Prometeu Acorrentado

Prometeu Acorrentado Ésquilo

Resenhas - Prometeu Acorrentado

1 | 2 | 3 | 4

Steph.Mostav 25/03/2021

Uma reflexão sobre o exercício do poder
Prometeu acorrentado faz parte de uma trilogia que infelizmente não chegou inteira até nós. E, ao contrário da trilogia Tebana, cada parte depende muito das outras para compreender o sentido total da história. Então, ainda que saibamos o que levou os personagens àquela condição e parte do que aconteceria no futuro, já que Prometeu tem o dom da clarividência, foi impossível impedir a sensação de incompletude. A trama é simples, já que em resumo Prometeu é preso por opor-se à autoridade de Zeus (oferecendo o fogo e as artes aos mortais) e recebe a visita de outros personagens. O foco é o sofrimento de Prometeu - e também de Io - pelas mãos de Zeus e eles expressam muito bem as dores pelas quais passam. Também é interessante o fato de que o protagonista também é imortal, ao contrário de outras tragédias.

"Verdade que os deuses são importantes na tragédia grega, fazendo-se presentes em várias peças, mas é inegável que o fenômeno trágico está concentrado no homem, cuja fragilidade o torna presa de circunstâncias inelutáveis."

Talvez por isso o castigo de Prometeu seja tão severo, ainda que ele não faça nada para chegar à conciliação com Zeus, mesmo a pedido de vários personagens. Ele nunca aceita os castigos e reconhece Zeus como soberano, e um só se torna mais rigoroso conforme o outro age com mais teimosia. A impressão é que a resistência de Prometeu é uma denúncia ao autoritarismo de Zeus e que o tema da peça é a rivalidade entre esse deus tirano e o rebelde astuto que ama a humanidade o bastante para sacrificar-se por ela e pelos ideais de justiça e democracia. Nesse sentido, Prometeu acorrentado também pode ser lido como uma reflexão sobre o exercício do poder e é uma pena que o restante da história tenha se perdido.
Kat 25/03/2021minha estante
Eu também li essa peça hoje e a sensação de incompletude foi muito triste; ótima resenha!

Steph.Mostav 26/03/2021minha estante
É uma pena, né? Obrigada pelo elogio!

Kat 27/03/2021minha estante
De nada!

Ysa 09/11/2022

Prometeu acorrentados
Achei a leitura muito difícil, tem muitas palavras em que não sabia o significado.
Mas a história é interessante, recomendo para quem gosta de mitologia grega, mas quem não gosta não vai gostar desse livro.
esrtwhille 09/11/2022minha estante
lendo com o dicionário do lado kkk

Jeffer 17/01/2009

Clássico

Luciana Pitas 25/07/2009

Prometeu é o Titã que transmite aos homens o segredo do fogo e, por tal ato, recebe de Júpiter o castigo de ser acorrentado aos rochedos da Cítia, onde não verá ou ouvirá qualquer mortal, não poderá descansar, sofrerá com as intempéries e a ação do sol, além de ter seu fígado dilacerado por uma águia todos os dias (visto que o órgão será reconstituído durante à noite com o único intuito de ser comido novamente no dia seguinte). Nessa peça, Júpiter não aparece como personagem físico, mas é criticado desde a primeira cena por tal severidade. Incumbido de acorrentar seu parente Prometeu, Vulcano discute com O Poder na presença d'A Violência (ambos lhe acompanham ao rochedo e criticam sua demora em executar a tarefa). Nesse diálogo, Vulcano acusa O Poder de ser tão impiedoso quanto àquele que determinou tal punição, mas reconhece que o castigo precisará ser aplicado para ele próprio não sofra as consequências pela compaixão. Prometeu permanece calado, apenas se queixará de seu infortúnio quando estiver só ou com amigos. Demais personagens: O Coro de Ninfas, O Oceano, Io e Mercúrio.

quias 16/06/2009

prometeu acorrentado
Zeus mandou prender Prometeu em um lugar distante onde não escute e não veja nada o dia e aq noite inteira até o dia da sua morte...
leia-o, você vai gostar,

Luciano Luíz 15/04/2014

Da trilogia PROMETEU, de ÉSQUILO, apenas PROMETEU ACORRENTADO chegou inteiro até até nós.
PROMETEU LIBERTO e PROMETEU PORTADOR DO FOGO foram perdidos no tempo, apesar de existirem raríssimos fragmentos.

