Ben-Hur

Ben-Hur Lewis Wallace




Resenhas - Ben-Hur


58 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Angelo Miranda 21/11/2014

Um conto sobre o Cristo
Um conto sobre o Cristo

Que nasceu depois da década de 1960, como eu, provavelmente conheceu a história de Ben-Hur pelo cinema, naquele clássico filme que faturou nada menos que onze estatuetas do Oscar e que consagrou o ator norte-americano Charlton Heston no papel de Judah Ben-Hur, um judeu contemporâneo de Jesus Cristo e que experimentou as agruras do império romano.

Acredito que poucos sabem, mas na verdade, Ben-Hur foi baseado no livro homônimo escrito pelo norte-americano Lew Wallace e publicado em 12 de novembro de 1880. O livro é considerado a obra-prima do escritor, que fez imenso sucesso. As primeiras edições venderam mais de 1 milhão de exemplares, sendo considerado por parte da crítica o romance mais lido do século XIX.

Wallace decidiu inserir Jesus Cristo na sua ficção devido à uma aposta feita por um amigo. Avesso à religião e a crença na existência de Deus e de Cristo, Wallace foi desafiado por um amigo que sugeriu que ele escrevesse um livro provando que Jesus Cristo nunca havia existido, que as escrituras não deveriam ser levadas a sério e que o cristianismo era um mito. Se ele conseguisse fazê-lo, ficaria famoso.

Wallace aceitou o desafio e, durante dois anos, pesquisou a vida de Cristo em inúmeras bibliotecas. Quando resolveu estudar a Bíblia, acabou convencendo-se da existência de Deus. Ele escreveu: “Comecei a escrever um livro para provar que Jesus Cristo nunca existiu e, quando me dei conta, estava provando que Ele de fato existiu”.

Ben-Hur foi um dos primeiros romances religiosos a desenvolver uma história de ficção sobre a Bíblia, mas é uma história desenvolvida sem um caráter “catequético”, pelo contrário, a história foca mais na difícil vida em que o jovem Ben-Hur levou nos tempos do Império Romano. Apenas em algumas belas passagens o jovem encontra-se com Jesus Cristo.

A criatividade do escritor reside no fato de ele ter conseguido entrelaçar a vida de Jesus Cristo com uma bela história cheia de aventuras ambientada no século I, sendo o personagem principal contemporâneo de Cristo.

O livro faz uma importante reconstituição histórica e é um marco na literatura, pela capacidade do autor de transportar o leitor para a realidade de uma época tão antiga.

Depois de lermos Ben-Hur, tudo o que estudaremos sobre a vida de Jesus ou sobre a história do Império Romano terá outra dimensão; será tudo vivo, palpável, real.

É uma pena que a edição do livro que eu li seja adaptada. Gostaria mesmo de mergulhar na história escrita pelo próprio autor, para degustar diretamente da sua escrita, do seu estilo, da forma como que construiu as cenas e conduziu os personagens. A adaptação perde muito nesse aspecto.

Encontrar a obra integral do escritor é praticamente uma raridade. Encontrei recentemente numa visita ao sebo, um exemplar de Ben-Hur, mas num estado paupérrimo. Tive a impressão que ele não chegaria inteiro do centro de São Paulo até em casa. Resolvi não adquiri-lo.

Nesse sentido é que eu defendo o livro digital. Acredito que livros fora do catálogo, por serem antigos ou por outros motivos, poderiam ser relançados em formato digital, já que o livro físico talvez não tenha saída nas livrarias. Atenção editoras!
Márcio 13/07/2019minha estante
Achei na internet uma edição que parece ser traduzida ds original... até o momento estou achando lenta principalmente pelo excesso de descrições....


Angelo Miranda 21/07/2019minha estante
Oi Márcio, por conta do lançamento digamos, recente, do filme, lançaram um nova edição com o texto original do livro. Encontrei esses dias na livraria. Não comprei ainda, algo que irei fazer posteriormente, mas pelo que eu folheei, é um livro com bastante páginas e tive a mesma impressão que a sua em relação ao texto.


Márcio 21/07/2019minha estante
Mas nao desisti de ler.. quanto ao filme eu tenho o dvd do clássico, a refilmagem ficou horrível e politicamente correta, suavizaram o final




