a ambientação na china pós revolução, esperava uma abordagem politica anticomunista e não é, a abordagem é social, realista quase imparcial quanto a ideologias políticas, a idealização da cultura ocidental sobre a oriental feita por um chinês é corrigida no arremate perfeito do último, brevíssimo e melhor capítulo, se não o classifico como livro edificante o considero pela ampliação do horizonte sociocultural.

amanda.lgh 06/11/2021

Perfeitoo
Confesso que li achando que seria difícil de ler.. mas não é! O livro é simples, reflexivo e de uma escrita que nos aproxima do narrador, faz com que as emoções sejam sentidas e isso é muito mágico na leitura. A história mostra o poder dos livros e de como eles são importantes ??leiam leiam!

Vicky 01/10/2021

Interessante!
Gostei bastante do livro, por permitir conhecer um pouco de como era a vida dos jovens mandados para a reeducação durante a revolução vermelha. Mas o ponto fundamental é o poder de transformação da leitura... História cativante!

Bianca 21/07/2021

Um livro leve
Eu achei o livro bom, mas nada demais, sabe? Não foi uma história que me marcou ou que vai me marcar, mas isso não significa que eu não gostei do livro, eu gostei dele sim
Achei a escrita super levinha. Esse é um livro que você lê ele rápido e um livro sem muita ação, mas não é parado.
Recomendo esse livro pra quem quer ler algo mais tranquilo, ah, outra coisa, confesso eu não tava esperando pelo oq aconteceu no final
Diego 09/10/2021minha estante
Existe um filme interessante baseado nesta obra, sabia?

Bianca 09/10/2021minha estante

Muito interessante
Balzac e a Costureirinha Chinesa
Dai Sijie
Editora Objetiva / Alfaguara

Traz a historia de três jovens vivendo na China Comunista, durante a Revolução Cultural.

As universidades foram fechadas, os livros foram queimados e os jovens intelectuais foram enviados aos campos, para serem reeducados pelos camponeses.

O choque cultural que sofrem é grande, as aldeias são bem pobres, o trabalho no campo e nas minas é penoso, fora o medo de falarem ou fazerem algo que os façam ser denunciados à Segurança Pública - pois afinal, seus pais já são inimigos do presidente Mao.

Não tem esperança de se livrarem desse suplício tão cedo. Mas, um sopro de esperança lhes entra no espírito, quando descobrem uma mala de livros proibidos.

E assim, Balzac e tantos outros autores clássicos entram na vida desses dois jovens e de sua amiga, a costureirinha, e eles conseguem ao menos a liberdade da alma e de aspirar por dias melhores.
São leituras que também vão lhes moldando o caráter e desbravando um mundo desconhecido.

É um romance semi-autobiográfico, pois o próprio autor vivenciou muito do que foi descrito no livro.

Trata-se de uma história muito interessante, curta e deliciosa de ler, pois o autor escreve muito bem.

Sarah 24/06/2021

Encontrei por acaso no sebo e decidi comprar por causa do filme, que havia visto há muitos anos. A leitura é muito suave, o livro acaba num instante. Tanto que deixou de ser a sensação de "quero mais" para ser "algo falta". Leria muito mais.

Aniquele 14/04/2021

Os livros aqui se fazem presente durante quase toda a história. A obra retrata a autoridade e a ditadura imposta na China, onde crianças são enviadas para vilarejos para serem reeducadas, nesse meio tempo dois amigos tem contatos com livros que são proibidos e graças a essas histórias conhecem a liberdade e repassam a diante. É um livro rápido de ser lido, um livro fácil, leve e com uma história tocante e personagens que nos cativa.

Dri 04/03/2021

Balzac e a costureirinha chinesa
A história é fácil de ler e nos transporta para uma pequena vila na China onde jovens, filhos de pessoas que são contra as regras impostas pelo governo, são levados para serem reeducados. Lá o narrador, e seu amigo Luo, encontram a costureirinha e passam a desenvolver uma bonita amizade.
Nesse meio tempo, eles encontram livros que foram proibidos pelo governo e passam a lê-los escondidos.
Eu achei uma história bem interessante que fiquei sabendo coisas que até então não tinha parado para refletir sobre a China. A literatura aqui é uma protagonista e nos mostra o seu poder justamente por todo governo, quando querem dominar seu povo, proibirem-na.

Adriana 04/03/2021

Uma leitura leve porém muito significativa.
A história acontece na China, na verdade nas aldeias chinesas. Onde os jovens são levados para serem "reeducados". Vemos a trajetória de Daí, o autor do livro, Luo seu amigo. Em outra aldeia próxima os dois amigos conhecem uma jovem conhecida como costureirinha e os dois acabam se encantando por ela. Uma história que fala do poder transformador da leitura.

1 | 2 | 3 | 4