Não se sabe exatamente qual seria a sequência correta desta tragédia impecável, onde o semideus titã Prometeu, ousou roubar o fogo do céu, onde Júpiter senhor de todos os deuses vive.

Este fogo trata-se do conhecimento, que Prometeu deu aos mortais, para que descobrissem a agricultura, a escrita, ter poder sobre os animais e tudo o mais que possa se pensar. Aliás, o pensar.

E como os deuses deveriam ser os seres dominantes, dessa forma os homens poderiam se tornar uma ameaça.

Então, Júpiter ordena que Prometeu seja acorrentado a uma rocha a beira-mar e dessa forma sofra a eternidade.

Ainda há um gavião (em algumas versões é um abutre) que devora seu fígado que de forma cíclica renova-se para mais uma vez servir de alimento a ave.

O livro não é apenas o "exílio" de Prometeu, mas também um pouco da história que outros deuses acabam por revelar.
Prometeu pode ver o futuro e dessa forma, sabe que um dia, Júpiter há de ser destronado.
Mas não revela o nome do herói que nisso há de obter sucesso.

Os diálogos mostram toda a coragem de alguém que independente de ser privado de sua "vida", não teme de modo algum de que possa (e é) ser ainda mais castigado por ter cometido terrível ato.

Além de "zombar" do senhor dos deuses, Prometeu ainda recebe a visita de outros mais que o tentam convencer a pedir perdão...

Um clássico que faz a gente pensar no quanto é importante lutar mesmo com o risco de perder a vida em prol de outrem.
E como já foi dito, Prometeu sabia que ia assim ser sacrificado...

Nota: 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804

RicardoDM 03/06/2016

Prometeu acorrentado
"Prometeu acorrentado" é uma peça sem ação, centrada basicamente no momento da prisão de Prometeu ao rochedo, como punição por ter entregue o fogo aos homens, e do encontro dele com Io, uma das inúmeras amantes de Zeus que (evidentemente) está sofrendo nas mãos de Hera -- foi transformada em novilha e agora vaga pelo mundo perseguida por um moscardo. O nome do Estreito de Bósforo se refere à história dessa figura: o termo "Bósforo" significa "passagem da vaca", remetendo ao percurso da personagem na região.

Algo que me chamou a atenção foram as semelhanças entre a história de Prometeu e a de Jesus. Nessa fala, por exemplo:

"Vedes um deus desventurado, preso
por cravos de aço que o imobilizam,
detestado por Zeus, seu inimigo,
por haver amado demais os homens!"

relamounier 05/09/2016

Prometeu acorrentado
Segundo o mito de Prometeu, esse titã, que se compadecia intimamente com a humanidade, apodera-se do fogo e, contrariando Zeus, o deus dos deuses, o entrega aos mortais - permitindo que eles tivessem acesso às ferramentas e conhecimento necessários para superar os demais animais.
Na tragédia esquiliana, temos o momento posterior ao mito, qual seja, o castigo imposto à Prometeu por Zeus.
A peça ressalta o quanto Prometeu foi essencial à Zeus na luta travada contra os titãs, luta esta que permitiu que Zeus derrotasse Chronos e assumisse a posição máxima de líder do Olimpo.
Após, tendo Prometeu desacatado a ordem de Zeus, este lhe atribui um castigo pretensamente eterno, sendo clara a arbitrariedade, o excesso de rigor na pena atribuída e mesmo a total ausência de gratidão.
Zeus aqui é relatado como um tirano que acaba de assumir o poder e está disposto à tudo para mantê-lo, conforme a fala de Hefesto "é sempre duro o coração dos novos reis".
Dessa maneira, "Prometeu Acorrentado" pode ser interpretado como um manifesto de repúdio à tirania, trazendo uma reflexão a respeito dos limites inerentes ao exercício do poder - ressaltando os valores democráticos que eram tão caros aos atenienses da antiguidade clássica.

Natalie Lagedo 13/11/2016

Prometeu era um Titã que possuía o dom da previsão. Sabendo a melhor forma de lutar e qual seria o lado vencedor na guerra entre Cronos e Zeus, resolveu apoiar os olimpianos. Desde sempre nutria um carinho enorme pela raça humana e, segundo Ovídio, teria sido o próprio titã que criou os mortais no início dos tempos.

