Os Molambolengos

Os Molambolengos Evangeline Lilly...

Resenhas - Os Molambolengos

Clara 15/01/2023

Tenebroso
Uma história de terror infantil, contada em rimas, cheia de mistério. Uma boa leitura e a edição é magnífica! Só fica a ressalva de que tem alguns aspectos que parecem ter sido "pescados" de Coraline.
Ildneé 11/02/2023minha estante
Uma história diferenciada. Ilustrações marcantes ?

Sol 08/12/2015

CCXP
Comprei por lá mas não consegui o autógrafo. Aguardando um retorno, Aleph tem meu respeito. Li na fila, é um ótimo material infantil, com ensinamentos que servem pra muito marmanjo imaturo por aí. Evangeline é uma contadora de histórias, espero que não escreva só infantil. INNIKH DÊ

Thalita Branco 11/12/2015

Resenha ~ Os Molambolengos - Evangeline Lilly
A Evangeline Lilly, atriz mais conhecida por seus papeis como Kate de Lost e Tauriel de O Hobbit, esteve no Brasil para divulgação de seu primeiro livro, Os Molambolengos, que inclusive promete ser o primeiro volume de muitos. Estivemos na CCXP e conseguimos conhecer a atriz/escritora! Confira a história completa no blog :)

Vamos ao livro! Ele narra a história de Selma, uma esperta garotinha que se perde em um parque de diversões e resolve entrar em uma carroça. Lá dentro conhece a trupe de marionetes chamada Os Molambolengos. Cada marionete tem suas características e nomes curiosos como Papai Pedante, Mamãe Malandra e Gilda Gananciosa.

Em uma linguagem simples e rimada, Selma logo descobre que as coisas não são como ela deseja. E apesar de ser uma menina esperta e amável é também uma garota extremamente mimada.

É um livro infantil, portanto recheado de ilustrações e com pouco texto. Um adulto o lê em 10 minutos. As imagens de Johnny Fraser-Allen são ricas em detalhes. Ele foge daquele padrão mega colorido sempre presente em livros voltados a crianças. As cores são puxadas para o amarelo, dando ao livro um toque ao mesmo tempo fofo e sombrio.

A Aleph caprichou. O livro é em formato grande, mais ou menos do tamanho de uma folha A4, em capa dura com detalhes envernizados. O papel do miolo é de boa qualidade e com uma impressão muito bonita. Gostei da mensagem final do livro e fiquei curiosa para saber o que acontecerá com Selma nos próximos volumes!

site: www.entrelinhasfantasticas.com.br

Grillo_silva 12/12/2015

E a moral da história...
Terminei!(55/52): Os Molambolengos, da Evangeline Lilly, publicado pela editora Aleph. Fazia tempo que queria ler uma história infantil daquelas que tem uma lição de moral, para te deixar pensando duas vezes antes de fazer alguma coisa. Sobre a história: você acompanha a menina Selma Sem Limites, entrando num circo de fantoches, cheios de coisas interessantes para você pensar. A história é apresentada através de rimas, é muito bem escrita, gostei. Sobre o livro: ao mesmo tempo que o livro é muito bonito, pelas escolhas das cores, é um pouco assustador pelos desenhos, e a forma que cada um é apresentado. Lembra uma história de terror. Conclusão: nota 3 de 5 possíveis. Atendeu ao que eu esperava e a autora mandou muito bem na história. Mas vou esperar minha filha crescer um pouco mais antes de mostrar está história para ela.

Fernanda 28/12/2015

Resenha: Os Molambolengos
CONFIRA A RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/12/resenha-os-molambolengos-evangeline.html

Francisco 30/12/2015

Livro adoravel e com ensinamentos primorosos
O ano de 2015 não poderia terminar melhor depois da leitura desse livro infantil que foi publicado pela Editora Aleph, aqui no Brasil.

O livro escrito por Evageline Lilly e instracões de Johnny Fraser conta a história de Selma, que vai parar num Circo de fantoches, um lugar que inicialmente aperenta ser sombrio causando um certo receio em Selma, mas que é logo sanado.

Selma é apresentada a varios personagens do circo que remete a alguns problemas do ser humano, ja trazendo ensinamentos a historia. Depois das apresentacoes Selma se mostra se uma personagem mimada e com o ego maior que a barriga, o que acaba copocando-a em uma situação, na qual ela com certeza nao esperava e nem a gente...

O trabalho de Evageline é simples de de facil entendimento devido as suas rimas e vocabulario simples, porem trazendo ensinamentos que transcende a barreira infantil atingindo em cheio certo adultos. O livro traz um aspecto meio sombrio, devido a algumas ilustracoes, me remetendo a alguns filmes de animacao, como Coraline e Boxtrolls. Johnny faz ilustrações que são primosas, prezando por formas humanas relativamente abstrata, com tracos marcantes, onde sao retirados alguns aspectos esteticos, colocando ilustracoes complementares a escrita da autora.

O ensinamento trazido com o livro, nao vem com jeito disney de ser, e sim mais ligados as formas antigas de se passar as historias infantis, despertando outros sentimentos na crianca.

A editora Aleph fez uma edicao perfeita, com capa dura, tam A 5, e folhas em papel semelhante a papel cartao, vale cada centavo gasto, espero que Molambolengos tenha continuações

Tatah 01/01/2016

Esse livrinho infantil é ótimo: tem uma história curiosa (que acaba no clímax) e meio sombria somada a uma arte detalhista e que certamente vai fazer uma criança querer olhar duas vezes. Se eu tivesse parido com certeza já imaginaria as criancinhas pedindo pra reler toda noite só pra ficar vendo as figurinhas...

Pra algo serviu a "Kate" fazer o Hobbit hein? Sem isso ela não teria conhecido o ilustrador Johnny Fraser-Allen e não teria feito todo mundo de cacife da produção rasgar umas sedas na introdução huhu.

Lê Vieira 12/01/2016

Já li muitas histórias para crianças, mesmo quando eu já não era uma. Noto que sempre há um cuidado extremo em protegê-las, com imagens delicadas e finais felizes, como se elas fossem de vidro e pudessem quebrar com um mínimo contato com a realidade. Neste livro o leitor não encontrará toda essa delicadeza ao estilo Disney, mas nem por isso deixará de envolver por uma fábula bem escrita, estruturada e com um toque poético, repleta de rimas que com uma sonoridade marcante.

A história gira em torno de Selma, uma garotinha meio 'chatinha' que quer tudo do seu jeito e se não consegue começa a gritar. Sei que você já conheceu alguma criança assim, então prepare-se para acompanhar o que acontece com esta menina mimada, afinal, nem sempre se pode ter tudo o que se quer, muito menos se começar a berrar!

Falando um pouco das ilustrações, elas ficaram incríveis e representam muito bem as passagens da história. Sem os traços de princesas e barbies, mas sem perder a beleza e a delicadeza de um conto infantil. Depois que li o livro, voltei apenas para observar com mais calma as imagens e reparar em cada detalhe.

Posso resumir dizendo que é um livro lindo, com uma história simples, rápida e marcante que deixa uma mensagem para os leitores menores e agrada visualmente os maiores. Com certeza é um dos livros mais bonitos da minha estante!

site: http://www.confraria-cultural.com/2016/01/os-molambolengos.html

Tracinhas 13/01/2016

por Pamella Soares
Ouvi sobre Os Molambolengos na turnê da Editora Aleph aqui em Recife e instantaneamente fiquei louca para tê-lo em minhas mãos. Sou uma fã declarada da Evangeline Lilly, principalmente por dar vida à personagem Kate Austen em Lost e estava curiosa para saber esse lado escritora dela.

Os Molambolengos é um livro destinado ao público infantil, por isso não possui muitos textos. A fábula da menina Selma e da trupe dos Molambolengos é contata através de versos simples, sonoros de fácil entendimento. É aquele tipo de livro que é ideal para ser lido em voz alta para os pequenos antes de dormir.

Para completar a história, o livro vem repleto de ilustrações feitas pelo escultor e designer Johnny Fraser-Allen, que já trabalhou no cinema em As Crônicas de Nárnia, As Aventuras de Tintin: O segredo de Licorne e na trilogia de O Hobbit. Preciso dizer que seu trabalho aqui também foi in-crí-vel? A história de Selma ganha ares assustadores com os seus traços, fazendo com que a fábula se torne mais madura do quê aparenta. Essa característica acaba trazendo não apenas as crianças, mas os adultos para dentro da história.

A Editora Aleph acerta mais uma vez nos lançamentos dos seus livros. Os Molambolengos é todo trabalhado em capa dura, com diagramação, estrutura e páginas grandes. A impressão é de alta qualidade. Realmente uma preciosidade.

Mas meu encantamento transpassa um pouco as páginas do livro e passa para a realidade. Na CCXP desse ano consegui não apenas adquirir o livro (que estava recém-lançado aqui no Brasil), mas encontrar a Evangeline pessoalmente e garantir aquele abraço e autógrafo! Que venham mais livros e convenções aqui no Brasil, Lilly! :D

p.s.: E traga o Johnny Fraser-Allen também. Sério, as ilustrações são incríveis!

site: http://jatracei.com/post/136724896332/resenha-116-os-molambolengos

Marcos 20/01/2016

Uma garota, ao passear no parque de diversões com o seu balão, se perde e descobre uma carroça em formato de castelo, sem saber o que encontraria ali dentro. Ao entrar ela se depara com um palco de teatro de bonecos, de marionetes para ser mais exato, e isso a deixa intrigada. Uma voz logo anuncia o começo do espetáculo, mas ela acha isso estranho, uma vez que ela não consegue ver ninguém além dela ali.

