Os Porões da Contravenção

Os Porões da Contravenção Chico Otávio




Resenhas - Os Porões da Contravenção


28 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Daniella.Mancino 21/12/2023

Maravilhoso
Livro sucinto, cheio de dados e de informações. Muito enriquecedor, mesmo para aqueles que , como eu, não sabem nada do assunto.
comentários(0)comente



tavaresclr 13/07/2021

Tudo que o brasileiro adora: samba, política e jogo do bicho
Os Porões da Contravenção é um dos livros mais completos que já li, em questão de conhecimento. A obra é de um riqueza imensa de informações, de datas e nomes que compõe a história triste e hipócrita do nosso país.

Ao realizar as conexões entre a contravenção e ditadura, Jupiara escancara a podridão do regime e quais foram as consequências que precisamos lidar até a atualidade. A sensação é que o bicho está em tudo, e tudo está sistematicamente sendo controlado por superiores. Sugiro que leiam com um caderninho do lado para anotações, assim não tem como se perder!

Trecho: ?A estrutura montada pelos bicheiros com a colaboração de agentes do aparato militar pós-64 está de pé e mais forte. O negócio mudou e tem hoje atividades diversificadas, para além das bancas do bicho. Mas a organização da cúpula, com sua hierarquia, controle de territórios e engrenagens de corrupção, segue intacta, herança da aliança forjada com o desmonte do aparelho repressivo?
comentários(0)comente



Claricegg 19/12/2023

Muito interessante
O livro conta, muito bem, a história de três grandes bicheiros do Rio, mostrando como o poder deles foi fortalecido e aumentando durante a ditadura. A relação entre torturadores e bicheiros é chocante. Triste de ler que não estamos nada longe dessa realidade. Gostei muito!
comentários(0)comente



Guibauer 22/01/2022

Registros importantes da história
Esse livro demonstra e explica o crescimento do jogo do bicho e como aconteceu a sua ligação com a ditadura militar e seus membros.
O livro é estruturado de uma forma diferente da que eu esperava inicialmente focando nas histórias de três bicheiros principais e inserindo no decorrer dessas histórias os demais participantes, alguns muito importantes de todo esse esquema de ligação do bicho e da ditadura. E isso leva aos dois problemas que tive com o livro, a falta de aprofundamento sobre alguns desses personagens "secundários" e a repetição de informações que tiveram relação com esses três bicheiros nos capítulos referentes a cada um deles.
Mesmo com essas minhas ressalvas o livro é um excelente registro histórico desse lado da história do Brasil.
comentários(0)comente



Rodrigo.Grogro 19/05/2021

O jogo do bicho , livro reportagem ótimo com seu maior astro senhor castor de Andrade
comentários(0)comente



Igor13 08/04/2021

"Um, dois, três, senão corre é de seis..."
Coro puxado por Castor de Andrade numa ocasião. Não entendeu? Revolveres possuem espaço para seis balas... agora ficou mais fácil.

O livro traz uma série de reportagens compiladas e dá maior entendimento do submundo no tempo. Como não acompanhei, ou mesmo acompanho, esses assuntos diariamente pela imprensa, o livro traz muita informação que não sabia. Mesmo sendo do Rio de Janeiro. ouvia por cima. Mas não sabia que era tão sangrento.

Aliás, o que não faltam são assassinatos, tortura e corrupção. Teve horas que tive que parar de ler porque é um assunto meio pesado. Uma realidade cruel e presente na nossa sociedade.
comentários(0)comente



Fernanda 06/05/2021

Bom livro pra entender o Rio de Janeiro.
comentários(0)comente



Tiarajú 12/02/2022

Ótima pesquisa e escrita
O livro é muito bem escrito, com uma pesquisa primorosa. Traz as relações entre jogo do bicho, Carnaval e o governo militar, apresentando os principais personagens. Embora o livro seja de qualidade, o assunto não me empolgou tanto e empaquei na leitura.
comprido 11/03/2023minha estante
então por que leu ?




