A Coroa

A Coroa Kiera Cass

Resenhas - A Coroa

isabellefaria 29/05/2021

Que a Eadlyn é chata e mimada todo mundo já sabe, mas por quem ela se apaixonou foi uma surpresa pra mim. Eu tinha meu favorito, mas o jeito que ela percebeu que estava apaixonada por ele fez com que eu amasse que eles se casaram.
Outro ponto incrível do livro, é como a Eadlyn vai descobrindo aos poucos detalhes da vida dos pais dela e de como eles são apaixonados.

nicolle 16/09/2022

+/-
Gostei bastante do livro, principalmente das partes que mostra momentos da América e do Maxon!!

Porém me decepcionei um pouco com o final, achei q foi bom mas ao mesmo tempo sem sal sabe.

Dando uma resumida, acho q é isso não tenho muito o que falar, bjss!!

Sarah.Bertulio 05/12/2023

Não gostei muito do livro, o desenvolvimento ficou corrido, e um dos plots ficou péssimo. Não posso mentir que eu não tinha ficado com expectativas sobre a América e Maxon aparecerem mais pois eu fiquei, porém isso é mais pessoal meu já que sou extremamente apegada a eles e essa história é da Eadlyn, mas é, eu não pretendo reler este livro mas acho que vale a pena para quem É EXTREMAMENTE FÃN obvio que não limita os outros a ler, mas acho que essas pessoas não teriam muita paciência com a Eadlyn.
sarah.bianchin. 05/12/2023minha estante
America e Maxon são outro nível, a Eadlyn a gente finge que não existe ??

leticia 28/10/2022minha estante
nossa, sim

Thay 26/04/2021minha estante
Eu finjo que nem existe esse livro kkkk

Camis 09/10/2016

Chega, Kiera!
Neste momento, começando a escrever esta resenha, estou me sentindo como uma daquelas personagens de seriados sofisticada e bem vestida que está bebendo vinho tinto numa taça de vidro (no estilo Olivia Pope) se preparando para escrever algo intenso e profundo. Ah, são tantas críticas sobre esse livro.
Mas na verdade estou bebendo água num copo de plástico roxo enquanto luto para digitar no meu teclado que está com a letra “e” quebrada. Pra digitar um “e” eu tenho que apertar a tecla com muita força, mas tudo bem. Tenho muito que comentar e tecla quebrada nenhuma vai me desanimar.

Parece um absurdo eu ter dado cinco estrelas para A Herdeira – livro que antecede A Coroa. Na verdade, acho que os dois livros são absolutamente diferentes, e eu já vou explicar porque acho isso.

Pra começar, em contraste à minha resenha do livro #4 da série A Seleção, nesse último houve muito machismo. Nooooooossa, muito. O livro inteiro basicamente se resume a princesa - e futura rainha - se ferrando (pra não dizer algo pior) por causa de misoginia. Nada muito diferente do que nós vemos o tempo todo na nossa realidade, mas o problema é que a autora não teve a sensibilidade de deixar claro que aquilo estava errado. Para qualquer desavisado que ler esse livro, todo machismo que a personagem principal sofre não é só comum, mas, também, normal. Usual. Nada digno de ser criticado, aparentemente, se levando em conta que na estória ninguém nem ao menos diz achar isso injusto ou errado. Para facilitar a compreensão do que estou dizendo, vou deixar algumas passagens que me chamaram atenção:

"Tudo gira em torno da imagem que fazem de mim. Acham que sou fria demais. A maneira mais certeira de refutar isso é me casar. Acham que sou masculina demais. A maneira mais certeira de refutar isso é aparecer vestida de noiva." - (pág. 63).

Eu acho que não preciso nem explicar o quanto isso é revoltante, mas mesmo assim vou reforçar: é claro que uma mulher não pode trabalhar normalmente. É obvio que ela precisa se preocupar com a sua aparência, com o que os outros pensam da sua personalidade e, pior ainda, é óbvio que ela precisa de um homem para realizar suas atividades.

