Os Molambolengos

Os Molambolengos Evangeline Lilly...

Resenhas - Os Molambolengos

Natália 21/07/2020

O livro tem ilustrações maravilhosas, e é muito bem escrito. Tem um quê de Coraline e eu particularmente gosto muito de histórias de terror infantis. Discordo de quem diz que não é adequada para crianças, pois eu quando criança gostava muito de histórias dessa tipo. Inclusive O Estranho Mundo de Jack e as outras animações do Tim Burton estavam entre meus filmes preferidos.
Essa história se propõe a ensinar alguns valores para as crianças, o que é muito comum de se encontrar nos contos de fadas clássicos, por exemplo. E o livro consegue realizar o que se propõe a fazer.
A única ressalva é que poderia ser uma história maior, a impressão é de que falta mais coisa. Mas pelo o que vi a intenção da autora é lançar uma série de livros.

Keka_ 21/02/2020

Livro infantil
Embora tenha um aspecto sombrio, o livro é infantil com uma estória curtíssima que fala sobre a menina que se perde e acaba se tornando uma molambolenga.
A ilustração tá belíssima, porém a estória não é bem elaborada. Embora seja um livro infantil, falta algo na estória pra ser tão maravilhoso.

Amigos da Leitora 30/10/2019

Terminei de ler o livro "Os Molambolengos", de Evangeline Liliiy <3
O livro é mega fofo (é uma fábula com muitas rimas legais), tem ilustrações bem bizarras (o que não indico pra crianças, por mais que o livro seja para esse público), mas isso não deixou a história com ar sombrio.
No livro, curtinhooo, teremos a história de Selma Sem Limite (sim, esse é o nome da personagem principal kkk a garotinha da capa do livro), uma menina mimada, que um dia se perde no parque de diversões, e de repente está na frente da carroça dos molambos, seres com características peculiares, e Selma começa a ofendê-los após eles tirar dela um objeto que significava muito para ela, e com isso Selma terá uma lição dura para aprender a não ofender as pessoas que são diferentes dela...
E não vou mais soltar detalhes, pois o livro é beeem curtinho e um "a" a mais que fale, pode estragar a leitura de quem deseja conhecer o livro.
Mas os personagens, as ilustrações e o enredo é perfeito e muito bem construído.
E você já leu esse livrou ou quer ler? Me deixa sua opinião, vou amar saber!

Paloma @wingardiumlivros 21/04/2019

Os Molambolengos - Evangeline Lilly, Johnny Fraser-Allen / @wingardiumlivros
Os Molambolengos parece ser mais um livro de histórias infantis, mas na minha humilde opinião eu não diria isso hahaha

A história é mais macabra e brinca muito com as palavras. É misterioso e te instiga a saber mais sobre o enredo da história, por isso acredito que as crianças não tem bagagem suficiente pra entender o livro. Ele é muito bem feito, além de possuir uma edição linda de capa dura e ilustrado, mas não é o estilo que mais me agrada, por isso as 4 estrelas.

site: https://wingardiumlivros.blogspot.com/

Geane.Gouvea 04/03/2019

Entre na carroça dos Molambolengos, se tiver coragem!
Peter Jackson opinou que "Os Molambolengos" é uma história maravilhosa, crianças de todas as idades vão se encantar com suas travessuras deliciosamente sombrias. Pois bem, concordo com sombrias mas não na parte de crianças se encantarem, pois eu como adulta, não achei uma história muito legal e particularmente, não leria para minha sobrinha de 6 anos. De fato, eu não entraria na carroça dos Molambolengos, confesso não ter coragem.

Paulascrap 08/05/2018

Um conto infantil sinistro!..
📜Um conto infantil nada tradicional com um tom sombrio sem dar medo com uma bela lição ao final. A narrativa prende a atenção pelo formato do texto composto em rimas somando-se as lindas ilustrações de Johnny Fraser - Allen. 📜Selma sem Limites, uma garotinha muito birrenta mas bem corajosa, ao se perder em um parque movida pela curiosidade e entra em uma misteriosa carroça, neste momento é convidada por marionetes nada fofos a participar de um espetáculo, embora cheia de receios acaba concordando. Ao final do show, com anuência de seu avô , a garotinha aprenderá uma lição para sua vida de que nem sempre se pode ter tudo que se quer

Willian.Izidio 29/05/2017

Fantástico
História infantil com uma leve dose de horror, porém pode ser lida sem receio para crianças de todas as idades. Na verdade, trata-se de quebrar o protocolo em relação ao "mimo" demasiado que se costuma dar a elas (crianças). A arte gráfica possui uma beleza ímpar, autenticidade é tudo.