ZePPa 09/08/2023

Grande documento para ajudar a mostrar que as forças armadas nunca estiveram preocupadas em ajudar o país mas sim em seguir uma agenda própria em benefício próprio mesmo que pra isso fosse e seja necessário se alier com o crime
comentários(0)comente



Danilo Vicente 28/10/2023

Uma enorme reportagem sobre o comando do Jogo do Bicho
O livro é uma extensa reportagem sobre a ligação entre o Jogo do Bicho, o exército (durante a ditadura brasileira), a polícia e escolas de samba do Rio de Janeiro. Este último grupo dá ao livro o que mais gostei: entender como os bicheiros viraram patronos de muitas das escolas de samba cariocas. Muito bom livro.
comentários(0)comente



Ari 21/06/2021

Registro histórico fundamental
Excelente para compreender mais sobre a estreita relação entre os porões da ditadura e o crime organizado
comentários(0)comente



visreading 27/11/2021

apenas incrível! conta a relação entre o jogo do bicho carioca, a ditadura militar e as escolar de samba e como após o fim da ditadura, ex militares se envolveram com bicheiros e continuaram a exercer as práticas de tortura e assassinatos, mas agora em inimigos criminosos
comentários(0)comente



Dreads 20/06/2022

Aprofundado
Como uma matéria jornalística (é originário de uma série de reportagens), o livro não peca em detalhes. As informações são muitas e o leitor pode até se confundir com elas no decorrer da leitura. Mas conforme o livro vai se desenvolvendo, há uma espécie de familiarização com os personagens (reais, é claro) da obra. Achei um trabalho muito interessante. De um aprofundamento sem igual nas relações citadas no livro. E a sensação que fica é de que curiosidade, como se a obra pudesse ter mais umas 500 páginas e ainda fosse suficiente o bastante para entreter e deixar o leitor preso à história. Recomendo para quem deseja um olhar mais apurado sobre as relações intrincadas dentro do tão peculiar estado do Rio de Janeiro.
comentários(0)comente



Paulo 12/03/2023

Quais as relações históricas do crime organizado com a ditadura militar? Que destino tiveram aqueles que colaboraram com o aparato repressivo depois do fim do regime de exceção?

As heranças deixadas pelo arbítrio do período ditatorial estão muito mais presentes no cotidiano brasileiro do que costumamos imaginar.
comentários(0)comente



Drigo.Cardoso 24/08/2021

Um trabalho jornalístico primoroso que merecia virar série
Se hoje, algum livro brasileiro merecia virar série na mão da Netflix ou alguma outra produtora, Os Porões da Contravenção é uma excelente aposta. Livro essencial para entender como o crime o e Estado se misturam e se fundem em um corpo só no Brasil. Aloy Jupiara e Chico Otavio fazem um trabalho jornalistico incrível aqui, com relatos precisos. Os Porões da Contravenção parece ser o roteiro escrito sob medida para José Padilha: Rio de Janeiro, samba, carnaval, caipirinha, futebol, jogo do bicho, militares truculentos e corruptos, e bicheiros quem imitam mafiosos italianos.
Ana Bellot 24/08/2021minha estante
Adoro! Já viu o documentário sobre Castor? Os autores do livro estão presentes.


Drigo.Cardoso 24/08/2021minha estante
Não vi ainda, é Globoplay, né?


Ana Bellot 24/08/2021minha estante
Isso mesmo! Ah, eu respondi sua mensagem no privado! Não sei se a notificação chegou ai!!


Drigo.Cardoso 24/08/2021minha estante
Chegou, e eu tentei te responder 4 vezes! Mas o Skoob definitivamente não é bom com mensagem entre usuários. Vou tentar mais uma vez


Dreads 07/03/2022minha estante
Pois assista, como a colega indicou! Eu assisti e gostei muito! Acredito que o livro me impacte da mesma forma. (Ainda não li). Com certeza, em sua resenha, você disse tudo que representa este 'mundo': mafiosos, truculência, corrupção. E a série aborda bastante o assunto. Então, acredito que o livro deva ir pelo mesmo caminho! O que, para mim, será fantástico! Mal posso esperar para ler!




28 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR