A Última Fugitiva

A Última Fugitiva Tracy Chevalier

Resenhas - A Última Fugitiva

Beatriz2371 21/04/2022

Clube Skoob
O que dizer ? Me encontro sem palavras as final da leitura.

Uma leitura no início difícil na minha opinião de se desenrolar, mas que vai prendendo a atenção e quando vi após a metade da história, terminei num piscar de olhos.

Honor nos cativa logo de cara e me vi torcendo por ela ao longo da história. Ver seu desenrolar e desabrochar.
Ao mesmo tempo com sua opinião forte sobre a escravidão, com retratação tão perfeitas que chega a doer o coração em pensar no quanto essas pessoas sofreram.

Obrigada Skoob pela leitura, saindo fora da minha zona de conforto. E posso dizer que foi interessante.

Simone de Cássia 26/01/2022

Uma gracinha de livro! Foi uma  daquelas experiências que a gente arrisca sem muita expectativa e se encanta no final. Estou assim, encantada. O livro tem de tudo um cadim: fala sobre abolicionismo, fala  sobre os pioneiros na história americana, sobre a precariedade das viagens intercontinentais, mas tudo tecido com muita delicadeza, com uma serenidade linda. É isso, esse livro me transmitiu serenidade. Mesmo com todas as dificuldades que a Honor passou, a trama seguiu com leveza, com encanto. Acredito que gostar ou não de um livro tem muito a ver com o momento em que é lido...talvez seja isso. Nesse momento, ele brilhou...com 5 estrelas

Joyce 15/07/2022

Amei o livro, muito bem escrito, leitura agradável, era difícil parar de ler, supreendente! Super indico...

Manô 03/04/2024

Sabe aqueles filmes que você fica em choque no final?
Esse livro parece um thriller no qual você perde o fôlego o tempo todo! Le ele correndo porque não vê a hora de descobrir o que tem na próxima página. Que livro ótimo! Leiam com certeza! ?? a protagonista é uma heroína! Que exemplo maravilhoso de mulher corajosa e que ama o próximo mesmo correndo riscos. Digna e boa esposa! Não cedeu aos caprichos dos que a oprimiram!

Larry 20/02/2022

Coadjuvantes!
Não me conectei com a escrita, pois ela é detalhista demais, muito muito, a ponto de detalhar o tipo de tecido, os pontos de costura e etc. Eu até gosto de detalhes, mas dessa vez não rolou, o que não tira toda a importância que a história tem.
Ela se passa num passado escravista, e acompanhar a jovem Honor, que veio da Inglaterra toda tímida, sem voz e obedecendo a quem tivesse que obedecer, ganhar uma voz linda, um pensamento próprio e que vai além do seu tempo e da sua experiência de vida.
Realmente a partir de uns 56% de leitura, foi impossível parar de ler e não ficar aflita com a Honor ajudando os escravos de qualquer jeito, mesmo que a família do marido a tenha proibido, mesmo que tenha sido aprovada uma lei que pode acabar com a família e a fazenda deles.
Foi inspirador toda a força e o altruísmo da Honor, e nossa, ela tinha pessoas tão especiais ao lado... Sra. Reeds e Belle, que pessoas!

Mariana Angelo Morais Abdalla 08/08/2022

Uma viagem ao passado
A personagem principal vive uma luta em um mundo completamente desconhecido.
Foi como viver uma experiência do passado.
Lindo

Annalisa 24/06/2023

A Última Fugitiva

Posterguei bastante o início desse livro, por ser um pouco fora da minha zona de conforto de leitura. Comecei bem receosa e sem acreditar muito na premissa da história, e quando percebi já estava envolvida com a vida de Honor, seu percalços e superações, e acima de tudo torcendo para que conseguisse ser feliz em meio a tanta tragédia em sua vida.

