O pensamento psicológico

O pensamento psicológico Anatol Rosenfeld

Resenhas - O pensamento psicológico

Manurr 08/03/2024

Fui apresentado a esse livro no primeiro semestre, na aula de Fundamentos do Conhecimento Psicológico, e de cara percebi que ele é bom. O Roselfeld tem uma desenvoltura para explicar desde as origens do pensamento psicológico até a psicologia moderna e suas mais variadas áreas ? embora eu tenha algumas ressalvas sobre essa última parte.

Tanto a cronologia quanto dissecação precisa dos fatos que contribuem para a sustentação do título são bem fluidas desde o começo, se estendendo ao longo da Idade Média e avançando pelo Renascimento. A partir daí eu encontrei certa resistência para compreender a leitura, sentindo que o autor presumiu que o leitor já tinha pegado o ritmo e começou a lançar pedrada.

Na parte em que a biologia entra como substituta do modelo mecanicista, para mim, desandou de vez. Outra teoria que tenho é que, como não nos aprofundamos no desenvolvimento das psicologias a partir da segunda metade do século XIX - exceto a social -, é plausível que eu não tenha compreendido o conteúdo com relação ao do início do livro.

De qualquer forma, não vou deixar essa impressão ruim do final ficar marcada, tanto que, assim que eu entender um pouco mais das psicologias que mencionei, volto para revisar esses últimos capítulos.