Os Porões da Contravenção

Os Porões da Contravenção Chico Otávio

Resenhas - Os Porões da Contravenção

Daniella.Mancino 21/12/2023

Maravilhoso
Livro sucinto, cheio de dados e de informações. Muito enriquecedor, mesmo para aqueles que , como eu, não sabem nada do assunto.

tavaresclr 13/07/2021

Tudo que o brasileiro adora: samba, política e jogo do bicho
Os Porões da Contravenção é um dos livros mais completos que já li, em questão de conhecimento. A obra é de um riqueza imensa de informações, de datas e nomes que compõe a história triste e hipócrita do nosso país.

Ao realizar as conexões entre a contravenção e ditadura, Jupiara escancara a podridão do regime e quais foram as consequências que precisamos lidar até a atualidade. A sensação é que o bicho está em tudo, e tudo está sistematicamente sendo controlado por superiores. Sugiro que leiam com um caderninho do lado para anotações, assim não tem como se perder!

Trecho: ?A estrutura montada pelos bicheiros com a colaboração de agentes do aparato militar pós-64 está de pé e mais forte. O negócio mudou e tem hoje atividades diversificadas, para além das bancas do bicho. Mas a organização da cúpula, com sua hierarquia, controle de territórios e engrenagens de corrupção, segue intacta, herança da aliança forjada com o desmonte do aparelho repressivo?

Claricegg 19/12/2023

Muito interessante
O livro conta, muito bem, a história de três grandes bicheiros do Rio, mostrando como o poder deles foi fortalecido e aumentando durante a ditadura. A relação entre torturadores e bicheiros é chocante. Triste de ler que não estamos nada longe dessa realidade. Gostei muito!

Guibauer 22/01/2022

Registros importantes da história
Esse livro demonstra e explica o crescimento do jogo do bicho e como aconteceu a sua ligação com a ditadura militar e seus membros.
O livro é estruturado de uma forma diferente da que eu esperava inicialmente focando nas histórias de três bicheiros principais e inserindo no decorrer dessas histórias os demais participantes, alguns muito importantes de todo esse esquema de ligação do bicho e da ditadura. E isso leva aos dois problemas que tive com o livro, a falta de aprofundamento sobre alguns desses personagens "secundários" e a repetição de informações que tiveram relação com esses três bicheiros nos capítulos referentes a cada um deles.
Mesmo com essas minhas ressalvas o livro é um excelente registro histórico desse lado da história do Brasil.

Rodrigo.Grogro 19/05/2021

O jogo do bicho , livro reportagem ótimo com seu maior astro senhor castor de Andrade

Igor13 08/04/2021

"Um, dois, três, senão corre é de seis..."
Coro puxado por Castor de Andrade numa ocasião. Não entendeu? Revolveres possuem espaço para seis balas... agora ficou mais fácil.

O livro traz uma série de reportagens compiladas e dá maior entendimento do submundo no tempo. Como não acompanhei, ou mesmo acompanho, esses assuntos diariamente pela imprensa, o livro traz muita informação que não sabia. Mesmo sendo do Rio de Janeiro. ouvia por cima. Mas não sabia que era tão sangrento.

Aliás, o que não faltam são assassinatos, tortura e corrupção. Teve horas que tive que parar de ler porque é um assunto meio pesado. Uma realidade cruel e presente na nossa sociedade.

Fernanda 06/05/2021

Bom livro pra entender o Rio de Janeiro.

Tiarajú 12/02/2022

Ótima pesquisa e escrita
O livro é muito bem escrito, com uma pesquisa primorosa. Traz as relações entre jogo do bicho, Carnaval e o governo militar, apresentando os principais personagens. Embora o livro seja de qualidade, o assunto não me empolgou tanto e empaquei na leitura.
comprido 11/03/2023minha estante
então por que leu ?

