Contos de cães e maus lobos

Resenhas - Contos de Cães e Maus Lobos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Biblioteca Álvaro Guerra 13/01/2022

Contos de cães e maus lobos
O autor afirma não saber se dirigir ao público infantil, mas aqui compõe fábulas que repercutem em nossas leituras prévias, como se buscassem encantar a criança no adulto. Uma menina pobre que busca a riqueza interior, a mãe que aprende a lidar com a perda de um filho, um menino solitário que busca a felicidade nos livros, e a aparição de uma santa em um vilarejo, no inédito “Nossa Senhora de Vila do Conde”, conto escrito especialmente para esta edição. Leitores das mais variadas idades poderão ser atingidos pela força e pela sutileza dessas narrativas.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525066831
Manu 13/01/2022minha estante
Li esse livro pra escola ?

Marker 28/02/2017

O texto de Valter Hugo é sempre muito especial por ter uma compreensão tão delicada e tão viva do mundo e das pessoas que o habitam que se torna um gênero textual muito específico, uma prosa poética que parece dizer respeito somente a ele. No entanto, os textos compilados neste volume de contos, ainda que muito singelos, parecem sofrer todos do mesmo esforço de parecer muito mais belos, e rebuscados, e requintados do que o necessário. Não parece o Valter de Desumanização ou Mil Homens, que brincava com as palavras e as fazia suas, mas sim um Valter que se debate com elas e tenta dominá-las à força. São textos bonitos sobre cães, lobos, e infâncias de várias idades, mas certamente não é o melhor momento dele.

Vida Literária 23/11/2019

Sensibilidade em voga nos contos de Mãe!
Contos de Cães e Maus Lobos possui dez narrativas distribuídas em pouco mais de noventa páginas. Apesar disso, há variedade de temas e propostas de discussão. A intensão aqui não é resenhar milimetricamente cada conto, mas sim dimensionar o leitor para o encontro com o texto. Nele, encontrar-se-ão histórias emaranhadas e uma miscelânea de formas de narrar. Os contos não são lineares, isto é, o autor impõe características de muitos movimentos literários nos seus textos, indo do fantástico ao surrealista, mas sempre com a pitada (às vezes enorme) do exagero. Valter Hugo Mãe é um autor superlativo, das grandes emoções e da prosa poética.
O tom poético, metafórico e por vezes filosófico que Hugo Mãe lança mão em seus contos parece-me essencial, visto que a tensão das histórias abalam o leitor por vezes desprevenido. A frase que precede o primeiro conto do cineasta Alejandro Jodorowsky é um aperitivo do que estar por vir: “Pássaros criados em gaiolas acreditam que voar é uma doença”. Nesse sentido, recomendo fortemente uma leitura atenta e paulatina. A degustação matutina de um conto bastará para incomodá-lo(a) pelo resto do dia.

Resenha Completa no link abaixo.

site: http://vidaliteraria.net/contosvhm/

Val | @livre_se_clube 21/02/2020

Belo livro
"As bibliotecas deviam ser declaradas da família dos aeroportos, porque são lugares de partir e de chegar.
Os livros são parentes directos dos aviões, dos tapetes-voadores ou dos pássaros. Os livros são da família das nuvens e, como elas, sabem tornar-se invisíveis enquanto pairam, como se entrassem dentro do próprio ar, a ver o que existe para depois do que não se vê [...]

Todos os livros são infinitos. Começam no texto e estendem-se pela imaginação. Por isso é que os textos são mais do que gigantescos, são absurdos de um tamanho que nem dá para calcular."
Bibliotecas - Contos de Cães e maus lobos VHM .
Excelente coletânea de contos para os amantes dos livros. Mais que recomendado!

drikamath29 04/03/2020

VHM sempre formidável
Livro de contos. Maravilhoso. Em especial o conto O rapaz que habitava os livros.

Cleberson 04/04/2020

Mais um livro para todas as idades
Apesar de alguns contos serem verdadeiramente curtos, são todos carregados de muitas sutilezas e sensibilidades. Gostei mais dos contos "Querido monstro" e "A princesa com alma de galinha". Mas o que me despertou sentimentos mais profundos foi "O menino de água"; que vontade eu senti de abraçar essa mãe!
É difícil destacar um único trecho que tenha me agradado mais, mas deixarei registrado aqui algumas das coisas que o autor fala sobre os livros:
"Os livros não esquecem nada. Eles são para sempre a mesma memória admirável. Esquecer livros é uma agrassão à sua própria natureza. Embora, na verdade, eles nem se devam importar, porque podem esperar eternamente.
[...]
Os livros oferecem o que são, o que sabem, uma e outra vez, sem se esgotarem, sem se aborreceram de encontrar infinitamente pessoas novas. Os livros gostam de pessoas que nunca pegaram neles, porque têm surpresas para elas e divertem-se com isso. [...] Lidos profundamente, eles estão incrivelmente vivos. Escolhem leitores e entregam mais a uns do que a outros."

Tatitoth 26/04/2020

Contos
Como todo livro do VHM, muito bem escrito e fascinante.
Destaco os contos: O Rapaz que Habitava os livros e Bibliotecas.
Foram os que mais gostei!

analaura.vb 07/05/2020

Valter Hugo Mãe não decepciona.
Esse é um livro de contos do autor.
Com linguagem simples, as histórias são todas de conteúdo muito profundo.
Alguns contos mais suaves e outros MUITO tocantes.
Tudo o que se lê de Mãe toca demais o coração.

@aloeliane 17/05/2020

Um abraço apertado.
Não sou chegada a contos. Porém Valter Hugo Mãe tem a capacidade de me conquistar e de me permitir querer devorar cada palavra que escreve. Esse livro, ganhei num sorteio pelo Instagram; e não tinha muita expectativa. Mas terminei de ler hoje com um quentinho no coração, no meio de toda essa loucura que estamos vivendo. A arte prevalece. ??

Eduarda.Vasconcelos 28/07/2020

Incrível e sensível
Um livro de contos curtos com histórias simples e personagens reais. Foi meu primeiro contato com Válter Hugo Mãe e não poderia ter sido melhor, chorei tanto, fiquei completamente tocada pelas palavras e sensibilidade do que ele escreve. Recomendo demais, esse livro parece um abraço apertado de vó.

Carrara 17/09/2020

Mais uma obra linda de Valter Hugo Mãe. Linguagem um pouco mais simples que não deixa de ser poética.

Junior.Fols 26/09/2020

Contos curtos, mas sensíveis
Essa coletânea de contos toca você em muitos momentos. Por mais que seja direcionado ao público infantil, o lirismo do autor permanece intenso em todas as passagens, que mesmo em narrativas simples, nos instiga a interpreta-las não com nossa cabeça adulta e sistemática, mas sim, com a cabeça livre de uma criança.

Selennie 12/11/2020

Um livro tipo "pequeno príncipe", com uma linguagem simples que parece infantil, mas uma profundidade muito madura.
VHM é uma sensibilidade absurda, uma escrita genial. Metade desses contos são brilhantes. A outra metade também.

1 | 2 | 3 | 4 | 5