Abominação

Abominação Gary Whitta

Resenhas - Abominação

Vanessa 12/07/2017

Muito mais que sangue, monstros e vikings
Você pode achar que Abominação é uma história de guerra, cheia de violência. Sim, Gary Whitta escreveu uma obra cheia de sangue. Tanto sangue que chega a espirrar pelas páginas (rs). Mas não é só isso. Abominação é uma história linda e fantástica. Que fala sobre humildade e valores de família e sobre a importância de fazer bem ao próximo. Wulfric, é um personagem simples e sofrido como nunca vi e ainda assim mantém sua força nos momentos necessários. Indra é a heroína que toda menina gostaria de ser: Forte, determinada, leal, justa, mas cheia de problemas familiares. E se você acha que a abominação é o único vilão… leia o livro e me conte depois.
Abominação é um livro completo tem aventura, ação, romance, drama e alguns toques de comédia. Uma mistura de Médico e o Monstro, com Game Of Thrones, Vikings e as histórias do Rei Arthur. Através da visão de vários personagens, Gary Whitta esconde detalhes e revelando-os na hora certa. Uma leitura sedutora, bem escrita, do qual não duvido que vire uma série (isso, se já não estiver sendo produzida).

site: www.dicadoleitor.com.br
Borchhardt 17/11/2017minha estante
Não sei onde você viu algo de Game of Thrones neste livro.

leo lopes 27/11/2017minha estante
Abominação é tão ruim que chega a ser uma ofensa compará-lo a Game of Thrones... respeito o seu gosto Vanessa, mas a comparação não é plausível...

Vinicius.Freitas 11/04/2018minha estante
"Uma mistura de Médico e o Monstro, com Game Of Thrones, Vikings e as histórias do Rei Arthur. "

Respeito você ter gostado do enredo do livro, mas de Vikings, GoT e Rei Arthur não vi tanta semelhança assim não...

leo lopes 07/11/2017

Promete muito e cumpre pouco... muito pouco.
Um livro que tinha tudo para ser aquele estouro:
1) época medieval (ok)
2) vikings (ok)
3) magia e igreja (ok)
4) monstros (ok)

5) misturar tudo isso e criar um livro bacana ( T_T )

A leitura é rasa, narrativa, descrição, personagens, um plot muito previsível. O escritor antes de se enveredar pela literatura de horror deveria ter lido os ensaios de horror escritos por king, lovecraft, poe e outros. É preciso agregar emoção à obra, usar a narrativa para encadear os eventos prendendo a atenção do horror, usar a descrição para causar medo, tensão, e principalmente fazer com que o leitor se importe e se preocupe com os personagens... O leitor acaba torcendo pelos monstros pois é a única coisa divertida no livro... o gore e as criaturas.

A darksidebooks deve ser um pouco mais seletiva com o que lança. são centenas de obras de horror e fantasia ainda sem tradução, escritores famosos que ainda não tiveram seu debut em terras tupiniquins. obras esgotadas por aqui que necessitam serem relançadas. Uma obra como Abominação sair pela Darksidebooks cujo primor de suas obras é impecável chega a ser um pecado. A obra lembra o finado cine trash com gore em demasia e qualidade de menos.
Blur 11/12/2019minha estante
Compartilho da mesma opinião!

Luiz.Gustavo 16/04/2020minha estante
Perfeita a colocação. Livro é raso...

Neitanx 05/07/2023minha estante
É bem isso mesmo, o Gary Whitta é roteirista então acho que como uma mini série é perfeito, mas como livro é bem raso mesmo. Sem dizer que na época que saiu o Darkside abusou do marketing "VIKINGS E SANGUE ! ", mas os vikings mal aparecem no livro kkkkkk

Rebeca1433 15/10/2023

Vá com calma que vale a pena
Começo bem arrastado, confesso que foi bem dificil continuar, mas me forcei e dei uma chance.
Foi por volta da página 100 que começou a melhorar e terminou de forma incrivel.
Não comecem esperando muito, mas aguardem um final muito bom e fofo haha.
misfortunesz 22/11/2023minha estante
oii, tem romance no livro? comprei em um impulso de tristeza e não prestei atenção nisso

Rebeca1433 24/11/2023minha estante
Olha.... o romance é muito pouco, pouco mesmo rsrs..

vit 17/06/2022

Simplesmente impecável!
Vou começar pelo fato de ter visto muitas críticas não muito boas sobre esse livro e vou dizer o que achei baseado na MINHA leitura e opinião:

Comecei lendo com 0 expectativa de algo grandioso. O que eu digo, é que as vezes as pessoas - em grande parte -, acabam se decepcionando devido esse fato; ou pq realmente não agradou em certo aspecto.