Bruna Gonçalves 13/02/2017

Adoravel
O livro me lembrou muito Coraline de uma forma diferente.
Conta a história de uma menina chamada Selma que acaba se perdendo em um parque de diversões e resolve então explorar o local. Assim ela conhece os Molambos que são uma especie de fantoche e cada um deles tem uma característica bem peculiar e isso é o que dá todo esse encantamento a história, por ser um pouco mais sombria.
A história é bem curtinha mas sim, é um livro encantador e que gostei muito

Marcos Pinto 12/12/2016

Diferenciado
A Aleph me surpreendeu mais uma vez ao provar que ainda pode enriquecer demais o seu universo. Dessa vez, saem de cena as naves espaciais, os alienígenas, os sabres de luz e os robôs; eles serão substituídos por marionetes. Não, você não leu errado. O livro é sobre uma trupe de marionetes. Sabe qual é a melhor parte? A obra é ótima.

Dessa vez, não farei aquele breve resumo sinóptico, até porque o livro é bem curto, visto que é infantil. Tudo que você precisa saber sobre a obra e autora consta na sinopse. Tratarei, na presente resenha, apenas da análise da obra propriamente dita. Para acrescentar, já que o livro é muito visual, no fim do texto haverá uma série de fotografias para que se tenha uma ideia do que vai encontrar.

Evangeline cria uma obra diferenciada, principalmente pelo tom dado a um enredo infantil. Saem as imagens bonitinhas, os personagens fofinhos e a história animada. Aqui os tons são amarelados e meio sombrios; os Molambolengos, à primeira vista, não parecem nada simpáticos e fofos e essa não é uma história de sorrisos. Ao contrário, é sobre uma menina mimada.

O grande mérito da autora é exatamente esse: fugir do lugar comum. Ela quebra o padrão e parte para algo bem diferente, o que raramente acontece em livros voltados para o público infantil. Além disso, a obra também ganha destaque pela linguagem utilizada. A autora mantém o padrão de palavras mais fáceis, mas as trabalha através de poesia. Todo o enredo é narrado em estrofes, o que dá ao livro uma sonoridade ímpar.

Além disso, por ser um livro altamente visual, é necessário destacar as ilustrações criadas por Johnny Fraser-Allen; elas dão um brilho a mais à obra, visto que são muito trabalhadas e ricas em detalhes. É possível ler centenas de nuances do enredo pelos desenhos, o que cria um jogo de verbal e não-verbal bem interessante.

Também é necessário ressaltar, nessa obra, o trabalho da editora Aleph. A capa é dura e conta com uma ilustração primorosa. A diagramação está simplesmente perfeita. Além disso, é preciso que se ressalte a qualidade da tradução; afinal, traduzir poesias é algo altamente complexo, visto que se torna preciso retrabalhar toda a estrutura do texto.

Desta forma, Os Molambolengos é uma obra essencial para a sua estante, tanto pela qualidade quanto pelo trabalho gráfico. Seja adulto ou criança, certamente você irá curtir a leitura.

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/12/os-molambolengos.html

Lih 19/09/2016

O livro é bem curto, visto que é infantil e muito visual.

site: https://desvaneiosliterarios.com.br/2016/08/01/resenha-os-molambolengos/

Vicky_v 28/07/2016

Eu estou querendo fazer essa resenha desde a Comic Con Experience do ano passado -- mas precisava do livro para ler antes (hehehe). Mas vamos ao que interessa, ganhei Os Molambolengos há algum tempo (e se você me acompanha no snapchat deve ter visto os muitos segundos de felicidade por isso) e acabei deixando para fazer sua resenha depois que estivesse com tudo organizado na minha vida (o que, realmente, não vai acontecer nunca).

Os Molambolengos (que, por sinal, é um nome ótimo) é uma fábula escrita por Evangeline Lilly -- sim, aquela moça bonita e super gentil que fez a Kate em Lost e a Tauriel em O Hobbit -- e ilustrada por Johnny Fraser-Allen, que trabalhou em As Crônicas de Nárnia (clique aqui para ver o seu DeviantArt). O livro possui uma edição muito rica em detalhes: a capa é dura, com tratamento especial na ilustração da menina na capa e na foto da autora na contracapa.

Em suas linhas rimadas, acompanhamos Selma, uma mocinha mimada, durante sua visita ao espetáculo de uma banda de marionetes, os molambolengos -- visita essa que tem uma reviravolta e culmina em uma lição de moral (que eu não vou te contar, para não estragar a história), como toda boa fábula deve terminar.