Zeus, enfim, alcança o trono. Ajudado pela Força e pelo Poder, começa a desconfiar de todos, temendo uma traição. Nesse ínterim, Prometeu dá aos humanos o fogo de Hefesto e os ensina todas as artes. Furioso, o Rei Olímpico o condena a viver amarrado a uma rocha para ter o fígado diariamente comido por uma ave.

Fui apresentada a uma nova faceta dos personagens, que ora são piedosos, ora extremamente violentos. Prometeu não só se sacrificou pela humanidade, como é nítido que Ésquilo nos dá a entender que ele fez isso para afrontar a tirania de Zeus. É tanto que fica praguejando o fim da potestade e a forma como isso ocorrerá. Diz que o supremo senhor se envolverá com uma determinada mortal e que dessa união nascerá aquele que porá fim ao seu reinado.

Novos recursos cenográficos foram usados. O coro não é um grupo de anciãos, mas as Oceanides; vários personagens chegam voando, como Hermes (com as sandálias aladas) e Oceano (em um hipogrifo), o que deve ter dado bastante trabalho para pôr em prática. Por isso vale a pena a leitura de Prometeu Acorrentado, pois apensar do enredo já ser um velho conhecido, Ésquilo colocou vários detalhes que não chegaram até nós através das adaptações posteriores.

Zaqueu 16/05/2024

Luta entre deuses
Incrível a ousadia de Prometeu ao desafiar Zeus o deus dos deuses. Em nome da humanidade ele faz com que seu castigo seja um dos mais terríveis possíveis, mais desde o começo até o fim, não se vê arrependimento da sua parte. Mais uma peça maravilhosa que coloca a gente a pensar o quanto estamos disposto a lutar por aquilo que queremos e acreditamos.

Valério 11/01/2018

Divino
Literalmente Divino.
Uma narrativa escrita por Ésquilo em 400 a.C e que sobrevive até hoje, ainda povoando o imaginário e inspirando livros, filmes e histórias em quadrinhos, só poderia ser divina.
Mas a divindade, explico melhor, vem do fato de se tratar de uma história de deuses.
Prometeu, sabendo dos ingratos planos de Zeus para a humanidade, se rebela e rouba o fogo para concedê-lo à humanidade.
Como castigo, é aprisionado por Hefesto (deus do fogo) em uma rocha e então passa a travar diálogos com Hermes (arauto dos deuses), com as oceanides e seu pai, o deus Oceano (deus dos mares), bem como com IO (Uma mulher que, por ser desejada por Zeus, foi perseguida e amaldiçoada por Hera, esposa de Zeus).
Os diálogos são majestosos:
"Por toda a eternidade verás com alívio a noite recobrindo a esplendorosa luz com seu imenso manto repleto de estrelas, e por seu turno o sol se evaporar na aurora o orvalho gélido, sem que a pungente dor de um mal perenemente vinculado a ti descuide-se de corroer tua carne, pois teu libertador ainda não nasceu. Eis tua recompensa por haver querido agir como se fosse benfeitor dos homens" (Hefesto a Prometeu, quando o prende na rocha)
Por fim, divino pela poesia contida em suas palavras grandiloquentes e dramáticas.
Uma tragédia grega em seu máximo grau.
Leitura deliciosa. Pena que tão curta.

Isa 03/04/2020

Prometeu Acorrentado
A tragédia grega de Ésquilo conta a história de Prometeu, um deus que foi condenado por Zeus a passar a eternidade acorrentado em uma montanha por ter apreço aos humanos e, o que agravou sua pena, te-lós dado o fogo.
Prometeu tem o poder de prever o futuro, e por não revelar a Zeus quem o destronaria, seguindo seus próprios conceitos e ideais morais, vive em tormento. O que muitos consideram orgulho, Prometeu, mais obstinado que tudo, segue imutável e perseverante no que acredita ser o certo. Nem mesmo o coro de ninfas ou Hermes conseguem convencê-lo do contrário, não se subjugando ao poder de Zeus.
É uma narrativa poética, como outras tragédias gregas, fluida e rápida que se lê em poucas horas, mas isso não diminui sua magnificência.

1 | 2 | 3 | 4