Fabricio268 17/09/2014

Ótimo e inspirador
Estamos diante de um épico belo, grandioso e muito inspirador.
Como um bom épico há no livro aventura, romance, ação, traições, vingança e lógico a corajosa jornada do jovem Ben-Hur.
O diferencial deste livro é que paralelamente à história do heroi, acompanhamos o nascimento de um heroi muito maior, Jesus de Nazaré, e junto com Ben-Hur, seus companheiros e em todos que, na época, acreditavam na vinda do Messias, vimos a chegada Daquele que prometia salvar todo o povo Judeu da tirania de Roma.
O livro foi publicado em 1880, portanto, sua narrativa é bem diferente dos romances atuais recheados de ação, reviravoltas na trama e cenas quase cinematográficas. O texto, mesmo nesta edição atualizada, é em alguns momentos monótono, e pode colaborar para afastar os leitores menos pacientes. Porém, mesmo esses devem insistir, pois a leitura é incrivelmente saborosa.
Trata-se do tipo de livro onde cada linha, parágrafo, reflexão ou diálogo deve ser desfrutado lentamente, com imenso prazer.
Joice 04/11/2014minha estante
Ben-Hur Uma Historia dos Tempos de Cristo . Um dos meu filmes favoritos Ben-Hur vivia no início do século primeiro como um príncipe e mercante de Jerusalém. Quando o seu velho amigo Messala é escolhido pelo governador para ser o oficial comandante de uma das legiões romanas, Judah ficou feliz. Mas com o passar do tempo, as visões dos dois amigos divergem e eles acabam por se separar. Ben-Hur então come o pão que o diabo amassou, sofrendo o máximo que um ser humano pode aguentar. Após uma bem sucedida corrida de bigas, ele começa a se vingar dos que destruíram a vida de sua família. Teores religiosos, inclusive com discretas aparições de Jesus, complementam o tempero desta obra-prima vencedora de 11 Oscar, incluindo Filme e Direção.


Fabricio268 09/11/2014minha estante
Joice, obrigado pela excelente complementação.




maurissandra 13/10/2016

Maravilhoso
Sabe aquele livro que você não quer para de ler!?
Ben-hur é uma história comovente de fé,coragem e principalmente perdão,confesso quê estou sem palavras para descrever esse livro,meu coração está com tanta alegria e tão mais perto de Deus
Pode ter certeza que esse livro irá mudar você
Concerteza é um dos meu preferidos
G. Turquia 15/01/2017minha estante
Nossa, aconteceu comigo a mesma coisa! Quando vi o filme, senti a Graça me alcançado naquele cinema!




spoiler visualizar
Fabrício Lôbo 29/03/2024minha estante
Ana, se me permite abrir um parênteses, essa tua edição da jangada ao meu ver tem uma tradução intrincada. Eu tinha ela e achei uma linguagem dificílima e cansativa e por esta razão eu abandonei o livro, mas sabendo disso corri pra edição da ágape. Ainda não li mas pelo pouco que pude cortejar é de uma experiência diferenciada.




Danny 20/09/2012

Espetáculo
Livro com a história resumida.
Uma leitura rápida de uma grande história.
Bem diferente do filme, mas ambos são bons.
O livro conta as desventuras de Bem-hur. Jovem injustiçado, preso em uma galé, separado da mãe e irmã que foram levadas para uma cela isolada.
Ele consegue voltar para sua cidade e está com sede de vingança, mas ele conhece alguém que mudará sua vida.
Emanuelly.Ximenes 22/08/2016minha estante
Muito bom seu resumo, entendi perfeitamente, queria entender onde Jesus entrava nessa historia, rs. Não li o livro e nem vi o filme, o trailer me chamou a atenção, em breve irei assistir e tb pretendo ler o livro. Valeu!!!




Guilherme Dehon 12/10/2023

Ben-Hur...
Uma obra de arte da literatura mundial!

Lew Wallace criou uma obra magistral, intensa e com um teor histórico incrível!

O obra se passa nos tempos de Jesus Cristo, e relata a história de Judá Ben-Hur que é injustamente acusado por um crime que não cometeu e condenado às gales...

Em meio à busca por justiça, vingança e porque não redenção, os caminhos de Judá e Jesus Cristo se cruzaram...

"A história de Judá Ben-Hur é uma metáfora para a história do próprio Cristo, ao propagar sua mensagem através de ambientes similares..."

Obs: É realmente um livro difícil de ler, pois o autor emprega o uso de muitos termos referente à época da história (mesmo com a ajuda das notas), e também de palavras não comumente usadas no dia a dia - mas nada que um dicionário não resolva.

Valeu cada momento.
Michela Wakami 12/10/2023minha estante
Parabéns pela sua resenha.????




Gerson 09/03/2017

Achei uma história bonita, ainda que ingênua, e cheia de esteriótipos evidenciados por exemplo nas discrições dos personagem, perincipalmente Jesus e Maria. É provável que o autor nunca tenha visto um semita na vida.
O roteiro do filme clássico é muito melhor, não perdendo a linha do livro.
Adriana 11/06/2021minha estante
Recomendo muitíssimo ler a versão integral do livro - que tem mais de 500 páginas. Adaptações juvenis não servem para se fazer um juízo de valor de uma obra e/ou seu autor, são como um resumo do resumo da história.