Minha experiência em relação a esse livro, foi o melhor possível! Eu sou amante de livros de fantasia e esperava muito menos desse livro. No começo das primeiras 50 páginas, não me agradou muito, admito. No entanto, dei uma chance... E é aí que começou; não desisti dele (até pq não gosto de começar a ler e não terminar) e simplesmente, a cada página, me prendia cada vez mais. A escrita, os acontecimentos, o plot twist etc... Simplesmente TUDO sublime e espetacular! Me agradou muito e entrou para um dos meus favoritos! Gostei do final parcialmente feliz. Não me elevei esperando tanto e recebi tudo que precisava pra amar.

Sinto que sim, talvez poderia ter sido melhor de alguma maneira, mas o que eu li, me agradou, me fez gostar muito e é o que importa!
Cleber 17/06/2022minha estante
Fiquei com vontade de ler também ???

vit 17/06/2022minha estante
lê! vale muito apena

Bart 10/09/2017

CAPA: Dura e bem feita. Contraste entre o preto e o branco, no centro um besouro realista com sangue escorrendo até nas laterais das folhas. O livro ainda é recheado de lindos padrões vikings infinitos.

RESUMÃO: O rei de Wessex tenta defender a Inglaterra das invasões bárbaras que eram constantes na época medieval. O arcebispo da Cantuária oferece uma ajuda mágica para criar um exército de criaturas sanguinárias que destruiriam os vikings de uma vez. Porém, a magia acaba se tornando algo sem controle e ele pede auxílio ao seu velho amigo guerreiro Wulfric para deter a loucura do arcebispo.

LEITURA: Por onde começar... Primeiro já aviso que de vikings tem pouquíssimo nessa estória. Foi vendida com um hype de bárbaros, muito sangue, tanto sangue que o leitor ia se impressionar. Eu não achei lá essas coisas.
A primeira parte do livro é escrita sem detalhes, parece feita por uma pessoa sem experiência em narrativas, é tudo muito seco, direto, mesmo as cenas mais “fortes” não transmitem o pavor que os monstros criados pelo clérigo deveriam possuir. Muitas partes são previsíveis e os personagens agem sem pensar, tomam decisões burras mesmo.
Na segunda parte aparece a guerreira Indra, provavelmente a tentativa de termos uma figura feminina forte, mas que só chama atenção por que os outros são tão desinteressantes que qualquer faísca de atitude a faz destacar. Mas uma vez, tudo acontece muito rápido, com a diferença de a segunda parte ser um pouco mais detalhada do que a primeira.
Do rei, passando pelo clérigo, Wulfric e Indra, todos os personagens são muito 2D, ou bons ou maus, egoístas ou altruístas, não existe meio termo. O final é previsível e poderia ter sido feito de uma forma que deixasse o enredo aberto, até mesmo se o autor quisesse tentar uma continuação, mas caímos outra vez no simplismo, e quando você percebe a estória já acabou. Ainda bem.

Beth 24/09/2017minha estante
Concordo com tua ótima resenha, embora tenha abandonado o livro na primeira parte. Raso demais.

Cláudia 05/11/2017minha estante
Super concordo! E por mais que eu não criei expectativas (o livro foi escolha do clube de leitura), dá raiva ter uma sinopse que promete tudo que eu gosto, mas não entrega 10% disso.

Giiiii 11/04/2017

Muito bom esse livro.
Darkside vem conquistando milhares de leitores e fãs com seus livros que são conhecidos pela presença forte de fantasia/terror. Narrativas que prendem o leitor do início ao fim.
Com Abominação, de Gary Whitta, não seria diferente.
A narrativa de Abominação é bastante fluída, envolta em mistério, dividida em duas partes bem distintas. Quando a gente acha que não tem mais nada para acontecer, acontece uma reviravolta atrás da outra e com cenas que desafiam as leis da anatomia humana.
O Rei Alfredo vive atormentado com a possibilidade de invasão dos vikings.
Aethelred, o arcebispo da Cantuária, descobre uns pergaminhos e neles vê a possibilidade de ajudar o Rei. Até aí, ok. No entanto, essa "ajuda" nada mais era que usar magia para transformar animais em bestas ferozes e sanguinárias. Mesmo com todos os testes autorizados pelo Rei, algo sai errado e coloca todo o reino em perigo. Alfredo se vê obrigado a chamar Wulfric, seu mais fiel e bravo cavaleiro do reino para acabar com as loucuras de Aethelred.
Wulfric funda a Ordem para perseguir o arcebispo em uma empreitada sem volta. E depois de 15 anos, Wulfric se vê preso em uma maldição, e é aí que começa a segunda parte do livro, com cenas incríveis e surpreendentes, que relatam toda a solidão, dúvidas, incertezas e, o que ele acredita, ser uma punição eterna para um homem preso dentro de uma fera. Ele nem imagina as surpresas que o aguardam e que rumo sua vida pode tomar quando Indra cruza seu caminho.
Recomendo tanto para quem gosta desse gênero literário, com muita magia, ação, umas nuances de drama, quanto para quem já conhece as obras da Darkside. Vale a pena ler.
Alessandro232 22/04/2017minha estante
Acho que você estão dando muitos "spoilers" do livro.

