A Arte de Ter Razão

A Arte de Ter Razão Arthur Schopenhauer

Resenhas - A arte de ter razão

Felipe | @fe.ituras 10/08/2023

Genialidade do autor ou estupidez humana? Ou os dois?
De início, é importante frisar um aspecto em relação à tradução do título dessa obra em português. No original em alemão, a palavra "recht" que em português fora traduzida como "razão" emprega um sentido de certeza, sendo uma tradução mais literal "a arte de estar certo".

Nesse sentido, "estar certo" não condiz necessariamente com integridade, domínio e clareza sobre determinado assunto, mas sim com o fato de se entender como o certo e colocar um ponto final em alguma discussão.

A partir desse entendimento, Schopenhauer discorre sobre a vaidade e o orgulho do homem que o faz se sentir necessariamente sempre correto em tudo que discute.

Tendo isso em vista, o autor elenca 38 estratégias de autoria sua que ele acredita serem de ajuda para aqueles que buscam essa auto validação, seja por métodos legítimos ou escusos. Para mim, as estratagemas não são o ponto principal dessa leitura, mas sim a análise comportamental proposta por Schopenhauer.

Enquanto lia me veio em mente uma figura que me ajudou a avaliar a perspicácia de Schopenhauer: imagine uma balança, em que de um lado se encontra a genialidade desse filósofo que lá no século XIX conseguiu formular essa análise e a expressar em palavras de maneira que você e eu consigamos o entender. Do outro lado, a estupidez humana que perpetua tal comportamento até os dias de hoje.

Em minha imaginação essa balança sempre permanece perfeitamente equilibrada, não consigo mensurar qual dos dois lados pesa mais. Essa foi uma ótima introdução às obras desse autor pra mim, e como leigo interessado em filosofia posso afirmar que qualquer pessoa consegue transcorrer por esse texto sem problemas, vale muito a leitura!

talvezthiago 26/02/2021

Parece que faltou algo
Nada muito profundo nos é apresentado neste livro. Schopenhauer pontua algumas estratégias dialéticas usadas em debates, sobretudo debates públicos.

A obra é interessante como primeiro contato com a arte do convencimento. O livro é curto e sua leitura não chega a causar arrependimento; mas frustração, talvez.

Ao ler, não espere um curso de sofística. Tenha em mente que o livro é resultado de alguns incômodos do filósofo alemão com a questão da dialética erística. Ele acaba não desenvolvendo todos os conceitos porque sua intenção era apenas apresentá-los.

É uma obra interessante para ter um pouco mais de contato com as ideias de Schopenhauer. Apesar disso, não sugiro iniciar a leitura do nosso querido velho ranzinza por aqui.

Por fim, imagino que seja um bom livro para citar no meio de uma discussão. Marque algumas páginas e as invoque, depois me conte no que deu.

Diógenes Gimenes 02/03/2021

Vencer a qualquer custo
O autor ensina 38 formas de vencer um debate. Na perspectiva do autor, a verdade não é um fator determinante. O que vale é argumentar da forma correta. Usar a técnica correta. Distorcer as palavras do oponente e jogar sujo. Um manual para políticos eu diria.
Heronides 15/06/2021minha estante
Não, a perspectiva do autor não é essa. A função da dialética erística (usando o termo dele) é estar com a razão independente de sua matéria. O autor bem sabe fazer a distinção, e o assim faz, entre o estudo da lógica que busca intrinsicamente a verdade "pura" e o da dialética que é bem sabida por todos.

sdmagalhaes 01/06/2015

Nome do livro ruim, mas nunca o julgue pela capa
Um livro interessante de ser visto, e principalmente gratificante por saber que estas estratagemas funcionam -se,usadas em seus certos momentos - como base de apoio para se argumentar em algum debate filosófico, ou até mesmo uma conversa de bar! O importante é aprender conforme evolução, e aceitar por sí só, que você pode tudo!

Rodrigo Celestino Menezes 21/10/2020

Interessante para juristas
Boas estratégias para se sagrar vencedor em debates, seja se utilizando das técnicas enunciadas, seja identificando a utilização delas por parte do debatedor e desse modo previnir-se adequadamente.
A obra peca, contudo, por ser excessivamente lacônica. Serve como pontapé para aprofundamento na temática.

Viviane.Barros 01/09/2020

Não gostei muito, mas indico para aqueles que gostam da temática.

ademicio.junior 18/12/2023

Vencer um debate é uma ciência a parte
Vencer um debate e falar a verdade são coisas diferentes, por isso é necessário entender sobre dialética ou argumentação é tão necessário quanto sobre o conteúdo discutido, pois não basta estar certo tem que parecer certo para quem ouve.

Thiago Leôncio 10/03/2023

Direto ao ponto
Vai direto ao ponto indicando estratégias diretas para serem usadas em discussões deixando claro que o objetivo não é estar certo mas sim vencer o debate.
Achei desnecessária a verborragia em latim e também não gostei das charges.

carolmc_ 20/08/2020

Leitura difícil
Peguei esse livro da minha mãe, ex estudante de Filosofia. Com um título aparentemente ?simples?, se mostrou bastante complexo, ao menos para os meus conhecimentos, mas deu pra extrair coisas interessantes.

B.toffoli 06/08/2020

Shopenhauer é demais
A forma pela qual shopenhauer descreve os diálogos é surpreendente, com esse livro, compreendemos e criamos anticorpos contra certas formas de arguição.

brendaflleal 27/11/2021

Relevante
O livro é bastante acessível, traz um português muito simples, extremamente necessário para quem trabalha com argumentos, para os estudantes de direito deveria ser obrigatório.

renatocaldas 12/12/2021

Bom mais como arma de autodefesa que de ataque.
Quem vive o Brasil do século XXI, sobretudo a polarização que se firmou das eleições de 2018 para cá, tem tido aulas práticas dioturnamente de como alguns dos estratagemas de Schopenhauer vêm sendo empregados com a mesma falta de escrúpulos que a pregada pelo autor. Isso deixa no leitor atento o sentimento de que tais estratagemas não são mais novidade e, de alguma forma, comunicam pontos de vista que não criam mais surpresa ao leitor. Mais que isso: parece que nossa realidade política levou cada estratagema a um nível agudo e extremo, sobretudo os estratagemas que cuidam do método de ataque ad personam. Entretanto, como defendo diariamente, acredito que é uma leitura obrigatória a quem deseja compreender as raízes do comportamento argumentativo baseado na irracionalidade e na agressão pura e desmedida que observamos na nossa sociedade tão polarizada e ignorante.

Estevão 28/06/2020

Leitura rápida
Vale a pena estudar as técnicas de como "vencer" debates, porém julgo mais importante adquirir conhecimento para construir argumentos sólidos e convincentes.

Karoline338 13/02/2022

Interessante
A primeira experiência que tive desse livro foi na sala da faculdade no primeiro semestre, a professora indicou essa obra falando dos prós e contras e eu tive curiosidade de ler, mas nunca fui atrás de realmente realizar a leitura. Anos depois eu me deparei em uma epifania e me veio na cabeça o pensamento de que seria legal ler esse livro, pois dentro da minha área de atuação o livro é super indicado e com certeza outros colegas poderiam usar o que foi dito nele em algumas ocasiões. Aí fui ler o livro e percebi que muita coisa foi usada em diversas ocasiões por outros alunos e achei bem interessante. Cada estratégia, na medida que aumenta a numeração, vai ficando mais problemática e acho isso bem realístico, pois são coisas que acontecem infelizmente. Ler o livro te deixa de alguma forma, por menor que seja, mais preparado para reagir e se defender em debates.