Análise de textos de comunicação

Análise de textos de comunicação Dominique Maingueneau

Resenhas - Análise de textos de comunicação

Francielly Oliveira 30/03/2024

Leitura obrigatória
Esse eu li no ano passado (2023) por causa do mestrado, e devo dizer que este senhor merece todo o reconhecimento do mundo, pois escreve como se um analfabeto funcional estivesse lendo seus textos, e por isso, tem minha eterna gratidão.

Cynara.Maira 29/09/2020

Eu só posso dizer que pra um livro de faculdade não foi tão ruim kkkk
Linda 10/07/2021minha estante
Esse Maingueneau, vamos combinar... copia Deus e todo mundo e publica como se fosse dele. Trechos de Bakhtin e Foucault estão em seus livros, na íntegra, sem citação. Acho absurdo.

José Antonio 26/08/2012

Análise de textos de comunicação
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. 6ª ed. Tradução de Cecília P. de Souza-e-Silva e Décio Rocha. São Paulo: Cortez, 2011, 238 páginas.
Dominique Maingueneau é professor de ciências da Linguagem na Universidade Paris 12-Val-de-Marne, pesquisa fenômenos da enunciação linguística e, sobretudo, a análise do discurso. Publicou diversas obras entre elas: Cenas da enunciação, O discurso pornográfico, Doze conceitos em análise do discurso, Gêneses dos discursos. Seus trabalhos mais recentes voltam-se para a teoria dos “discursos constituintes” (religiosos, científicos, filosóficos).
O livro Análise de textos de comunicação, de Dominique Maingueneau, está organizado em 18 capítulos, logo no prefácio fica claro o objetivo de oferecer um instrumental mínimo a todos que precisam melhor compreender o funcionamento de textos dos gêneros publicitários e de imprensa. Trata-se de uma obra para ser utilizada por professores e alunos das áreas de linguística, jornalismo e marketing. Mas ainda no prefácio a edição brasileira Maingueneau afirma que seu livro diz respeito à análise do discurso, sendo que será a atividade enunciativa que será priorizada. Ao longo do livro o autor procura descrever o funcionamento dos textos dos gêneros selecionados, enquanto produtos de uma atividade enunciativa, com o apoio de conceitos norteados pelo conceito amplo de discurso.
Na apresentação, escrita pelos professores tradutores, os autores apontam para o fato de, nos capítulos 1 a 4, Maingueneau ter adotado uma perspectiva pragmática para explicar os conceitos de enunciado e contexto, discurso e texto. Nos capítulos 5 a 8, fica evidente que os conceitos-chave selecionados estão em conformidade com alguns princípios básicos sobre o discurso, são eles o do discurso: ser uma organização situada para além da frase; ser uma forma de ação; ser interativo; ser contextualizado; ser assumido por um sujeito e ser regido por normas.
Em resumo, do capítulo 1 a 8, definem-se parâmetros que esclarecem a posição do autor frente às contribuições de propostas teóricas que se podem conjugar. Apresentam-se as noções de enunciado, discurso, texto e de leitor presumido, que prevê competências de natureza diferente. Dentre essas competências, o autor propõe uma que em geral não é apresentada pelos estudiosos da linguagem: a competência genérica, isto é, o conhecimento adquirido e armazenado desigualmente por cada um sobre os gêneros que uma certa sociedade desenvolve e valoriza. O autor expõe certos traços fundamentais para caracterizar a articulação entre o discurso e o seu suporte como dispositivo comunicacional, pois o modo de “transporte e recepção do enunciado” define a sua organização num certo gênero. O autor opta, então, por tratar de discursos que em geral circulam na mídia, em particular a escrita, nas aplicações que se seguem. No capítulo 6, Mídium e discurso, Maingueneau postula que a manifestação material dos discursos, o seu suporte, é uma dimensão essencial do discurso, pois o que “meio de transmissão” de um discurso não é meramente um meio, mas influencia diretamente a própria construção dos enunciados.
Já do capítulo 9 ao 18, são expostas várias categorias de análise construtoras do percurso da constituição dos discursos, conceitos suporte, como exposto na apresentação, originados de teorias distintas, mas redimensionados para esta obra. A partir daqui tomamos contato com a proposta de articulação entre as noções de cena enunciativa, ethos, planos embreado e não embreado e as de pessoa, de polifonia e de estruturação interna do discurso. As noções de polifonia e de estruturação interna do discurso merecem uma observação: a primeira é enfocada a partir de inúmeras marcas linguísticas, que permitem reconhecer e analisar os sentidos que adquirem num determinado contexto, incluindo desde as formas clássicas de discurso direto e indireto, passando por formas híbridas, pela modalização autonímica, pelo provérbio, pela ironia, pelas marcas tipográficas; a segunda está voltada para os modos de apresentação do referente e para a construção das redes significativas das designações, apontando para os processos de coesão do texto. Estas últimas tratam-se de noções fortemente associadas à linguística textual. A conclusão não nos é uma chave final para a obra, mas sim abertura para novas descobertas e discussões entorno da análise dos enunciados.
Temos, portanto, disponível em português uma obra importante para os que desejam complementar sua bibliografia em Análise do Discurso, que se fundamenta em propostas enunciativas e se volta particularmente para estudos de produções discursivas do mundo midiático, mas que podem ser transplantados para análise de outros gêneros de discurso. Sem dúvida nesta obra, Maigueneau amplia-nos a concepção do que seja fazer análise do discurso. Porém não esquecendo o que ele mesmo diz no prefácio que não é o seu objetivo esboçar neste livro um panorama das problemáticas da análise do discurso, nem construir um modelo detalhado do que é a atividade discursiva. Ele nos indica apenas suas principais características e propõe certo número de entradas para a análise de textos escritos, privilegiando os mais estudados: os jornalísticos e os publicitários. Certamente depois do estudo desta obra você terá um olhar diferenciado para os enunciados que o cercam.