bloodymary 24/04/2019

Mais ou menos (mais pra menos)
A única informação que eu tinha dessa obra provinha de três palavras na parte de trás do livro "VIKINGS , MAGIA e SANGUE". Então, como faria Jack Estripador, vamos por partes:
VIKINGS - Só se for pra dar um contexto histórico.
MAGIA - Tem umas criaturas mágicas.
SANGUE - Até que tem.
Sim, fui engana, não só pela capa bonita, mas por essa descrição que prometia algo que simplesmente não tem!
A obra tem grandes passagens de tempo feito de forma meio bruta, o que até se pode aceitar, pois quer ir direto ao que importa, MAS de repente o negócio fica tão lento que quase para, há capítulos inteiros do meio pro final que são de personagens conversando ou se movendo de um ambiente ao outro para chegar em lugar nenhum.
E indo para um lado mais pessoal, eu no mínimo esperava um final diferente.
Apenas sofrível.
Blur 04/12/2019minha estante
Compartilho do mesmo sentimento.

Delirium Nerd 26/06/2017

[LIVRO] Abominação: Horror e Magia em uma história medieval
Abominação é o primeiro livro de Gary Whitta, que é roteirista de cinema e jogos. A história sombria e cheia de gore não traz nada de novo, mas cumpre seu papel e é um entretenimento que vale a pena!

A história parte do pressuposto de que a Idade Média, ou mais adequado neste sentido, a Idade das Trevas, foi um período cheio de mistérios e mágica, como fica claro na citação que precede o início do livro: “Consumida pela guerra feudal, a Europa mergulhou numa era de séculos de analfabetismo e desolação cultural a que poucos registros históricos sobreviveram.”Na mesma página há um mapa da Inglaterra e seus reinos.

A narrativa é dividida em duas partes. No início, acompanhamos Wulfric, o melhor guerreiro do reino, juntamente com seu amigo Edgard, o jovem monge Cuthbert e o Rei Alfredo com suas tropas em uma luta contra Aethelred e suas abominações, além dos vikings. Na segunda parte, Seguimos Wulfric e uma nova personagem, chamada Indra.

A leitura é fluida e interessante. Ao começar, queremos logo saber o desfecho da história e isso faz com que terminemos o livro rapidamente. Antes de iniciarmos a análise com spoilers, deixaremos algumas considerações importantes a quem deseja se aventurar nesta leitura. Primeiramente, na contracapa do livro é anunciado em caixa alta: VIKINGS, MAGIA E SANGUE. E há um problema aí. A participação dos vikings é ínfima e serve apenas como um brevíssimo pano de fundo da narrativa principal. Então, não espere ao ler esta obra algum personagem viking e muito menos algo da mitologia escandinava, pois pode se decepcionar.

Outra propaganda sobre Abominação diz que o livro contém influências de Lovecraft e Game of Thrones/R.R.Martin. Leitores fieis dos dois podem se decepcionar, pois a obra não contém aquele tom de pavor do desconhecido, do mal inominável e terror cósmico lovecraftiano e nem as complexas relações e a quantidade de personagens de Game Of Thrones (no entanto, as cenas violentas de Abominação são até mais brutais que as de Game of Thrones). Mas isso é o que menos importa, pois a obra tem seu valor em si e não necessita de comparações com bestsellers e clássicos.