Honor e sua irmã Grace partem da Inglaterra em busca do sonho americano, Grace está prometida em casamento para um velho amigo da família e Honor acabando seguindo junto com a irmã para tentar superar uma desilusão amorosa, a história toda se passa em 1850, e Honor jamais iria imaginar que Grace acabaria falecendo em meio a viagem por conta da febre amarela antes mesmo de chegar até o noivo. Dessa forma, Honor acaba se vendo sozinha em meio a uma terra nova, com novas pessoas, costumes, culturas e sem a mínima ideia de saber o que precisará fazer para conseguir sobreviver a tudo isso. Além de todos esses problemas, Honor é de uma personalidade retraída, com dificuldades de se socializar e fazer amigos. A única pessoa com quem ela consegue conversar e se sentir confortável, é com Belle Mills. Belle é dona de uma loja de chapéus e imediatamente aceita Honor como sua protegida e ajuda Honor a sobreviver nos primeiros dias, elas criam um laço grande de fraternidade e amizade. Porém, Honor precisa seguir sua viagem para a vila onde mora o ex-noivo de sua irmã, e assim a história vai aos poucos acompanhando essa jornada de Honor e suas descobertas...

Honor aos poucos começa a fazer parte da cultura e vila do local, não que ela goste ou sinta prazer em tudo, mas ao menos consegue sobreviver dia a pós dia, porém, contudo, entretanto, todavia... Ela se pega aos poucos dentro de uma rede de ajuda a escravos fugitivos das fazendas ao redor e ela precisa começar a tomar grandes decisões, sobre suas ideias, honras e motivações. É uma história extremamente cativante e verdadeira, torci por Honor e suas convicções até a última página.

Uma mulher pequena em meio a todos esses turbilhões, mas com um enorme senso de justiça, honra e ética, com ideais muito a frente de sua época. Foi capaz de enfrentar sua família, sua comunidade e principalmente uma cultura, vale muito a pena a leitura!

NessaCoutinho 14/05/2023

Mais um livro fora da minha zona de conforto, mas gostei muito da narrativa e da escrita! A leitura fluiu super bem! Recomendo a leitura!

danda 07/07/2022

Quando peguei pra ler,achei que não fosse curtir muito,mas como precisava de abrir espaço na minha estante,comecei.
Logo não consegui para de ler,gostei muito da narrativa e a leitura muito gostosa.
Gostei desse drama.

day 29/01/2022

Maravilhoso!
Um livro encantador !
Amei acompanhar a vida da jovem Honor que depois de uma grande decepção amorosa , resolveu acompanhar a irmã que iria casar na nova terra ?
Nem tudo foi feliz, nem tudo saiu como deveria ?.
Honor se ver só em um país que ainda está sendo construído,com tantos costumes diferentes , e o pior deles : a escravidão?.
Honor pertence a comidas Quaker , e nesse livro podemos aprender um pouco dos princípios desse grupo.
O livro tem muitas reviravoltas e eu me encantei demais por todo contexto.
Um romance de época, um livro que também fala da história americana e sobre abolicionismo.
Uma leitora muito rica e agradável !

Pâm 04/06/2022

Impactante
Achei um livro muito bom, realmente. Porém precisava de tempo em tempo de um intervalo para digerir.

Carol 06/09/2022

Sobre ele?
Perfeito porém pesado!! Mostra o lado de quem quer defender e ajudar quem está na escravidão e o lado de quem é a favor da escravidão? e no meio disso tudo: um casamento!

Letícia 09/02/2023

Como não se envolver nessa narrativa rica de detalhes e cheia de surpresas. Honor é o exemplo da coragem que poucos possuem, inclusive nos momentos mais difíceis. Sua história inspira a lutar pelo que é certo e gritar aos quatro cantos que somos iguais.

Erica384 22/09/2022

Liberdade
Honor Bright é uma heroína.
A Última Fugitiva tem uma facilidade de entendimento, uma leitura fluida, uma forma de prender a atenção do leitor que é apaixonante.
Um livro que relata apenas um pouco da História e das tradições de uma época distante.
Distante mas ao mesmo tempo tão próxima.
Mal comecei e já queria concluir a leitura de tão fascinante que é.
Emocionante também.
A vida de Honor as vezes ficava de pernas pro ar, e ( se eu fosse ela, certeza que não teria feito metade do que ela fez) quando pensávamos que ela não ia conseguir, ela dava a volta por cima e mostrava que tudo era possível se tivesse determinação.
Fiquei com gostinho de quero mais.
Quem sabe a autora não nos dá esse presente.