Katarina 13/04/2024

Ben Hur
Achei o livro muito bom. O início é chato dms, dá muita vontade de desistir, mas ele fica maravilhoso a partir da metade do quinto livro. Achei muito interessante as conversas que Ben Hur tem com sua mãe e Balthasar, penso que trazem um bom ensino para a vida.
comentários(0)comente



Felipe 30/03/2010

Maravilhoso!
Tanto esse livro (resumido), quanto o filme vencedor de 11 óscar's, são maravilhosos!
Esse livro narra a jornada de Judah Ben-Hur, nos tempos de Jesus Cristo. Judah, hebreu, era o melhor amigo de Messala, romano. A ambição de Messala pelo poder e o domínio romano, acabou sendo motivo para o rompimento dessa grande amizade, que acaba se tornando numa inimizade profunda.
No decorrer do livro, Messala faz acontecerem coisas horríveis com Judah e sua família. Judah sente o desejo profundo de vingar-se de Messala, e providencia essa vingança.
É um livro excelente, repleto de coragem, bondade, amor e milagres de Jesus Cristo, pelo poder do Pai. O livro é fascinante, tal como o filme. Para mim, o filme é lindo, e o livro não é diferente, mesmo sendo uma versão resumida!
Indico à todos aqueles que se interessam por esse tema! É realmente um livro maravilhoso!
comentários(0)comente



Andréa 12/04/2010

Na dúvida, fique com os dois
Um livro lindo, uma história triste mais com tamanha coragem que parece que nenhum sofrimento é grande o bastante para abater àqueles que realmente têm fé. O filme é ótimo e o livro apesar de me parecer rápido demais em alguns trechos, transparece bem o que a humanidade tem de bom e de ruim desde que o mundo é mundo. Durante a leitura senti indignação em grande parte da história, mas também uma grande alegria só em ouvir os relatos sobre aquele que acreditavam ser o Rei dos Judeus. As cenas de Ben-Hur acompanhando Jesus foram tão vivas que chorei por várias vezes. Mas de novo senti uma coisa estranha que percebi pela primeira vez quando assisti ao tão comentado "A Paixão de Cristo", apesar de todas as cenas de tristeza e sofrimento, me emociono mais nas cenas onde são relatados os milagres da fé e principalmente as falas de Cristo. Não sei explicar o porque disso, mas senti a mesma coisa quando lia esse maravilhoso livro. Vale muito a pena ler, mas essa é uma das poucas excessões em que o filme não deve nada ao livro.
comentários(0)comente



Italo 13/04/2010

Nossa,esse foi SENSACIONAL!
O autor relacionou a historia de Jesus com a de Judá Ben-hur,
Ben-Hur pensa que Jesus veio para se tornar um rei em nossa sociedade sendo que ele veio para no salvar e isso me surpreendeu de alguma forma.Foi uma leitura muito mastigada,ou seja deu para o leitor entender todos os fatos,e deu para entender tambem como a sociedade era e com ela se encaixa nos dias de hoje.Foi realmente um leitura sensacional!
RECOMENDADISSIMO!!
comentários(0)comente



hablocher 20/03/2012

Magnifíco!
O autor tinha a intenção de escrever um livro que provasse que Cristo, a Biblia e o Cristianismo eram baboseiras. Depois de suas pesquisas, acabou se convertendo ao Cristianismo.

O Livro conta uma história fictícia que ocorre paralela à história de Jesus. Mas foca muito mais no judaísmo e suas crenças, o que faz sentido, levando em conta a época em que se passa a história.

Jesus é um coadjuvante. Aparece pouco, mas influencia muito a vida de Ben-Hur.

Vale a pena. É uma história muito bem escrita e com desfechos emocionantes.

Leitura obrigatória.
comentários(0)comente



Luciano Luíz 11/08/2014

Lew Wallace não foi apenas um homem do exército. Mas sim, um grande escritor, responsável por um dos maiores clássicos literários de todos os tempos.

BEN-HUR, UMA HISTÓRIA DOS TEMPOS DE CRISTO.

É a vida de Judá Ben-hur, um jovem que vive na mesma época de Cristo, e de forma indireta, tem até passagens com o próprio Messias.

A narrativa é a boa e velha amizade de infância, sendo transformada em ódio.

Messala, que já fora como a um irmão de sangue e coração de Ben-hur, mas que devido a um descuido (na sacada, por uma telha solta), faz tudo mudar...

BEN-HUR é mais conhecido por sua versão cinematográfica. Mais precisamente, pela segunda versão, mundialmente conhecida como um dos mais respeitáveis épicos do cinema.

Não apenas pela atuação impecável, ou dos efeitos visuais. Mas por ter trazido a essência do livro de uma forma admirável a telona.

Mas, mesmo o filme sendo magnífico, o mesmo não se compara ao livro. Porém, a corrida de bigas, é emocionantemente superiora na versão de cinema.

Não apenas pelas tomadas, mas por que expande (e muito) esta cena da obra original.

Amor, amizade, ação, drama.
BEN-HUR jamais foi superado.
Nem em livro nem em filme.

É um clássico imortal que todas as gerações tem de conhecer. Em livro e cinema.

Nota: 10.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804
comentários(0)comente



58 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4