Stalingrado

Stalingrado Alexander Werth

Resenhas - Stalingrado

Rauecker 22/11/2023

Stalingrado
O livro não retrata a segunda guerra mundial como um todo, nem o início e nem o fim dela. Como o próprio nome já diz, trata-se apenas da batalha de Stalingrado.

É um livro histórico da visão de um jornalista, pela sua natureza russa Alexander pode viajar para Stalingrado e conversar com soldados, tenentes e etc. que vivenciaram a batalha.

Ele tenta seguir a narrativa em ordem cronológica o que se mostra complicado, pois vez ou outra quando vai detalhar algum acontecimento ele também retrata como foi noticiado posteriormente e todos os porquês não era feito instantaneamente. Porém mesmo com essas idas e vindas das datas, da para entender muito bem e a leitura se mostra fluida.

Os destaques mais interessantes do livro são as falas dos soldados soviéticos, as notícias dos jornais (pravda e estrela vermelha) e como os soldados alemães se comportavam com sua crença mostruosa e destruidora que conhecemos bem.

Recomendo a leitura apenas se já conhece bem a segunda guerra mundial, pois caso contrário vai ser complicado de entender os acontecimentos.

Citação preferida:

?Por fim iram caluniar seu Führer infernal e murmuraram choramingando que ele os enganara. Só então se darão conta a que ponto os crimes que cometeram chegaram.?

Histórias em Tinta 24/03/2023

"Stalingrado: a crucial virada na Segunda Guerra Mundial - uma análise do livro 'Stalingrado: 1942 - o início do fim da Alemanha nazista'"
O livro "Stalingrado: 1942 - o início do fim da Alemanha nazista", escrito por Alexander Werth e publicado pela Editora Contexto em 2015, é uma obra histórica que narra a batalha crucial que aconteceu em Stalingrado durante a Segunda Guerra Mundial.

Werth, que era um correspondente de guerra britânico-russo, oferece uma perspectiva única e rica em detalhes sobre a batalha. Ele apresenta o contexto histórico e político que levou à invasão alemã da União Soviética, e detalha os acontecimentos militares que culminaram na batalha de Stalingrado.

O autor descreve com precisão as estratégias, táticas e movimentações das tropas alemãs e soviéticas, bem como as duras condições de guerra enfrentadas pelos soldados. Ele também aborda a relação entre os civis de Stalingrado e as forças militares, incluindo o sofrimento e as privações enfrentadas pela população civil.

Além disso, Werth apresenta relatos emocionantes sobre a resistência e coragem dos soldados e civis soviéticos que lutaram contra as tropas alemãs. Ele também faz críticas à liderança militar soviética da época, que muitas vezes colocou a vida de seus soldados em risco.

No geral, "Stalingrado: 1942 - o início do fim da Alemanha nazista" é uma obra histórica fascinante, que oferece uma visão profunda e detalhada sobre um dos momentos mais marcantes da Segunda Guerra Mundial. A escrita envolvente de Werth e a riqueza de detalhes tornam o livro uma leitura indispensável para quem quer entender melhor o conflito e a história do século XX.

site: https://www.instagram.com/historiasemtinta/
Natty 24/03/2023minha estante
Desejando Stalingrado escrito por Vassili Grosman também.

Histórias em Tinta 27/03/2023minha estante
Não consegui ler esse ainda :(

Natty 27/03/2023minha estante
Faz um tempo que a editora alfaguara vem anunciando o lançamento pra esse ano.Vamos aguardar!

Ju Ragni 16/11/2022

Um retrato histórico
Inicialmente, este não é um livro para quem quer saber sobre a Segunda Guerra. É para quem já sabe o suficiente e quer saber alguma coisa a mais especificamente sobre essa batalha. Dito isso, é um bom livro em sua proposta. É datado, já avisa isso desde o início. Foi publicado em 1946 e escrito em 1943, logo após a Alemanha ter sido enxotada de Stalingrado, portanto, a Segunda Guerra ainda estava em curso. Mostra um olhar da época sobre a grandeza que foi essa batalha e sua importância no painel geral, e a percepção que a Alemanha, até então invencível, poderia sim ser derrotada. A única coisa que senti falta foram fotos. Há alguns mapas, que achei bem pobres, porque estão em escala muito próxima, e quem não conhece a região tem de se socorrer de outros mapas para poder se situar. Sei que há fotos em abundância desse período, mas quando se está lendo um livro histórico que traz as fotos relativas ao seu conteúdo, a leitura flui melhor e a compreensão é multiplicada.

Helio 23/10/2022

A Batalha de Stalingrado.
A batalha de Stalingrado, contada através de relatos de quem esteve diretamente envolvido no campo de batalha, nos leva a uma visão bem realista do que uma guerra faz. Apesar de todos os registros históricos, ainda temos que conviver com mais guerras e curiosamente, aqueles que resistiram bravamente e desempenharam papel fundamental, nos rumos que a segunda guerra tomou, a partir desta batalha de Stalingrado, nos dias de hoje, agem de forma semelhante e cometem os mesmos erros. Interessante observar que ?a soberba precede a ruína? é tão verdadeiro que ao longo da história e de nossas vidas, várias passagens, comprovam essa máxima. A narrativa retrata a vitória da Rússia sobre a Alemanha de Hitler numa das mais importantes batalhas da segunda guerra. Recomendo também o filme ?Círculo de Fogo?, 2000, que retrata este episódio com a trama de um franco atirador russo x alemão, combatendo prédio a prédio, como o livro descreve. Boa leitura, com riqueza de informações e detalhes desta página da história da humanidade. Recomendo.

Juliano.Ramos 16/10/2021

Bom livro, mas precisa de conhecimento da segunda guerra nas primeiras 100 páginas, depois o livro ganha ritmo e fica melhor com a história mesmo da batalha de Stalingrado.

Elisabete Bastos @betebooks 09/11/2018

Operação de Guerra 2ª Guerra Munidial- Stalingrado
É um livro histórico, começando que o autor esteve em Stalingrado, logo após a expulsão dos nazistas, e teve acesso com oficiais militares e, ainda vivo, os as estratégias e a situação de perigo do exército vermelho. A guerra em Stalingrado no período da segunda metade de agosto de 1942 até o início de fevereiro de 1943 teve momentos muito dramáticos em termos de defesa e ofensiva até a vitória dos russos.
A situação ficou tão dramática que os nazistas estiveram nos bairros de Stalingrado. Um período somente de defesa de Stalingrado é captada pelo o autor até 19 de novembro de 1942. Outro destaque, a ofensiva russa ao norte e ao sul de Stalingrado, que levou ao cerco das forças alemãs na cidade. A tentativa alemã fracassada de vir em auxílio de suas forças em Stalingrado. Por fim, a liquidação das unidades alemãs cercadas (janeiro de 1943)- p. 21
O livro é excelente na descrição dos fatos.
Boa leitura!