O que, então, você pode esperar de Abominação?
Uma história clássica sobre monstros, magia e guerreiros ambientada na época medieval, cheia de lutas sangrentas (muito, muito sangrentas). Não há grandes revelações ou plot twists ao longo da leitura e um leitor mais atento pode imaginar todo o desfecho já na metade do livro. Não que isso impeça o prazer de ir até o fim. A história não se atenta tanto para localizações geográficas (o que torna o mapa do início um pouco obsoleto) ou detalhes históricos em excesso – e é por isso, talvez, que a leitura seja agradável e rápida. Enfim, como dissemos lá no início do texto, trata-se de um livro que cumpre seu papel e de um entretenimento que vale a pena!

Leia na íntegra:

site: http://deliriumnerd.com/2017/06/22/abominacao/
Lili 19/08/2018minha estante
Obrigada pela resenha. Lí muita coisa ruim sobre este livro,mas como me interessei comprei o livro do mesmo jeito e estou lendo,estou no começo e estou gostando.Entendo claro as críticas ruins, concordo com várias coisas,mas isso não vai me fazer deixar de ler. Como vc disse é um livro que está cumprindo seu papel,estou lendo rápido, está me entretendo bastante, E é questão de gosto,então não podemos desistir na hora pela opinião de alguns,por mais que sejam muitos kkkk

Amélia Galvão 08/07/2017

É um livro que envolve terror, suspense e ação, desenvolvendo-se na época das invasões vikings aos reinos europeus.

Apesar da chamada do livro induzir o leitor a pensar que haverá uma participação significativa dos Vikings na história, isso não é o que ocorre. Eles são apenas um plano de fundo para narrativa na primeira parte do livro, sendo apenas mencionados.

No entanto, encontramos sim magia, abominações, violência e muita brutalidade nas cenas de ação/terror. O terror do livro não seria aquele psicológico, mas sim decorrente do sentimento de repulsa e medo da violência, brutalidade e sangue que são descritas em momentos do livro. São momentos bem "gore".

A narrativa do livro é bem fluída, não se prendendo em descrições, que são mais presentes e muito bem feitas nas cenas de ação/terror, criando muito bem o clima de suspense e horror, como prometido.

O psicológico dos personagens é explorado na medida essencial para desenvolver a historia de forma rápida e criar uma mínima conexão com o leitor, sendo os motivos bem comuns e nada surpreendentes.

Ademais, não há nenhum plot twist imprevisível, sendo todas as revelações do livro bem dedutíveis, o que, nem por isso, faz com que você perca a vontade ou a graça de ler o livro.

Acredito que é uma boa leitura para entreter e com certeza vai agradar aos fãs de terror tradicional. Como este não é meu gênero preferido, gosto mais quando é psicológico e ainda assim com ressalvas, não leria de novo. Mas isso é minha opinião pessoal.
Vinie 28/09/2017minha estante
Compartilho da sua opinião! Ainda quero acrescentar que o final não apresenta nada de novo e chegou a ser um pouco decepcionante pra mim.

Blur 11/12/2019minha estante
Livro muito fraco. Só a primeira parte que foi boa. Depois ficou só enrolação.

Ninica 19/02/2018

Fraco
Meu Deus, que livro ruim!
Demorei 19 dias para ler esse livro, o que equivale a um século, afinal, ele tem só 310 páginas. Eu vou usar as palavras de um resenhista no Skoob: esqueça a propaganda enganosa da editora Darkside. O que pra mim foi um chute no saco (e nem saco tenho) e uma decepção. Não há vikings no livro, apenas uma menção de invasão nórdica no começo da primeira parte e Alfred como rei. Então aquela palavra na contracapa, escrita em vermelho, é enganação. O motivo da Darkside ter feito isso é óbvio: marketing e a certeza de que a história por si só é fraca e não despertaria interesse. "Abominação" é a prova de que um projeto gráfico perfeito não é tudo em um livro. A história é óbvia - Indra é clichê e seu verdadeiro destino é sacado nos primeiros momentos em que ela aparece. O plot que dá gancho ao primeiro terço do livro morre já nas primeiras 60 páginas e o protagonista vai de guerreiro exemplar a um chato em apenas poucos parágrafos. Terminei porque sou teimosa. Volta para os roteiros, Gary, que você faz melhor. Ou não...
Matt 06/06/2019minha estante
Indra é chata e a história mais parece um jogo de RPG do que um livro em si.

Leonardo.Rugno 15/04/2017

Abominação
Abominação, é um ótimo livro, tem uma leitura fácil e muito fluída. Não reparei em nenhum momento a história ter diminuído o ritmo e fica chata ou cansativo.
Tem seus momentos de mistério, suspense, ação e drama, todos na medida certa para a história se manter interessante.