Eu, particularmente, gostei muito. A narrativa, mesmo sendo para crianças, não tem medo de ser sombria e estranha (e excêntrica também, o que me lembrou um pouco das versões originais dos contos de fada), nem de fazer te sorrir com características específicas de um comportamento errado (por exemplo, com Gilda Gananciosa, que é uma ladra). E com isso preciso falar dos personagens. Quando Selma entra na carroça dos molambolengos e o show começa, cada um deles aparece e sua breve história é contada, sempre de forma rimada. Do Papai Pedante a Marta Muda, todos eles possuem em seus nomes e características alguma coisa que nos dá uma pista do que pode acontecer no final ("Eles têm seus defeitos, Mas ninguém é perfeito,") -- e, é claro, tudo faz parte da atmosfera um pouco macabra do lugar.

Sempre que leio livros traduzidos fico me perguntando o quanto de trabalho a tradutora teve para ser "fiel" ao original e fazer sua versão do texto para o nosso idioma, no caso de Os Molambolengos sempre me pego pensando uma e outra vez que deve ter sido um pouco mais trabalhoso traduzir, fazer uma versão e coincidir as rimas -- porque o resultado aqui foi muito bom!

Outro ponto que não posso deixar de comentar são as ilustrações. O traço de Johnny Fraser-Allen é muito bonito, as cores que ele usou complementaram a atmosfera que a autora criou em suas linhas e o efeito de páginas envelhecidas e aquareladas me deixou apaixonada -- existem momentos em que abro o livro apenas para ficar olhando suas ilustrações.

Vou parar a resenha por aqui porque mesmo ainda tendo muita coisa para comentar, tenho a impressão de que se escrever mais, acabarei contando detalhes da história que podem tirar a diversão da leitura. Assim, me resta dizer que Os Molambolengos, com suas ilustrações, suas rimas, seu tom sombrio e aquela mistura de fantasia e realidade, envolve (e encanta) o leitor de todas as idades sem fazer muito esforço.

site: http://www.vickydoretto.com/2016/07/doki-livros-os-molambolengos-de.html

Autora Nadja Moreno 05/05/2016

Infantil que foge à regra.
Oferecendo o tradicional texto curto e em pequenos parágrafos em cada página, com ilustrações que tomam completamente cada uma das folhas do livro, se inicia a obra Os Molambolengos. Mas o tradicional para por aí. Evangeline traz uma nova roupagem à literatura infantil que pode desarticular os amantes do comum e encantar os mais ousados e excêntricos. Eu me encantei!

Selma Sem Limite é a garotinha protagonista desta história. Ela entra na carroça dos Molambolengos e se depara com um show nada comum. Ali ela é posta à prova. Pode-se sempre ser “sem limites”? Os marionetes podem mostrar que talvez não.

Em narrativa rimada, Evangeline instiga a imaginação do leitor, seja ele mirim ou não, tirando-o do lugar comum e fazendo-o se assustar com os inusitados personagens – tais como Papai Pedante, Carlos Culpado ou Marta Muda.

Lendo os Molambolengos somos convidados a questionar: as crianças devem mesmo estar sempre sob uma redoma de proteção, que a afasta de tudo que a possa incomodar? Ou será que um sacolejar poderia ser benéfico para alcançar sua alma naturalmente aventureira, curiosa, versátil e, porque não, corajosa? Será que neste sacolejo é que elas poderiam, com sua visão sem vícios ou preconceitos, entender que as atitudes geram consequências? Creio que este livro pode trazer esta instabilidade benéfica e necessária!

Em tempos de inconsequência, de liberdade exacerbada, em tempos de fases da vida mal divididas e demarcadas, quando crianças usam maquiagem e roupa que devia ser propriedade exclusiva de adultos, e de adultos que carecem de atenção tal qual quando contavam pouquíssimos anos de vida, encontrar uma obra que foge do comum e instiga o leitor infantil é algo promissor. É preciso de adaptar à nova geração que, parece-nos, já nasce tecnológica, autoafirmada e crítica.

As ilustrações são um show à parte. Pode-se ficar tempos incontáveis observando os detalhes de cada página, de cada ato desta apresentação. Até me pareceu que a cada vez que olhava, uma nova nuance se mostrava. Encantador! Pensei em fotografar e mostrar nesta resenha, mas temi quebrar o encanto… Tamanho grande, capa dura, textura de páginas densa e cores fortes, sempre com nuances amareladas que complementam o aspecto sombrio do texto. Uma obra prima da Aleph. Conheça-a, esta é minha sugestão!

site: http://www.escrevarte.com.br/2016/02/os-molambolengos-de-evangeline-lilly-editora-aleph.html

Ana Lícia 01/03/2016

Um livro infantil sombrio
E hoje vamos falar de livro infantil, lançado pela editora Aleph ano passado (2015). De autoria da escritora e atriz Evangeline Lilly (Evangeline atuou no seriado Lost entre outros filmes). E ilustrado por Johnny Fraser- Allen. O livro é todo ilustrado, mas não é uma ilustração comum de livros infantis, tem uma pegada mais sombria, obscura, que tem tudo a ver com a história ficando em perfeita harmonia.