ZePPa 09/08/2023

Grande documento para ajudar a mostrar que as forças armadas nunca estiveram preocupadas em ajudar o país mas sim em seguir uma agenda própria em benefício próprio mesmo que pra isso fosse e seja necessário se alier com o crime

Danilo Vicente 28/10/2023

Uma enorme reportagem sobre o comando do Jogo do Bicho
O livro é uma extensa reportagem sobre a ligação entre o Jogo do Bicho, o exército (durante a ditadura brasileira), a polícia e escolas de samba do Rio de Janeiro. Este último grupo dá ao livro o que mais gostei: entender como os bicheiros viraram patronos de muitas das escolas de samba cariocas. Muito bom livro.

Ari 21/06/2021

Registro histórico fundamental
Excelente para compreender mais sobre a estreita relação entre os porões da ditadura e o crime organizado

visreading 27/11/2021

apenas incrível! conta a relação entre o jogo do bicho carioca, a ditadura militar e as escolar de samba e como após o fim da ditadura, ex militares se envolveram com bicheiros e continuaram a exercer as práticas de tortura e assassinatos, mas agora em inimigos criminosos

Dreads 20/06/2022

Aprofundado
Como uma matéria jornalística (é originário de uma série de reportagens), o livro não peca em detalhes. As informações são muitas e o leitor pode até se confundir com elas no decorrer da leitura. Mas conforme o livro vai se desenvolvendo, há uma espécie de familiarização com os personagens (reais, é claro) da obra. Achei um trabalho muito interessante. De um aprofundamento sem igual nas relações citadas no livro. E a sensação que fica é de que curiosidade, como se a obra pudesse ter mais umas 500 páginas e ainda fosse suficiente o bastante para entreter e deixar o leitor preso à história. Recomendo para quem deseja um olhar mais apurado sobre as relações intrincadas dentro do tão peculiar estado do Rio de Janeiro.

Paulo 12/03/2023

Quais as relações históricas do crime organizado com a ditadura militar? Que destino tiveram aqueles que colaboraram com o aparato repressivo depois do fim do regime de exceção?

As heranças deixadas pelo arbítrio do período ditatorial estão muito mais presentes no cotidiano brasileiro do que costumamos imaginar.

Drigo.Cardoso 24/08/2021

Um trabalho jornalístico primoroso que merecia virar série
Se hoje, algum livro brasileiro merecia virar série na mão da Netflix ou alguma outra produtora, Os Porões da Contravenção é uma excelente aposta. Livro essencial para entender como o crime o e Estado se misturam e se fundem em um corpo só no Brasil. Aloy Jupiara e Chico Otavio fazem um trabalho jornalistico incrível aqui, com relatos precisos. Os Porões da Contravenção parece ser o roteiro escrito sob medida para José Padilha: Rio de Janeiro, samba, carnaval, caipirinha, futebol, jogo do bicho, militares truculentos e corruptos, e bicheiros quem imitam mafiosos italianos.
Ana Bellot 24/08/2021minha estante
Adoro! Já viu o documentário sobre Castor? Os autores do livro estão presentes.

Drigo.Cardoso 24/08/2021minha estante
Não vi ainda, é Globoplay, né?

Ana Bellot 24/08/2021minha estante
Isso mesmo! Ah, eu respondi sua mensagem no privado! Não sei se a notificação chegou ai!!

Drigo.Cardoso 24/08/2021minha estante
Chegou, e eu tentei te responder 4 vezes! Mas o Skoob definitivamente não é bom com mensagem entre usuários. Vou tentar mais uma vez

Dreads 07/03/2022minha estante
Pois assista, como a colega indicou! Eu assisti e gostei muito! Acredito que o livro me impacte da mesma forma. (Ainda não li). Com certeza, em sua resenha, você disse tudo que representa este 'mundo': mafiosos, truculência, corrupção. E a série aborda bastante o assunto. Então, acredito que o livro deva ir pelo mesmo caminho! O que, para mim, será fantástico! Mal posso esperar para ler!