Wulftic é um cavaleiro do rei Alfredo, vivendo seus dias de tranquilidade quando é chamado mais uma vez pelo rei.
Ao chegar o rei, seu grande amigo, mostra o novo perigo que está a solta, e pede que ele junte os melhores cavaleiros e encontre o arcebispo Aethelred.
Wulfric reúne os melhores e mais confiáveis cavaleiros fundam a Ordem e saem em busca do arcebispo.
15 anos se passam e Wulfric tem que conviver com uma maldição.
A partir desse momento a história faz com que você não queira mais parar de ler.

Driely7 07/03/2024

Gore de qualidade
Comecei a leitura achando que seria de uma maneira, e acabei descobrindo que era bem diferente, e muito melhor aliás. A princípio, achei que era uma fantasia histórica que focaria em uma guerra em si, com vários exércitos e tudo mais, porém não. Não posso dizer que me decepcionei, pois nem sabia se ia gostar, já que nunca tinha lido esse gênero. Mas acabei muito satisfeita no final.

Li algumas resenhas, onde dizem que o início é meio arrastado demais enquanto do meio para o final é melhor, e outras dizendo que o início era muito mais promissor. Já comigo, o exato meio do livro foi o que mais me deixou entediada. Algumas partes são muito lentas (como o caso do meio), enquanto outras muito rápidas (o final), onde tudo acontece de uma vez. Porém, acredito que tenha valido a pena pela construção da personagem que aparece. No início, confesso que não gostei muito do POV dela, mas logo me vi gostando mais da personagem, então dali para frente a leitura foi bem mais agradável.

Tenho uma enorme dificuldade em visualizar batalhas, mas surpreendentemente, Gary Whitta as descreve muito bem, com todas elas sendo emocionantes e fáceis de acompanhar, definitivamente o ponto mais alto do livro para mim.

No geral, um ótimo livro e vale muito a pena ler. (te amamos Wulfric

Eduardo.Pencroft 08/05/2017

De um roteiro envolvente!
Como há muito já foi dito, Abominação é quase que um filme em livro. A história é muito bem encaixada, com uma sequência de revelações cada vez maior, muito bem definida. Isso me prendeu na leitura.

O personagem Wulfric foi muito bem introduzido à história, e não deu outra, já deu pra saber que a partir dali a narrativa martelaria sobre ele. E que incrível foi seu denvolvimento (UAU!), de tornar qualquer um capaz de se colocar em seu lugar e sentir todas suas dores.

O que me desapontou um pouco foi o fato de não ter acontecido uma sequer batalha entre os vikings e os ingleses (no tempo presente), que pudesse envolver as abominações, causando um possível rompimento no acordo de paz entre os reinos. Isso a meu ver, seria muito interessante, para se deliciar com mais detalhes sangrentos, que é o que o Gary Whitta faz muito, MUITO bem! Entretanto, a história aqui é outra, sobre UMA abominação em particular. Uma história - de amor (sim!) que me surpreendeu, mais que suficiente.

Julia 22/05/2017

Pra quem gosta de romances históricos e sobrenatural, esse livro é uma boa recomendação. Conta a história do guerreiro inglês Wulfric, a serviço do rei Alfredo I, durante as invasões vikings. Determinado a salvar o reino da violência, o rei sai ao auxílio de magia antiga e negra, mas coisas acabam não saindo como o esperado, resumindo bem. Vou analisá-lo em pontos positivos e negativos.

Positivos:
- A narrativa é um dos grandes pontos fortes do livro, com um ritmo muito bem demarcado (tanto que ás vezes parece um filme) e em nenhum momento é cansativa ou desinteressante, muito bem escrita. Ou seja, prende.
- O personagem principal, Wulfric é ao mesmo tempo um herói e um anti-herói, o que é muito interessante de se acompanhar.
- Eu achei a história em si bem original e curiosa: eu gosto muito de livros em que não faço a menor ideia do que vai acontecer em seguida, e esse foi um desses, cada página era uma surpresa. Além de que curti muito a liberdade criativa do autor.

Negativos:
- Propaganda enganosa da DarkSide ataca novamente: apesar da sinopse e da concepção do livro incitarem que a história é sobre vikings, não é verdade. Sim, eles são mencionados e usados como motivo, mas só, e de uma forma distante, sempre pelo olhar inglês. Eu fiquei um pouco decepcionada porque um dos motivos pelo qual eu quis ler foi pelos vikings, e acho que não vou ser a única. Mas mesmo sem eles, eu consegui gostar muito da história, que é muito boa - mas achei desnecessário esse apelo infundado.