Logo, um a um, a trupe de mamulengos começa a se apresentar. Temos o Papai Pedante, que como o próprio nome já diz é extremamente chato; a Mamãe Malandra; a Gilda Gananciosa e o Carlos Culpado; O André Arrogante, o metido a Don Juan, e a Lúcia Lesada, que reclama de tudo; o Golias Glutão, o Elias Espetáculo e a Marta Muda. Cada um com suas peculiaridades, todos fazem parte do elenco do grande show.

Porém, algo de inusitado está para acontecer e, ao começar pelo estourar do seu balão, nossa protagonista passará por uma jornada de descobertas e questionamentos que a levarão a algo completamente novo, mas um tanto sombrio.

Os Molambolengos é um livro infantil, primeira publicação do gênero da editora Aleph. Vale destacar o incrível trabalho com a edição, tanto na capa quanto nas ilustrações da história, que ficaram lindas. A qualidade do papel e da impressão também foram muito boas.

A leitura é rápida, em virtude de ser um livro infantil. O vocabulário é adequado ao público e também destaco o trabalho de tradução que manteve o sentido da história, sobretudo no que tange aos nomes dos personagens que deve ter requerido um trabalho mais esforçado para tal.

Recomendo a todas as crianças, lembrando que o livro foge do singelismo completo, comum a outras histórias para esse público.

Para ver a resenha com fotos do livro, acesse:

site: http://www.capaetitulo.com.br/2016/01/resenha-os-molambolengos-de-evangeline.html

Guilherme 25/01/2016

Os Molambolengos
Resenha publicada originalmente no Baile dos Enxutos

site: http://bailedosenxutos.com/resenha-enxuta-os-molambolengos/#

Felipe Miranda 02/02/2016

Os Molambolengos - Evangeline Lilly, Johnny Fraser-Allen por Oh My Dog estol com Bigods
A primeira coisa que vocês precisam saber sobre esse livro é em relação aos envolvidos em sua produção. Johnny Fraser Allen é um designer conceitual super prestigiado lá fora com trabalhos envolvendo a sétima arte. No currículo, As Crônicas de Nárnia e a trilogia O Hobbit, de Peter Jackson. Já Evangeline Lilly (eu sabia que conhecia esse par de olhos) viveu na série Lost a fugitiva Kate. Juntos eles criaram uma história para crianças do jeitinho que eu gosto: sombria.

Tratando-se de um conto ilustrado e voltado para o público infantil a história não rende em aprofundamentos ou páginas. Li em cinco minutos e boa parte desse tempo passei admirando as ilustrações. É lindo. De uma beleza assustadora, mas ainda assim encantador. Vem para quebrar aquela onda de que livro para criança tem que ser fofo e ter final feliz. O final feliz aqui é bem subjetivo. Será que uma lição aprendida é motivo para comemorar? A resposta é sim quando realmente entendemos a questão e não quando desejamos vingança no final de tudo.

Perdida num parque de diversão, a pequena Selma dos Ricos da Realeza, Herdeira de tudo que está abaixo do Sol, acaba adentrando numa carroça aparentemente vazia. Lá dentro, uma voz a comunica: o show está prestes a começar. São os Molambolengos. Nove marionetes distintas, cada uma mais desmiolada que a outra, formam uma espécie de família. Imperfeitos e perigosos.

Papai Pedante, Mamãe Malandra, Carlos Culpado, Golias Glutão, Marta Muda, Gilda Gananciosa, Elias Espetáculo, André Arrogante e Lúcia Lesada irão ganhar uma nova atração até o fechar das cortinas...

Lançado em capa dura com folhas gigantes e um trabalho gráfico de brilhar os olhos, Os Molambolengos é o primeiro livro infantil que a Aleph publica. Vale tê-lo na estante só pelo capricho editorial. Os pequenos vão se apaixonar pelo mistério e a gente vai torcer pelas possíveis sequências para a obra.

site: http://ohmydogestolcombigods.blogspot.com.br/2016/02/resenha-os-molambolengos-evangeline.html

Blog MDL 07/02/2016

"Os Molambolengos" traz no seu enredo um ar de mistério e de conto de fadas. Estruturado em estrófes, o texto exala rimas para contar a história trágica da garotinha Selma que não possuí nenhum limite e que por causa do seu jeito impetuoso se coloca em maus lençóis enquanto explora uma antiga carroça onde são apresentados shows de molambolengos - estranhas criaturas que parencem marionetes.