Vamos conhecer uma garotinha chamada Selma, que no inicio da história parece uma simples menina que se perde no parque de diversão e entra em uma carroça muito estranha. Dentro desta carroça existem algumas pessoas diferentes e até assustadoras, pois elas vivem penduradas, como se fosse fantoches. Enquanto Selma explora o lugar, nós somos apresentados aos personagens.

Mas as coisas ficam complicadas para os Molambos quando eles estouram o balão de Selma, pois a menina fica furiosa, e faz o maior escândalo. Selma é uma menina muito mimada e voluntariosa, e ela não pede menos do que a cabeça dos Molambos pelo o que fizeram com ela. Todos ficam assustados com o pedido da garotinha, mas vai ficar ao critério do seu avô atender ou não seu pedido.

É uma história curtinha e sombria, mas que passa uma lição interessante. Pois temos uma protagonista completamente egocêntrica, e que acha que sua vontade é lei, e ela vai aprender que não é bem assim. A história é rimada que torna a leitura mais prazerosa.

As ilustrações têm este traço bem assustador, que se torna ousado e diferente dos livros tradicionais fofinhos. A edição está linda, capa dura, diagramação impecável. Uma história curtinha para todas as idades.

P.S.:Imagens no blog

site: http://chalecult.blogspot.com.br/2016/02/resenha-os-molambolengos-de-evangeline.html

Isabelle 10/02/2016

Os Molambolengos, de Evangeline Lilly
Os Molambolengos é uma fábula infantil escrita por Evangeline Lilly e ilustrada por Johnny Fraser-Allen. Acompanhamos a história de uma garotinha chama Selma Sem Limites, que parece uma mistura dos traços de Alice No País das Maravilhas, Coraline e Dorothy Gale (O Mágico de Oz).

Selma é uma garota esperta e mimada que encontra um parque de diversões sombrio e misterioso no meio do nada. Curiosa, resolve entrar e conhece criaturas feitas de trapos de tecidos, alfinetes e olhos de botões. Elas habitam uma espécie de teatro itinerante, são os exóticos Molambolengos. Costurados em formas imperfeitas dotando um aspecto asqueroso e assustador, Selma é apresentada a cada uma das nove criaturas, onde uma voz misteriosa narra suas personalidades.

Evangeline Lilly soube associar muito bem o conceito do bem e do mal nessa fábula, mostrando que crianças precisam enfrentar desde a infância, desafios e perdas para tornarem-se adultos mais solidários e pacientes. É um belo presente para crianças e adultos que desejam mergulhar no mundo da imaginação e ainda aprender uma importante lição.

(Leia a resenha completa no link abaixo)

site: https://deliriumnerd.wordpress.com/2016/01/20/livro-os-molambolengos-de-evangeline-lilly-resenha/

Blog MDL 07/02/2016

"Os Molambolengos" traz no seu enredo um ar de mistério e de conto de fadas. Estruturado em estrófes, o texto exala rimas para contar a história trágica da garotinha Selma que não possuí nenhum limite e que por causa do seu jeito impetuoso se coloca em maus lençóis enquanto explora uma antiga carroça onde são apresentados shows de molambolengos - estranhas criaturas que parencem marionetes.

A princípio, pode parecer que a autora não quer nada além de entreter seus leitores, entretanto, ela mostra no desonralar de seu enredo que quer oferecer mais do que uma leitura de entretenimento para as crianças - que são o público alvo desse livro - através não só das características dos seus personagens, como também, pela essência da própria encrenca que a protagonista se mete.

Com isso, senti que estava acompanhando um fábula fantástica e que apesar de eu já estar crescida há algum tempo, conseguiu fazer com que eu pensasse a respeito da lição dessa história. Mesmo sem haver nenhum grande problema a ser resolvido por crianças maiores (ou por nós, adultos), as menores irão adorar e se assustar com o conteúdo.

Grande parte do pavor despertado nos leitores está relacionado as ilustrações feitas por Johnny Fraser-Allen. Sem sombra de dúvidas, ele fez um trabalho incrível! Além de artes impactantes, elas são um extensão do texto, por isso, há de se fixar em algo mais que nas letras que compõe "Os Molambolengos" para entender a totalidade da mensagem final.

Todavia, desfrutar de tudo o que Evangeline Lilly e Johnny Fraser-Allen propõe não seria possível se a editora Aleph não realizasse um trabalho tão grandioso quanto esse. Desde o design da capa e do miolo ao material utilizado na confecção do livro, tudo fortalece o efeito impactante dessa obra que assombrará os mais velhos e encantará os mais jovens.

site: http://www.mundodoslivros.com/2015/12/resenha-os-molambolengos-por-evangeline.html