(Nesse momento, se eu estivesse numa série, provavelmente beberia um grande gole do meu vinho de maneira treatal com uma feição claramente irritada).

Outra passagem que eu gostaria de trazer aqui: "- Você não deveria ter provocado." (pág. 253). Outra vez, não preciso nem explicar, mas estou aqui para ser bem didática. Nesse caso, um personagem masculino age mal, com falta de caráter, e é claro que algum espertinho disse que foi a Eadlyn que provocou; a culpa de um cara agir mal é dela, esse blá blá blá de sempre.

Enfim. Meu ponto é: a Eadlyn passa o livro inteiro pensando em como fazer as pessoas gostarem dela porque ela, diferente, por exemplo, de seu próprio pai Maxon, não é o bastante para exercer sua função. Por ela ser mulher. Ela tem que ter um marido, ela tem que ser feminina, simpática, etc, e Cass não retratou isso de maneira crítica, deixando claro que é um machismo pelo qual temos que lutar contra. Não, ela retratou como se fosse uma coisa completamente normal, e não é. Então aqui vai um recado para todas as pessoas que leem esse livro: tudo isso pelo que Eadlyn passou é misógino e errado. Ela é a rainha, cara. Ela não precisa de marido não, pelo amor de deus. Me poupe. (Só pra esclarecer ).
Talvez, diante do cenário político brasileiro que nós estamos vivendo, isso tudo foi uma cutucada na minha ferida. Nós vimos a presidenta Dilma Rousseff sofrer Impeachment injustamente e eu, pessoalmente, tenho certeza que um dos maiores culpados por essa injustiça foi a misoginia. O ódio por ela de alguns cidadãos parecia simplesmente existir e se intensificar por se tratar de uma mulher no poder (isso sem contar as piadas sobre a aparência dela, sobre ela não ter marido, sobre ela “parecer lésbica”... Sem comentários). Quem sabe, se Kiera Cass não soubesse sobre dos nossos problemas políticos, ela não teria escrito o livro de maneira bem mais responsável e sensível?

Falando em política, essa é outra falha imensa no livro de Cass. Dava pra perceber que a autora não sabia o que escrever quando o assunto não envolvia os homens de Eadlyn e sim o trabalho dela. Em exemplo a isso, vou citar uma fala de Eadlyn a alguns cidadãos:

“- Mas tenham consciência de que não importam as leis que eu aprovar, nenhuma terá muito efeito se vocês assumirem a responsabilidade de serem bons com os outros cidadãos.” (pág. 138).

Em outras palavras: a governante disse que leis e o governo não importam, os cidadãos é que têm que ser bonzinhos uns com os outros para a sociedade dar certo.

Que ótima política você é, Eadlyn.

(Nesse momento, na minha série imaginária, eu reviro os olhos e bebo todo o resto do vinho da taça).

Outro ponto importante é que as personagens são construídas pobremente. Eles não parecem ter personalidade. Todos tem o mesmo humor, riem da mesma coisa, fazem o mesmo tipo de comentários e piadas, pensam e falam de um jeito parecido. A autora não soube construir personagens interessantes com peculiaridades únicas e isso deixou a narração muito rasa e chata.

Além disso, a estória inteira, em si, é entediante. Parece que não acontece nada interessante o livro inteiro: só a personagem reclamando de estar cansada mesmo sem ter feito porra nenhuma (pardon my french). A narração é supérflua e fútil e, pra ser sincera, tenho certeza que a autora não tinha o que escrever e só ficou enchendo linguiça até o final.

Eu só gostei, realmente, dos último capítulos, e é por isso que dei duas estrelas ao livro, e não uma. O casal final gerou certa discórdia nas redes, mas eu gostei bastante porque não foi previsível (pelo menos isso, né). E também gostei de uma história que o Maxon contou a filha; foi algo inesperado e me deixou emocionada.

