Natureza Selvagem

Natureza Selvagem J. F. Soram

Resenhas - Natureza Selvagem

C_R 07/09/2016

Quando me propus a ler e resenhar esse livro, confesso que não tinha grandes expectativas. Mas como me enganei! O livro é fabuloso. Em alguns momentos me senti como se estivesse dentro das cenas descritas no livro, como se já tivesse vivido aquilo ou visto o que o autor descreve sobre as paisagens da Amazônia, com tanta intensidade, detalhes e beleza.

Me impressionei com a escrita do autor, que discorre com propriedade, como se realmente pertencesse ao lugar. Cenas riquíssimas em detalhes e situações, enredo envolvente e espontâneo. Descrição muito bem construídas dos personagens e de situações. É possível perceber com clareza que se trata de um livro baseado em muitas pesquisas e acredito que até em vivências pessoais do próprio autor (aguardando entrevista para confirma essa hipótese!), pois não se percebe "achismos" no enredo do livro e sim muito detalhes, que só é possível obter, através de pesquisas ou vivenciando-os. Para quem acompanha o blog, sabe o quanto eu valorizo e admiro autores que escrevem com propriedade, baseando seus trabalhos em pesquisas e não em "achismos".

Praticamente todo o enredo se passa na Amazônia, descrevendo lugares e situações, levantando questões ambientais e ecológicas importantes, que até então, eu desconhecia a existência. A meu ver, o romance entre Eduardo e Açucena é um pano de fundo para a discussão de questões bem maiores, como por exemplo a biopirataria, termo que não conhecia e que fiquei surpresa como a forma que isso acontece com recorrência, segundo dados postos no livro, pelo autor. Não sei até que ponto, as questões levantadas no livro são ficção ou realidade, mas que impressionam, isso sem duvida alguma.

Super indico a leitura desse livro, que achei fabuloso, maravilhoso e impressionante! Já estou acompanhando o segundo livro no Wattpad, que traz uma reviravolta interessante na história. Se o leitor procura ação, mistério e suspense, esse livro é o indicado! Se procura romance, indico com certeza. Agora, se quer conhecer um pouco mais, sobre um Estado Brasileiro, riquíssimo em biodiversidade e cultura, não pode deixar de ler Natureza Selvagem!

site: http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

Mari Sales 31/08/2016

Mais do que um romance policial e misterioso
Mais do que um romance policial e misterioso, uma verdadeira aula de geografia, história e biologia de uma parte do Brasil. Maués, uma cidade do interior do Amazonas, paraíso da fauna e flora brasileira e local onde a tribo Saterés-Mawés reside. Nesse cenário, Eduardo, nosso protagonista, chega a cidade com o intuito de investigar a biopirataria acontecendo lá. Disfarçado de turista, ele se envolve com Açucena, a guia turística e filha do cacique.

Não tinha capa melhor para representar o romance! Um homem movido pela sua profissão e a misteriosa mocinha, que poderia muito bem se misturar com a floresta da cidade. Perfeita!

Narrado em terceira pessoa, o autor conseguiu narrar o romance, nos informou sobre a história do local e todas as outras informações advindas sobre a biopirataria.

Açucena é arredia, selvagem e muito determinada. Ela é filha do cacique com uma francesa, vive na cidade, mas suas origens dominam sua vida. A floresta e a pesquisa são a sua vida. Ela trabalha como guia turística também, mas não é o que ela realmente gosta.
Eduardo é um agente secreto investigando biopirataria. Ele é muito correto e muito dedicado ao trabalho, fazendo com que seu lado pessoal não fosse tão cuidado. Ele conhece Açucena e muitos sentimentos conflitantes, como amor e dever, fazem com que Eduardo se envolva com ela de uma forma que ele não queria.
“Açucena era dona de uma beleza natural que provocava seus sentidos desde a primeira vez que a viu, o que tornou sua missão bem mais difícil; mas com aquele corpo exuberante e dourado completamente à mostra, ele poderia ser levado à loucura.”
Mas, então, Açucena também luta contra essa atração:
“Como é possível amar e odiar ao mesmo tempo?, tornou a perguntar seu coração ao seu cérebro. Mas duvidas e respostas se perderam naqueles lábios quentes e vorazes.”

Para um romance com um quê de proibido, nada melhor que uma investigação, armas, índios e turistas muito suspeitos para complementar. Utilizando todo o poder da descrição, a história nos faz mergulhar de cabeça sobre a cidade e a biopirataria, fazendo com que não seja apenas mais um romance, mas uma adição de conhecimento.

site: http://www.resenhasnacionais.com.br/2016/08/j-f-soram-natureza-selvagem.html