A princípio, pode parecer que a autora não quer nada além de entreter seus leitores, entretanto, ela mostra no desonralar de seu enredo que quer oferecer mais do que uma leitura de entretenimento para as crianças - que são o público alvo desse livro - através não só das características dos seus personagens, como também, pela essência da própria encrenca que a protagonista se mete.

Com isso, senti que estava acompanhando um fábula fantástica e que apesar de eu já estar crescida há algum tempo, conseguiu fazer com que eu pensasse a respeito da lição dessa história. Mesmo sem haver nenhum grande problema a ser resolvido por crianças maiores (ou por nós, adultos), as menores irão adorar e se assustar com o conteúdo.

Grande parte do pavor despertado nos leitores está relacionado as ilustrações feitas por Johnny Fraser-Allen. Sem sombra de dúvidas, ele fez um trabalho incrível! Além de artes impactantes, elas são um extensão do texto, por isso, há de se fixar em algo mais que nas letras que compõe "Os Molambolengos" para entender a totalidade da mensagem final.

Todavia, desfrutar de tudo o que Evangeline Lilly e Johnny Fraser-Allen propõe não seria possível se a editora Aleph não realizasse um trabalho tão grandioso quanto esse. Desde o design da capa e do miolo ao material utilizado na confecção do livro, tudo fortalece o efeito impactante dessa obra que assombrará os mais velhos e encantará os mais jovens.

site: http://www.mundodoslivros.com/2015/12/resenha-os-molambolengos-por-evangeline.html

Isabelle 10/02/2016

Os Molambolengos, de Evangeline Lilly
Os Molambolengos é uma fábula infantil escrita por Evangeline Lilly e ilustrada por Johnny Fraser-Allen. Acompanhamos a história de uma garotinha chama Selma Sem Limites, que parece uma mistura dos traços de Alice No País das Maravilhas, Coraline e Dorothy Gale (O Mágico de Oz).

Selma é uma garota esperta e mimada que encontra um parque de diversões sombrio e misterioso no meio do nada. Curiosa, resolve entrar e conhece criaturas feitas de trapos de tecidos, alfinetes e olhos de botões. Elas habitam uma espécie de teatro itinerante, são os exóticos Molambolengos. Costurados em formas imperfeitas dotando um aspecto asqueroso e assustador, Selma é apresentada a cada uma das nove criaturas, onde uma voz misteriosa narra suas personalidades.

Evangeline Lilly soube associar muito bem o conceito do bem e do mal nessa fábula, mostrando que crianças precisam enfrentar desde a infância, desafios e perdas para tornarem-se adultos mais solidários e pacientes. É um belo presente para crianças e adultos que desejam mergulhar no mundo da imaginação e ainda aprender uma importante lição.

(Leia a resenha completa no link abaixo)

site: https://deliriumnerd.wordpress.com/2016/01/20/livro-os-molambolengos-de-evangeline-lilly-resenha/

Ana Lícia 01/03/2016

Um livro infantil sombrio
E hoje vamos falar de livro infantil, lançado pela editora Aleph ano passado (2015). De autoria da escritora e atriz Evangeline Lilly (Evangeline atuou no seriado Lost entre outros filmes). E ilustrado por Johnny Fraser- Allen. O livro é todo ilustrado, mas não é uma ilustração comum de livros infantis, tem uma pegada mais sombria, obscura, que tem tudo a ver com a história ficando em perfeita harmonia.

Vamos conhecer uma garotinha chamada Selma, que no inicio da história parece uma simples menina que se perde no parque de diversão e entra em uma carroça muito estranha. Dentro desta carroça existem algumas pessoas diferentes e até assustadoras, pois elas vivem penduradas, como se fosse fantoches. Enquanto Selma explora o lugar, nós somos apresentados aos personagens.

Mas as coisas ficam complicadas para os Molambos quando eles estouram o balão de Selma, pois a menina fica furiosa, e faz o maior escândalo. Selma é uma menina muito mimada e voluntariosa, e ela não pede menos do que a cabeça dos Molambos pelo o que fizeram com ela. Todos ficam assustados com o pedido da garotinha, mas vai ficar ao critério do seu avô atender ou não seu pedido.

É uma história curtinha e sombria, mas que passa uma lição interessante. Pois temos uma protagonista completamente egocêntrica, e que acha que sua vontade é lei, e ela vai aprender que não é bem assim. A história é rimada que torna a leitura mais prazerosa.

As ilustrações têm este traço bem assustador, que se torna ousado e diferente dos livros tradicionais fofinhos. A edição está linda, capa dura, diagramação impecável. Uma história curtinha para todas as idades.

P.S.:Imagens no blog

site: http://chalecult.blogspot.com.br/2016/02/resenha-os-molambolengos-de-evangeline.html