Russell Kirk

Russell Kirk Alex Catharino

Resenhas - Russell Kirk

Mauricio.Alcides 29/01/2016

Um apelo a religião
O meu problema com a maioria dos escritores conservadores que me deparei nessa onda de estudo sobre o conservadorismo é a sua santificação da fé.

Roger Scruton, Russell Kirk, T. S. Eliot (…) Todos eles utilizam da religião para praticamente tudo.

É evidente que a religião é responsável pela formulação de pilares na nossa sociedade, desde as sociedades mais antigas a religião esteve presente. Tivemos originalmente as religiões politeístas, mas quando passamos a obter as respostas para os questionamentos mais simplistas passamos a eliminar os nossos velhos deuses e substituímos esse aglomerado de deuses pela figura de um só

A crença que a manutenção da religião é fator primordial para o desenvolvimento social é um argumento falacioso, vide que as nações mais avançadas do mundo (em quesito social) são as mais atéias (Nações Escandinavas). A religião teve sim sua importância no inicio da sociedade mas já é sabido que a sua manutenção não é formula básica para o desenvolvimento de uma.

Essa obra fez um bom trabalho em introduzir-me uma visão superficial de Russell Kirk, acredito que ela me preparou para o que ira vir quando eu me aprofundar nos estudos desse autor.

Nota 7,5

PS: Não é por não acreditar em cristo que automatomaticamente me torno um apostolo de Hitler (Hitler era religioso). Esse radicalismo que já afetou os EUA no seu período pós segunda guerra e que parece estar nos afetando atualmente é em muito fruto de obras “raivosas” como os escritos de T. S. Eliot e Russell Kirk.