Essa leitura me deixou triste por ter, em minha opinião, acabado a série A Seleção tão mal. O livro inteiro foi desnecessário. Cass podia ter terminado no quarto livro mesmo, A Herdeira, porque como eu disse, esse foi só encheção de linguiça.

site: https://mymindmyart.wordpress.com
Biiah 08/12/2016minha estante
Já li quase toda a série estou no último(a coroa)e agora desanimei.....Bom desde sempre queria que ela ficasse com kile,Ainda estou no capítulo 16 não sei como acabará,mais acho depois desse comentário que não será com ele?

Soso:)) 24/01/2022

A coroa ?
O último livro da série ( A Seleção )... Fiquei feliz e triste ao mesmo tempo KKKKKK feliz por ser o último livro, por estar terminando uma coleção, e por ver o crescimento dos personagens!! E triste por ser o último e ver que o Maxon e a Meri estavam largando o cargo ?
O plot do final é bem bosta ??
( obs: Kile eu queria q fosse vc amor ?
duda 24/01/2022minha estante
o final n faz sentido, odioo ela e o kile supremacy

Ani 24/01/2022minha estante
moça, aviso de spoiler :)

Noa 27/01/2022minha estante
achei um romance super mal desenvolvido, acho que a Kierra poderia ter se esforçado mais para contar um pouco mais da historia e dos personagens antes de deixar outra coisa totalmente diferente aconteçer...

Noa 27/01/2022minha estante
e sobre o Eikko. acho que foi muito estranho ela ter ficado com ele, pq parece que ela escreveu o livro torcendo pelo Kile ( todas as pessoas do palacio apoiavam, a Eady começou a se apaixonar por ele, os dois se aproximaram tanto ) para que no final ela traga um cara totalmente diferente e meio "aleatório" para ficar com ela, tipo, ela nem contou muita coisa de EIkko, foi questão de uma semana e os dois viraram almas gemeas

Rafaela.Locatelli 05/11/2020

Que bela porcaria...
Um jeito péssimo de terminar o que teria sido uma ótima trilogia.
Não houve conexão, sentimento, desafio.
Essa seleção foi uma piada pra não dizer outra coisa.
Nenhum dos candidatos fez o mínimo de esforço pra conquistar A FUTURA RAINHA, me poupe né. Muitos pediram pra sair, e os que ficaram só ficavam coçando o dia todo.
Na seleção das meninas elas tinham que preparar recepções, ter aulas etc. Eles nada.
Também não houve eventos para conhecer os pais, e o rei e rainha não se aproximaram de nenhum pretendente.
A escolha no final? meio obvio. Forçaram uma relação meia boca só pra que ela quebrasse as regras.
Terminei de ler pq não gosto de deixar nada incompleto, e pelos poucos momentos que o passado era relembrado, mas não gostei da forma que o Maxon foi retratado.
Enfim, podemos fingir que acabou em A escolha?

Bea :) 13/01/2023

Penúltimo livro da série
Bom, me surpreendi positivamente com esse livro, visando as demais resenhas em grande maioria negativas; desde o livro anterior ( A Herdeira) eu já senti um clima logo de cara com o par final da Eadlyn nesse livro, então não foi muita surpresa e gostei da decisão final, diferente da maioria das pessoas (não me julguem kkkkkkk!!! ).
Gostei também de acompanhar o desenvolvimento da Personagem Principal que foi muito notório de um livro para outro, e vê-la tomando suas próprias decisões sem se importar com a opinião alheia.
Falta somente 1 livro da série e já estou com saudade desse universo.
bianquicha 15/01/2023minha estante
amooo esse livro!!! mesmo com a maioria das opiniões negativas nunca paro de panfletar, eu amo a eadlyn e achei mt fofo esse final

Bea :) 15/01/2023minha estante
NOSSA SIIM. Faço das suas palavras as minhas !!!